Clique na Imagem para ampliar ou se preferir faça o download pelo link abaixo e responda:
http://www.4shared.com/photo/K8yQfWP7/Entre_a_Finlndia_e_o_Piau.html
Posicione-se criticamente diante do texto, utilizando argumentos com base nos conteúdos adquiridos nas aulas.
Posicione-se criticamente diante do texto, utilizando argumentos com base nos conteúdos adquiridos nas aulas.
Atividade encerrada

A reportagem mostra uma formula simples para educação,que se vista fora de um contexto pode ser rotulada como tradicional ou conteudista,ou outros a questão é sempre debatida qual a melhor forma de se ensinar ,métodos,planos,objetivos,metas... tantos pensadores,teóricos,com informações que podem contribuir para com as escolas e seus sistemas educacionais,dai vem a fala do professor '' na minha sala quem manda sou eu'' penso que isso não contribui em nada uma vez que o educando percebe que a escola não conversa entre seus pares e que cada um esta preocupada com seus propios interesses,quando se todos tivessem na mesma sintonia os resultados seriam uma educação mais democrática preparando sujeitos também para o mercado mas sobretudo para vida. o ensino individualista e classificatório só reforça a disputa das pessoas pelo sobrevivência na logica do mercado, o principio básico da educação seria a solidariedade do saber entre todos .o educando deveria ir por si só fazendo suas propiás escolhas.
ResponderExcluirEDVALDO FERNANDES MENDONÇA R A 47061 MADRUGADA
Isto mesmo Edvaldo, o profissional, precisa abrir mao de si e dos preconceitos. Saber aproveitar aquilo que de melhor a educação pode proporcionar, trabalhando em conjunto e fazendo com que o interesse de um se torne um interesse coletivo, assim todos podem chegar ao mesmo objetivo, sempre contando com a solidariedade e a união.
ExcluirBEATRIZ SILVA DO NASCIMENTO RA:46704 Noturno 5º
Edvaldo e Beatriz vocês leram sobre Herbart? Eu fiz um trabalho sobre a teoria da Escola tradicional na perspectiva deste autor. Leiam sobre ele e vejam se concordam que tem muito a ver o modelo de escola e a teoria tradicional elaborada por ele. Até acredito que a escola tradicional tem tem seu valor, mas não responde às necessidades da sociedade atual. Concordam?
ExcluirDouglas Wallas Franco Pereira, RA 39607. Pedagogia 5 semestre.
Oi Douglas! Penso ser necessário o desapego na defesa das teorias educacionais como tradicional, crítica, construtivista entre outras. Temos um leque de conceitos e teorias construídos ao longo dos tempos em busca da melhor forma de educar. Precisamos amadurecer, para que seja possível o uso da melhor parte de todas elas, o que nos remete a "Curvatura da vara" (Saviani).
ExcluirSimone Silva 5º RA 47514 Madrugada
Concordo com você Evaldo, este tipo de forma arroz com feijão exposto no texto, foge muito daquilo que temos como visão de educação também penso que deve sim haver uma sintonia entre professores, orientadores e diretores a fim de um objetivo e que isto deve acontecer de forma democrática, realmente o espaço da sala de aula e do professor, porem por que não usa-lo também de forma democrática?
ExcluirAna Paula Santos da Silva
RA 44326 - 6o semestre - Noturno
Douglas Wallas, também acredito que não podemos insistentemente denegrir a pedagogia tradicional, fui alfabetizada por ela e penso que não tive tantas dificuldades com isso, mas, se analisarmos a educação que se espera hoje em formar crianças para serem autonomas e críticas, realmente foge da proposta.
ExcluirAna Paula Santos da Silva
RA 44326 - Pedagogia 6o semestre - Noturno
Eu acredito que o conhecimento é construído por toda a vida, e as experiências anteriores tornam-se base para novas aprendizagens, podemos ressaltar que a construção é constituída de trocas, pois as dúvidas iram surgir por meio delas.
ExcluirO foco da teoria construtivista, é que a criança tome decisões e seja consciente que a opinião do próximo deve ser respeitada, a criança que aprende a tomar decisões ela se autogoverna, e compreende que onde á troca de ideias, á discordância e concordância.
DAISYMAR GOMES FERREIRA RA 44234 6ºSEMESTRE NOTURNO
Edvaldo Fernandes, realmente se todos os professores fossem para a sala de aula com o objetivo de formar alunos pensantes muita coisa mudaria.
ResponderExcluirSimone Rodrigues Novais RA: 46947
concordo plenamente é preciso mudar o pensamento dos professores dentro de sala de aula .é preciso preocupar um pouco mais com a formação dos nossos alunos. RA:42794 Sandra Gomes Sousa Mota
ExcluirConcordo com você Sandra,é importante que o professor valorize vários métodos avaliativo, obtendo formas, estratégias e recursos voltados ao conhecimentos do aluno.
Excluir46916
Maria Lucineide
Concordo,pois sabemos o quanto é importante ter profissionais capacitados, comprometidos em formar pessoas,com novas aprendizagens e grandes conhecimentos,com certeza teriamos uma outra educação.
ExcluirAMANDA JULIANA PEREIRA SERAFIM FREIRES RA:45058
Diante de todos métodos que já vimos, sempre vai ficar incompleto essa questão de como deveríamos ser para atender essa educação desafiadora de formação, na simplicidade do Piaui nasce um rico resultados da formação do professor e dos alunos também...
ExcluirIvonete silva Rodrigues - 47389 - madrugada
Estou de acordo com você Sandra os professore tem um grande responsabilidade na formação do ser humano e precisam se dar conta disso é preciso sair do comodismo para de fazer o feijão com arroz por em prática de verdade tudo que foi visto na sua formação.
ExcluirMarta amancio de souza ra:43209
Realmente o sistema educativo deveria passar por uma transformação, sair do arroz com feijão, os professores deveriam ter mais conhecimentos das teorias dos pensadores, pois ajudaria e muito no ensino - aprendizagem. Acredito que o maior problema que esta acontecendo, que nem todos os professore querem sair da zona de conforto, preferem jogar a culpa no aluno na família, do que assumir.Em vez de usar novos métodos continuam na mesmice, e sendo assim, os únicos prejudicados são os alunos.
ResponderExcluirSimone Rodrigues Novais RA: 46947
É necessario que o sistema educativo,passe por uma transformação,que os professores saiam da zona de conforto,parem de colocar a culpa nos alunos,familiares e politicos,e assumam suas responsabilidades.Amanda Peixoto; RA:46807-Madrugada.
ExcluirConcordo, pois é necessário que os professores deixem seus interesses de lado ao entrar em sala de aula e pensem um pouco mais na formação de seus alunos, afinal que tipo de sujeitos desejam formar.ROSELI DE JESUS:RA:46702- VESPERTINO
ExcluirA escola para ter um bom desempenho no ensino é preciso ter metas, porém vemos nas escolas os professores rotularem seus alunos, pré-destinando seus futuros, usando uma metodologia de ensino como se fosse uma programação a ser cumprida.
ResponderExcluirPara que haja um crescimento e desenvolvimento no ensino é preciso ter investimento dos nossos governantes e empenho dos professores no seu trabalho.
Andrezza Sandrielly Ra: 48415 manhã
Concordo com vc, e tenho certeza que pra se ter bons resultados é preciso agir de outras maneiras, começar a ver o aluno com outra perspectiva a de inclusão.
ExcluirJULIIANE DANIEL DA SILVA RA: 46993 MANHÃ
Penso que á varios métodos de ensinar para se ter uma educação de qualidade, principalmente se neste método inclui força de vontade, amor, dedicação de todo nucleo escolar, para que uma escola funcione bem, tem que começar da direção.
ExcluirEdleny N Santos Ra:46643 turma/pedagogia
A escola para ter um bom desempenho no ensino é preciso ter metas, porém vemos nas escolas os professores rotularem seus alunos, pré-destinando seus futuros, usando uma metodologia de ensino como se fosse uma programação a ser cumprida.
ResponderExcluirPara que haja um crescimento e desenvolvimento no ensino é preciso ter investimento dos nossos governantes e empenho dos professores no seu trabalho.
Andrezza Sandrielly Ra: 48415 manhã
verdadeiramente o que as escola estão valorizando é o conteúdo e o objetivo que se pretende alcançar por meio dele ou seja não ensina o aluno a se posicionar diante dos problemas que ele vai enfrentar no dia-a-dia .RA :42794 Sandra Gomes Sousa Mota
ResponderExcluirNós estamos acostumados a julgar que escolas boas precisam de tecnologia de ponta, materiais diferentes, aulas mais lúdicas etc. Porém esquecemos que o principal para uma educação de qualidade é definir metas/ objetivos, mas que sejam coerentes e que não mudem a cada hora. Como já dizia Tyler, para se estruturar um currículo, é preciso que os objetivos sejam claros e definidos a partir de pesquisas da situação atual. Também é necessario que haja o proporcionamento de um bom ambiente escolar,pois a escola é considerada como prisão para o aluno, um lugar onde ele passa por um processo doloroso de transformação. Muitas vezes precisamos olhar para o simples para que consigamos atingir o alvo mais alto.
ResponderExcluirBEATRIZ SILVA DO NASCIMENTO RA:46704 5º noturno
Exatamente Beatriz, como também foi mostrado no vídeo do Rafinha, o professor deve ir além das ferramentas que lhes são propostas e não podemos deixar que o sistema nos corrompa, e nos transforme em marionetes da elites.
