segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Entre a Finlândia e o Piauí


Clique na Imagem para ampliar ou se preferir faça o download pelo link abaixo e responda:

http://www.4shared.com/photo/K8yQfWP7/Entre_a_Finlndia_e_o_Piau.html
Posicione-se criticamente diante do texto, utilizando argumentos com base nos conteúdos adquiridos nas aulas.
Atividade encerrada

358 comentários:

  1. A reportagem mostra uma formula simples para educação,que se vista fora de um contexto pode ser rotulada como tradicional ou conteudista,ou outros a questão é sempre debatida qual a melhor forma de se ensinar ,métodos,planos,objetivos,metas... tantos pensadores,teóricos,com informações que podem contribuir para com as escolas e seus sistemas educacionais,dai vem a fala do professor '' na minha sala quem manda sou eu'' penso que isso não contribui em nada uma vez que o educando percebe que a escola não conversa entre seus pares e que cada um esta preocupada com seus propios interesses,quando se todos tivessem na mesma sintonia os resultados seriam uma educação mais democrática preparando sujeitos também para o mercado mas sobretudo para vida. o ensino individualista e classificatório só reforça a disputa das pessoas pelo sobrevivência na logica do mercado, o principio básico da educação seria a solidariedade do saber entre todos .o educando deveria ir por si só fazendo suas propiás escolhas.

    EDVALDO FERNANDES MENDONÇA R A 47061 MADRUGADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto mesmo Edvaldo, o profissional, precisa abrir mao de si e dos preconceitos. Saber aproveitar aquilo que de melhor a educação pode proporcionar, trabalhando em conjunto e fazendo com que o interesse de um se torne um interesse coletivo, assim todos podem chegar ao mesmo objetivo, sempre contando com a solidariedade e a união.
      BEATRIZ SILVA DO NASCIMENTO RA:46704 Noturno 5º

      Excluir
    2. Edvaldo e Beatriz vocês leram sobre Herbart? Eu fiz um trabalho sobre a teoria da Escola tradicional na perspectiva deste autor. Leiam sobre ele e vejam se concordam que tem muito a ver o modelo de escola e a teoria tradicional elaborada por ele. Até acredito que a escola tradicional tem tem seu valor, mas não responde às necessidades da sociedade atual. Concordam?
      Douglas Wallas Franco Pereira, RA 39607. Pedagogia 5 semestre.

      Excluir
    3. Oi Douglas! Penso ser necessário o desapego na defesa das teorias educacionais como tradicional, crítica, construtivista entre outras. Temos um leque de conceitos e teorias construídos ao longo dos tempos em busca da melhor forma de educar. Precisamos amadurecer, para que seja possível o uso da melhor parte de todas elas, o que nos remete a "Curvatura da vara" (Saviani).

      Simone Silva 5º RA 47514 Madrugada

      Excluir
    4. Concordo com você Evaldo, este tipo de forma arroz com feijão exposto no texto, foge muito daquilo que temos como visão de educação também penso que deve sim haver uma sintonia entre professores, orientadores e diretores a fim de um objetivo e que isto deve acontecer de forma democrática, realmente o espaço da sala de aula e do professor, porem por que não usa-lo também de forma democrática?

      Ana Paula Santos da Silva
      RA 44326 - 6o semestre - Noturno

      Excluir
    5. Douglas Wallas, também acredito que não podemos insistentemente denegrir a pedagogia tradicional, fui alfabetizada por ela e penso que não tive tantas dificuldades com isso, mas, se analisarmos a educação que se espera hoje em formar crianças para serem autonomas e críticas, realmente foge da proposta.

      Ana Paula Santos da Silva
      RA 44326 - Pedagogia 6o semestre - Noturno

      Excluir
    6. Eu acredito que o conhecimento é construído por toda a vida, e as experiências anteriores tornam-se base para novas aprendizagens, podemos ressaltar que a construção é constituída de trocas, pois as dúvidas iram surgir por meio delas.
      O foco da teoria construtivista, é que a criança tome decisões e seja consciente que a opinião do próximo deve ser respeitada, a criança que aprende a tomar decisões ela se autogoverna, e compreende que onde á troca de ideias, á discordância e concordância.
      DAISYMAR GOMES FERREIRA RA 44234 6ºSEMESTRE NOTURNO

      Excluir
  2. Edvaldo Fernandes, realmente se todos os professores fossem para a sala de aula com o objetivo de formar alunos pensantes muita coisa mudaria.
    Simone Rodrigues Novais RA: 46947

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo plenamente é preciso mudar o pensamento dos professores dentro de sala de aula .é preciso preocupar um pouco mais com a formação dos nossos alunos. RA:42794 Sandra Gomes Sousa Mota

      Excluir
    2. Concordo com você Sandra,é importante que o professor valorize vários métodos avaliativo, obtendo formas, estratégias e recursos voltados ao conhecimentos do aluno.
      46916
      Maria Lucineide

      Excluir
    3. Concordo,pois sabemos o quanto é importante ter profissionais capacitados, comprometidos em formar pessoas,com novas aprendizagens e grandes conhecimentos,com certeza teriamos uma outra educação.
      AMANDA JULIANA PEREIRA SERAFIM FREIRES RA:45058

      Excluir
    4. Diante de todos métodos que já vimos, sempre vai ficar incompleto essa questão de como deveríamos ser para atender essa educação desafiadora de formação, na simplicidade do Piaui nasce um rico resultados da formação do professor e dos alunos também...
      Ivonete silva Rodrigues - 47389 - madrugada

      Excluir
    5. Estou de acordo com você Sandra os professore tem um grande responsabilidade na formação do ser humano e precisam se dar conta disso é preciso sair do comodismo para de fazer o feijão com arroz por em prática de verdade tudo que foi visto na sua formação.
      Marta amancio de souza ra:43209

      Excluir
  3. Realmente o sistema educativo deveria passar por uma transformação, sair do arroz com feijão, os professores deveriam ter mais conhecimentos das teorias dos pensadores, pois ajudaria e muito no ensino - aprendizagem. Acredito que o maior problema que esta acontecendo, que nem todos os professore querem sair da zona de conforto, preferem jogar a culpa no aluno na família, do que assumir.Em vez de usar novos métodos continuam na mesmice, e sendo assim, os únicos prejudicados são os alunos.
    Simone Rodrigues Novais RA: 46947

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É necessario que o sistema educativo,passe por uma transformação,que os professores saiam da zona de conforto,parem de colocar a culpa nos alunos,familiares e politicos,e assumam suas responsabilidades.Amanda Peixoto; RA:46807-Madrugada.

      Excluir
    2. Concordo, pois é necessário que os professores deixem seus interesses de lado ao entrar em sala de aula e pensem um pouco mais na formação de seus alunos, afinal que tipo de sujeitos desejam formar.ROSELI DE JESUS:RA:46702- VESPERTINO

      Excluir
  4. A escola para ter um bom desempenho no ensino é preciso ter metas, porém vemos nas escolas os professores rotularem seus alunos, pré-destinando seus futuros, usando uma metodologia de ensino como se fosse uma programação a ser cumprida.
    Para que haja um crescimento e desenvolvimento no ensino é preciso ter investimento dos nossos governantes e empenho dos professores no seu trabalho.
    Andrezza Sandrielly Ra: 48415 manhã

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc, e tenho certeza que pra se ter bons resultados é preciso agir de outras maneiras, começar a ver o aluno com outra perspectiva a de inclusão.
      JULIIANE DANIEL DA SILVA RA: 46993 MANHÃ

      Excluir
    2. Penso que á varios métodos de ensinar para se ter uma educação de qualidade, principalmente se neste método inclui força de vontade, amor, dedicação de todo nucleo escolar, para que uma escola funcione bem, tem que começar da direção.
      Edleny N Santos Ra:46643 turma/pedagogia

      Excluir
  5. A escola para ter um bom desempenho no ensino é preciso ter metas, porém vemos nas escolas os professores rotularem seus alunos, pré-destinando seus futuros, usando uma metodologia de ensino como se fosse uma programação a ser cumprida.
    Para que haja um crescimento e desenvolvimento no ensino é preciso ter investimento dos nossos governantes e empenho dos professores no seu trabalho.
    Andrezza Sandrielly Ra: 48415 manhã

    ResponderExcluir
  6. verdadeiramente o que as escola estão valorizando é o conteúdo e o objetivo que se pretende alcançar por meio dele ou seja não ensina o aluno a se posicionar diante dos problemas que ele vai enfrentar no dia-a-dia .RA :42794 Sandra Gomes Sousa Mota

    ResponderExcluir
  7. Nós estamos acostumados a julgar que escolas boas precisam de tecnologia de ponta, materiais diferentes, aulas mais lúdicas etc. Porém esquecemos que o principal para uma educação de qualidade é definir metas/ objetivos, mas que sejam coerentes e que não mudem a cada hora. Como já dizia Tyler, para se estruturar um currículo, é preciso que os objetivos sejam claros e definidos a partir de pesquisas da situação atual. Também é necessario que haja o proporcionamento de um bom ambiente escolar,pois a escola é considerada como prisão para o aluno, um lugar onde ele passa por um processo doloroso de transformação. Muitas vezes precisamos olhar para o simples para que consigamos atingir o alvo mais alto.
    BEATRIZ SILVA DO NASCIMENTO RA:46704 5º noturno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Beatriz, como também foi mostrado no vídeo do Rafinha, o professor deve ir além das ferramentas que lhes são propostas e não podemos deixar que o sistema nos corrompa, e nos transforme em marionetes da elites.
      Cleonilda 45289

      Excluir
  8. Auristela Brito dos Santos RA:48966 PED 6º sem. Noit

    Sinceramente falando estou cansada deste curso de pedagogia que não se fala em
    outra coisa a não ser a critica contra o sistema de ensino, se é tradicional ou não , se crianças decoram ou não se crianças sofrem com avaliações ou não, se o Brasil está a frente na educação ou não!! AFF!! CHEGA ! Cansei disto!! 3 anos discutindo a mesma coisa!!. Só sei de uma coisa só mudará se tiver professores que abracem a profissão com amor e dignidade e governantes que trabalhem com honestidade de resto é só blá blá blá. Cansei!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom pelo o que entendi, nessa escola há alguém que está a frente, no caso o diretor. Mas o aluno parece não ser ouvido, ele segue regras, e regras por muitas vezes precisa de uma e sessão, será que essa escola está realmente preparada para auxiliar os alunos de todas as formas? No que diz respeito a educação, o centro de tudo é o aluno, e a partir dele que tudo deve fluir.
      Samara Teles do Nascimento RA: 48544

      Excluir
    2. E assim Auristela Brito, voce ja cansou de descutir , outras pessoas ja cansaram e mesmo assim nao mudou quase nada! Imaginem se todos se cansarem e pararem de discutir? Benedita RA: 47423 tarde.

