Assista ao filme:http://www.youtube.com/watch?v=fNssyjM3_Y8
http://www.youtube.com/watch?v=h_5MpJS6cKg&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=anBESp9o_G4&feature=related
Descreva as sensações decorrentes do filme e debata com os colegas
Responder até dia 12/10/14
O vídeo começa com preconceito até d parte do educador, quem deveria ser responsável por mediar a relação da menina pela classe. Infelizmente o preconceito ainda existe, e infelizmente é muito presente dentro das instituições de ensino. O que eu acho? Que não é preciso de um curso ou formação acadêmica para mediarmos e agirmos corretamente, mas é muito triste ver um professor ou até mesmo um sociedade fazendo discriminação. Somos todos seres humanos!
ResponderExcluirAna Carolina Oliveira dos Santos RA: 74948
Concordo Que o preconceito faz parte da vida do sujeito inclusivel na sala de aula desde da aparência até a cor da pele e o mundo que as pessoas não respeita o semelhante e de quem tem mais.
ExcluirRA 48178
Maria José Silva
A mídia auxilia no papel de discriminar.O preconceito começa em casa e termina
Excluirna sala de aula.Acho que nunca vai terminar esse abuso
RA 48178
Maria Jose Silva
Acho que pode mudar tudo se a sociedade começa respeitar as diferenças e começar pensar no outro como cidadão
Excluir48168
Maria José Silva
Concordo Maria José, um dos papéis da escola é a socialização e acredito cada vez mais na importância do educador nesse sentido. Afinal, somos mediadores de um grupo.
ExcluirAna Carolina Oliveira dos Santos RA:47948
É verdade Maria José, e se faz necessário o ensino das relações etno-raciais nas escolas, para que as próximas gerações possam ver este assunto com um olhar diferente.
ExcluirMARIA APARECIDA DE JESUS RA. 17081- TARDE
mesmo tendo leis que assegura igualdade de direitos para a todos dentro e fora da escola,o preconceito ainda se faz presente dentro da escola e em outros espaços como é retratado nesse filme. RA:42794 ALUNA: Sandra Gomes Sousa Mota.
ExcluirNeli Manha RA 47355 Ainda está longe do ser humano pensar nos outro embora achamos algumas mas é a minoria para que isso aconteça teria que ser a grande maioria da população 08/10/2014
ExcluirAcho que o vídeo mostra o preconceito independente da cor. Afinal todos nós sabemos que foram os, negros que sofreram muito com isso. Então, o vídeo alerta que qualquer pessoa pode ser vítima desse mau e, que os brancos no passado não tão distante fizeram com os negros e, se fossem com eles como se sentiam? Lediane Ra 45202
ExcluirConcordo com vc Ana Carolina,porque o educador pode tentar mudar um pouco essa realidade do preconceito. Outra passar aos alunos que somos todos iguais,ajudar a melhora e não piorar as coisas. RA: 47002 Elaine Maria
ExcluirAcho que o preconceito começa muitas vezes dentro de casa,pelos próprios familiares,com apelidos ex:preto,neguinho,etc,eu mesmo tenho um filho que já chegou chorar porque minha filha falou que só ele era preto da família,meu esposo caiu na risada.ele mãe não quero se preto,antão realmente é difícil. DINAMAR BARBOSA DE FARIAS RA: 45406 NOITE. .
ExcluirO Brasil e campeão do preconceito racismo em relação preto branco , rico ou pobre , a pessoa que sofre esses absurdo preconceito e como se fosse excluído da sociedade .Sabendo que todos nos somos seres humanos so muda uma coisa e o dinheiro o dinheiro compra tudo ,mas não compra a nossa dignidade.Ate mesmo o preconceito vem acontecendo dentro da própria escola e os que não estão nas escolas como se sentem de antes de tantos absurdos como são encarados pela sociedade? Jocilene luz Borges dos santos RA47756 Manha
ResponderExcluirConcordo plenamente que o preconceito também existe em casa e termina na Faculdade e tudo que muda e a grana por isto vamos respeitar as diferença sem preconceito.
ExcluirRA 48178
Maria José Silva
O vídeo fala da realidade vista na sala de aula com alunos entre educadores a falta de respeito vivida todos os dias na educação básica até a Faculdade Educadores discriminando alunos e fazendo pouco.Para mudar precisa muito tem que fazer o povo pensar no semelhante, quem vale e o dinheiro.
ExcluirRA 48178
Maria José Silva
Alessandra E. Ferreira 47010 manhã
ExcluirJocilene vc realmente falou tudo, o preconceito é na verdade uma exclusão absurda, é como se quando morreremos fossemos enterrados de formas diferentes, o que é um absurdo definir o ser humano por sua cor ou seu dinheiro.
Jocilene é verdades infelizmente o nosso Brasil e o que mais tem preconceito com racismo,afinal somos todos de uma raça só. DINAMAR B.F. BATISTA RA 45406 NOITE.
ExcluirNesse vídeo mostra um branco na pele de um negro, mostra como o negro é tratado hoje em dia e como ele vê a sociedade em sua volta. Mostra uma realidade invertida, diferente a qual estamos acostumados a ver, que é sempre o branco manda e o negro obedece. E no vídeo mostra o negro mandando e o branco obedecendo, e a falta de respeito que um tem pelo outro e eu acho as perguntas que ela faz no final muito importantes para serem respondidas e discutidas mais vezes.
ResponderExcluirLuzineide souza dos santos
RA:46537
Luzineide~, essa colocação do negro mandar no branco, não vai resolver a situação do racismo, o respeito uns pelos outros é fundamental. Até o momento criaram um preconceito com relação ao negro e será que não estão criticando demais o branco com a ideia do racismo? o que de fato queremos é que as igualdades racial se estabeleça no Brasil e no Mundo.
ExcluirAlzenir Cândido Figueiredo RA 48260 ped. 5º vespertino
Alzenir concordo não podemos pagar o mal com mal, e nem transferir problemas pra oura situação , tem que acabar!!!
ExcluirAdriana Martins 48312 vespertino
Isso nunca terá um fim... por mais que a escola ou a sociedade tente nunca acabará. O preconceito existirá sempre
ExcluirAuristela Brito dos Santso
o preconceito racial, e a inversão de papeis devemos ressaltar a importância de nos colocarmos no lugar do outro, só assim conseguiremos entender realmente o que se passa, o que se sente, e talvez um dia consigamos juntos banir toda e qualquer foma de preconceitos.
ResponderExcluirLUZINEIDE SOUZA DOS SANTOS
RA:46537
Que bom seria ,se um dia toda humanidade tivesse a capacidade de se colocar no lugar outro,seria bem diferente,pois so sentindo na pele sentiriamos o quanto doi.Nome:Noemia S.de Oliveira Andrade:RA:46957.Manhã.