ExcluirCleonilda 45289
Auristela Brito dos Santos RA:48966 PED 6º sem. Noit
ResponderExcluirSinceramente falando estou cansada deste curso de pedagogia que não se fala em
outra coisa a não ser a critica contra o sistema de ensino, se é tradicional ou não , se crianças decoram ou não se crianças sofrem com avaliações ou não, se o Brasil está a frente na educação ou não!! AFF!! CHEGA ! Cansei disto!! 3 anos discutindo a mesma coisa!!. Só sei de uma coisa só mudará se tiver professores que abracem a profissão com amor e dignidade e governantes que trabalhem com honestidade de resto é só blá blá blá. Cansei!!
Bom pelo o que entendi, nessa escola há alguém que está a frente, no caso o diretor. Mas o aluno parece não ser ouvido, ele segue regras, e regras por muitas vezes precisa de uma e sessão, será que essa escola está realmente preparada para auxiliar os alunos de todas as formas? No que diz respeito a educação, o centro de tudo é o aluno, e a partir dele que tudo deve fluir.
ExcluirSamara Teles do Nascimento RA: 48544
E assim Auristela Brito, voce ja cansou de descutir , outras pessoas ja cansaram e mesmo assim nao mudou quase nada! Imaginem se todos se cansarem e pararem de discutir? Benedita RA: 47423 tarde.
ExcluirOla Auristela não se canse penso que a educação precisa sim das contradições foi assim que aconteceram as evoluções na humanidade quando alguém não concordou que aquilo que já tava imposto precisava mudar ou melhorar como disse Raul Seixas '' Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo"[...] o melhor lugar pra discussão é sim o centro universitario,na minha oinião,com todo respeito.
ExcluirEDVALDO FERNANDES MENDONÇA RA 47061 MADRUGADA
Com o que eu observo no assunto da reportagem, traz para nós professores um dever muito importante de se importar com o aluno durante os seus planejamentos, conteúdos, e avaliação. Segundo Luckesi, ele afirmar que nós professores no processo de avaliar o aluno, devemos ensinar para o mundo lá fora, para a faculdades, prova do Enem, entre outros, para que o sujeito possa já esta preparado e adquirindo mais conhecimento no seu dia-a-dia.
ResponderExcluirAngélica Aparecida do Nascimento, R.A: 47284.
Auristela Brito dos Santos. Sei o quanto é difícil ser professor, pois depositam toda a responsabilidade em nossas mãos. Mas se você já começar com esse pensamento de que está cansada desse blablá, será ainda mais difícil, pois temos que conhecer a raiz do problema para depois buscarmos alguma solução cabível.
ExcluirSamara Teles do Nascimento RA: 48544
Coloquei a raiz do problema no final do meu relato. Mas sabe, estou na
ExcluirAuristela Brito dos Santos RA: 48966
área da educação a mais de 20 anos não estou começando agora e o que ouvi neste curso só foi estes assuntos que mencionei acima muita critica e pouca solução. O Brasil já avançou muito e ainda tem muito o que avançar na educação estas discussões nunca vão ter fim e sabe porque? Sempre terá algo mais a se realizar...
O ensino hoje ele e mais voltado para o ensino tecnicista, para sobrevivência do individuo buscando cobrir as suas necessidades. O estado não esta preocupado com a educação e sim com o mercado, por isso em plantou tantas escolas profissionalizantes.A disputa pela sobre vivencia do individuo esta sendo colocada em primeiro lugar, poucos esta se preocupando com os estudos.
ResponderExcluirCleide dos Santos Goldner, R.A. 47154, Vespertino.
Cleide você falou tudo é em assim mesmo que si resumi a educação hoje. as pessoas que deveriam da um suporte melhor para educação não tá nem ai por isso a educação tá cada vez mais dificíl. Alguém precisa fazer alguma coisa e logo.
ExcluirLuzineide souza dos santos
RA:46537
Verdade, os governantes não se importa nem um pouco em formar os sujeitos como pessoas com oportunidade de escolhas, é com uma educação de qualidade está apenas preocupado qual vaga ocupará no mercado de trabalho para suas necessidades básicas, assim oferecendo à educação básica, como diz o nome "Básica" o mais simples possível.
ExcluirLila Queiroz Leung RA:47332 Pedagogia 5° Semestre/ Manhã
Verdade as escolas hoje elas não preocupa em passar par os alunos os valores as culturas as origem..Ela se preocupa em passa conteúdo para os alunos dizendo que estar preparando para o mercado de trabalho.sendo que só ver conteúdo e a pratica que e bom nada .
ExcluirEDNA CRISTINA S. SILVA . RA: 51281
Os sistemas educacionais são criados para não funcionar e fazer o estudante desistir no meio do caminho,por isso é necessário que haja um engajamento por parte dos professores e gestores em trabalhar um curriculo democrático que funcione dentro e principalmente fora da escola.
ResponderExcluirANGELA MARIA CORDEIRO DA SILVA RA-48216 TARDE
O conteúdo abordada na sala de aula visa na concepção e participação do aluno e na reflexão do professor.Levar em consideração os principios básico da educação e a soliedariedade do saber entre todos o educador deve conhecer o desenvolvimento do aluno fazendo ele aprender de forma adequada utilizando como base conteúdos adquiridos na sala de aula.Ser o mediador da sala de aula.
ResponderExcluirRA 48178
Maria José Silva
Concordo com Maria José, o professor deve ser o mediador do conhecimento.
ExcluirRubania Gomes Souza
RA: 46596
Madrugada
A reportagem fala que o conteúdo adquirido na sala de aula tem como :base volorização e participação e também o professor deve explorar a criativida e espaço com tudo do contúdo.Conhecer a cultura e repeitando o desevolvimento da criança.
ResponderExcluirRA 48178
Maria José Silva
É importante a divulgação do multiculturalismo entre os alunos,conservar nossa raízes faz parte do nosso aprendizado.
Excluirna reportagem falar da cultura, hoje vejo cada de menos as escolas falar da nossa cultura.
Luzineide souza dos santos
RA:46537
Alessandra E. Ferreira 47010 - manhã Pedagogia
ExcluirConcordo com vc Maria José acho realmente que o conhecimento do aluno tem que ser valorizado e respeitado.
Existe muita teorias que ate hoje não colocaram em pratica,as informação quv deveria contribuir na escola está no papel e a educação continua tradicional.Como avaliaçao e a reprovação que a os professores oferece como castigo e outros mais temos alunos deixando a escola por motivo do sistema educacional e professor com baixo salarios inconpetente tudo isto que sofre e o aluno.Para acabar com o fracasso escolar precisamos avançar
ResponderExcluirRA 48178
Maria José Silva
Edvaldo você está correto com sua colocação isto que acontece no dia a dia e um absurdo a educação tem muito para melhora porque depende de todos a sociedade está cansado de tudo isto.A pratica de ensino fica no papel.As torias não sai para escolas.Por isto que existe o fracasso escolar no meu ponto de vista precisa correr para avançar.
ResponderExcluirRA 48178
Maria José Silva
O conhecimento da sala de aula e base do conteúdo que vai ajudar na construção do saber por isto o professor deve aproveitar todos resultados e alcaçando os objetivos dos alunos.Por isto o Edvaldo está correto.
ResponderExcluirRA 48178
Maria José Silva
É muito importante ter profissionais capacitados para que os alunos desenvolvam o aprendizado. O professor deve usar a didática do conhecimento.
ExcluirRubania Gomes Souza
RA: 46596
Madrugada.
É isso mesmo Rubania, para o desenvolvimento e aprendizados dos alunos, está precisando de profissionais capacitados e interessados em transmitir o conhecimento e se preocupar com o aprendizado de todos, e não apenas só naquele que sabe, e o que não sabe vai ficando pra traz sem aprender e se transformando em um copista. Vânia Vicente da Silva Martins 44713 Noturno
ExcluirO educando deveria ter clareza e respeito com o aluno aproveitando o espaço e as experiencias da sala de aula.
ResponderExcluirRA 48178
Maria José Silva
Concordo, Maria , pois no dia a dia vejo que muitas escolas da mais importância para os conteúdos e esquesi do aprendizando de cada criança e a necessidade de cada uma pois tenho em mente que a escola é um espaço onde as crianças estão se preparando para o futuro..
ExcluirLuzineide souza dos santos
RA:46537
Concordo Maria José Silva , infelizmente a maioria quando sai esquece de tudo que aprendeu durante os estudos pratica coisas absurdas com os seus alunos. Parece que as mudanças que os professore falam e esperam nunca chega. É desanimador a educação do nosso País.
ExcluirAlzenir Cândido de Figueiredo RA 48260 5º vesp.
A reportagem fala sobre uma educação que pode ser vista como em um modelo tradicional e conteudista, e outras situação também apresentada é a questão de como se ensinar e qual a melhor maneira para transmitir este ensino, hoje contamos com inúmeras influencias de pensadores e teóricos, que contribuem com a escola, entretanto alguns professores se mantem com uma mente fechada , não contribuindo com as inovações, se preocupando apenas com seus próprios interesses, porém é necessário que todos na área da educação se mostre com um pensamento mais elevado e inovador para que as escolas resultem em uma educação mais democrática, preparando o individuo não só para o mercado de trabalho, mas também para a vida em sociedade, dando oportunidades ao sujeito de fazer suas próprias escolhas.
ResponderExcluirNOME: Elizabett Custodia Barbosa Coimbra RA:55315
Com certeza se todos professores chegasse pensar ou colocassem em prática a teória ,a educação tomaria outro rumo ou os alunos procurava outro caminho para o aprender com ensino de qualidade respeitando a realidade da vida.RA 48178
ExcluirMaria José Silva
Vejo que o conteúdo adquiridos em sala de aula é importante para o aluno é professor com essa
ExcluirVejo que o conteúdo em sala é algo que ajuda o aluno aprender mais e relacionar com todos.