      Excluir
    3. Ola Auristela não se canse penso que a educação precisa sim das contradições foi assim que aconteceram as evoluções na humanidade quando alguém não concordou que aquilo que já tava imposto precisava mudar ou melhorar como disse Raul Seixas '' Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo"[...] o melhor lugar pra discussão é sim o centro universitario,na minha oinião,com todo respeito.

      EDVALDO FERNANDES MENDONÇA RA 47061 MADRUGADA

      Excluir
  9. Com o que eu observo no assunto da reportagem, traz para nós professores um dever muito importante de se importar com o aluno durante os seus planejamentos, conteúdos, e avaliação. Segundo Luckesi, ele afirmar que nós professores no processo de avaliar o aluno, devemos ensinar para o mundo lá fora, para a faculdades, prova do Enem, entre outros, para que o sujeito possa já esta preparado e adquirindo mais conhecimento no seu dia-a-dia.
    Angélica Aparecida do Nascimento, R.A: 47284.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Auristela Brito dos Santos. Sei o quanto é difícil ser professor, pois depositam toda a responsabilidade em nossas mãos. Mas se você já começar com esse pensamento de que está cansada desse blablá, será ainda mais difícil, pois temos que conhecer a raiz do problema para depois buscarmos alguma solução cabível.
      Samara Teles do Nascimento RA: 48544

      Excluir
    2. Coloquei a raiz do problema no final do meu relato. Mas sabe, estou na
      Auristela Brito dos Santos RA: 48966
      área da educação a mais de 20 anos não estou começando agora e o que ouvi neste curso só foi estes assuntos que mencionei acima muita critica e pouca solução. O Brasil já avançou muito e ainda tem muito o que avançar na educação estas discussões nunca vão ter fim e sabe porque? Sempre terá algo mais a se realizar...

      Excluir
  10. O ensino hoje ele e mais voltado para o ensino tecnicista, para sobrevivência do individuo buscando cobrir as suas necessidades. O estado não esta preocupado com a educação e sim com o mercado, por isso em plantou tantas escolas profissionalizantes.A disputa pela sobre vivencia do individuo esta sendo colocada em primeiro lugar, poucos esta se preocupando com os estudos.

    Cleide dos Santos Goldner, R.A. 47154, Vespertino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleide você falou tudo é em assim mesmo que si resumi a educação hoje. as pessoas que deveriam da um suporte melhor para educação não tá nem ai por isso a educação tá cada vez mais dificíl. Alguém precisa fazer alguma coisa e logo.
      Luzineide souza dos santos

      RA:46537

      Excluir
    2. Verdade, os governantes não se importa nem um pouco em formar os sujeitos como pessoas com oportunidade de escolhas, é com uma educação de qualidade está apenas preocupado qual vaga ocupará no mercado de trabalho para suas necessidades básicas, assim oferecendo à educação básica, como diz o nome "Básica" o mais simples possível.
      Lila Queiroz Leung RA:47332 Pedagogia 5° Semestre/ Manhã

      Excluir
    3. Verdade as escolas hoje elas não preocupa em passar par os alunos os valores as culturas as origem..Ela se preocupa em passa conteúdo para os alunos dizendo que estar preparando para o mercado de trabalho.sendo que só ver conteúdo e a pratica que e bom nada .
      EDNA CRISTINA S. SILVA . RA: 51281

      Excluir
  11. Os sistemas educacionais são criados para não funcionar e fazer o estudante desistir no meio do caminho,por isso é necessário que haja um engajamento por parte dos professores e gestores em trabalhar um curriculo democrático que funcione dentro e principalmente fora da escola.
    ANGELA MARIA CORDEIRO DA SILVA RA-48216 TARDE

    ResponderExcluir
  12. O conteúdo abordada na sala de aula visa na concepção e participação do aluno e na reflexão do professor.Levar em consideração os principios básico da educação e a soliedariedade do saber entre todos o educador deve conhecer o desenvolvimento do aluno fazendo ele aprender de forma adequada utilizando como base conteúdos adquiridos na sala de aula.Ser o mediador da sala de aula.
    RA 48178
    Maria José Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com Maria José, o professor deve ser o mediador do conhecimento.
      Rubania Gomes Souza
      RA: 46596
      Madrugada

      Excluir
  13. A reportagem fala que o conteúdo adquirido na sala de aula tem como :base volorização e participação e também o professor deve explorar a criativida e espaço com tudo do contúdo.Conhecer a cultura e repeitando o desevolvimento da criança.
    RA 48178
    Maria José Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É importante a divulgação do multiculturalismo entre os alunos,conservar nossa raízes faz parte do nosso aprendizado.
      na reportagem falar da cultura, hoje vejo cada de menos as escolas falar da nossa cultura.
      Luzineide souza dos santos
      RA:46537

      Excluir
    2. Alessandra E. Ferreira 47010 - manhã Pedagogia
      Concordo com vc Maria José acho realmente que o conhecimento do aluno tem que ser valorizado e respeitado.

      Excluir
  14. Existe muita teorias que ate hoje não colocaram em pratica,as informação quv deveria contribuir na escola está no papel e a educação continua tradicional.Como avaliaçao e a reprovação que a os professores oferece como castigo e outros mais temos alunos deixando a escola por motivo do sistema educacional e professor com baixo salarios inconpetente tudo isto que sofre e o aluno.Para acabar com o fracasso escolar precisamos avançar
    RA 48178
    Maria José Silva

    ResponderExcluir
  15. Edvaldo você está correto com sua colocação isto que acontece no dia a dia e um absurdo a educação tem muito para melhora porque depende de todos a sociedade está cansado de tudo isto.A pratica de ensino fica no papel.As torias não sai para escolas.Por isto que existe o fracasso escolar no meu ponto de vista precisa correr para avançar.
    RA 48178
    Maria José Silva

    ResponderExcluir
  16. O conhecimento da sala de aula e base do conteúdo que vai ajudar na construção do saber por isto o professor deve aproveitar todos resultados e alcaçando os objetivos dos alunos.Por isto o Edvaldo está correto.
    RA 48178
    Maria José Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito importante ter profissionais capacitados para que os alunos desenvolvam o aprendizado. O professor deve usar a didática do conhecimento.
      Rubania Gomes Souza
      RA: 46596
      Madrugada.

      Excluir
    2. É isso mesmo Rubania, para o desenvolvimento e aprendizados dos alunos, está precisando de profissionais capacitados e interessados em transmitir o conhecimento e se preocupar com o aprendizado de todos, e não apenas só naquele que sabe, e o que não sabe vai ficando pra traz sem aprender e se transformando em um copista. Vânia Vicente da Silva Martins 44713 Noturno

      Excluir
  17. O educando deveria ter clareza e respeito com o aluno aproveitando o espaço e as experiencias da sala de aula.
    RA 48178
    Maria José Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Maria , pois no dia a dia vejo que muitas escolas da mais importância para os conteúdos e esquesi do aprendizando de cada criança e a necessidade de cada uma pois tenho em mente que a escola é um espaço onde as crianças estão se preparando para o futuro..
      Luzineide souza dos santos
      RA:46537

      Excluir
    2. Concordo Maria José Silva , infelizmente a maioria quando sai esquece de tudo que aprendeu durante os estudos pratica coisas absurdas com os seus alunos. Parece que as mudanças que os professore falam e esperam nunca chega. É desanimador a educação do nosso País.
      Alzenir Cândido de Figueiredo RA 48260 5º vesp.

      Excluir
  18. A reportagem fala sobre uma educação que pode ser vista como em um modelo tradicional e conteudista, e outras situação também apresentada é a questão de como se ensinar e qual a melhor maneira para transmitir este ensino, hoje contamos com inúmeras influencias de pensadores e teóricos, que contribuem com a escola, entretanto alguns professores se mantem com uma mente fechada , não contribuindo com as inovações, se preocupando apenas com seus próprios interesses, porém é necessário que todos na área da educação se mostre com um pensamento mais elevado e inovador para que as escolas resultem em uma educação mais democrática, preparando o individuo não só para o mercado de trabalho, mas também para a vida em sociedade, dando oportunidades ao sujeito de fazer suas próprias escolhas.
    NOME: Elizabett Custodia Barbosa Coimbra RA:55315

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza se todos professores chegasse pensar ou colocassem em prática a teória ,a educação tomaria outro rumo ou os alunos procurava outro caminho para o aprender com ensino de qualidade respeitando a realidade da vida.RA 48178
      Maria José Silva

      Excluir
    2. Vejo que o conteúdo adquiridos em sala de aula é importante para o aluno é professor com essa

















      Vejo que o conteúdo em sala é algo que ajuda o aluno aprender mais e relacionar com todos.