Excluirconcordo plenamente que o preconceito racial é uma inversão de papeis ou seja de valores se a pessoa não tem valor ela não serve, geralmente é tratada como um bicho ou ate mesmo como nada ra 48350 Sueli pascoal
ExcluirConcordo Noemia pois, Jesus veio a essa terra para ensinar isso. Mas as pessoas não conseguem viver o que o outro sofre. Adriana Martins 48312 vespertino
ExcluirConcordo, pois se cada um de nós, nos colocarmos no lugar do outro ao menos uma vez,entenderíamos melhor seu sofrimento e sentimentos e quem sabe assim perceberíamos que somos todos iguais e talvez assim o preconceito diminuiria.Roseli de jesus RA:46702
ExcluirPor isso, nós educadores devemos combater este preconceito, levar nossos alunos, pais e a sociedade em geral a refletir sobre este assunto, e coloca-los na pele do discriminado!! EMILIA RONCO RA 35340 - 6º SEM. NOTURNO
ExcluirConcordo com você Emília, O preconceito só será combatido um dia quando os educadores abraçarem essa causa e fazer uma reflexão, e a partir disso debater com seus alunos e fazer eles sentirem na pele como se fossem eles o descriminado Vânia Vicente da Silva Martins RA 44713 Noturno.
ExcluirBem, acho que as pessoas deveriam ver mais esse lado da sociedade, não é a cor da pele que faz uma pessoa. Se cada um se colocasse no lugar dessas pessoas que sofrem esse tipo de imoralidade, saberiam o mal que estão causando e até então os "Monstros do futuro" que podem estar alimentando, e criando. E não é somente essas pessoas que tem a pele negra que sofre com isso, tem muita gente aí que não respeita os deficientes, idosos, homossexuais,em fim... em todo caso, pessoas ,digamos, "Diferentes" a visão de terceiros, pessoas que são diferentes do que costumamos conviver, ver, e até ser... etc. Se cada um respeitasse o próximo como ele é, o mundo não estaria como está. Fico indignada quando vejo casos absurdos de violência por conta do racismo, homossexualismo enfim, todo tipo de violência por conta de preconceito. Esse tal de Bulling, "cara" fico indignada com esse povo, por que fazem isso? O que irão ganhar com tudo isso? Lembro do caso do Massacre na escola, daquele tal de Wellington aquele que foi lá na sua antiga escola, matou umas 12 crianças inocentes e depois se matou. Ele fez isso pra se vingar, pois quando estudava naquele escola sofria BULLING.
ResponderExcluirAbra os olhos minha gente! Olha o que esse mundo está se tornando. Olha o que as pessoas acabam se tornando. Então.. Pessoas que cometem Bulling, sabem aquelas crianças que morreram? Poderiam ser seus filhos. E sabe a pessoa que matou aquelas pobres crianças? Então, poderia ser o indivíduo qual vocês hoje "zoam" "Caçoam" e "zombam". Esse mundo esta perdido mesmo.
Luzineide souza dos santos
ra: 46537
O vídeo é emocionante, eu sou negra e espero verdadeiramente que um dia todas as pessoas possam ser vistas somente como pessoas, sem rótulos, que não lhe sejam dados privilégios por sua cor, raça ou nacionalidade, mas que tenhamos direitos iguais. Kayte Ap. S. de Moura RA: 43865
ResponderExcluirParabéns Kayte, é isso mesmo a vida é uma dádiva portanto devemos desfrutar dela a cada segundo, o que importa se você é negra e eu sou branca e daí? O que importa é ser alguém integro de caráter que busca dar o seu melhor em tudo que faz! Viva os negros, viva os brancos, viva o ser humano, viva a vida, o amor, a saúde, como diz a Regina Casé XÔÔÔ PRECONCEITO!!!!!
ExcluirÉ isso mesmo Kayte, que possamos repeitar as culturas, as diferenças raciais, e que possamos desfalecer a desigualdade que esta entre nós, e que infelizmente estar maior que imaginamos.
ExcluirNOME: Amanda Trindade Bitencourt da Silva RA: 43106 6º SEMESTRE NOTURNO
Só podemos sentir uma dor quando passamos por ela. É fácil dizer para o outro não sofrer, quando a dor que o outro sente eu não posso sentir. A descriminação existe sim, mas quando temos um objetivo devemos nos motivar pelo nosso potencial, e acreditar que somos capaz de vencer os obstáculos.
ResponderExcluirMaria Aparecida Feitosa de Sousa Gomes RA: 47051. Vespertino
Concordo com oque você diz que só sentimos quando acontece com a gente, acho que a inversão de papel foi pra isso mesmo pra causar esse desconforto e mostra que não e só porque você e de uma designada cor que você sera melhor que o outro, isso e para nos mostrar que devemos nos tratar de igual pra igual.
ExcluirLUANA PALMEIRA SILVA RA 46876. VESPERTINO
concordo com a sua opinião as pessoas só sente a sua dor e ela passar por ela, é duro você ser discriminada por tudo e por todos ra:48350
ExcluirSueli pascoal
As pessoas deveriam se colocar mais vezes no lugar do outro, não julga-las por cor, raça ou qualquer tipo de discriminação.
ExcluirElaine Fornazier Santa Rita RA: 47502
concordo com sua opinião Maria Aparecida, quando sentimos a dor na pele paramos para refletir um pouco, precisamos dar um basta ao preconceito nós somos todos iguais na diferença. Cade o respeito entre os seres humanos,temos que começar agora cada um fazendo sua parte tenho esperança de um dia isso acabar. Nãooooo ao preconceito.
ExcluirCristina da silva Ferreira Ra 39 504 vespetino
Neli Manha RA47355 Infelizmente isso esta longe de acabar as pessoas são muito preconceituosas mas temos que continuar a tentar a fazer nossa parte
ExcluirO filme relata que o preconceito e muito grande e muitas vezes as pessoas desistem de lutar pelos seus objetivos, porque não resistem a opressão.De qualquer forma o preconceito,seja por ser negro, pobre, velho ,magro,gordo etc. deve ser combatido porem devemos lutar juntos nos futuro pedagogos podemos começar com nossos alunos, conscientizando cada um a igualdade para todos. Jocilene luz Borges dos santos RA:47756
ResponderExcluirdevemos lutar por nossos direitos independente da cor ou classe social , nuca desistir de nossos sonhos. devemos trabalhar sim com nossos alunos desde cedo ,para quer mais tarde seja pessoas que saiba lidar com a igualdade social.