RA 48178
Maria José Silva
Tudo isto dever ser discutido com enfase e colocado em prética.
ExcluirRA 48178
O educando esta sendo preparado apenas para um exame e não para a sua própria vida, sempre buscando metas, correndo atras da avaliação e obter os resultados dentro do ideal.
ResponderExcluirTatiana Viragh - 46745
Bom na reportagem se dá índice de como a educação por outro anglo, outra visão foi construída, havendo apenas um interesse o aprendizado dos alunos, uma educação de qualidade, não apenas tanto um preparo para o mercado de trabalho mas um preparo de escolhas e oportunidades, visando não apenas interesses individuas mas gerando a democracia.
ResponderExcluirLila Queiroz Leung RA:47332 Pedagogia 5° Semestre/Manhã
Fazendo a leitura deste texto, percebo que a escola, cada dia está transformada. Estão preocupados em formar ou padronizar os alunos, tirando suas culturas, seus pensamentos e o direito de ser o que quiser. E muitos professores infelizmente estão pregando isso, esquecendo dos valores de cada aluno, tudo isso para seguir um sistema, e praticarem o FEIJÃO-COM-ARROZ da educação, para que os alunos possa sair e viver nesta padronização social.
ResponderExcluirNOME: Amanda Trindade Bitencourt da Silva RA: 43106 6º SEMESTRE NOTURNO
Concordo Amanda, quanto mais iguais os alunos forem melhor é para todos! Acredito que certas pessoas esquecem que pessoas são diferentes uma das outras, cada ser é único, e devemos respeitar e ajudar no que for necessário.
ExcluirRosele Soares Magalhães Gonçalves RA: 43374
Lendo este artigo, temos a nítida certeza de que não é preciso de altos investimentos para se dar uma boa educação. Temos que ter dedicação, força de vontade e amor pela profissão. Independente de onde se dê aula; nas grandes capitais ou nas cidadezinhas do interior do nosso País.
ResponderExcluirLuzineide souza dos santos
RA: 46537
Lila eu concordo com você,mas a educação deveria ser democrática fazendo o aluno se preparar para o mercado de trabalho ou participar das oportunidades da vida.O professor no processo de avaliação deve prepara o aluno para o mundo fazendo ele pensar e inovar cada dia com isto o professor aprende com o aluno o volor do conhecimento.RH 48178
ResponderExcluirMaria José Silva
RA 48178
Maria José Silva
Pior de tudo é que o individuos são ambiciosos pricipalmente a escola prepara o sujeito para individualidade portanto a educação deveria ser democrática..
ResponderExcluirRA 48178
Maria José Silva
A entrevista fala de escolas que seguem um modelo onde os alunos têm que decorar para ter boas notas e assim elevar a pontuação da escola e onde as famílias se preocupem em manter esse bom resultado.
ResponderExcluirAngela Maria Pereira
RA: 47241
Para ter uma educação de qualidade precisamos uns dos outros para que a haja melhoria na educação, e os altos investimentos são apenas um atento no que realmente interessa que é a melhoria do ensino, e nós como educadoras devemos sempre acreditar na inovação, fazendo com que o aluno reflita, pense e crie independente dos recursos utilizados na sala de aula.
ResponderExcluirCleonilda dos Santos 45289
Concordo com você Cleo, devemos acreditar na mudança da Educação do nosso País, investindo forças em nossos alunos independente de recursos, pois, não será por esse motivo que deixaremos de ensinar e o aluno de aprender. Juciléia Mª da Silva Ferreira RA: 47470 %º Semestre manhã
ExcluirConcordo com a Maria Da Silva, deve haver mudanças para o aprendizado ser de qualidade.
ExcluirNidia Freitas
Ra: 45797
mdrugada
As escolas só estão preocupadas com a quantidade e não qualidade. Precisamos de professores capacitados, para ter uma educação melhor para as novas gerações.
ResponderExcluirNome: Karina P. Mesquita RA : 46581
Curso: Pedagogia 5° Semestre Manhã
Concordo com você, mas está vindo uma nova geração de professores que irão fazer a diferença na nossa Educação Brasileira. Elenice Ribeiro pinto de Souza RA 47251.
ExcluirConcordo com você Karina, as escolas precisam se preocupar com a qualidade do ensino, e traçar a metas com objetivos não classificatório, mas sim promover uma educação inclusiva e de qualidade. Nice da Cruz Milanez RA: 47157
ExcluirPara que a educação seja de qualidade devem haver professores capacitados
Excluire que a escola tenha uma boa estrutura.
Nidia Freitas
Ra: 45797 Madrugada
Concordo com o Antonio, precisamos nos preocupar mais com a educação do nosso país.
ExcluirMaria Aparecida Nunes
Ra: 45022
Madrugada
Percebemos o quanto é importante o incentivo dos professores, na qual o professor incentiva o aluno na busca a pesquisa e ao aprendizado, usar novas ideias,o professor deve traçar suas metas e por mais difícil que seja em sala, fazer o possível para uma aplicação de sucesso ao final.
ResponderExcluirElaine Fornazier Santa Rita RA:47502
Concordo plenamente com você Elaine, mas infelizmente o professor que se encontra na rede publica, está desmotivado, cansado e sem expectativas referente ao estado como ao aluno. O incentivo está escasso.
ExcluirNome: Dayane da Conceição RA 47596 Vespertino
Para que se tenha uma escola com um ensino de melhor qualidade,é preciso que aja profissionais capacitados,preocupados e comprometidos com o seu trabalho,com um ensino,uma aprendizagem de qualidade.
ResponderExcluirAMANDA JULIANA PEREIRA SERAFIM FREIRES RA:45058
Concordo Amanda e no meu ponto de vista tem que haver também a troca de experiência e o dialogo entre professor e aluno.
ExcluirAmanda Julião - RA: 43525
É verdade Amanda e com tudo isso que você explicitou para que se tenha um ensino de qualidade é muito importante também pegarmos de exemplo os planos e políticas que deram certo como da Finlândia e do Piauí para analisarmos e aplicarmos aqui o que é bom e assim colaborarmos com a melhorias da nossa educação.
ExcluirMARIA APARECIDA DE JESUS RA.17081 -TARDE
Concordo Amanda precisa sim de professores qualificados, só que o sistema não pensa como nós, os mesmo continuarão lá até as aposentadorias chegarem em quanto não acontece, nossas crianças ficam dentro de uma sala sem saber nem o que faz lá, excluidos em um canto separados dos que sabem um pouquinho mais.
ExcluirAna Cleide Figueiredo Marinho RA 46989 5º vespertino.
Grande parte dos professores tem a didática, mas nem sempre usa.
ExcluirMaria Aparecida Nunes
RA: 45022
Madrugada
Verdade precisamos de professores que abrem espaços para aulas com criticidade, e acredito que a criticidade dá ao aluno o direito de refletir, discernir, interpretar, expressar, julgar e distinguir entre a verdade e o erro. O aluno deve ter um olhar crítico não só para registrar o que aparece, mas também para desvendar o que se esconde, e sendo assim podemos dizer que a criticidade faz nascer atitudes e amadurecer as pessoas e a sociedade. DAISYMAR GOMES FERREIRA RA. 44234 6ºSEMESTRE NOTURNO
ExcluirAs escolas de hoje está precisando de bons professores, que deixem de pensar só nos seus próprios interesses e comece a dar valor aquelas pessoinhas que estão ali precisando tanto. A educação só vai ter jeito um dia quando esses profissionais deixarem de culpar os pais e se assumirem como os culpados desse descaso que está a educação, tentar reverter isso e começar a dar aula de verdade sem medir esforços . Vânia Vicente da Silva Martins 44713 noturno
ResponderExcluirVerdade vania, muitas pessoas não dão o seu melhor, por que acham que não é necessário, e quem sofre com isso são os alunos, uma profissão tão importante como é a de professor, muitas pessoas deveriam rever seus conceitos, e atuar melhor, da o seu melhor pela educação.
ExcluirRosele Soares Magalhães Gonçalves RA: 43374
verdade muitos professores hoje não estar nem ai para os alunos só quer saber que o salário deles estão entrando. os alunos que não tem interesse eles n estão nem ai ..
ExcluirJucilene Luz Borges Dos Santos Ra: 47756
Verdade Vania Vicente concordo plenamente com você, mais tem muito professor excelente por experiência própria, ai agente convive com vários e quando ver coisas desagradável agente pensa e reflete não quero isso para mim e a partir desse momento que se pode fazer a diferencia.
ExcluirAntônia das Dores Fernandes de Araújo Soares RA; 43639 pedagogia noturno.
concordo com você vânia realmente as escolas precisam de bons professores que contribuam de verdade com a educação, e não somente com o salário altíssimo, mais que se interesse em fazer o melhor por cada criança necessitada. Raquel F De Lemos Soares RA 43453 6º noturno
ExcluirE isto mesmo,precisamos avançar e levar a educação mais seria para a sociedade portanto e necessário fazer uma politica vira a uma educação de qualidade respeitar as normas educacional,o direito para todos sem preconceito professores capacitados.
ResponderExcluirRA 48178
Maria jose Silva
A escola muda de nome mas não muda os conceitos. Pode ter o nome de escola Tradicional, escola Nova ou Construtivista. Ela sempre vai ter o ideal de que os Currículos oficiais são claros e precisos, dizendo exatamente o que é para ser ensinado e a obrigatoriedade de ser aprendido, a qualidade fica a critério do professor, que por sinal não tem nem uma. Nos dias de hoje é raro conhecermos professores que tentam renovar os métodos para aplicar o conteúdo, pois os que já estão formados, exercendo a profissão encontram-se cansados e os que estão se formando ainda não intenderam que o missão do professor vai muito além de passar o conteúdo programático e entregar os relatórios no prazo.