      RA 48178
      Maria José Silva



      Excluir
    3. Tudo isto dever ser discutido com enfase e colocado em prética.

      RA 48178

      Excluir
  19. O educando esta sendo preparado apenas para um exame e não para a sua própria vida, sempre buscando metas, correndo atras da avaliação e obter os resultados dentro do ideal.
    Tatiana Viragh - 46745

    ResponderExcluir
  20. Bom na reportagem se dá índice de como a educação por outro anglo, outra visão foi construída, havendo apenas um interesse o aprendizado dos alunos, uma educação de qualidade, não apenas tanto um preparo para o mercado de trabalho mas um preparo de escolhas e oportunidades, visando não apenas interesses individuas mas gerando a democracia.
    Lila Queiroz Leung RA:47332 Pedagogia 5° Semestre/Manhã

    ResponderExcluir
  21. Fazendo a leitura deste texto, percebo que a escola, cada dia está transformada. Estão preocupados em formar ou padronizar os alunos, tirando suas culturas, seus pensamentos e o direito de ser o que quiser. E muitos professores infelizmente estão pregando isso, esquecendo dos valores de cada aluno, tudo isso para seguir um sistema, e praticarem o FEIJÃO-COM-ARROZ da educação, para que os alunos possa sair e viver nesta padronização social.

    NOME: Amanda Trindade Bitencourt da Silva RA: 43106 6º SEMESTRE NOTURNO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Amanda, quanto mais iguais os alunos forem melhor é para todos! Acredito que certas pessoas esquecem que pessoas são diferentes uma das outras, cada ser é único, e devemos respeitar e ajudar no que for necessário.
      Rosele Soares Magalhães Gonçalves RA: 43374

      Excluir
  22. Lendo este artigo, temos a nítida certeza de que não é preciso de altos investimentos para se dar uma boa educação. Temos que ter dedicação, força de vontade e amor pela profissão. Independente de onde se dê aula; nas grandes capitais ou nas cidadezinhas do interior do nosso País.
    Luzineide souza dos santos
    RA: 46537

    ResponderExcluir
  23. Lila eu concordo com você,mas a educação deveria ser democrática fazendo o aluno se preparar para o mercado de trabalho ou participar das oportunidades da vida.O professor no processo de avaliação deve prepara o aluno para o mundo fazendo ele pensar e inovar cada dia com isto o professor aprende com o aluno o volor do conhecimento.RH 48178
    Maria José Silva



    RA 48178
    Maria José Silva

    ResponderExcluir
  24. Pior de tudo é que o individuos são ambiciosos pricipalmente a escola prepara o sujeito para individualidade portanto a educação deveria ser democrática..
    RA 48178
    Maria José Silva

    ResponderExcluir
  25. A entrevista fala de escolas que seguem um modelo onde os alunos têm que decorar para ter boas notas e assim elevar a pontuação da escola e onde as famílias se preocupem em manter esse bom resultado.

    Angela Maria Pereira
    RA: 47241

    ResponderExcluir
  26. Para ter uma educação de qualidade precisamos uns dos outros para que a haja melhoria na educação, e os altos investimentos são apenas um atento no que realmente interessa que é a melhoria do ensino, e nós como educadoras devemos sempre acreditar na inovação, fazendo com que o aluno reflita, pense e crie independente dos recursos utilizados na sala de aula.
    Cleonilda dos Santos 45289

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Cleo, devemos acreditar na mudança da Educação do nosso País, investindo forças em nossos alunos independente de recursos, pois, não será por esse motivo que deixaremos de ensinar e o aluno de aprender. Juciléia Mª da Silva Ferreira RA: 47470 %º Semestre manhã

      Excluir
    2. Concordo com a Maria Da Silva, deve haver mudanças para o aprendizado ser de qualidade.
      Nidia Freitas
      Ra: 45797
      mdrugada

      Excluir
  27. As escolas só estão preocupadas com a quantidade e não qualidade. Precisamos de professores capacitados, para ter uma educação melhor para as novas gerações.
    Nome: Karina P. Mesquita RA : 46581
    Curso: Pedagogia 5° Semestre Manhã

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, mas está vindo uma nova geração de professores que irão fazer a diferença na nossa Educação Brasileira. Elenice Ribeiro pinto de Souza RA 47251.

      Excluir
    2. Concordo com você Karina, as escolas precisam se preocupar com a qualidade do ensino, e traçar a metas com objetivos não classificatório, mas sim promover uma educação inclusiva e de qualidade. Nice da Cruz Milanez RA: 47157

      Excluir
    3. Para que a educação seja de qualidade devem haver professores capacitados
      e que a escola tenha uma boa estrutura.
      Nidia Freitas
      Ra: 45797 Madrugada

      Excluir
    4. Concordo com o Antonio, precisamos nos preocupar mais com a educação do nosso país.
      Maria Aparecida Nunes
      Ra: 45022
      Madrugada

      Excluir
  28. Percebemos o quanto é importante o incentivo dos professores, na qual o professor incentiva o aluno na busca a pesquisa e ao aprendizado, usar novas ideias,o professor deve traçar suas metas e por mais difícil que seja em sala, fazer o possível para uma aplicação de sucesso ao final.

    Elaine Fornazier Santa Rita RA:47502

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você Elaine, mas infelizmente o professor que se encontra na rede publica, está desmotivado, cansado e sem expectativas referente ao estado como ao aluno. O incentivo está escasso.
      Nome: Dayane da Conceição RA 47596 Vespertino

      Excluir
  29. Para que se tenha uma escola com um ensino de melhor qualidade,é preciso que aja profissionais capacitados,preocupados e comprometidos com o seu trabalho,com um ensino,uma aprendizagem de qualidade.
    AMANDA JULIANA PEREIRA SERAFIM FREIRES RA:45058

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Amanda e no meu ponto de vista tem que haver também a troca de experiência e o dialogo entre professor e aluno.
      Amanda Julião - RA: 43525

      Excluir
    2. É verdade Amanda e com tudo isso que você explicitou para que se tenha um ensino de qualidade é muito importante também pegarmos de exemplo os planos e políticas que deram certo como da Finlândia e do Piauí para analisarmos e aplicarmos aqui o que é bom e assim colaborarmos com a melhorias da nossa educação.
      MARIA APARECIDA DE JESUS RA.17081 -TARDE

      Excluir
    3. Concordo Amanda precisa sim de professores qualificados, só que o sistema não pensa como nós, os mesmo continuarão lá até as aposentadorias chegarem em quanto não acontece, nossas crianças ficam dentro de uma sala sem saber nem o que faz lá, excluidos em um canto separados dos que sabem um pouquinho mais.
      Ana Cleide Figueiredo Marinho RA 46989 5º vespertino.

      Excluir
    4. Grande parte dos professores tem a didática, mas nem sempre usa.
      Maria Aparecida Nunes
      RA: 45022
      Madrugada

      Excluir
    5. Verdade precisamos de professores que abrem espaços para aulas com criticidade, e acredito que a criticidade dá ao aluno o direito de refletir, discernir, interpretar, expressar, julgar e distinguir entre a verdade e o erro. O aluno deve ter um olhar crítico não só para registrar o que aparece, mas também para desvendar o que se esconde, e sendo assim podemos dizer que a criticidade faz nascer atitudes e amadurecer as pessoas e a sociedade. DAISYMAR GOMES FERREIRA RA. 44234 6ºSEMESTRE NOTURNO

      Excluir
  30. As escolas de hoje está precisando de bons professores, que deixem de pensar só nos seus próprios interesses e comece a dar valor aquelas pessoinhas que estão ali precisando tanto. A educação só vai ter jeito um dia quando esses profissionais deixarem de culpar os pais e se assumirem como os culpados desse descaso que está a educação, tentar reverter isso e começar a dar aula de verdade sem medir esforços . Vânia Vicente da Silva Martins 44713 noturno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade vania, muitas pessoas não dão o seu melhor, por que acham que não é necessário, e quem sofre com isso são os alunos, uma profissão tão importante como é a de professor, muitas pessoas deveriam rever seus conceitos, e atuar melhor, da o seu melhor pela educação.
      Rosele Soares Magalhães Gonçalves RA: 43374

      Excluir
    2. verdade muitos professores hoje não estar nem ai para os alunos só quer saber que o salário deles estão entrando. os alunos que não tem interesse eles n estão nem ai ..
      Jucilene Luz Borges Dos Santos Ra: 47756

      Excluir
    3. Verdade Vania Vicente concordo plenamente com você, mais tem muito professor excelente por experiência própria, ai agente convive com vários e quando ver coisas desagradável agente pensa e reflete não quero isso para mim e a partir desse momento que se pode fazer a diferencia.
      Antônia das Dores Fernandes de Araújo Soares RA; 43639 pedagogia noturno.