ExcluirEdna Cristina S.Silva RA 51281
E complicado as pessoas fazem muito mau as pessoas, ate mesmo os próprios pais tem preconceito com seu filho vivencie uma na escola a mãe falo para a filha que ela não pudia fazer educação física por conta que ela e gorda o professor pego e falo na o e bem assim não ela tem sim que fazer educação física ai o professor converso com a mãe ai ela mudo de ideia!!! nos professores temos que fazer a diferença!!!
ExcluirMárcia Bitencourt de Oliveira ra:47226 5 semestre manha
ExcluirConcordo Márcia muitas vezes o preconceito começa dentro da própria casa, independente de classe e cor, a motivação dos pais ou do responsável pelo individuo é muito importante para sua formação como ser humano dentro da sociedade.
Edleny N Santos RA:46643/ Pedagogia / manhã
ExcluirConcordo Márcia muitas vezes o preconceito começa dentro da própria casa, independente de classe e cor, a motivação dos pais ou do responsável pelo individuo é muito importante para sua formação como ser humano dentro da sociedade.
Edleny N Santos RA:46643/ Pedagogia / manhã
A inversão de papeis só descreve melhor o que uma pessoa que sofre preconceito sofre. A discriminação racial continua nada mudou. A cada dia que passa vemos mais situações que envolvem essa lamentável realidade. O poder ou a posição social não interfere, o negro é mal visto sempre. O racismo possui uma extensão intelectual intensa, e impregnada na mentalidade dos seres humanos. Portanto, o racismo certamente ocorre em todas as partes do mundo, mas no Brasil ele tem dimensão histórica. Elisângela Martins. RA 47916 - tarde.
ResponderExcluirConcordo com você quando diz que o racismo nada mudou, pois a visão das pessoas perante o negro e pessoas de comunidades carentes ,que é o caso da maioria dos negros ,eles são negros e pobres, tem uma grande dificuldade de convivência e de inclusão social no nosso País. SOLANGE PEREIRA DA SILVA RA: 47374 MANHÃ
ExcluirConcordo Elisângela, o vídeo espanta porque muitos de nós não nos colocamos no lugar do outro, e quando isso acontece choca. Tem gente que fala que o preconceito está na própria pessoa, mas acredito que não o negro é discriminado sim, como você disse bem "é mal visto sempre", porque carregamos isso na nossa cultura, infelizmente.
ExcluirRosele Soares Magalhães Gonçalves RA: 43374
O mundo seria diferente se as pessoas antes de criticar o proximo vistisse sua camisa , iria sentir na pele o que é o preconceito .As leis decretam direitos iguais para todos mas a realidade é outra.Nome;Noemia S.de Oliveira Andrade .RA;46957.Manhã.
ResponderExcluirCom certeza. O que falta para o nosso país além de cumprir as leis ao pé da letra é a inversão de papéis na sociedade, mas infelizmente sabemos que para esse sistema capitalista continuar em equilíbrio essa inversão de papéis não é interessante.
ExcluirNOME: JULIANE DANIEL DA SILVA RA: 46993 MANHÃ
Concordo com você, é preciso que todos tenham consciência e tratem todos por igual, sem preconceitos para que possamos viver um país de igualdades raciais.
ExcluirWillianne Pereira Barbosa de Souza RA: 44396
Muito bem, acredito que poderíamos sim mudar muitas coisas em nossa educação, mas temos que ter posturas diferentes, buscarmos melhorar a nossa visão e das pessoas que nos cercam.... Desigualdade deveríamos buscar formas para que essa praga não destrua mais crianças. GRACIANE SANTIAGO - RA 48511 - MARUGADA
ExcluirConcordo com você Noêmia, as leis contra o racismo estão ai, mas infelizmente estão ai, mas funciona somente em alguns casos, de preferencia se a pessoa for rica, ai tem processo e tudo mais, seria muito bom se as leis fossem seguidas a risca e que servissem para todos.
ExcluirJuciléia Maria da Silva Ferreira RA: 47470 Pedagogia manhã
O filme nos mostra uma situação de inversão de papel racial, tive uma sensação de tristeza e desprezo, pois vinha até mesmo do professor a discriminação. Essa discriminação temos que bani-lá da sociedade, somos todos iguais e é lamentável
ResponderExcluirsaber que infelizmente o preconceito ainda existe.
Ana Cleide de Figueiredo Marinho RA 46989- Vespertino
Kayte, assim como você espero que um dia essa desigualdade acabe e todos possam ser tratados iguais, sem distinção de classe social e cor.
ResponderExcluirAna Cleide de Figueredo Marinho RA 46989- Vespertino
O filme relata o racismo, que é um dos problemas sociais que estamos vivendo até os dias de hoje,onde pessoas negras são tratadas de forma inferior de um branco, o contexto histórico vem reconhecendo esse pensamento racial. A cor da pele não diferencia ninguém , somos todos iguais e devemos respeitar e como futuros educadores devemos orientar nossos alunos sobre diferentes raças , religiões e etnias. Andreza Gonçalves. RA 46618, Vespertino.
ResponderExcluirOneida RA; 48659 Concordo que temos ter educação não fazer acepção tratar todos iguais ser humano quer ser alguma coisa mas se engana tem pessoas maravilhosas que esta no nosso meio ter igualdade o sangue que corre na veia de um negro corre na veia do branco somos todos iguais
ExcluirO vídeo apresenta uma escola com uma mistura racial, começando pelos educadores que são negros e uma mistura de alunosentre branco e negros todos se repeitando, essa é a igualdade racial que queremos, não só para o Brasil, mas para todo o mundo.
ResponderExcluirAlzenir Cândido Figueiredo RA 48260 5º vespertino
Concordo com você Alzenir, quando o racismo for eliminado mundialmente, será uma vitória conquistada, neste momento todos os cidadãos serão respeitados, não importa cor de pele, raça , classe social, o que desejamos para a humanidade e nada mais, nada menos que respeito ao próximo.
ExcluirDenise Mendes R.A 47442 Madrugada
Concordo plenamente com a Alzenir e a Denise, quando tivermos um país livre de preconceitos , teremos a vitoria de um Brasil melhor . Respeitando todos como cidadães de direitos e deveres , independente de cor , religião , classe social, sexo. Andreza Gonçalves RA 46618
ExcluirDiscordo com você cara amiga Alzenir, pois o vídeo já demostra que o preconceito se começa na escola, quando não à professores brancos e os demais sempre falam do branco como um intruso, não foi esse tipo de escola que eu frequentei.
ExcluirDayane da Conceição RA: 47596 Vespertino
Vejo que a inversão dos papeis e realmente pra causar esse espanto nas pessoas e mostrar de um jeito inverso como as coisas funcionam nos dias atuais, mostrar que hoje as coisas não estão diferente não importa sua cor a sempre preconceito, tudo e motivo para um preconceito os valores morais que devemos ter não existem quando o assunto e julga o outro não nos tratamos com iguais.