ResponderExcluirNOME: Dayane da Conceição RA: 47596 Vespertino
Os conteúdos dados em sala de aula e e importante para os aluno darem continuidade no seus aprendizados
ResponderExcluirJandira Oliveira dos Anjos
RA; 45528
Através da avaliação o professor identifica o caminho que deve seguir para ajuda o aluno com suas dificuldades e seus conteúdos.O professor deve buscar formas e recursos para ajudar o aluno ao caminho do aprendizado.
ResponderExcluir46916
Maria Lucineide
A escola Brasileira esta tendo dificuldade em relação a avaliação escolar, para que possa termos um ensino de qualidade é necessário que haja uma avaliação não para classificar, os aluno, mas para ajudar no seu aprendizado.
ResponderExcluirJandira RA: 45528
O professor utiliza seu trabalho como mecanismo para auxiliar a tarefa como todo.
ResponderExcluir46916
Maria lucineide
Este artigo é intrigante. Vai delineando uma escola tradicional, utópica para o contexto social atual e, ao mesmo tempo, real em um determinado período e em algumas instituições contemporâneas. Uma mistura de tecnicismo com o tradicionalismo das escolas de aplicação de Herbart - pai da escola tradicional. Cheguei a pensar que este artigo é um modo irônico de criticar algumas instituições educacionais contemporâneas.
ResponderExcluirDouglas Wallas Franco Pereira, RA 39607, 5 semestre madrugada. Mudando para o período da manhã.
Penso assim também, é acrescento que há um certo romantismo de alguns quando falam da educação brasileira. Talvez eu não tenha argumentos suficientes sobre este assunto, mais, hoje que estou dentro da escola e em sala de aula o que menos observo é simplicidade, nada é simples dentro de uma escola...
ExcluirMARIA DE ARIMATÉAS FERRAZ 47185 MADRUGADA
Dentro de uma sala de aula o professor em cima do conteúdo,tem que observar o conhecimento de cada aluno e com isso aproveitar o espaço e as trocas de experiências para obter um excelente ensino de qualidade.
ResponderExcluirAmanda Julião - RA: 43525
Infelizmente vemos hoje este modelo sendo reproduzido por muitos dos educadores que só se preocupa com o seu salário no final do mês e não quer saber de ensinar com qualidade. Elenice Ribeiro Pinto de Souza. RA 47251
ResponderExcluirConcordo com você pois para melhorar a educação é preciso realmente querer mudar, normalmente vemos nas escolas é a acomodação tanto dos professores quanto gestão escolar, pensam que alunos não pode ser cidadãos críticos Onila Nogueira de Miranda RA 42847
ExcluirConcordo com você pois para melhorar a educação é preciso realmente querer mudar, normalmente vemos nas escolas é a acomodação tanto dos professores quanto gestão escolar, pensam que alunos não pode ser cidadãos críticos Onila Nogueira de Miranda RA 42847
Excluirsim realmente tem muitos, que só pensa no seu salario esquecendo da seu papel principal que e de colabora nesse processo de transformação do sujeito.
ExcluirMônica Batista de Jesus. RA. 46553 madrugada
Verdade Elenice, por isso muitos alunos não aprendem, por que muitos professores não estão nem um pouco preocupados com a aprendizagem dessas pessoas.
ExcluirAntonia Teixeira Costa RA: 44286 Manhã
Nós estamos vivendo a escola nova mas não na prática porque você ver que em nosso dia-a-dia muitos professores ensinando apenas o básico podendo aprofundar mais no assunto mas não querem ter o trabalho de colocar em prática novas idéias, apenas seguindo o curriculo usando de reprovação, pontos positivos e negativos, chantagem, estamos vivendo de muita teoria e pouca prática
ResponderExcluirMônica Santos Ferreira RA:41046 noite
no texto ele nos demonstra como alguns professores trabalha nas escolas,não trás para os alunos nenhuma novidade só o professor tem direito de falar o aluno fica sem direito de questionar nada ,como no texto diz arroz com feijão . o professor trabalho em grupo isso ajuda muito no desenvolvimento da criança para que ele possa se soltar e ser habitas das atividades em sala de aula .enfim as escolas também funciona com base nos diretores se tiver uma boa direção grandes metas sarem cumprida, onde todos sai favorecido alunos e professore e direção trabalhando em grupo ..
ResponderExcluirEDNA CRISTINA SOUSA SILVA RA; 51281 MANHÃ
Por causa das políticas públicas civilizadas abrangentes restritas somente a centros urbanos ou capitais mais interessados para o governo, não impedem que mesmo com um governo contra é preciso fazer o feijão com arroz, bem feito. Os exemplos de países como a Finlândia, que apostaram na educação básica, mostram que é possível ir por esse caminho e obter resultado positivo. Precisamos uma atitude de perplexidade e ações efetivas e urgentes, com o comprometimento de todos Governo, Comunidade, Escola, tudo pelo bem da educação e precisamos reconhecer a crise da educação básica com urgência.
ResponderExcluirMARIA APARECIDA DE JESUS RA.17081- TARDE
Para termos uma Educação de qualidade é preciso investimento tanto na estrutura das Escolas quanto em capacitação dos Professores, se os Professores verem que há um interesse sincero de fato que envolva o ensino/ aprendizagem o empenho, será muito maior, fazendo com que o aluno reflita, questione e que crie novas experiências independente dos recursos disponíveis no momento.
ResponderExcluirJuciléia Mª da Silva Ferreira RA: 47470 Pedagoga : 5º semestre manhã.
Alessandra E. Ferreira 47010 - manhã Pedagogia
ResponderExcluirA preocupação maior está em achar o culpado do fracasso escolar e não em achar soluções para o problema e para que chegue em uma solução deve-se pensar em estrategias de melhor forma para se ensinar para que seus alunos se tornem seres pensantes e críticos, e quem sabe um dia fazer a diferença em nosso país.
Boa noite Alessandra não concordo em ir achar culpados pelo fracasso escolar, mas ir em busca de solucionar os problemas que está o gargalho desse fracasso, creio que começa pelo sistema educacional que deveria investir mais na qualidade de ensino e no campo profissional da educação básica, o exemplo do Piaui um estado pobre, mas com profissionais competentes que até em baixo de uma arvore consegue passar, mediar o necessário para os alunos da região e o papel dos governantes nada oferece a classe baixa, por que eles só trabalham para a elite, não querem pobres pensantes e critico.
ExcluirAlzenir Cândido Figueiredo RA 48260 ped. 5º vespertino.
Se levarmos em consideração o nível educacional finlandês, vamos entender de imediato que o altíssimo nível de escolaridade se da pela sua estrutura que o país oferece enquanto que o estado do Piauí para manter a melhor escola do Brasil é necessário haver muito esforço e superação e muito profissionalismo entendemos que da humildade também se colhe coisas boas.
ResponderExcluirAntônia das Dores Fernandes de Araújo Soares RA: 43639
Pedagogia Noturno
A reportagem mostra um ensino tradicional, onde os professores seguem um cronograma estipulado pela escola, onde tudo que se ensinado tem um objetivo classificatório, acredito que os profissionais da educação precisam renovar suas práticas trazer o novo para dentro da sala de aula, para assim formar alunos críticos, de certo os professores e as escolas precisam ter metas, porém que garantam a inclusão de todos. NICE DA CRUZ MILANEZ RA:47157 MANHÃ
ResponderExcluirA reportagem mostra um ensino tradicional, onde os professores seguem um cronograma estipulado pela escola, onde tudo que se ensinado tem um objetivo classificatório, acredito que os profissionais da educação precisam renovar suas práticas trazer o novo para dentro da sala de aula, para assim formar alunos críticos, de certo os professores e as escolas precisam ter metas, porém que garantam a inclusão de todos. NICE DA CRUZ MILANEZ RA:47157 MANHÃ
ResponderExcluirNão diria ensino tradicional, e sim, disciplina. Os alunos dessas escola sabem onde querem chegar. A proposta de uma educação voltado para o aprendizado dos alunos. Professores mediando sujeitos para serem autônomos.
ExcluirPor causadas políticas públicas civilizadas abrangentes restritas somente a centros urbanos ou capitais mais interessados para o governo, não impedem que mesmo com um governo contra é preciso fazer o feijão com arroz, bem feito. Os exemplos de países como a Finlândia, que apostaram na educação básica, mostram que é possível ir por esse caminho e obter resultado positivo. Precisamos uma atitude de perplexidade e ações efetivas e urgentes, com o comprometimento de todos Governo, Comunidade, Escola, tudo pelo
ResponderExcluirbem da educação e precisamos reconhecer a crise da educação básica com urgência.
MARIA APARECIDA DE JESUS RA.17081- TARDE
comentário redirecionado pela moderação
A verdade é que muito se fala em mudanças, em transformações, em novos meios de ensino, porém a maioria dos professores deixam isso apenas no discurso. Espero de coração que tudo isso que estamos debatendo não fique apenas aqui, e que possamos por em prática esse desejo de MUDANÇA. Ana Paula Sales RA: 46673 - Madrugada
ResponderExcluirLer este assunto, colocado desta forma, me deixa confusa e preocupada ao mesmo tempo. Se o currículo é predeterminado pela Secretária da Educação não deveria haver ou ser permitido tantas discrepâncias assim. O que acontece então? Me parece que há um total descaso por parte das autoridades, que os diretores e gestores da escola pouco se importam e que os professores estão sendo super mau formados e pior, acomodam-se totalmente depois de uma primeira graduação. Observo muitas questões dentro da escola e a preocupação das pessoas que lá estão para resolve-las. O que não vejo é simplicidade, nada é simples dentro de uma escola. Concordo que é necessário uma reformulação na educação porem, há um certo romantismo por parte de algumas pessoas que falam da educação...Penso realmente que não tenho argumentos suficientes para tecer um juízo de valor profundo sobre este assunto, mais, vejo que dentro da escola nada é simples...