      Excluir
    4. concordo com você vânia realmente as escolas precisam de bons professores que contribuam de verdade com a educação, e não somente com o salário altíssimo, mais que se interesse em fazer o melhor por cada criança necessitada. Raquel F De Lemos Soares RA 43453 6º noturno

      Excluir
  31. E isto mesmo,precisamos avançar e levar a educação mais seria para a sociedade portanto e necessário fazer uma politica vira a uma educação de qualidade respeitar as normas educacional,o direito para todos sem preconceito professores capacitados.
    RA 48178
    Maria jose Silva

    ResponderExcluir
  32. A escola muda de nome mas não muda os conceitos. Pode ter o nome de escola Tradicional, escola Nova ou Construtivista. Ela sempre vai ter o ideal de que os Currículos oficiais são claros e precisos, dizendo exatamente o que é para ser ensinado e a obrigatoriedade de ser aprendido, a qualidade fica a critério do professor, que por sinal não tem nem uma. Nos dias de hoje é raro conhecermos professores que tentam renovar os métodos para aplicar o conteúdo, pois os que já estão formados, exercendo a profissão encontram-se cansados e os que estão se formando ainda não intenderam que o missão do professor vai muito além de passar o conteúdo programático e entregar os relatórios no prazo.
    NOME: Dayane da Conceição RA: 47596 Vespertino

    ResponderExcluir
  33. Os conteúdos dados em sala de aula e e importante para os aluno darem continuidade no seus aprendizados
    Jandira Oliveira dos Anjos
    RA; 45528

    ResponderExcluir
  34. Através da avaliação o professor identifica o caminho que deve seguir para ajuda o aluno com suas dificuldades e seus conteúdos.O professor deve buscar formas e recursos para ajudar o aluno ao caminho do aprendizado.
    46916
    Maria Lucineide

    ResponderExcluir
  35. A escola Brasileira esta tendo dificuldade em relação a avaliação escolar, para que possa termos um ensino de qualidade é necessário que haja uma avaliação não para classificar, os aluno, mas para ajudar no seu aprendizado.
    Jandira RA: 45528

    ResponderExcluir
  36. O professor utiliza seu trabalho como mecanismo para auxiliar a tarefa como todo.
    46916
    Maria lucineide

    ResponderExcluir
  37. Este artigo é intrigante. Vai delineando uma escola tradicional, utópica para o contexto social atual e, ao mesmo tempo, real em um determinado período e em algumas instituições contemporâneas. Uma mistura de tecnicismo com o tradicionalismo das escolas de aplicação de Herbart - pai da escola tradicional. Cheguei a pensar que este artigo é um modo irônico de criticar algumas instituições educacionais contemporâneas.
    Douglas Wallas Franco Pereira, RA 39607, 5 semestre madrugada. Mudando para o período da manhã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso assim também, é acrescento que há um certo romantismo de alguns quando falam da educação brasileira. Talvez eu não tenha argumentos suficientes sobre este assunto, mais, hoje que estou dentro da escola e em sala de aula o que menos observo é simplicidade, nada é simples dentro de uma escola...

      MARIA DE ARIMATÉAS FERRAZ 47185 MADRUGADA

      Excluir
  38. Dentro de uma sala de aula o professor em cima do conteúdo,tem que observar o conhecimento de cada aluno e com isso aproveitar o espaço e as trocas de experiências para obter um excelente ensino de qualidade.
    Amanda Julião - RA: 43525

    ResponderExcluir
  39. Infelizmente vemos hoje este modelo sendo reproduzido por muitos dos educadores que só se preocupa com o seu salário no final do mês e não quer saber de ensinar com qualidade. Elenice Ribeiro Pinto de Souza. RA 47251

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você pois para melhorar a educação é preciso realmente querer mudar, normalmente vemos nas escolas é a acomodação tanto dos professores quanto gestão escolar, pensam que alunos não pode ser cidadãos críticos Onila Nogueira de Miranda RA 42847

      Excluir
    2. Concordo com você pois para melhorar a educação é preciso realmente querer mudar, normalmente vemos nas escolas é a acomodação tanto dos professores quanto gestão escolar, pensam que alunos não pode ser cidadãos críticos Onila Nogueira de Miranda RA 42847

      Excluir
    3. sim realmente tem muitos, que só pensa no seu salario esquecendo da seu papel principal que e de colabora nesse processo de transformação do sujeito.
      Mônica Batista de Jesus. RA. 46553 madrugada

      Excluir
    4. Verdade Elenice, por isso muitos alunos não aprendem, por que muitos professores não estão nem um pouco preocupados com a aprendizagem dessas pessoas.
      Antonia Teixeira Costa RA: 44286 Manhã

      Excluir
  40. Nós estamos vivendo a escola nova mas não na prática porque você ver que em nosso dia-a-dia muitos professores ensinando apenas o básico podendo aprofundar mais no assunto mas não querem ter o trabalho de colocar em prática novas idéias, apenas seguindo o curriculo usando de reprovação, pontos positivos e negativos, chantagem, estamos vivendo de muita teoria e pouca prática


    Mônica Santos Ferreira RA:41046 noite

    ResponderExcluir
  41. no texto ele nos demonstra como alguns professores trabalha nas escolas,não trás para os alunos nenhuma novidade só o professor tem direito de falar o aluno fica sem direito de questionar nada ,como no texto diz arroz com feijão . o professor trabalho em grupo isso ajuda muito no desenvolvimento da criança para que ele possa se soltar e ser habitas das atividades em sala de aula .enfim as escolas também funciona com base nos diretores se tiver uma boa direção grandes metas sarem cumprida, onde todos sai favorecido alunos e professore e direção trabalhando em grupo ..
    EDNA CRISTINA SOUSA SILVA RA; 51281 MANHÃ

    ResponderExcluir
  42. Por causa das políticas públicas civilizadas abrangentes restritas somente a centros urbanos ou capitais mais interessados para o governo, não impedem que mesmo com um governo contra é preciso fazer o feijão com arroz, bem feito. Os exemplos de países como a Finlândia, que apostaram na educação básica, mostram que é possível ir por esse caminho e obter resultado positivo. Precisamos uma atitude de perplexidade e ações efetivas e urgentes, com o comprometimento de todos Governo, Comunidade, Escola, tudo pelo bem da educação e precisamos reconhecer a crise da educação básica com urgência.
    MARIA APARECIDA DE JESUS RA.17081- TARDE

    ResponderExcluir
  43. Para termos uma Educação de qualidade é preciso investimento tanto na estrutura das Escolas quanto em capacitação dos Professores, se os Professores verem que há um interesse sincero de fato que envolva o ensino/ aprendizagem o empenho, será muito maior, fazendo com que o aluno reflita, questione e que crie novas experiências independente dos recursos disponíveis no momento.
    Juciléia Mª da Silva Ferreira RA: 47470 Pedagoga : 5º semestre manhã.

    ResponderExcluir
  44. Alessandra E. Ferreira 47010 - manhã Pedagogia
    A preocupação maior está em achar o culpado do fracasso escolar e não em achar soluções para o problema e para que chegue em uma solução deve-se pensar em estrategias de melhor forma para se ensinar para que seus alunos se tornem seres pensantes e críticos, e quem sabe um dia fazer a diferença em nosso país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Alessandra não concordo em ir achar culpados pelo fracasso escolar, mas ir em busca de solucionar os problemas que está o gargalho desse fracasso, creio que começa pelo sistema educacional que deveria investir mais na qualidade de ensino e no campo profissional da educação básica, o exemplo do Piaui um estado pobre, mas com profissionais competentes que até em baixo de uma arvore consegue passar, mediar o necessário para os alunos da região e o papel dos governantes nada oferece a classe baixa, por que eles só trabalham para a elite, não querem pobres pensantes e critico.
      Alzenir Cândido Figueiredo RA 48260 ped. 5º vespertino.

      Excluir
  45. Se levarmos em consideração o nível educacional finlandês, vamos entender de imediato que o altíssimo nível de escolaridade se da pela sua estrutura que o país oferece enquanto que o estado do Piauí para manter a melhor escola do Brasil é necessário haver muito esforço e superação e muito profissionalismo entendemos que da humildade também se colhe coisas boas.
    Antônia das Dores Fernandes de Araújo Soares RA: 43639
    Pedagogia Noturno

    ResponderExcluir
  46. A reportagem mostra um ensino tradicional, onde os professores seguem um cronograma estipulado pela escola, onde tudo que se ensinado tem um objetivo classificatório, acredito que os profissionais da educação precisam renovar suas práticas trazer o novo para dentro da sala de aula, para assim formar alunos críticos, de certo os professores e as escolas precisam ter metas, porém que garantam a inclusão de todos. NICE DA CRUZ MILANEZ RA:47157 MANHÃ

    ResponderExcluir
  47. A reportagem mostra um ensino tradicional, onde os professores seguem um cronograma estipulado pela escola, onde tudo que se ensinado tem um objetivo classificatório, acredito que os profissionais da educação precisam renovar suas práticas trazer o novo para dentro da sala de aula, para assim formar alunos críticos, de certo os professores e as escolas precisam ter metas, porém que garantam a inclusão de todos. NICE DA CRUZ MILANEZ RA:47157 MANHÃ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não diria ensino tradicional, e sim, disciplina. Os alunos dessas escola sabem onde querem chegar. A proposta de uma educação voltado para o aprendizado dos alunos. Professores mediando sujeitos para serem autônomos.

      Excluir
  48. Por causadas políticas públicas civilizadas abrangentes restritas somente a centros urbanos ou capitais mais interessados para o governo, não impedem que mesmo com um governo contra é preciso fazer o feijão com arroz, bem feito. Os exemplos de países como a Finlândia, que apostaram na educação básica, mostram que é possível ir por esse caminho e obter resultado positivo. Precisamos uma atitude de perplexidade e ações efetivas e urgentes, com o comprometimento de todos Governo, Comunidade, Escola, tudo pelo
    bem da educação e precisamos reconhecer a crise da educação básica com urgência.

    MARIA APARECIDA DE JESUS RA.17081- TARDE

    comentário redirecionado pela moderação

    ResponderExcluir
  49. A verdade é que muito se fala em mudanças, em transformações, em novos meios de ensino, porém a maioria dos professores deixam isso apenas no discurso. Espero de coração que tudo isso que estamos debatendo não fique apenas aqui, e que possamos por em prática esse desejo de MUDANÇA. Ana Paula Sales RA: 46673 - Madrugada

    ResponderExcluir
  50. Ler este assunto, colocado desta forma, me deixa confusa e preocupada ao mesmo tempo. Se o currículo é predeterminado pela Secretária da Educação não deveria haver ou ser permitido tantas discrepâncias assim. O que acontece então? Me parece que há um total descaso por parte das autoridades, que os diretores e gestores da escola pouco se importam e que os professores estão sendo super mau formados e pior, acomodam-se totalmente depois de uma primeira graduação. Observo muitas questões dentro da escola e a preocupação das pessoas que lá estão para resolve-las. O que não vejo é simplicidade, nada é simples dentro de uma escola. Concordo que é necessário uma reformulação na educação porem, há um certo romantismo por parte de algumas pessoas que falam da educação...Penso realmente que não tenho argumentos suficientes para tecer um juízo de valor profundo sobre este assunto, mais, vejo que dentro da escola nada é simples...