ResponderExcluirLUANA PALMEIRA SILVA RA 46786 5º SEMESTRE VESPERTINO
Verdade Luana, o preconceito está em praticamente tudo, se você fala errado sofre de preconceito, se veste diferente sofre preconceito, devemos respeitar o próximo como ele é, e não como queremos que ele seja.
ExcluirRosele Soares Magalhães Gonçalves RA: 43374
Preconceito é um juízo preconcebido, que se manifesta numa atitude discriminatória, perante pessoas, crenças, sentimentos e tendências de comportamento. que deveria ser respeitada independentemente de sua, cor. raça, religião ou opção sexual todos devem ser respeitados.ra 48350 Sueli pascoal
ResponderExcluirConcordo com você Sueli. O respeito é o principio básico que todos devemos exercer, cultivar e cobrar.
ExcluirSamara Teles do Nascimento RA: 48544
Saiba que eu concordo sim com a sua opinão, pois o preconceito esta ligado a uma descriminação ao sujeito, e somando tudo isso entra o racismo de todas as cores, as religioes, os sexos, entre outras. Passando tudo isso em nossa mente, nós devemos respeitar, porque nós temos Direito, e o direito é o essencial de tudo, para mudarmos o nosso Brasil.
ExcluirAngélica Aparecida do Nascimento, R.A 47284, Vespertino, Pedagogia.
Concordo com você Sueli. O respeito deve ser o principio básico que todos cidadãos devem exercer, exigir e impor.
ExcluirSamara Teles do Nascimento
o filme demonstra o papel do branco na pele de um negro ,sofrimento de uma pessoa que sofre por preconceito principalmente na escola que um lugar de aconchego que mais acontece preconceito não só dar cor mas também das classes sociais. nos como futuros professores devemos mostrar para nossos alunos desde cedo que somos iguais independente dar cor ou classe social. Para que no futuro eles saiba distinguir a igualdade.
ResponderExcluirEdna Cristina Sousa Silva RA: 51281
Realmente concordo com você, na escola vemos os mais variados tipos de preconceitos e isso acaba desmotivando o aluno, e por isso devemos trabalhar essas diferenças buscando a conscientização das crianças. É importante também no trabalho, em casa, onde estivermos e acima de tudo não somente na teoria, mas principalmente na prática, porque muitas vezes fala se muito bonito, mas na realidade a coisa é bem diferente. Somos todos iguais para DEUS e ele nos ama a cada um do jeitinho que somos.
ExcluirFÁTIMA COSTA E SILVA DE LIMA RA: 48297 MADRUGADA
O filme nos trouxe uma reflexão muito séria a uma realidade mais presente do que nunca o preconceito, este que existe em vários setores, várias fases, classes sociais, etc.
ResponderExcluirA inversão de papéis tentos nos mostrar como alguém que se sente excluído da sociedade realmente se sente, é bom lembrarmos também que o preconceito é algo que se perpetua no âmbito escolar, o que é muito pior uma vez que a escola é um local para que todos, todos se sintam aconchegados, acolhidos, ou seja é preciso uma reforma no modelo de educação no Brasil!
O preconceito ainda existe, isso e muito triste tem pessoas que para de fazer as suas coisas por conta disso estamos em uma era que não deveria ter preconceito mais.
ResponderExcluirMárcia Bitencourt de Oliveira ra: 47226 5 semestre manha
E verdade Márcia as pessoas deixam de lutar pelos seus objetivos por causa do preconceito e acaba abrindo mão do que gosta , Ate porque se sente como se estivessem fazendo algo errado. Jocilene luz Borges dos santos RA;47756 manha
ExcluirConcordo com você Márcia, estamos em um tempo onde não deveria mais existir o preconceito. Porém sabemos que o preconceito deixam marcas irreparáveis em quem sofre com isso.
ExcluirRute de Souza Calábria de Araujo. Ra : 43843 noite 6 semestre.
Oneida RA;48659 Concordo que o preconceito traz prejuizo que na sala de aula aquele que tira nota melhor se acha mais que o colega fica jogando na cara com eles não acontece muitos para de estudar por causa do preconceito.
ExcluirO que eu senti é que essa sensação de não nos colocarmos na pele dos negros acontece muito, mas isso também acontece em quase todas as situações, as pessoas em geral tem dificuldade de se colocar no lugar do outro, e na minha opinião essa ação de se colocar no lugar da outra pessoa é a chave para a maioria dos problemas. Quando olhamos as situações de outras perspectivas e nos colocamos no lugar das outras pessoas, conseguimos entender o porque de muitas coisas.
ResponderExcluirNOME: JULIANE DANIEL DA SILVA RA:46993 MANHÃ
O vídeo começa com preconceito,mostrando que o professor deveria mediar a relação da menina pela classe. O preconceito existe, e acho muito dificil acabar totalmente infelizmente é muito presente dentro das instituições de ensino e fora dela.
ResponderExcluirNa minha opinião para acabar realmente com o preconceito, todos deveriam pagar com serviços comunitários onde aprenderiam a respeitar vendo que cor de pele não significa nada,é muito triste ver um professor ou a sociedade fazendo discriminação, sejam ela qual for, quando envolve professores com alunos ao meu ver é pior ainda. Não podemos jamais esquecer que todos somos seres humanos e temos sentimentos.
Denise Mendes R.A 47 442 Madrugada
Isso ai Denise, concordo, pois talvez o serviço comunitáio não resolva de imediato o problema mas com certeza conscentizaria muitas pessoas.
ExcluirMichele Rodrigues da Silva
Concordo com você Denise, o preconceito nunca vai deixar de existir, prestar serviços comunitários seria uma ótima forma, das pessoas preconceituosas sentirem na pele, e valorizar mais os outros, debaixo da pele somos todos iguais, ninguém é melhor que ninguém, devemos valorizar a vida. Vanderleia Medina RA: 47432 Madrugada.
ExcluirLuana Palmeira o que você falou é verdade a sempre preconceito em tudo, o mais importante que são os valores morais esse é deixado de lado.
ResponderExcluirSimone Rodrigues Novais RA: 46947
O filme nos mostra o quanto a pessoa sofre por preconceito racial, é preciso que tenhamos igualdade para respeitar e aceitar o outro da forma que ele é. Sem preconceitos ou descriminação, temos que nos unir e mostrar que somos pessoas que buscam juntas a melhoria de um país e não deixar que o preconceito tome conta da vida das pessoas. Pra Deus somos todos iguais e é assim que devemos ser.