ResponderExcluirMARIA DE ARIMATÉAS FERRAZ RA 47185 MADRUGADA
O texto relata uma aprendizagem que nos faz refletir sobre uma escola tradicional ,onde os professores seguem um currículo adotado pela escola.Portanto para superarmos este ensino classificatório é importante que os professores,gestores, comunidade e governo reconheçam a carência que existe no ensino básico para poder melhorar as condições de aprendizagem. Onila Nogueira de Miranda RA42847
ResponderExcluirO texto me remete a ideia de intenção, clareza e simplicidade. Sem me preocupar pontualmente com a necessidade de classificação tradicional, crítica, construtivista. Falamos de educação por vezes como religião, onde cada um acha que a sua é a melhor. Do que me valem anos de estudo e pesquisas se não tenho o ofício, o amor, a intenção, a ação e a crença na mudança. A frente das políticas públicas, currículos e metodologia estão os professores e profissionais responsáveis por mediar essa complexidade de forma mais simples possível para que chegue a mesa de todos como o arroz e o feijão.
ResponderExcluirConcordo com você Simone, muitos estão professores pelas vantagens que tem principalmente na rede pública. Fazem questão de falar para os alunos que o salário vai estar na conta no fim do més. Não tem amor nem o dom e muito menos intenção de fazer diferença. Vanderleia Medina RA: 47432
ExcluirO texto me remete a ídeia de intenção, clareza e simplicidade. Sem me preocupar pontualmente com a necessidade de classificação tradicioal, crítica, construtivista. Falamos de educação por vezes como religião, onde cada um acha que a sua é a melhor.Do que me valem anos de estudo e pesquisas se não tenho o ofício, o amor, a intenção, a ação e a crença pela mudança. A frente das políticas publicas, curriculos e metodologia estão os professores e profissionais responsáveis por mediar essa complexidade de forma mais simples possível para que chegue a mesa de todos como o arroz e o feijão. Simone Silva 5º RA 47514 Madrugada
ResponderExcluirCom base no que aprendemos em sala de aula, é bem isso mesmo, exemplos de escolas tradicionais, onde tem que da tudo certo, tudo do mesmo jeitinho, não pode fugir do normal, diretor tem total poder, avaliações frequentes, e assim está bom, temos que ampliar o repertorio do aluno, ir além, e não pensar só no nosso bem estar no que é mais fácil para o professor, afinal estamos na sala de aula, no sistema escolar, pelo aluno, então devemos fazer o melhor pelos educandos.
ResponderExcluirRosele Soares Magalhães Gonçalves RA: 43374
Concordo com voce Rosele e acredito que o educador que busca despertar a curiosidade e a criticidade em seus alunos, não pode basear-se na memorização mecânica, pois pensar mecanicamente é pensar errado e pensar corretamente significa procurar descobrir e entender o que se acha escondido nas coisas e fatos que analisamos e observamos. DAISYMAR GOMES FERREIRA RA.44234 6ºSEMESTRE NOTURNO
Excluircom certeza, pois muitas vezes as politicas públicas não consegue atingir as metas programadas por terem um prazo muito longo pra serem alcançadas, já que em nosso pais os mandatos dos governantes e de quatro anos, um coloca como objetivo principal mas o próximo ao assumir esse mandato já não prioriza isso dai a dificuldade de si concluir os planos pra nossa educação, deixando de lado a base que e chamada de feijão com arroz, a não valorização dos nossos professores e a falta de planejamento para a transformação da educação básica no Brasil , não desprezando assim um bom feijão com arroz devemos assumir e mesmo que não temos uma politica educacional esperada temos que nus unir para vencer essa crise na educação assim como na Finlândia. Mônica batista de jesus RA.46553 magrugada
ResponderExcluirÉ isso mesmo Mônica, ficam sempre jogando a culpa e responsabilidade para os outro, as politicas publicas para a educação deveria ser diferente, os professores ficam muito, com as jornadas duplas. Depois de estudar tanto não tem respaldo por parte dos governantes. MARY CORREA TINTINO RA: 47387
ExcluirDiante a leitura do texto ela nos trás uma educação tradicional, onde só o professor tem o direito de argumentar algum assunto em sala de aula, os alunos tem que ficar no seu canto sem dar uma palavra . Porém se queremos mudanças devemos levar para sala de aula , algo construtivo para que todos posam interagir com os outros colegas e professor .
ResponderExcluirJOCILENE LUZ BORGES DOS SANTOS RA: 47756 MANHÃ
Concordo Jocilene, o professor tem que se especializar e se atualizar cada vez mais e deixar que os alunos exponham suas ideias, conhecimentos e aprendizagem para torna-los seres críticos, pensantes e capazes de se sair bem em qualquer situação.
ExcluirWillianne Pereira Barbosa de Souza RA: 44396 6º semestre
Concordo com você Jocilene, mas, acredito que um dia teremos uma escola de qualidade, que agrade ao professor como um bom educador, o aluno como um perfeito aprendiz e a sociedade com sua participação na construção de uma nova vida social e em sua liberdade de escolha. Sandra Brito Barbosa RA: 46873 manhã.
ExcluirE mais a realidade é diferente por isso que devemos fazer a diferente lá na frente para obtermos resultados satisfatório!!!!
ExcluirMárcia Bitencourt de Oliveira Ra: 47226 manhã.
Acredito que é necessário se lutar por uma educação de qualidade e uma valorização maior para todos aquele que se encontram inseridos nela, portanto, a educação não se centraliza apenas no professor mas em todo um conjunto que compõe essa educação precisa ser reconhecido e valorizado. Fábia Bispo Cândido RA 47227 madrugada.
ExcluirO que mais vemos é professor dentro da sala de aula sem compromisso, sem didática e sem responsabilidade somente pensando em si, sem pensar nos alunos, sem pensar no quanto eles são importantes na vida destas pessoas. Ensinar não somente passar um monte de conteúdo mais acima de tudo ouvir o aluno,olhar para as dificuldades cada um, para assim fazer um bom trabalho.
ResponderExcluirAntonia Teixeira Costa RA: 44286 Manhã
Concordo plenamente, porque o que muito se vê são pessoas em busca de um diploma que lhe garanta uma certa estabilidade e por isso não há um compromisso sério o que está claramente perceptível nos cursos. Em sala de aula só conseguem ver que os alunos são desinteressados, não querem saber de nada, é um caso que não tem mais jeito, mas se eles não estimulam fica difícil a mesmice e não há quem aguente. Houve um caso em que o aluno estava discutindo com o professor e foi chamado o coordenador do ciclo que ao conversar com o aluno ouviu a seguinte frase "Eu quero aprender e ele fica só passando coisas para copiar é apagando e passando. O que alguém aprende assim?". O professor precisa levar em consideração o seu aluno, ter amor ao ato de ensinar, estimular e ser um mediador entre o aluno e o conhecimento numa relação onde ambos aprendem e havendo uma confiança mutua entre educador e educando.
ExcluirFÁTIMA COSTA E SILVA DE LIMA RA: 48297 MADRUGADA
Verdade, sou testemunha do que você esta falando, ouvi de professores que se o aluno não quer aprender, ela que não iria se estressar, o problema era do aluno, e olha que ele só tinha oito anos...
ExcluirMaria Eleni de sousa RA 56904 Vespertino
O sistema da educação básica na Finlândia deu certo por que a educação ainda é valorizada, e os professores são bem pagos e mesmo sendo boas escolas ela padroniza seus alunos, e sai todos iguais com os mesmo padrão de ensino e de como se deve viver em sociedade. No Brasil a educação não é considerado primeiro plano par as politicas públicas, mas as escolas regem com o mesmo modelo de o que vou ensinar ao meu aluno, ou o que ensinar e para quê e para quem vou ensinar, é um modelo de educação padronizada e seletiva.
ResponderExcluirAlzenir Cândido de Figueiredo RA 48260 ped. 5º vespertino
Concordo, vc diz tudo.
ExcluirRUBANIA G SOUZA
RA: 46596
MADRUGADA
Mas a ideia de educação depende do que eu estabeleço para formar o sujeito, e é isso que compete ao currículo, cada lugar ver qual é a sua prioridade em relação a educação. Ana Verônica da Silva RA: 47568 Madrugada.
ExcluirConcordo com você Alzenir.
ExcluirGislene de Souza RA 42932
A educação na Finlândia tem um modelo rígido, tradicional, onde os professores seguem duramente autoridades cotidianas com seus alunos, o modo de ensinar, é uma forma de modelo padronizador sobre os educando e seletivos. Exemplo os que prestam seguem para lá e os que não presta jogam-se no lixo.
ResponderExcluirAna Cleide Figueiredo Marinho RA 46989 5º vespertino
O Currículo está sempre a serviço de uma sociedade que está no comando naquele momento. O Professor tem papel fundamental, pois, deve se ter uma prática pedagógica com metodologias onde o sujeito possa aprender a enfrentar desafios e problemas. Tendo o Professor como mediador. O objetivo é formar alunos autônomos com iniciativas para solucionar problemas.