    MARIA DE ARIMATÉAS FERRAZ RA 47185 MADRUGADA

    ResponderExcluir
  51. O texto relata uma aprendizagem que nos faz refletir sobre uma escola tradicional ,onde os professores seguem um currículo adotado pela escola.Portanto para superarmos este ensino classificatório é importante que os professores,gestores, comunidade e governo reconheçam a carência que existe no ensino básico para poder melhorar as condições de aprendizagem. Onila Nogueira de Miranda RA42847

    ResponderExcluir
  52. O texto me remete a ideia de intenção, clareza e simplicidade. Sem me preocupar pontualmente com a necessidade de classificação tradicional, crítica, construtivista. Falamos de educação por vezes como religião, onde cada um acha que a sua é a melhor. Do que me valem anos de estudo e pesquisas se não tenho o ofício, o amor, a intenção, a ação e a crença na mudança. A frente das políticas públicas, currículos e metodologia estão os professores e profissionais responsáveis por mediar essa complexidade de forma mais simples possível para que chegue a mesa de todos como o arroz e o feijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Simone, muitos estão professores pelas vantagens que tem principalmente na rede pública. Fazem questão de falar para os alunos que o salário vai estar na conta no fim do més. Não tem amor nem o dom e muito menos intenção de fazer diferença. Vanderleia Medina RA: 47432

      Excluir
  53. O texto me remete a ídeia de intenção, clareza e simplicidade. Sem me preocupar pontualmente com a necessidade de classificação tradicioal, crítica, construtivista. Falamos de educação por vezes como religião, onde cada um acha que a sua é a melhor.Do que me valem anos de estudo e pesquisas se não tenho o ofício, o amor, a intenção, a ação e a crença pela mudança. A frente das políticas publicas, curriculos e metodologia estão os professores e profissionais responsáveis por mediar essa complexidade de forma mais simples possível para que chegue a mesa de todos como o arroz e o feijão. Simone Silva 5º RA 47514 Madrugada

    ResponderExcluir
  54. Com base no que aprendemos em sala de aula, é bem isso mesmo, exemplos de escolas tradicionais, onde tem que da tudo certo, tudo do mesmo jeitinho, não pode fugir do normal, diretor tem total poder, avaliações frequentes, e assim está bom, temos que ampliar o repertorio do aluno, ir além, e não pensar só no nosso bem estar no que é mais fácil para o professor, afinal estamos na sala de aula, no sistema escolar, pelo aluno, então devemos fazer o melhor pelos educandos.
    Rosele Soares Magalhães Gonçalves RA: 43374

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com voce Rosele e acredito que o educador que busca despertar a curiosidade e a criticidade em seus alunos, não pode basear-se na memorização mecânica, pois pensar mecanicamente é pensar errado e pensar corretamente significa procurar descobrir e entender o que se acha escondido nas coisas e fatos que analisamos e observamos. DAISYMAR GOMES FERREIRA RA.44234 6ºSEMESTRE NOTURNO

      Excluir
  55. com certeza, pois muitas vezes as politicas públicas não consegue atingir as metas programadas por terem um prazo muito longo pra serem alcançadas, já que em nosso pais os mandatos dos governantes e de quatro anos, um coloca como objetivo principal mas o próximo ao assumir esse mandato já não prioriza isso dai a dificuldade de si concluir os planos pra nossa educação, deixando de lado a base que e chamada de feijão com arroz, a não valorização dos nossos professores e a falta de planejamento para a transformação da educação básica no Brasil , não desprezando assim um bom feijão com arroz devemos assumir e mesmo que não temos uma politica educacional esperada temos que nus unir para vencer essa crise na educação assim como na Finlândia. Mônica batista de jesus RA.46553 magrugada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Mônica, ficam sempre jogando a culpa e responsabilidade para os outro, as politicas publicas para a educação deveria ser diferente, os professores ficam muito, com as jornadas duplas. Depois de estudar tanto não tem respaldo por parte dos governantes. MARY CORREA TINTINO RA: 47387

      Excluir
  56. Diante a leitura do texto ela nos trás uma educação tradicional, onde só o professor tem o direito de argumentar algum assunto em sala de aula, os alunos tem que ficar no seu canto sem dar uma palavra . Porém se queremos mudanças devemos levar para sala de aula , algo construtivo para que todos posam interagir com os outros colegas e professor .
    JOCILENE LUZ BORGES DOS SANTOS RA: 47756 MANHÃ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Jocilene, o professor tem que se especializar e se atualizar cada vez mais e deixar que os alunos exponham suas ideias, conhecimentos e aprendizagem para torna-los seres críticos, pensantes e capazes de se sair bem em qualquer situação.
      Willianne Pereira Barbosa de Souza RA: 44396 6º semestre

      Excluir
    2. Concordo com você Jocilene, mas, acredito que um dia teremos uma escola de qualidade, que agrade ao professor como um bom educador, o aluno como um perfeito aprendiz e a sociedade com sua participação na construção de uma nova vida social e em sua liberdade de escolha. Sandra Brito Barbosa RA: 46873 manhã.

      Excluir
    3. E mais a realidade é diferente por isso que devemos fazer a diferente lá na frente para obtermos resultados satisfatório!!!!
      Márcia Bitencourt de Oliveira Ra: 47226 manhã.

      Excluir
    4. Acredito que é necessário se lutar por uma educação de qualidade e uma valorização maior para todos aquele que se encontram inseridos nela, portanto, a educação não se centraliza apenas no professor mas em todo um conjunto que compõe essa educação precisa ser reconhecido e valorizado. Fábia Bispo Cândido RA 47227 madrugada.

      Excluir
  57. O que mais vemos é professor dentro da sala de aula sem compromisso, sem didática e sem responsabilidade somente pensando em si, sem pensar nos alunos, sem pensar no quanto eles são importantes na vida destas pessoas. Ensinar não somente passar um monte de conteúdo mais acima de tudo ouvir o aluno,olhar para as dificuldades cada um, para assim fazer um bom trabalho.
    Antonia Teixeira Costa RA: 44286 Manhã

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, porque o que muito se vê são pessoas em busca de um diploma que lhe garanta uma certa estabilidade e por isso não há um compromisso sério o que está claramente perceptível nos cursos. Em sala de aula só conseguem ver que os alunos são desinteressados, não querem saber de nada, é um caso que não tem mais jeito, mas se eles não estimulam fica difícil a mesmice e não há quem aguente. Houve um caso em que o aluno estava discutindo com o professor e foi chamado o coordenador do ciclo que ao conversar com o aluno ouviu a seguinte frase "Eu quero aprender e ele fica só passando coisas para copiar é apagando e passando. O que alguém aprende assim?". O professor precisa levar em consideração o seu aluno, ter amor ao ato de ensinar, estimular e ser um mediador entre o aluno e o conhecimento numa relação onde ambos aprendem e havendo uma confiança mutua entre educador e educando.
      FÁTIMA COSTA E SILVA DE LIMA RA: 48297 MADRUGADA

      Excluir
    2. Verdade, sou testemunha do que você esta falando, ouvi de professores que se o aluno não quer aprender, ela que não iria se estressar, o problema era do aluno, e olha que ele só tinha oito anos...

      Maria Eleni de sousa RA 56904 Vespertino

      Excluir
  58. O sistema da educação básica na Finlândia deu certo por que a educação ainda é valorizada, e os professores são bem pagos e mesmo sendo boas escolas ela padroniza seus alunos, e sai todos iguais com os mesmo padrão de ensino e de como se deve viver em sociedade. No Brasil a educação não é considerado primeiro plano par as politicas públicas, mas as escolas regem com o mesmo modelo de o que vou ensinar ao meu aluno, ou o que ensinar e para quê e para quem vou ensinar, é um modelo de educação padronizada e seletiva.
    Alzenir Cândido de Figueiredo RA 48260 ped. 5º vespertino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, vc diz tudo.
      RUBANIA G SOUZA
      RA: 46596
      MADRUGADA

      Excluir
    2. Mas a ideia de educação depende do que eu estabeleço para formar o sujeito, e é isso que compete ao currículo, cada lugar ver qual é a sua prioridade em relação a educação. Ana Verônica da Silva RA: 47568 Madrugada.

      Excluir
    3. Concordo com você Alzenir.
      Gislene de Souza RA 42932

      Excluir
  59. A educação na Finlândia tem um modelo rígido, tradicional, onde os professores seguem duramente autoridades cotidianas com seus alunos, o modo de ensinar, é uma forma de modelo padronizador sobre os educando e seletivos. Exemplo os que prestam seguem para lá e os que não presta jogam-se no lixo.
    Ana Cleide Figueiredo Marinho RA 46989 5º vespertino

    ResponderExcluir
  60. O Currículo está sempre a serviço de uma sociedade que está no comando naquele momento. O Professor tem papel fundamental, pois, deve se ter uma prática pedagógica com metodologias onde o sujeito possa aprender a enfrentar desafios e problemas. Tendo o Professor como mediador. O objetivo é formar alunos autônomos com iniciativas para solucionar problemas.
    DALVA RAQUEL ANICETO RA 46617

    ResponderExcluir
  61. Essa escola e tradicional onde alunos não tem direito de expressão e de trocas de experiência com professor e onde eles tem que Sérgio regras.Precisamos mudar a educação e fazer com qualidade. RA:47002 Elaine Maria Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com base nas aulas e, nos debates que tivemos essa educação que o texto se refere não prepara o aluno. O aluno aceita tudo que lhe é dado sem questionar, afinal não estar sendo preparado para questionar e ser crítico e, sim para obedecer.Por meio deste método sairão todos iguais... vazios. Lediane Costa Ra:45202

      Excluir
    2. Concordo os professores precisam mudar seus pensamentos,dentro da sala de aula,ter o objetivo de forma alunos pensantes.Amanda;RA 46807-Madrugada.