ResponderExcluirNome: Willianne Pereira Barbosa de Souza RA: 44396 6º semestre noturno
Concordo com você a igualdade e pra todos. mas infelizmente a discriminação fala mais auto na mente poluída da queles que não consegue enxergar um dedo do seu próprio nariz.Oque importa e que somos filho do mesmo pai Celeste esse sim não tem olhos poluído independente de cor , rico ou pobre Jocilene luz borges dos santos RA 47756 manha
ExcluirConcordo Willianne, precisamos fazer a diferença para um pais melhor. Por isso que temos levar para dentro da escola e orientar a nossas crianças, porque se acharmos que n tem mais jeito ,nós mostra que não estamos nem ai para a nossa futura geração.
ExcluirNome: Karina P. Mesquita RA; 46581
Curso: Pedagogia 5° Semestre Manhã
A inversão da história mostra que somos todos iguais e que a sociedade deveria se colocar mais no lugar do outro, pensar que poderia ser ele em determinado momento, situação delicada, o preconceito só prejudica, isso digo para qualquer tipo de preconceito.
ResponderExcluirElaine Fornazier Santa Rita RA:47502
SOMOS TODOS IGUAIS,SÓ NO DISCURSO PORQUE NA PRÁTICA NÃO É FACIL ACONTECER 44096 SUZI
ExcluirConcordo Elaine, apesar dos direitos no Brasil serem iguais para todos nem sempre conseguimos usufruir desses direitos, pois muitas vezes eles nos são negados e temos que brigar para que a justiça seja feita sobre um direito já adquirido por lei .
ExcluirMaria Aparecida Feitosa de Sousa Gomes RA: 47051
Concordo mas poderia tentar acabar com esse preconceito dentro das escolas e te digo que ao contrário é nas escolas onde se tem o maior preconceito.
ExcluirAngela Maria Pereira RA:47241 vespertino
concordo com você Elaine Fornazier, perante a Deus todos nós somos iguais,todos tem o direito de ir e vir independente de sua cor, sexo ou classe social.
ExcluirMaria Aparecida Nunes RA: 45022 Madrugada
Não só prejudica Elaine como, mata os sonhos de milhões de crianças e adultos todos os dias. Priscilla Ferreira Ra 47840, Manhâ
ExcluirOlá Elaine! concordo com você, se nos colocarmos no lugar do outro sofrendo sendo humilhado, apanhando, acredito que nem todos, mas o ser que conseguisse refletir já mudaria a cara desse mundo! Adriana Martins da Silva 48312 tarde
ExcluirSe nós parássemos para pensar, existem muitos tipos de preconceitos, não só o de cor, mas se em cada um deles nós vestíssemos a pele da pessoa, talvez seria mais fácil fazermos o julgamento, pois só quem passa é que sabe o estrago que causa. Vendo o vídeo do lado oposto da realidade, sinceramente, não passou um verdade pois na maioria para não falar 100/% quem sofre mais preconceitos são os negros.
ResponderExcluirApesar que o vídeo quis mostrar do lado oposto para chamar atenção mesmo, como futuros pedagogos devemos educar nossos alunos em um ambiente de respeito e rejeitando qualquer tipo de preconceito mostrando para eles, se coloca na pele do seu colega se fosse como você como gostaria de ser tratado.
Simone Rodrigues Novais RA: 46947
Simone Rodrigues, o preconceito existe desde sempre. Enquanto não vivermos em uma sociedade mais justa e governada por quem não busca os interesses próprios estaremos sujeitos a vivenciar essa triste realidade.
ExcluirElisângela Martins RA 47916 - 5º semestre Pedagogia Tarde
Concordo com você Simone Rodrigues Novais. É na escola que devemos começar a plantar as sementes do fruto que queremos ser, e como queremos ser tratados. Não podemos continuar dando atenção para coisas que são relevantes. Mas sim estarmos mais atentos com o futuro do nosso país, e quem o comenda, pois para eles é bem conveniente essa briga, porque assim não teremos tempo para enxergar a manipulação que sofremos dia após dia.
ExcluirSamara Teles do Nascimento RA: 48544
Concordo com você Simone, as primeira orientação sobre respeitar o próximo começa em casa, depois na escola e sociedade nós como futuro pedagogos e pais de Familia temos o dever orientar os nossos filhos e alunos para em um futuro bem próximo acabar com o preconceito em todos os sentido mostrando para eles que o importante e amar o proximo independente de cor de pele , raça ou religião.
ExcluirCristina da Silva Ferreira RA 39 504 vespertino
É isso mesmo Simone, sou negra e já senti na pele o peso do preconceito, só quem já passou é que sabe o quanto dói, ser discriminado pela cor da pele, é como se nós não fossemos capazes de fazer as mesmas coisas que os outros. Devemos mudar as formas de educar nossas crianças, não rotular nem discriminar ninguém seja qual for a sua cor, pois o papel do pedagogo não é este. MARY CORREA TINTINO RA:47387 madrugada.
ExcluirExiste preconceito em tudo:Como exemplo A maneira de vestir, andar, onde mora sexo,defeito físico isto acontece porque a sociedade não são civilizado para mudar o comportamento vivemos no país porque o dinheiro e importante. para tudo,quem ganha e o que tem .E tudo isto começa em casa e terminar na escola..As dificuldade de um criança negra sofre bully na escola e a mesma de um gordo ou um deficiente físico ou mental.E para acabar precisa muito.
ResponderExcluirMaria José Silva
RA 48178
Ainda a muito para se vencer o preconceito, embora no tempo de hoje fica critico em todos os lugares cada um mostrando de alguma forma o preconceito.
ExcluirNeli Ra 47355 manhã
Concordo com vc Maria começa e desde a geração dos nossos avós... e até mesmo nas próprias brincadeiras já existe o preconceito, no dia-a-dia EXISTE
ExcluirPatrícia Assis de Souza Silva
RA13232
Vespertino
O vídeo nos trouxe uma reflexão muito séria de uma realidade mais presente do que nunca o PRECONCEITO.
ExcluirO preconceito vem de casa até os dias de hoje
Patrícia Assis de Souza Silva
RA13232
Vespertino
Concordo com você Maria José, e ainda digo mais nas escolas é ainda maior esse preconceito porque muitas vezes as crianças além de ser excluídos por colegas, ainda são perseguidos por professores, coordenadores e todos da escola. Digo isso por que estou vendo na escola que estou estagiando.
ExcluirAngela Maria Pereira RA:47241 vespertino
Maria José, concordo com você quando diz que o preconceito está em toda parte sendo representado por várias acões. Inconscientemente reproduzimos dizeres e piadas que possuem conotações ofensivas e preconceituosas que por gerações ouvimos. Estamos aprendendo analisar de maneira crítica tudo isso de modo a reconhecer os objetivos que estão por trás desses conceitos, espero que a cada nova geração que venha tais conceitos preconceituosos sejam cada vez mais dizimados.