ResponderExcluirDALVA RAQUEL ANICETO RA 46617
Essa escola e tradicional onde alunos não tem direito de expressão e de trocas de experiência com professor e onde eles tem que Sérgio regras.Precisamos mudar a educação e fazer com qualidade. RA:47002 Elaine Maria Silva
ResponderExcluirCom base nas aulas e, nos debates que tivemos essa educação que o texto se refere não prepara o aluno. O aluno aceita tudo que lhe é dado sem questionar, afinal não estar sendo preparado para questionar e ser crítico e, sim para obedecer.Por meio deste método sairão todos iguais... vazios. Lediane Costa Ra:45202
ExcluirConcordo os professores precisam mudar seus pensamentos,dentro da sala de aula,ter o objetivo de forma alunos pensantes.Amanda;RA 46807-Madrugada.
ExcluirÉ no mínimo preocupante um professor em seu discurso, falar que construtivista porém em sua prática se perde e não é nem isto nem aquilo. Um bom professor e comprometido com sua prática, seja qual for o método vai contribuir com o futuro dos seus alunos. Raimunda Fernandes Lima Pereira RA 48597 5 Semestre manhã
ResponderExcluirAntonia, estou de acordo com você pois é possível por meio da simplicidade e humildade conseguir bons resultados na vida. E porque não falar na vida, se educar nada mais é do que preparar pra vida. Raimunda Fernandes Lima Pereira RA 48597 5 semestre manhã
ResponderExcluirRaimunda, mas de verdade você acha mesmo que a escola prepara para vida?
Excluirno meu ponto de vista a escola prepara meros trabalhadores, a escola é extremamente tecnicista, eu diria que a escola forma a mão- de-obra
Jidelma Abreu Rabelo 43052 noite
O professor não busca se aperfeiçoar e nem procura se atualizar fazendo com que sua aula seja sempre a mesma coisa, sem novidades e o mesmo faz com os sus alunos, não deixa que eles exponham suas ideias, conhecimentos e suas experiencias vividas.
ResponderExcluirWillianne Pereira Barbosa de Souza RA: 44396 6º semestre
O texto que lemos fala sobre uma educação tradicional e de regras do tipo (arroz com feijão) para se ter alunos robotizados, no formato que se esperava e que ainda se espera alcançar em muitas escolas, porem, será que e este tipo de alunos que esperamos ter, ou será que esperamos e ficaremos satisfeitos se nos depararmos com alunos questionadores, autônomos, participantes, sei que parece utopia, distante da nossa realidade, porem, penso que nossas metas para educação não deverá ser somente fazer a escola que trabalhar os crescer, mas sim, fazer nossos alunos crescerem, despertar neles o desejo de crescer e conhecer.
ResponderExcluirAna Paula Santos da Silva - RA 44326
Pedagogia - 6o semestre noturno.
Concordo, a educação tem que formar alunos pensantes.
Excluirnome: Thalita Brito dos Santos ra: 47897 manhã
Ana Paula, muitos idealizam um tipo de aluno, quando se depara com a realidade, preferem fazer o que a maioria faz,não pensam neste individuo que pode se emancipar e tornar-se um sujeito autônomo .Buscam aqueles que falam SIM para tudo.Marlene Augusta da Silva R A: 47728
ExcluirConcordo amiga Ana Paula, quando os alunos se conscientizarem de que aprendemos com tudo e com todos com certeza se tornaram seres críticos e autônomos, pois o verdadeiro objetivo da educação não é meramente prover informação, mas o estimulo de uma consciência interna. Dentro desse contexto devemos nos atentar que vivemos um sistema de governo capitalista em que se é constantemente bombardeado por perigosas propagandas em massa que induz ao consumo, e em letras garrafais, no grito ou na subjetividade elas convencem que a felicidade esta no ter e não no ser. DAISYMAR GOMES FERREIRA RA.44234 6ºSEMESTRE NOTURNO
ExcluirConcordo amiga Ana Paula e acredito que ao professor não cabe dizer: faça como eu, mas sim faça comigo! Um professor de natação não pode ensinar seu aluno a nadar na areia fazendo imitações e gestos, mas sim, levá-lo a lançar-se na água em sua companhia para que aprenda a nadar lutando contra as ondas, desta forma, o aprender se torna interessante e leva o aluno a se sentir competente e motivado.
ExcluirDAISYMAR GOMES FERREIRA RA.44234 6ºSEMESTRE NOTURNO
Estas escolas nos mostram um currículo perfeito para aprendizagem com suas metas permanentes, ambientes agradáveis para os professores, reconhecimento da sociedade, participação dos pais entre outras qualidades, porém, não vemos um lugar agradável para os alunos, ainda parece uma prisão ou um quartel, onde as regras são rígidas e bem seguidas com objetivo na formação ou construção de um certo cidadão para serviço do Estado. Sandra Brito Barbosa RA: 46873 manhã
ResponderExcluirInfelizmente Sandra ainda não temos um espaço que mostra uma ideia de educação de forma positiva, mas como professores, o nosso desafio é propor inovações dentro da escola lidando com o currículo proposto, com o planejamento realizado e mediante a isso estabelecer estratégias que possam buscar a reverter essa visão que temos diante dessa realidade. Amanda Cunha Leal RA: 47018 Madrugada.
ExcluirAcredito sim Sandra que o professor merece um local decente e gostoso para trabalhar, mais não podemos deixar isso influenciar tanto na hora de ensinar, os educandos devem estar preparados para educar em qualquer lugar e deixar a vontade de ensinar falar mais alto.
ExcluirJanaina Silva 47474
Sandra vejo que absolutamente, as instituições estão focadas em ensinar conteúdo para uma única finalidade: o trabalho. E, não em desenvolver um sujeito critico e autônomo. Jaciana Vieira RA 46832 manhã.
ExcluirPodemos sim! trabalhar com o que temos de forma inovadora, como arroz e o feijão, mas com temperos diferentes, com criatividades na seleção dos materiais pedagógicos e a minha vontade de fazer acontecer!! ai, sim! teremos resultados, como Piaui.
ResponderExcluirIvonete silva Rodrigues- 47389 - madrugada
Concordo basta que todos se preocupem para que no final os alunos tenham um ensino de qualidade e assim os professores cheguem no seu objetivo.Karina Henrique do Nascimento RA 47341 madrugada 5º semestre.
ExcluirExatamente isso. Devemos sim trabalhar com esse arroz com feijão, pois dá certo e só quem tem a ganhar são os alunos. Mas nunca devemos "estacionar", buscar métodos novos é fundamental para que a aprendizagem ocorra. Djanira Ra: 21469 tarde
ExcluirNa maioria das vezes os professores não olha si o aluno esta aprendendo ou não, e sim deixa ele de canto isso e errado temos sempre que observar o que o aluno faz para colocar em maior desenvolvimento no mercado de trabalho e mostrar a realidade da vida.
ResponderExcluirMárcia Bitencourt de Oliveira Ra: 47226 manhã
Podemos dizer que ainda acontece de professores não estarem nem ai para seus alunos, mais acho que esta é uma minoria, pois em algumas escolas podemos ver professores comprometidos com o seu trabalho e sendo mediadores do conhecimento no ambiente escolar, dão oportunidade aos alunos de expor as suas dificuldades e são comprometidos com o seu trabalho pena que isto não acontece em todos os lugares.
ExcluirJEANY GEORGIA COIMBRA SANTOS RA 55318
Concordo, muito se fala de mudanças e transformações, mas que não passa de um mero discurso. Ana Cleide de Figueiredo Marinho RA: 46989 5ºVespertino
ResponderExcluirA escola está preocupada só com a quantidade e não com a qualidade e em achar um culpado pelo fracasso.Amanda;RA 46807-Madrugada.
ResponderExcluirA educação Finlândia, devemos ensinar o aluno, focar somente nele, independentes dos obstáculos, e faltas de verbas, nem todos escolas seguem o currículo perfeitamente, os alunos por se tem que ter aproveitamento, em tudo e cooperar com os professores.Essa forma da Finlândia, tem um pouco haver com o que vivemos hoje.Maria da Conceição da Silva RA:17865
ResponderExcluirO ensino tradicional , pode ter dado certo ate um certo tempo. Mas o mundo mudou, tudo mudou! Hoje o professor tem que levar em conta, que cada um e cada um! Avaliando o aluno , suas necessidades , suas dificuldades, seus anseios, suas realidades, suas barreiras a fim de prepara- los solidamente para a vida futura! Benedita S. P. Camelo Fernandes RA:47423 pedagogia tarde.
ResponderExcluirVerdade! temos que fazer a diferencia..MARIA DA CONCEIÇÃO DA SILVA NOTURNO
ResponderExcluir5 º SEMESTRE .
De acordo com o que foi desenvolvido na aula sobre a educação tradicional, relata a dificuldade no ensino dos dias atuais porque alguns professores não estão nem ai para transformar essa realidade estão preocupados apenas com o salário altíssimo que ganhão e se a educação esta desta forma a culpa não é dele e sim dos pais, família e sistema de modo que para uma educação de qualidade é necessário aprender a construir uma educação verdadeira onde a prática segue junto com a teoria. Raquel F De Lemos Soares RA : 43453 6º semestre Noturno
ResponderExcluirconcordo com o seu posicionamento Raquel tem professores que não estão nem ai para seu alunos só pensam neles não querem saber se seu aluno tem problemas, se tem as vezes culpa a própria família ,ele nunca rever se seu trabalho esta adequado para atender aquele aluno que tem dificuldade e diz que a culpa é sempre do aluno ra 48350 Sueli aparecida pascoal
ExcluirNa verdades o que deve mudar e a nossa politica , ter comprometimento com educação, valorizando os professores.