      Excluir
  62. É no mínimo preocupante um professor em seu discurso, falar que construtivista porém em sua prática se perde e não é nem isto nem aquilo. Um bom professor e comprometido com sua prática, seja qual for o método vai contribuir com o futuro dos seus alunos. Raimunda Fernandes Lima Pereira RA 48597 5 Semestre manhã

    ResponderExcluir
  63. Antonia, estou de acordo com você pois é possível por meio da simplicidade e humildade conseguir bons resultados na vida. E porque não falar na vida, se educar nada mais é do que preparar pra vida. Raimunda Fernandes Lima Pereira RA 48597 5 semestre manhã

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raimunda, mas de verdade você acha mesmo que a escola prepara para vida?
      no meu ponto de vista a escola prepara meros trabalhadores, a escola é extremamente tecnicista, eu diria que a escola forma a mão- de-obra
      Jidelma Abreu Rabelo 43052 noite

      Excluir
  64. O professor não busca se aperfeiçoar e nem procura se atualizar fazendo com que sua aula seja sempre a mesma coisa, sem novidades e o mesmo faz com os sus alunos, não deixa que eles exponham suas ideias, conhecimentos e suas experiencias vividas.
    Willianne Pereira Barbosa de Souza RA: 44396 6º semestre

    ResponderExcluir
  65. O texto que lemos fala sobre uma educação tradicional e de regras do tipo (arroz com feijão) para se ter alunos robotizados, no formato que se esperava e que ainda se espera alcançar em muitas escolas, porem, será que e este tipo de alunos que esperamos ter, ou será que esperamos e ficaremos satisfeitos se nos depararmos com alunos questionadores, autônomos, participantes, sei que parece utopia, distante da nossa realidade, porem, penso que nossas metas para educação não deverá ser somente fazer a escola que trabalhar os crescer, mas sim, fazer nossos alunos crescerem, despertar neles o desejo de crescer e conhecer.

    Ana Paula Santos da Silva - RA 44326
    Pedagogia - 6o semestre noturno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, a educação tem que formar alunos pensantes.
      nome: Thalita Brito dos Santos ra: 47897 manhã

      Excluir
    2. Ana Paula, muitos idealizam um tipo de aluno, quando se depara com a realidade, preferem fazer o que a maioria faz,não pensam neste individuo que pode se emancipar e tornar-se um sujeito autônomo .Buscam aqueles que falam SIM para tudo.Marlene Augusta da Silva R A: 47728

      Excluir
    3. Concordo amiga Ana Paula, quando os alunos se conscientizarem de que aprendemos com tudo e com todos com certeza se tornaram seres críticos e autônomos, pois o verdadeiro objetivo da educação não é meramente prover informação, mas o estimulo de uma consciência interna. Dentro desse contexto devemos nos atentar que vivemos um sistema de governo capitalista em que se é constantemente bombardeado por perigosas propagandas em massa que induz ao consumo, e em letras garrafais, no grito ou na subjetividade elas convencem que a felicidade esta no ter e não no ser. DAISYMAR GOMES FERREIRA RA.44234 6ºSEMESTRE NOTURNO

      Excluir
    4. Concordo amiga Ana Paula e acredito que ao professor não cabe dizer: faça como eu, mas sim faça comigo! Um professor de natação não pode ensinar seu aluno a nadar na areia fazendo imitações e gestos, mas sim, levá-lo a lançar-se na água em sua companhia para que aprenda a nadar lutando contra as ondas, desta forma, o aprender se torna interessante e leva o aluno a se sentir competente e motivado.
      DAISYMAR GOMES FERREIRA RA.44234 6ºSEMESTRE NOTURNO

      Excluir
  66. Estas escolas nos mostram um currículo perfeito para aprendizagem com suas metas permanentes, ambientes agradáveis para os professores, reconhecimento da sociedade, participação dos pais entre outras qualidades, porém, não vemos um lugar agradável para os alunos, ainda parece uma prisão ou um quartel, onde as regras são rígidas e bem seguidas com objetivo na formação ou construção de um certo cidadão para serviço do Estado. Sandra Brito Barbosa RA: 46873 manhã

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente Sandra ainda não temos um espaço que mostra uma ideia de educação de forma positiva, mas como professores, o nosso desafio é propor inovações dentro da escola lidando com o currículo proposto, com o planejamento realizado e mediante a isso estabelecer estratégias que possam buscar a reverter essa visão que temos diante dessa realidade. Amanda Cunha Leal RA: 47018 Madrugada.

      Excluir
    2. Acredito sim Sandra que o professor merece um local decente e gostoso para trabalhar, mais não podemos deixar isso influenciar tanto na hora de ensinar, os educandos devem estar preparados para educar em qualquer lugar e deixar a vontade de ensinar falar mais alto.
      Janaina Silva 47474

      Excluir
    3. Sandra vejo que absolutamente, as instituições estão focadas em ensinar conteúdo para uma única finalidade: o trabalho. E, não em desenvolver um sujeito critico e autônomo. Jaciana Vieira RA 46832 manhã.

      Excluir
  67. Podemos sim! trabalhar com o que temos de forma inovadora, como arroz e o feijão, mas com temperos diferentes, com criatividades na seleção dos materiais pedagógicos e a minha vontade de fazer acontecer!! ai, sim! teremos resultados, como Piaui.
    Ivonete silva Rodrigues- 47389 - madrugada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo basta que todos se preocupem para que no final os alunos tenham um ensino de qualidade e assim os professores cheguem no seu objetivo.Karina Henrique do Nascimento RA 47341 madrugada 5º semestre.

      Excluir
    2. Exatamente isso. Devemos sim trabalhar com esse arroz com feijão, pois dá certo e só quem tem a ganhar são os alunos. Mas nunca devemos "estacionar", buscar métodos novos é fundamental para que a aprendizagem ocorra. Djanira Ra: 21469 tarde

      Excluir
  68. Na maioria das vezes os professores não olha si o aluno esta aprendendo ou não, e sim deixa ele de canto isso e errado temos sempre que observar o que o aluno faz para colocar em maior desenvolvimento no mercado de trabalho e mostrar a realidade da vida.
    Márcia Bitencourt de Oliveira Ra: 47226 manhã

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podemos dizer que ainda acontece de professores não estarem nem ai para seus alunos, mais acho que esta é uma minoria, pois em algumas escolas podemos ver professores comprometidos com o seu trabalho e sendo mediadores do conhecimento no ambiente escolar, dão oportunidade aos alunos de expor as suas dificuldades e são comprometidos com o seu trabalho pena que isto não acontece em todos os lugares.

      JEANY GEORGIA COIMBRA SANTOS RA 55318

      Excluir
  69. Concordo, muito se fala de mudanças e transformações, mas que não passa de um mero discurso. Ana Cleide de Figueiredo Marinho RA: 46989 5ºVespertino

    ResponderExcluir
  70. A escola está preocupada só com a quantidade e não com a qualidade e em achar um culpado pelo fracasso.Amanda;RA 46807-Madrugada.

    ResponderExcluir
  71. A educação Finlândia, devemos ensinar o aluno, focar somente nele, independentes dos obstáculos, e faltas de verbas, nem todos escolas seguem o currículo perfeitamente, os alunos por se tem que ter aproveitamento, em tudo e cooperar com os professores.Essa forma da Finlândia, tem um pouco haver com o que vivemos hoje.Maria da Conceição da Silva RA:17865

    ResponderExcluir
  72. O ensino tradicional , pode ter dado certo ate um certo tempo. Mas o mundo mudou, tudo mudou! Hoje o professor tem que levar em conta, que cada um e cada um! Avaliando o aluno , suas necessidades , suas dificuldades, seus anseios, suas realidades, suas barreiras a fim de prepara- los solidamente para a vida futura! Benedita S. P. Camelo Fernandes RA:47423 pedagogia tarde.

    ResponderExcluir
  73. Verdade! temos que fazer a diferencia..MARIA DA CONCEIÇÃO DA SILVA NOTURNO
    5 º SEMESTRE .

    ResponderExcluir
  74. De acordo com o que foi desenvolvido na aula sobre a educação tradicional, relata a dificuldade no ensino dos dias atuais porque alguns professores não estão nem ai para transformar essa realidade estão preocupados apenas com o salário altíssimo que ganhão e se a educação esta desta forma a culpa não é dele e sim dos pais, família e sistema de modo que para uma educação de qualidade é necessário aprender a construir uma educação verdadeira onde a prática segue junto com a teoria. Raquel F De Lemos Soares RA : 43453 6º semestre Noturno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com o seu posicionamento Raquel tem professores que não estão nem ai para seu alunos só pensam neles não querem saber se seu aluno tem problemas, se tem as vezes culpa a própria família ,ele nunca rever se seu trabalho esta adequado para atender aquele aluno que tem dificuldade e diz que a culpa é sempre do aluno ra 48350 Sueli aparecida pascoal

      Excluir
  75. Na verdades o que deve mudar e a nossa politica , ter comprometimento com educação, valorizando os professores.
    O texto fala que o professor e tão importante quanto o aluno, coisa que aqui e outra realidade. Simone Felix dos Santos 45241

    ResponderExcluir
  76. Não sei se de verdade a forma de ensino "arroz com feijão" é uma forma certa de ensinar, pois notas boas nas escala IDEB, SARESP entre outras, não quer dizer de verdade que há qualidade de ensino. A escola tem como dever deixa seus alunos se expressarem, expor suas opiniões e não doutrinar alunos para obter notas altas nos índices....
    RA: 43052 Jidelma Abreu Rabelo noite

    ResponderExcluir
  77. Cristina da silva Ferreira Ra 39504 . Tarde
    O sistema educacional precisa de mudanças urgente e dever de nós futuros educadores fazer a diferença, nos preparando para auxiliar e atender nossos alunos dentro de suas necessidades levando em consideração o conhecimento prévio de cada um para formar novos cidadão críticos e pensantes apesar de saber que temos um curriculo a segui.