ExcluirVÂNIA RODRIGUES DE SOUZA PED6 NOITE RA 43387
Oi Maria José, discordo de ti ao dizer que termina na escola pois a escola é o principio de tudo, os alunos são incentivados pelos pais ou pelas midias e reproduzem de tal forma, acreditando que tem uma unica cor pura e pior que essa cor é a branca, onde cor é apenas uma pigmentação na pele.
ExcluirConcordo com você Maria José, o diferente sempre vai ser discriminado, a sociedade branca é que tem valor, se fosse possível a troca de pele, sentiriam na pele o que é o preconceito,como sofre a pessoa que passa por esse constrangimento. Rosangela Maria Luiz De Andrade RA 52403
ExcluirPara evitar o preconceito precisamos respeitar as diferença fazendo a sociedade conscientizar porque o mundo e habitado por varias etnias brasileiros portanto não acontece com a cor da pele também o lugar onde mora ,sexo,a maneira de se vestir de falar e deficiente físico,ate os gordinhos sofre preconceito.na sala de aula em
ResponderExcluircasa.
Para acabar precisa se educar melhor.
RA 48178
Maria José SIlva
Concordo com tudo mas a discriminação existe em casa e ate na faculdade e nunca vai acabar enquanto o povo não se educar e respeitar o semelhante.
ResponderExcluir48178
Maria José Silva
Talvez a mudança do discurso de igualdade possa ser feito de uma outra maneira, como : A luta pela diferença! Onde cada um tenha seu valor e suas escolhas, sem as influências de uma sociedade poluída moralmente.
ExcluirSimone Cristina da Silva RA: 47514 5º Madrugada
O preconceito invertido no papel, negros descriminando o branco, mas a falta de respeito e a mesma. Preconceito racial é uma violação aos direitos humanos, que não justifica a atitude preconceituosa do professor para com a aluna o mesmo que tem uma função importante de orientar e não permitir que aconteça esse tipo de opressão, precisamos lutar por nossos direitos mas acima de tudo respeito ao próximo.
ResponderExcluirCristina da silva Ferreira RA 39 504 Vespertino
Concordo com vc Cris... mas o preconceito ñ vai acabar assim de uma hora para outra né?
ExcluirPrecisamos nos respeitar e respeitar o próximo hj e sempre.
Patrícia Assis de Souza Silva RA 13232 Vespertino
Podemos ver neste vídeo o quanto é difícil sermos diferente, não somente na cor mais se não estamos dentro do padrão de beleza imposto pela burguesia, ou se nossas condições financeiras não é favorável somos discriminados, como seria maravilhoso se no mundo não existisse a desigualdade que é fruto da ambição que por ela destroem a felicidade dos outros em nome do poder.
ResponderExcluirEdleny N Santos RA:46643 / Pedagogia / manhã
O preconceito está em tudo! na cor, no jeito de se vestir, no lugar onde nasceu e para exemplificar a nossa segurança que não precisa ser delinquente basta ser negro. Adriana Martins 48312 vespertino
ResponderExcluirDe acordo com o que relatou o filme: vista minha pele, acredito que o preconceito, ainda é visto hoje, e portanto, não é se vestindo, ou agindo como a sociedade dominante quer, que isso vai mudar. O mesmo, só acabará, quando, realmente reconhecermos que somos todos iguais, e pertencemos a uma só raça, a raça humana. Raquel Francisca de L. Soares.RA 43453 pedagogia 6º semestre noturno.
ResponderExcluirDevemos buscar estratégias que concientizem os alunos sobre as nossas práticas e trabalhar muito sobre a pluralidade existem no nosso lindo e admirável País. Assim nós quanto educadores ajudarem os ter uma sociedade igualitária, pois é isso que precisamos.DAISYMAR GOMES FERREIRA RA 44.234 NOTURNO
ResponderExcluirAlessandra E. Ferreira manhã - 47010
ResponderExcluirO preconceito já e mostrado por parte do educador que deveria ser a pessoa mediadora entre a classe e a criança. Seria possível mudar, se a sociedade estivesse disposta á isso.
O vídeo começa com preconceito até da parte do educador, quem deveria ser responsável por mediar a relação da menina pela classe. Infelizmente o preconceito ainda existe, e infelizmente é muito presente dentro das instituições de ensino. O que eu acho? Que não é preciso de um curso ou formação acadêmica para mediarmos e agirmos corretamente, mas é muito triste ver um professor ou até mesmo um sociedade fazendo discriminação. Somos todos seres humanos! E isso deveria faze parte da nossa índole... GRACIANE DE OLIVEIRA SANTIAGO - RA 48511 - MADRUGADA
ResponderExcluirConcordo, é preciso que seja feita em nos mesmos a mudança que queremos no outro, valorizando todas as raças, crenças e etc. Afinal quando morremos vamos todos para um mesmo lugar ou seja seu "status" enquanto vida passará a ser o mesmo que o meu enquanto morte.
ExcluirAlciene Ramos dos Santos 46075 Noturno 6º
É um bela historia. Deveríamos sempre nos por no lugar do outro, porém a escola o lugar que deveria apoiar a todos independentemente de classe, cor, opção sexual etc, é na verdade aquela que tenta adequar a todos no mesmo patamar, classificando-os os sujeitos, conforme suas habilidades e competências, e aquela que condena a pessoa que rotula e só reproduz ainda mais o preconceito. Não faça com o outro o que você não quer pra si mesmo.
ResponderExcluirSamara Teles do Nascimento RA: 48544
Realmente Samara, é até interessante nós vermos isso para tomarmos o devido cuidado ao entrarmos na escola, e esse é mais um desafio no qual é superar esses obstáculos tanto na escola, quanto aos demais contextos sociais. E essa ideia de sempre nos colocarmos no lugar do outro pode ser um grande exemplo para começarmos a fazer alguns avanços significantes da educação de nossos alunos. Amanda Cunha Leal 47018 Madrugada
ExcluirAuristela Brito Dos Santos RA: 48966 ped noite 6º semestre
ResponderExcluirO Preconceito existe e existirá sempre tudo que se tenta pra igualdade social e racial é só pra amenizar um pouco o sofrimento dos negros e pobres mas só mascara e nunca resolve. Isso já acontece desde o inicio da humanidade e terminará com a volta de Jesus!
Neli Dias Castro RA 47355 O preconceito ainda existe tanto quanto negros como indios,os branco não sofrem tanto quanto os demais nas escolas principalmente ate mesmo por serem filhos de empregados que estudam em escolas particulares pagas pelos patrões. A desigualdade nesse modo ainda está por acabar pois o preconceito é amenisado mas não acabado, ainda a muito a esclarecer mas não se esquecer, pois de uma maneira ou outra nos deparamos com algum tipo de preconceito e na realidade todos somos iguais mas para alguns admitir fica dificil 06/10/2014 14:00
ResponderExcluirPude perceber que, o preconceito existe e continua presente nas escolas e sociedade, acredito que o ser humano deve ser valorizado independente da cor , sexo , ou religião, pois todos são capazes de atribuir as mesmas funções e desempenha- las com mesma capacidade, independente da cor da pele.