ResponderExcluirO texto fala que o professor e tão importante quanto o aluno, coisa que aqui e outra realidade. Simone Felix dos Santos 45241
Não sei se de verdade a forma de ensino "arroz com feijão" é uma forma certa de ensinar, pois notas boas nas escala IDEB, SARESP entre outras, não quer dizer de verdade que há qualidade de ensino. A escola tem como dever deixa seus alunos se expressarem, expor suas opiniões e não doutrinar alunos para obter notas altas nos índices....
ResponderExcluirRA: 43052 Jidelma Abreu Rabelo noite
Cristina da silva Ferreira Ra 39504 . Tarde
ResponderExcluirO sistema educacional precisa de mudanças urgente e dever de nós futuros educadores fazer a diferença, nos preparando para auxiliar e atender nossos alunos dentro de suas necessidades levando em consideração o conhecimento prévio de cada um para formar novos cidadão críticos e pensantes apesar de saber que temos um curriculo a segui.
O que se percebe é que não precisa muito para ter uma educação de qualidade, onde há uma meta a cumprir, os professores são valorizados e o ensino é organizado de forma simples e dá resultados. Muitos criticam essa forma rígida, mas se vê que deu certo. Aqui se fala muito em construtivismo, levar o aluno a refletir, ser crítico, mas no fim o sistema de ensino é pensado para formar determinado tipo de sujeito que seja passivo e fácil de ser governado. Na faculdade o discurso é de uma escola construtivista e ensina o que não devemos fazer com nossos alunos, mas é que fazem conosco o tempo todo.
ResponderExcluirFÁTIMA COSTA E SILVA DE LIMA RA: 48297 MADRUGADA
A reportagem mostra uma educação de maneira simples, que ao olhar fora do contexto pode ser vista como a educação tradicional a preocupação é a mesma para todos, sempre em busca da melhor maneira de ensinar, ou seja todos possuem o mesmo objetivo e metas a serem alcançadas. Na minha opinião a educação deveria ser de solidariedade entre todos os membros escolares, diretor, professores, coordenador e alunos , dando a eles suas próprias escolhas que na maioria das vezes, a fala é do professor, que na teoria diz uma coisa e na prática se comporta totalmente o inverso.
ResponderExcluirDenise Mendes 47442 Madrugada
Essa escola é totalmente tradicional, pelo que observei no texto os alunos não podem se expressar, não há uma construção de conhecimentos, os professores tem um cronograma a seguir, não podendo fazer uma aula diferenciada.
ResponderExcluirnome: Thalita Brito dos Santos ra: 47897 manhã
Thalita brito concordo contigo, esse modelo de escola coloca uma venda nas pessoas e o que chamam de modelo educação é esconder a realidade do ensino sem democracia e construção de conhecimentos, mas ao longo do trajeto da história vem mudando através da críticas, e qual a melhor forma de ensinar. MARLI ROCHA RA: 46932 PEDAGOGIA MADRUGADA
Excluir
ResponderExcluirO que se pensar diante de uma reportagem como está, existem diversos profissionais em educação alguns excelentes outros, é preciso chegar bem perto para tentar enxergar se aquele indivíduo está mesmo em um local de ensino. Às vezes aquilo que é simples pode obter mais resultados do que o que é complexo. Pergunto a todos: Será que aqueles buscam resolver os problemas na área educacional, estão realmente interessados em encontrar solução?
Marlene Augusta da Silva R A: 47728
Infelizmente a educação na Brasil produz um fetiche social, reproduzindo a desigualdade, a marginalização e a miséria. Os educadores precisam se conscientizar que o ensinar não é pensar em algo puramente planejado o aluno necessita se transformar em um individuo capaz de lutar pela liberdade. Vivemos em uma sociedade em que a classe dominante oprime, violenta e explora causando perturbação no individuo, individuo esse que não tem coragem de enfrentar esse opressor que estimula a reprodução da desigualdade. Mas hoje os docentes podem e devem ensinar os educandos a pensar, questionar e reconhecer a realidade que os rodeiam, para que assim sejam capazes de construir opiniões próprias. O educador deve acreditar no que faz, ou seja, as suas ações e seus atos serviram de modelos para os alunos e uma vez que se ensina refletir se faz necessário que ambos reflitam juntos e com isso as atitudes do docente estarão sendo uma prova viva daquilo que se transmite, pois a frente de um educador existe seres humanos que necessitam se conscientizar e se moldar.DAISYMAR GOMES FERREIRA RA44234 NOTURNO 6ºSEMESTRE
ResponderExcluirO que se observa diante desse contexto é que o sistema de ensino na Finlândia prioriza a educação básica, o feijão com arroz se conceitua na responsabilidade da escola em exercer o seu papel no qual é educar e formar cidadãos críticos e responsáveis com direitos e deveres também, no currículo há o que tem que ser ensinado e o que tem que ser aprendido pelos alunos, e os resultados são positivos, já aqui no Brasil, no Piauí por mais que tenha algumas escolas boas há necessidades de investimentos com relação a tecnologia, e a valorização dos professores e do sistema educacional do país. Penso que se na Finlândia cada um faz a sua parte e dar certo, o que podemos levar em consideração a isso é propor ideias que de fato valorizam o nosso contexto pedagógico e diante dessas reflexões nós possamos buscar práticas que favoreçam a nossa proposta pedagógica mesmo na base do currículo. Amanda Cunha Leal RA: 47018 Madrugada
ResponderExcluirComo foi falado em sala de aula, as escolas são exatamente como no passado, o que precisamos é que a família se envolva mais com a educação de nossas crianças, não deixando que elas se percam no meio do caminho. Todos nós queremos melhorar a qualidade da educação, mais estamos presos no tradicionalismo.
ResponderExcluirMaria Eleni de Sousa RA 56904 vespertino
Ao meu ver o essencial é o arroz feijão mas não podemos esquecer de acrescentar uma mistura de primeira para termos uma educação semelhante ou melhor que a do Piauí e da Finlândia. E como fazemos isso simples tirando do papel e aplicando na pratica pois temos formação para isso , basta continuar investindo em si e em seus alunos pois com uma formação continuada todos sairemos ganhando, sem esquecer que nossos estados falta politicas publicas mas muita defasagem vem por falta de ética e uma boa formação dos pedagogos, que ao avaliar previamente nossas crianças esquecem de dar continuidade no processo, perante os resultados o que de nada adianta uma avaliação se você não irá fazer o acompanhamento apropriado, respeitando suas particularidades. Priscilla Ferreira de Almeida ra 47840 Manhâ
ResponderExcluirAo meu ver o essencial é o arroz feijão mas não podemos esquecer de acrescentar uma mistura de primeira para termos uma educação semelhante ou melhor que a do Piauí e da Finlândia. E como fazemos isso simples tirando do papel e aplicando na pratica pois temos formação para isso , basta continuar investindo em si e em seus alunos pois com uma formação continuada todos sairemos ganhando, sem esquecer que nossos estados falta politicas publicas mas muita defasagem vem por falta de ética e uma boa formação dos pedagogos, que ao avaliar previamente nossas crianças esquecem de dar continuidade no processo, perante os resultados o que de nada adianta uma avaliação se você não irá fazer o acompanhamento apropriado, respeitando suas particularidades. Priscilla Ferreira de Almeida ra 47840 Manhâ
ResponderExcluirDiante do que foi visto no texto, a educação na Finlândia tem uma preocupação maior com relação ao aprendizado dos alunos e a valorização do profissional, e segue a risca a quilo que o currículo impõe, mostrando um resultado significativo, e a educação no Brasil ainda não é uma prioridade por parte dos governantes é por isso não temos resultados significativos e mais abrangentes em nosso país. Fábia Bispo Cândido RA 47227 madrugada.
ResponderExcluirComo podemos ver cada sociedade estabelece o seu currículo de acordo com suas necessidades, ou seja, que tipos de cidadãos eu quero formar. Ana Verônica da Silva RA: 47568 Madrugada
ResponderExcluirOs professores devem observar seu aluno para diagnosticar, depois teremos como executar uma trabalho diferenciado, assim trabalhar com mais rigo, com cobrança pedindo que realize sua tarefas tanto em sala de aula como em casa,Acredito que podemos sim ter várias escola como do Piaui. Podemos estudar como eles fazem para podermos ver como dar uma continuidade no trabalho ou precisamos mudar.Vanda Sousa Lima RA: 47843 noite 5° Semestre.
ResponderExcluirO assunto da reportagem, traz para nós professores um dever muito importante de se importar com o aluno durante os seus planejamentos,conteúdos, e avaliação. Podemos e devemos trabalhar com o que temos de forma inovadora. Gislene de Souza RA 42932
ResponderExcluirPodemos ver quando os professores e a escola se interessa os alunos aprendem, basta todos se esforçarem tudo acontece isto não só na educação. Karina Henrique do Nascimento RA 47341 madrugada 5º semestre.
ResponderExcluirCreio que não só depende da escola e do professor.Tem que haver primeiramente o interesse dos alunos e a participação das famílias na vida escolar de cada aluno.Maria Suely dos Santos Silva RA:47999,Madrugada.
ExcluirNesta instituição de ensino não tem a "tal democracia" lá os alunos não tem espaço para expor as suas duvidas e nem necessidades, o educador esta lá para transferir o conhecimento, na sala só ele fala e os alunos escutam não ou seja nesta escola o aluno não tem vez.