    ResponderExcluir
  78. O que se percebe é que não precisa muito para ter uma educação de qualidade, onde há uma meta a cumprir, os professores são valorizados e o ensino é organizado de forma simples e dá resultados. Muitos criticam essa forma rígida, mas se vê que deu certo. Aqui se fala muito em construtivismo, levar o aluno a refletir, ser crítico, mas no fim o sistema de ensino é pensado para formar determinado tipo de sujeito que seja passivo e fácil de ser governado. Na faculdade o discurso é de uma escola construtivista e ensina o que não devemos fazer com nossos alunos, mas é que fazem conosco o tempo todo.
    FÁTIMA COSTA E SILVA DE LIMA RA: 48297 MADRUGADA

    ResponderExcluir
  79. A reportagem mostra uma educação de maneira simples, que ao olhar fora do contexto pode ser vista como a educação tradicional a preocupação é a mesma para todos, sempre em busca da melhor maneira de ensinar, ou seja todos possuem o mesmo objetivo e metas a serem alcançadas. Na minha opinião a educação deveria ser de solidariedade entre todos os membros escolares, diretor, professores, coordenador e alunos , dando a eles suas próprias escolhas que na maioria das vezes, a fala é do professor, que na teoria diz uma coisa e na prática se comporta totalmente o inverso.
    Denise Mendes 47442 Madrugada

    ResponderExcluir
  80. Essa escola é totalmente tradicional, pelo que observei no texto os alunos não podem se expressar, não há uma construção de conhecimentos, os professores tem um cronograma a seguir, não podendo fazer uma aula diferenciada.
    nome: Thalita Brito dos Santos ra: 47897 manhã

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thalita brito concordo contigo, esse modelo de escola coloca uma venda nas pessoas e o que chamam de modelo educação é esconder a realidade do ensino sem democracia e construção de conhecimentos, mas ao longo do trajeto da história vem mudando através da críticas, e qual a melhor forma de ensinar. MARLI ROCHA RA: 46932 PEDAGOGIA MADRUGADA

      Excluir

  81. O que se pensar diante de uma reportagem como está, existem diversos profissionais em educação alguns excelentes outros, é preciso chegar bem perto para tentar enxergar se aquele indivíduo está mesmo em um local de ensino. Às vezes aquilo que é simples pode obter mais resultados do que o que é complexo. Pergunto a todos: Será que aqueles buscam resolver os problemas na área educacional, estão realmente interessados em encontrar solução?
    Marlene Augusta da Silva R A: 47728

    ResponderExcluir
  82. Infelizmente a educação na Brasil produz um fetiche social, reproduzindo a desigualdade, a marginalização e a miséria. Os educadores precisam se conscientizar que o ensinar não é pensar em algo puramente planejado o aluno necessita se transformar em um individuo capaz de lutar pela liberdade. Vivemos em uma sociedade em que a classe dominante oprime, violenta e explora causando perturbação no individuo, individuo esse que não tem coragem de enfrentar esse opressor que estimula a reprodução da desigualdade. Mas hoje os docentes podem e devem ensinar os educandos a pensar, questionar e reconhecer a realidade que os rodeiam, para que assim sejam capazes de construir opiniões próprias. O educador deve acreditar no que faz, ou seja, as suas ações e seus atos serviram de modelos para os alunos e uma vez que se ensina refletir se faz necessário que ambos reflitam juntos e com isso as atitudes do docente estarão sendo uma prova viva daquilo que se transmite, pois a frente de um educador existe seres humanos que necessitam se conscientizar e se moldar.DAISYMAR GOMES FERREIRA RA44234 NOTURNO 6ºSEMESTRE

    ResponderExcluir
  83. O que se observa diante desse contexto é que o sistema de ensino na Finlândia prioriza a educação básica, o feijão com arroz se conceitua na responsabilidade da escola em exercer o seu papel no qual é educar e formar cidadãos críticos e responsáveis com direitos e deveres também, no currículo há o que tem que ser ensinado e o que tem que ser aprendido pelos alunos, e os resultados são positivos, já aqui no Brasil, no Piauí por mais que tenha algumas escolas boas há necessidades de investimentos com relação a tecnologia, e a valorização dos professores e do sistema educacional do país. Penso que se na Finlândia cada um faz a sua parte e dar certo, o que podemos levar em consideração a isso é propor ideias que de fato valorizam o nosso contexto pedagógico e diante dessas reflexões nós possamos buscar práticas que favoreçam a nossa proposta pedagógica mesmo na base do currículo. Amanda Cunha Leal RA: 47018 Madrugada

    ResponderExcluir
  84. Como foi falado em sala de aula, as escolas são exatamente como no passado, o que precisamos é que a família se envolva mais com a educação de nossas crianças, não deixando que elas se percam no meio do caminho. Todos nós queremos melhorar a qualidade da educação, mais estamos presos no tradicionalismo.
    Maria Eleni de Sousa RA 56904 vespertino

    ResponderExcluir
  85. Ao meu ver o essencial é o arroz feijão mas não podemos esquecer de acrescentar uma mistura de primeira para termos uma educação semelhante ou melhor que a do Piauí e da Finlândia. E como fazemos isso simples tirando do papel e aplicando na pratica pois temos formação para isso , basta continuar investindo em si e em seus alunos pois com uma formação continuada todos sairemos ganhando, sem esquecer que nossos estados falta politicas publicas mas muita defasagem vem por falta de ética e uma boa formação dos pedagogos, que ao avaliar previamente nossas crianças esquecem de dar continuidade no processo, perante os resultados o que de nada adianta uma avaliação se você não irá fazer o acompanhamento apropriado, respeitando suas particularidades. Priscilla Ferreira de Almeida ra 47840 Manhâ

    ResponderExcluir
  86. Ao meu ver o essencial é o arroz feijão mas não podemos esquecer de acrescentar uma mistura de primeira para termos uma educação semelhante ou melhor que a do Piauí e da Finlândia. E como fazemos isso simples tirando do papel e aplicando na pratica pois temos formação para isso , basta continuar investindo em si e em seus alunos pois com uma formação continuada todos sairemos ganhando, sem esquecer que nossos estados falta politicas publicas mas muita defasagem vem por falta de ética e uma boa formação dos pedagogos, que ao avaliar previamente nossas crianças esquecem de dar continuidade no processo, perante os resultados o que de nada adianta uma avaliação se você não irá fazer o acompanhamento apropriado, respeitando suas particularidades. Priscilla Ferreira de Almeida ra 47840 Manhâ

    ResponderExcluir
  87. Diante do que foi visto no texto, a educação na Finlândia tem uma preocupação maior com relação ao aprendizado dos alunos e a valorização do profissional, e segue a risca a quilo que o currículo impõe, mostrando um resultado significativo, e a educação no Brasil ainda não é uma prioridade por parte dos governantes é por isso não temos resultados significativos e mais abrangentes em nosso país. Fábia Bispo Cândido RA 47227 madrugada.

    ResponderExcluir
  88. Como podemos ver cada sociedade estabelece o seu currículo de acordo com suas necessidades, ou seja, que tipos de cidadãos eu quero formar. Ana Verônica da Silva RA: 47568 Madrugada

    ResponderExcluir
  89. Os professores devem observar seu aluno para diagnosticar, depois teremos como executar uma trabalho diferenciado, assim trabalhar com mais rigo, com cobrança pedindo que realize sua tarefas tanto em sala de aula como em casa,Acredito que podemos sim ter várias escola como do Piaui. Podemos estudar como eles fazem para podermos ver como dar uma continuidade no trabalho ou precisamos mudar.Vanda Sousa Lima RA: 47843 noite 5° Semestre.

    ResponderExcluir
  90. O assunto da reportagem, traz para nós professores um dever muito importante de se importar com o aluno durante os seus planejamentos,conteúdos, e avaliação. Podemos e devemos trabalhar com o que temos de forma inovadora. Gislene de Souza RA 42932

    ResponderExcluir
  91. Podemos ver quando os professores e a escola se interessa os alunos aprendem, basta todos se esforçarem tudo acontece isto não só na educação. Karina Henrique do Nascimento RA 47341 madrugada 5º semestre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que não só depende da escola e do professor.Tem que haver primeiramente o interesse dos alunos e a participação das famílias na vida escolar de cada aluno.Maria Suely dos Santos Silva RA:47999,Madrugada.

      Excluir
  92. Nesta instituição de ensino não tem a "tal democracia" lá os alunos não tem espaço para expor as suas duvidas e nem necessidades, o educador esta lá para transferir o conhecimento, na sala só ele fala e os alunos escutam não ou seja nesta escola o aluno não tem vez.