ResponderExcluirE infelizmente o negro é sim marginalizado pois muitas vezes ao ver um garoto negro já é visto como ladrão ou coisa do tipo, a sociedade (os Governantes) fecham os olhos para a realidade dessas pessoas e não se vê movimento algum da parte deles para mudar essa situação, começando em casa os pais instruindo seu filhos mostrando que somos todos iguais, em seguida nas escolas que em alguns casos fazem diferença de tratamento sim, locais públicos e por fim nas empresas que contratam muitas vezes pela aparência sem nem se quer conhecer o candidato à vaga.
É preciso mudar de dentro para fora e que não esperemos grandes mudanças da noite para o dia e sim que comecemos hoje a mudança que tanto esperamos em nós mesmos como vemos o outro, como agimos com o outro.
Juciléia Maria Da Silva Ferreira RA: 47470 Pedagogia manhã
O preconceito estar em toda parte,seja negro,gordo,mas muitas vezes eles ja trazem de casa,devemos respeitar o nosso proximo.Esse assunto deve ser trabalhado pela familia e na escola,pois o unico jeito de mudar isso e mostra para as crianças que todos somos iguais e que naõ e uma cor de pele que nos tornar melhor do que os outros.Fico ate chateada de ver esse tipo de coisa em pleno seculo 21.
ResponderExcluirRA:47002
Elaine Maria
Preconceito , que se manifesta numa atitude discriminatória, perante pessoas, crenças, sentimentos e tendências de comportamento. que deveria ser respeitada independentemente de sua, cor. raça, religião ou opção sexual todos devem ser respeitado. 44096 SUZI 6 SEWMESTRE
ResponderExcluirDe fato Suzy, temos que conscientizar nossos alunos que não importa seus princípios somos todos iguais, capazes de ocupar o mesmo espaço. Josenilde de Paula Santos Reis RA: 48291 Madrugada
ExcluirO preconceito começa dentro da nossa própria casa e infelizmente já vem desde a época das nossas bisavós e ainda hoje continua essa falta de respeito com o ser humano o próprio educador e preconceituoso em relação a menina, devemos sim respeitar o próximo como a si mesmo.
ResponderExcluirPatrícia Assis de Souza Silva
RA13232
Vespertino
O filme traz a realidade que convivemos , que esta ao nosso redor todos os dias . O pré conceito, e exclusão sempre esteve presente , e infelizmente permanecerá por muito tempo ,principalmente no nosso País , onde a desigualdade social é absurda . A classe dominante nos faz acreditar que ele chegou no topo da pirâmide por ter se esforçado, e que o mérito foi mais que merecido. Falar que é so trabalhar que consegue ser igual a eles é um discurso de falso moralismo, porque o nosso País é o País da desigualde . É preciso ter mudanças significativas, começando nas escolas ,com professores mais radicais, que dispadronize o ensino, que venha quebrar velhos conceitos que aliena a nossa sociedade. As dificuldades é ainda maior para o negro, que geralmente tem condições sociais extremamente precárias , justamente por falta de oportunidade ,e muitas vezes cai no mundo do crime por questão de sobrevivência, e eu diria até que por influência das mídeas que nos mostra o tempo todo um padrão de felicidade ,e esse padrão obriga as pessoas que não tem seu lugar nessa sociedade pré -conceituosa muitas vezes roubar pra ter bens materias, e consequentemente a tal," felicidade" . Precisamos de uma reforma política, que faça uma mudança radical no nosso País.
ResponderExcluirSOLANGE PEREIRA DA SILVA RA:47374 MANHÃ
Ao assistir o vídeo percebo que o preconceito está em todas as partes, e como é ruim nos colocarmos nos lugares dos outros, o vídeo mostra bem essa troca de papeis, e se fosse dessa forma, seria preconceito da mesma forma, não só porque é de pele branca que não sofre preconceito, mas pude refletir e vê como é ruim sofre algum tipo de preconceito.
ResponderExcluirRosele Soares Magalhães Gonçalves RA: 43374
O preconceito está presente em tudo, na cor, na roupa, se é gordo ou magro, e para combatermos isso nós como educadores devemos trabalhar isso desde cedo com os nossos alunos, mostrando a eles que todos são iguais , independe de cor ou raça. Vânia Vicente da Silva Martins RA 44713 Noturno
ResponderExcluirConcordo com você vania é necessário que nós educadores assumam este compromisso que é combater este absurdo chamado preconceito, e trabalhar com os alunos este tema, que todos nós somos iguais independente da cor de pele ou raça.Raquel Francisca de L soares RA 43453 6º semestre noturno curso pedagogia.
ExcluirSonho em viver em mundo onde as pessoas serão vista como seres humanos e não analisadas pela cor da sua pele. Devemos respeitar as pessoas pelo que são e exalta-las por suas qualidade e qualificações.
ResponderExcluirRute de souza calábria de Araújo RA: 43843
Concordo Rute, temos que olhar para as qualidades, e para o potencial que cada pessoa tem.
Excluirnome: Thalita Brito dos Santos ra: 47897 manhã
Porque temos que ser todos iguais? Quem criou isso foi a própria sociedade, tudo tem que seguir uma regra, se tem alguém que não segue é excluído. Assim é com a cor da pele e outros preconceitos, prevalece a cor da pele, ou também o que tem mais posses. Não adianta falar que as oportunidades são iguais para todos que não é. Muitos tem quer esquecer suas raízes sua cultura para se adaptar a um novo, para ser aceito e nas escolas não é diferente, muito pelo contrário é um dos lugares onde é grande o preconceito, onde querem roubar sua cultura, você tem que seguir o modelo pra ser aceito.
ResponderExcluirAngela Maria Pereira RA:47241 vespertino
A cada dia o precoceito vem crescendo, pois presenciamos atitudes tal como a forma que a sociedade trata as pessoas negras ou até mesmo a descriminação entre pessoas de outro sexo.
ResponderExcluirMaria Aparecida Nunes RA:45022 Madrugada
Devemos trabalhar esse preconceito com bastante preconceito de que ele não possa mais existir, construir uma nova consciência diante da igualdade, em todos sentidos, pois somos todos iguais perante a lei...
ExcluirIvonete silva Rodrigues - 47389 madrugada
Sabemos que a maior parte das pessoas negras são as que mais sofre preconceito, porém, o preconceito esta cada dia mais aumentando não só para negros mais também para gays, obesos e defecientes.