ResponderExcluirJEANY GEORGIA COIMBRA SANTOS RA 55318
Concordo em partes, Sim, que na Escola não existe a chamada Democracia. Que tanto o professor como a equipe pedagógica não pode mudar o ensino que é oferecido nas escolas. Porém acredito que na questão do aluno, quando diz que ele não pode expor suas duvidas, ai vai da qualidade do professor e do seu interesse em que esse aluno aprenda de verdade, mesmo que seja o ensino que já é estabelecido pelo governo, o básico, mas que isso, o aluno realmente aprenda. Priscila Lopes Camargo RA: 51871 - 5ºSemestre - Noite
ExcluirAcredito que quando queremos ser professor por amor a profissão, por gostar de ensinar, por pensar no outro, o que menos importa é o local de trabalho pois não vemos o local e sim os alunos que lá estão querendo aprender. Precisamos de um pouquinho de todas as pedagogias e juntas elas vão acrescentar ao educando um bom trabalho em sala de aula e assim preparar todos para a vida.
ResponderExcluirJanaina da Silva 47474
Tem caráter classificatório onde valoriza a ação individual e competitiva, sendo um modelo tradicional, não permitindo autonomia do estudante. Jaciana Vieira RA: 46832 manhã.
ResponderExcluirPara que a educação tenha uma mudança significativa é necessário uma reforma em toda sua estrutura, a começar pela política até os professores que precisam ser mais capacitados e interessados em levar para seus alunos uma educação de qualidade.Transferindo seu conhecimento e incentivando seus alunos a pesquisa, buscando estratégias para que suas aulas deixem de ser monótonas e cansativas e passe a ser mais prazerosa para ambos os lados.ROSELI DE JESUS:RA:46702-VESPERTINO
ResponderExcluirConcordo e acredito que não passa de comodismo,muitos professores pensam que já sabem o bastante e não buscam por uma formação continua. Fazendo que tenhamos visivelmente o fracasso escolar, constatado pela falta de preparação do professor em sala de aula.
ExcluirJusilaine Sousa Rodrigues RA 47820 Madrugada
Os governantes não estão preocupados com a educação de nossas crianças, mas com os resultados e comparações com países menos desenvolvidos. Deveriam investir mais nas escolas públicas que as vezes não tem nem um computador funcionando na sala de informatica. Eles pegam uma escola publica situada em um bairro de classe média para fazer propaganda principalmente agora nas eleições. E no extremo da periferia onde as pessoas não tem acesso as tecnologias? MARY CORREA TINTINO RA: 47387
ResponderExcluirEssa forma arroz com feijão de ensinar que o texto se refere é interessante para as pessoas da elite de qualquer país capitalista, mas cabe à nós professores ter criatividade pra ensinar esse arroz com feijão. Temos que mudar a forma de ver a pedagogia, é importante que os professores assumam uma posição ativa e de reflexão. A solução é sair do comodismo e da situação mais fácil e cômoda.
ResponderExcluirAs escolas seguem os mesmos modelos de currículo, pois os alunos podem ser transferidos para qualquer escola do Brasil sejam públicas ou privadas e mesmo assim conseguem comer o mesmo feijão com arroz. Os professores deveriam ser melhor valorizados, afinal pode ser causa disso a desmotivação de muitos. Vanderleia Medina RA: 47432
ResponderExcluirO texto mostra que é uma educação tradicional, ou seja, o aluno não tem o direito de se expressar, dar sua opinião, o professor não dá chance, somente ele fala e o aluno somente ouve . Mas como educadores temos o dever de mudar essa situação, deve haver o diálogo entre professor e aluno, uma troca de conhecimentos.
ResponderExcluirEliana Alves de Matos RA 46695
A educação na Finlândia é valorizada, tudo é feito de forma objetiva para que o maior beneficiado seja sempre o aluno. Não é preciso grandes mudanças no ato de ensinar para que haja resultados favoráveis na educação. Podemos e devemos fazer uso de novos métodos que nos auxiliem enquanto professores, mas sempre prestando atenção nesses exemplos para que possamos levar para sala de aula o melhor. Djanira RA: 21469 tarde
ResponderExcluirinfelizmente nos dias de hoje existe escola com esse contexto do "feijão com arroz" não se preocupa com o que os alunos falam ou pensam é uma real democracia, eles pensam só no sistema e ensinam para seus alunos de como se sair bem nas provas e testes que acabam favorecendo a si próprios ra 48350 Sueli pascoal
ResponderExcluirNa verdade a educação não é desenvolvida conforme aprendemos por mais que adquirimos novos conhecimentos eles não são colocados em pratica, a confirmação disso é a desigualdade social.Precisamos de profissionais investigadores e ousados para que tal mudança possa acontecer.
ResponderExcluirEm algumas escolas a metodologia é falha, causando dúvidas quanto á construção da educação, acredito que uma metodologia mais flexível traria uma maior contribuição para o aprendizado do aluno mas infelizmente a educação no Brasil faz com que nos tornemos cidadãos oprimidos pela sociedade impedindo que nos torne seres pensantes,
Solange Mara dos Santos RA: 47875 Madrugada 5º semestre
O chamado "feijão-com-arroz" da Educação, nada mais é, do que o ensino básico oferecido ao aluno. O professor, a equipe pedagógica não tem autonomia dentro da Instituição para oferecer um ensino de qualidade. Todos precisam seguir os parâmetros que são dados pelo governo e não pode sair disso. Não existe democracia na escola. Manda o governo e obedece a Instituição. Precisa seguir o cronograma que já é estabelecido, seguir o livro. O ensino já esta estabelecido. Priscila Lopes Camargo RA:51871 5ºSemestre -Noite
ResponderExcluiro texto fala da educação como se fosse uma receita onde tem os ingredientes certos e a maneira correta de se fazer. As escolas famosas por um bom desempenho de seus alunos são escolas que não formam os alunos para pensar e sim para serem condicionados dessa forma tem-se a ilusão de uma boa educação mas essa educação não passa de uma classificação. Os professores tem o dever de educar para a vida toda mas acaba se acomodando com o jeito mais fácil de ensinar afinal já vem tudo pronto. MARTA AMANCIO DE SOUZA RA: 43209
ResponderExcluirCreio que a avaliação ainda se encontra no modo tradicional.Esse tipo de auto-avaliação ainda se encontra num modo muito lento.Precisamos de um projeto eficaz que não utilizem os alunos para alcançarem notas boas em rankings,mas porém que através desse resultado possam trazer melhorias para á educação. Maria Suely dos Santos Silva RA:47999 Madrugada.
ResponderExcluirNo texto diz uma forma simples e organizada para uma boa educação, e que na verdade está sendo mascarada pelo sistema. E que segue no ensinar a exigência dos método, planos, objetivos e metas. O que o professor(a) nada pode em sala de aula, que deve seguir as regras em muitas escolas ao tentar mudar é advertido, porém, a luta da atualidade é fazer diferente, formas de mediar o conhecimento para uma boa aprendizagem. E ver a dificuldade de cada aluno ao aplicar uma atividade e como usar isso a favor da desenvolvimento do ensino para que os alunos consigam atingir um nível de qualidade com seus próprios pensamentos. MARLI ROCHA RA: 46932 PEDAGOGIA MADRUGADA
ResponderExcluirCristina Maria Fernandes Sousa
ResponderExcluirRA 47835
Comentário
Eu acho cada escola tem o seu critério de ensino, não adianta um ensino tradicional se a escola não tema sua técnica. Como o arroz e feijão você tem que saber fazer, como uma escola você tem saber temperar cada criança na sala de aula, não adianta só colocar o tempero se saber temperar.
Cada Professora e muito importante para nossa nação sem eles nos não samos nada.
Podemos analisar que o professor ao aplicar o conteúdo em sala de aula deve utilizar várias estratégias e não utilizar apenas um recurso . Visando a busca da construção do conhecimento do aluno. É necessário que o professor avalie constantemente os seus métodos utilizados para que se tenham resultados satisfatórios.Acredito que se todos os educadores tivessem esta prática muita coisa seria transformada na educação.
ResponderExcluirJusilaine Sousa Rodrigues 47820 Madrugada
Jidelma, trabalhar é digno e faz parte da vida!! Nao vejo problema em preparar as pessoas para o trabalho, o grande erro é determinar por meio da educação quem vai realizar trabalho braçal e intelectual. Como futura professora preciso acreditar na educação. Raimunda Fernandes Lima Pereira RA 48597 manhã
ResponderExcluirPara que a Educação seja de qualidade o professor deve ser parceiro da escola do aluno e da família. Deve ser comprometido com a sua carreira docente. Só que a realidade que vivemos nos dias de hoje é bem diferente, os professores que estão na rede se sobrecarregam de trabalho em jornada dupla para obter melhores salários, tornando assim o trabalho cansativo e sem qualidade. Estes deveriam ser bem remunerados para que ao se deparar com os problemas do dia-a-dia em sala de aula sentissem prazer em buscar uma solução, pois o que percebo nos dias de hoje são docentes desmotivados pelo salario que não condiz com a responsabilidade de formar um cidadão que irá atuar na sociedade. É por isso que cada vez mais temos analfabetos funcionais. Maria Aparecida Feitosa de Sousa Gomes: RA 47051 . Vespertino
ResponderExcluirConcordo Maria Aparecida, o governo não está preocupada de proporcionar melhores salários, pois não está interessado na educação no Brasil.
ExcluirElaine Fornazier Santa Rita RA:47502
Escola e familia devem andar juntas na educação dos alunos, esta união faz muita diferença no aprendizado, penso que os professores e a familia devem se unir para buscar uma educação de qualidade para toda rede de ensino seja ela qual for, particular ou publica, pois se nossas crianças e adolecentes não tiverem uma educação de qualidade o que será da nossa nação pois se eles são o nosso futuro.
ResponderExcluirEdleny N Santos Ra:46643 turma/pedagogia