    JEANY GEORGIA COIMBRA SANTOS RA 55318

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em partes, Sim, que na Escola não existe a chamada Democracia. Que tanto o professor como a equipe pedagógica não pode mudar o ensino que é oferecido nas escolas. Porém acredito que na questão do aluno, quando diz que ele não pode expor suas duvidas, ai vai da qualidade do professor e do seu interesse em que esse aluno aprenda de verdade, mesmo que seja o ensino que já é estabelecido pelo governo, o básico, mas que isso, o aluno realmente aprenda. Priscila Lopes Camargo RA: 51871 - 5ºSemestre - Noite

      Excluir
  93. Acredito que quando queremos ser professor por amor a profissão, por gostar de ensinar, por pensar no outro, o que menos importa é o local de trabalho pois não vemos o local e sim os alunos que lá estão querendo aprender. Precisamos de um pouquinho de todas as pedagogias e juntas elas vão acrescentar ao educando um bom trabalho em sala de aula e assim preparar todos para a vida.
    Janaina da Silva 47474

    ResponderExcluir
  94. Tem caráter classificatório onde valoriza a ação individual e competitiva, sendo um modelo tradicional, não permitindo autonomia do estudante. Jaciana Vieira RA: 46832 manhã.

    ResponderExcluir
  95. Para que a educação tenha uma mudança significativa é necessário uma reforma em toda sua estrutura, a começar pela política até os professores que precisam ser mais capacitados e interessados em levar para seus alunos uma educação de qualidade.Transferindo seu conhecimento e incentivando seus alunos a pesquisa, buscando estratégias para que suas aulas deixem de ser monótonas e cansativas e passe a ser mais prazerosa para ambos os lados.ROSELI DE JESUS:RA:46702-VESPERTINO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo e acredito que não passa de comodismo,muitos professores pensam que já sabem o bastante e não buscam por uma formação continua. Fazendo que tenhamos visivelmente o fracasso escolar, constatado pela falta de preparação do professor em sala de aula.
      Jusilaine Sousa Rodrigues RA 47820 Madrugada

      Excluir
  96. Os governantes não estão preocupados com a educação de nossas crianças, mas com os resultados e comparações com países menos desenvolvidos. Deveriam investir mais nas escolas públicas que as vezes não tem nem um computador funcionando na sala de informatica. Eles pegam uma escola publica situada em um bairro de classe média para fazer propaganda principalmente agora nas eleições. E no extremo da periferia onde as pessoas não tem acesso as tecnologias? MARY CORREA TINTINO RA: 47387

    ResponderExcluir
  97. Essa forma arroz com feijão de ensinar que o texto se refere é interessante para as pessoas da elite de qualquer país capitalista, mas cabe à nós professores ter criatividade pra ensinar esse arroz com feijão. Temos que mudar a forma de ver a pedagogia, é importante que os professores assumam uma posição ativa e de reflexão. A solução é sair do comodismo e da situação mais fácil e cômoda.

    ResponderExcluir
  98. As escolas seguem os mesmos modelos de currículo, pois os alunos podem ser transferidos para qualquer escola do Brasil sejam públicas ou privadas e mesmo assim conseguem comer o mesmo feijão com arroz. Os professores deveriam ser melhor valorizados, afinal pode ser causa disso a desmotivação de muitos. Vanderleia Medina RA: 47432

    ResponderExcluir
  99. O texto mostra que é uma educação tradicional, ou seja, o aluno não tem o direito de se expressar, dar sua opinião, o professor não dá chance, somente ele fala e o aluno somente ouve . Mas como educadores temos o dever de mudar essa situação, deve haver o diálogo entre professor e aluno, uma troca de conhecimentos.
    Eliana Alves de Matos RA 46695

    ResponderExcluir
  100. A educação na Finlândia é valorizada, tudo é feito de forma objetiva para que o maior beneficiado seja sempre o aluno. Não é preciso grandes mudanças no ato de ensinar para que haja resultados favoráveis na educação. Podemos e devemos fazer uso de novos métodos que nos auxiliem enquanto professores, mas sempre prestando atenção nesses exemplos para que possamos levar para sala de aula o melhor. Djanira RA: 21469 tarde

    ResponderExcluir
  101. infelizmente nos dias de hoje existe escola com esse contexto do "feijão com arroz" não se preocupa com o que os alunos falam ou pensam é uma real democracia, eles pensam só no sistema e ensinam para seus alunos de como se sair bem nas provas e testes que acabam favorecendo a si próprios ra 48350 Sueli pascoal

    ResponderExcluir
  102. Na verdade a educação não é desenvolvida conforme aprendemos por mais que adquirimos novos conhecimentos eles não são colocados em pratica, a confirmação disso é a desigualdade social.Precisamos de profissionais investigadores e ousados para que tal mudança possa acontecer.
    Em algumas escolas a metodologia é falha, causando dúvidas quanto á construção da educação, acredito que uma metodologia mais flexível traria uma maior contribuição para o aprendizado do aluno mas infelizmente a educação no Brasil faz com que nos tornemos cidadãos oprimidos pela sociedade impedindo que nos torne seres pensantes,
    Solange Mara dos Santos RA: 47875 Madrugada 5º semestre

    ResponderExcluir
  103. O chamado "feijão-com-arroz" da Educação, nada mais é, do que o ensino básico oferecido ao aluno. O professor, a equipe pedagógica não tem autonomia dentro da Instituição para oferecer um ensino de qualidade. Todos precisam seguir os parâmetros que são dados pelo governo e não pode sair disso. Não existe democracia na escola. Manda o governo e obedece a Instituição. Precisa seguir o cronograma que já é estabelecido, seguir o livro. O ensino já esta estabelecido. Priscila Lopes Camargo RA:51871 5ºSemestre -Noite

    ResponderExcluir
  104. o texto fala da educação como se fosse uma receita onde tem os ingredientes certos e a maneira correta de se fazer. As escolas famosas por um bom desempenho de seus alunos são escolas que não formam os alunos para pensar e sim para serem condicionados dessa forma tem-se a ilusão de uma boa educação mas essa educação não passa de uma classificação. Os professores tem o dever de educar para a vida toda mas acaba se acomodando com o jeito mais fácil de ensinar afinal já vem tudo pronto. MARTA AMANCIO DE SOUZA RA: 43209

    ResponderExcluir
  105. Creio que a avaliação ainda se encontra no modo tradicional.Esse tipo de auto-avaliação ainda se encontra num modo muito lento.Precisamos de um projeto eficaz que não utilizem os alunos para alcançarem notas boas em rankings,mas porém que através desse resultado possam trazer melhorias para á educação. Maria Suely dos Santos Silva RA:47999 Madrugada.

    ResponderExcluir
  106. No texto diz uma forma simples e organizada para uma boa educação, e que na verdade está sendo mascarada pelo sistema. E que segue no ensinar a exigência dos método, planos, objetivos e metas. O que o professor(a) nada pode em sala de aula, que deve seguir as regras em muitas escolas ao tentar mudar é advertido, porém, a luta da atualidade é fazer diferente, formas de mediar o conhecimento para uma boa aprendizagem. E ver a dificuldade de cada aluno ao aplicar uma atividade e como usar isso a favor da desenvolvimento do ensino para que os alunos consigam atingir um nível de qualidade com seus próprios pensamentos. MARLI ROCHA RA: 46932 PEDAGOGIA MADRUGADA

    ResponderExcluir
  107. Cristina Maria Fernandes Sousa
    RA 47835
    Comentário
    Eu acho cada escola tem o seu critério de ensino, não adianta um ensino tradicional se a escola não tema sua técnica. Como o arroz e feijão você tem que saber fazer, como uma escola você tem saber temperar cada criança na sala de aula, não adianta só colocar o tempero se saber temperar.
    Cada Professora e muito importante para nossa nação sem eles nos não samos nada.

    ResponderExcluir
  108. Podemos analisar que o professor ao aplicar o conteúdo em sala de aula deve utilizar várias estratégias e não utilizar apenas um recurso . Visando a busca da construção do conhecimento do aluno. É necessário que o professor avalie constantemente os seus métodos utilizados para que se tenham resultados satisfatórios.Acredito que se todos os educadores tivessem esta prática muita coisa seria transformada na educação.
    Jusilaine Sousa Rodrigues 47820 Madrugada

    ResponderExcluir
  109. Jidelma, trabalhar é digno e faz parte da vida!! Nao vejo problema em preparar as pessoas para o trabalho, o grande erro é determinar por meio da educação quem vai realizar trabalho braçal e intelectual. Como futura professora preciso acreditar na educação. Raimunda Fernandes Lima Pereira RA 48597 manhã



    ResponderExcluir
  110. Para que a Educação seja de qualidade o professor deve ser parceiro da escola do aluno e da família. Deve ser comprometido com a sua carreira docente. Só que a realidade que vivemos nos dias de hoje é bem diferente, os professores que estão na rede se sobrecarregam de trabalho em jornada dupla para obter melhores salários, tornando assim o trabalho cansativo e sem qualidade. Estes deveriam ser bem remunerados para que ao se deparar com os problemas do dia-a-dia em sala de aula sentissem prazer em buscar uma solução, pois o que percebo nos dias de hoje são docentes desmotivados pelo salario que não condiz com a responsabilidade de formar um cidadão que irá atuar na sociedade. É por isso que cada vez mais temos analfabetos funcionais. Maria Aparecida Feitosa de Sousa Gomes: RA 47051 . Vespertino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Maria Aparecida, o governo não está preocupada de proporcionar melhores salários, pois não está interessado na educação no Brasil.
      Elaine Fornazier Santa Rita RA:47502

      Excluir
  111. Escola e familia devem andar juntas na educação dos alunos, esta união faz muita diferença no aprendizado, penso que os professores e a familia devem se unir para buscar uma educação de qualidade para toda rede de ensino seja ela qual for, particular ou publica, pois se nossas crianças e adolecentes não tiverem uma educação de qualidade o que será da nossa nação pois se eles são o nosso futuro.
    Edleny N Santos Ra:46643 turma/pedagogia

    ResponderExcluir