ResponderExcluirMichele Rodrigues da Silva RA: 47240 Madrugada
O filme nos leva a refletir como apesar de estar no papel que somos todos iguais e temos os mesmos direitos, as coisas não são bem assim na realidade porque o preconceito e a injustiça está presente de várias formas e só sabe o que é isso quem passa. E o que acontece é que a pessoa quando passa por isso invés de lutar por mudanças fica desmotivada e incorpora que as coisas são assim mesmo e nunca vão mudar. Precisamos trabalhar essas diferenças desde cedo com as crianças para tentar amenizar essa triste realidade.
ResponderExcluirFÁTIMA COSTA E SILVA DE LIMA RA:48297 MADRUGADA
Este filme nos mostrou a inversão do que acontece nas escolas da burguesia. muitas vezes os negros que estudam em escolas privadas de classe alta, são os filhos de empregados que não tem condições de pagar por estas escolas. os pais se pensam que que os filhos vão receber a melhor educação, mas eles pagam um preço muito alto por isso, racismo, preconceito e discriminação, que deixam marcas que vão levar consigo por toda a vida. MARY CORREA TINTINO RA:47387 madrugada
ResponderExcluirA classe dominante do nosso país é representada por uma classe de netos e bisnetos de escravocratas. A escravidão que existia naquela época tomou novos "conceitos" e "abordagens" dentro do sistema capitalista. Darcy Ribeiro usa um termo para essa configuração denominada por ele "tolerância opressiva", onde quem tem poder tolera o outro que possa oprimi-lo na exploração de uma mão de obra assalariada.
ResponderExcluirDentro dessa classe operária estão inseridos sujeitos cuja a cultura a etnia não estão dentro dos padrões culturais ou étnicos pré estabelecidos por uma outra classe- a burguesia. Desvalorizar as raízes e a história dessa povo tem por objetivo tirar-lhes a identidade de forma forma a torná-los assujeitados por uma outra cultura que os moldará de acordo com as suas necessidades; econômicas.
Portanto a escola é sim um espaço social, onde ideias se reproduzem e se consolidam, cabendo a nós professores ajudar os nossos alunos na valorização de sua história, portanto sua identidade, mas não podemos nos esquecer que essa luta é de natureza política do que educacional.
VÂNIA RODRIGUES DE SOUZA PED6 NOITE RA 43387
O Brasil em sim, tem preconceito de sim mesmo, afinal quando dizem que Pedro Alves Cabral descobriu o Brasil, sabemos claramente que os índios já moravam aqui, então isso quer dizer, que cada dia tentam tira a nossa cultura daqui, e antes mesmo do Brasil se achado ou descoberto nossa cultura já existia.
ResponderExcluirMas infelizmente os brancos conseguiram ter sua dominação, colocando seu poder, tanto social, como racial, por isso que temos que sempre estar disposto a combater com estás diferenças entre o nosso País, e nós como educador temos que está hábitos, para desfalecer a foça da desigualdade racial e social no nosso País.
Nome : Amanda Trindade Bitencourt da Silva RA: 43106 6º SEMESTRE NOTURNO
IVANETE RA:46783madrugada..concordo plenamente.. tudo que Pedro Alves feiz foi envadir o territorio que pertencia aos indios com hambição nas riquezas , e isso e tão claro que ele espusou os indios é tomou as terras dos coitados, e nos como educadores temos que compatilhar essa mentira com as nossas crianças, isso e um verdadeiro preconceito e racismo.
ExcluirO filme aborda o preconceito vivido por milhares de pessoas todos os dias, e deve servir como um choque de realidade, pois a inversão de papel relata o sofrimento que muitas vezes ignoramos, portanto devemos refletir e buscar alguma solução para essa triste realidade, já que somos todos iguais independente de cor, raça, religião ou opção sexual.
ResponderExcluirRoseli de jesus- RA:46702
O preconceito vem de diversas pessoa até na própria escola quando o aluno não sabe e pergunta todos começa a rir ninguém é melhor que os outros todos somos iguais.Oneida RA; 48659
ResponderExcluirO preconceito existe desde a época da minha avó e é preconceito com tudo até mesmo no modo de falar começa em casa. Como futura Pedagoga vou mostrar e ensinar o que é certo com respeito ao próximo.
ResponderExcluirPatrícia Assis de Souza Silva
RA 13232
Verdade! temos que se atentar, ensinando nossos filhos, a não ter esses comportamentos a respeito de cor de ser humano, como futuras pedagogas, temos ensinar.Maria da Conceição da Silva RA:17865 5º SEMESTRE NOTURNO
ExcluirInfelizmente o preconceito estar presente no nosso dia a dia,mas como pedagogo devemos abordar esse assunto em sala de aula e mostrar para os alunos que somos todos iguais,sei que não vai mudar o mundo mas já faz diferença.Se cada um fizer um pouco o mundo se tornaria melhor. RA: 47002 Elaine Maria da Silva
ResponderExcluir07/10/2014 Neli Dias Castro ManhãO filme nos mostra a realidade,o preconceito existe sim não só de raça cor ,mas como somos qualificados se temos um currículo a altura podemos competir como igual uns aos outros se não não nos dão a chance de mostrar que somos capazes.Ainda esta muito distante do preconceito acabar RA 47355 Neli Dias Castro Manha
ResponderExcluirEste filme nos leva à reflexão sobre o preconceito, nos leva a esta realidade e nos coloca "na pele" do discriminado. O preconceito realmente existe e a tarefa de combate-lo pertence à educação, para uma sociedade mais justa e mais humana!! EMILIA RONCO RA 35340 - 6º SEM. NOTURNO
ResponderExcluirPodemos ver o quanto o preconceito esta por todos os lados,onde nem imaginamos, e muitas vezes fazemos parte sem tomar consciência do que estamos fazendo,sem nos preocuparmos em ver o outro como também diferente,mas inserido em um só espaço.
ResponderExcluirAMANDA JULIANA PEREIRA SERAFIM RA:45058
Infelizmente o preconceito nunca vai deixar de existir, contra o negro, nordestino, obeso, deficiente, enfim se for diferente em algum momento pode vir a ser discriminado. Como futuros professores devemos conversar com nossos alunos desde pequenos, valorizar as diferenças, mostrar a eles que todos são capazes, a educação é para todos. Vanderleia Medina RA: 47432 madrugada
ResponderExcluirrealmente concordo com você cara cole, o preconceito nunca vai deixar de existir e a cada dia que passa ele cresce ainda mais , e o que é mais inacreditável ainda é o tamanho do preconceito existente entre os educadores esses que deveriam ser pessoas a zelar pela igualdade entre todos.
ExcluirNome : Elizabett Custodia Barbosa Coimbra RA: 55315
É verdade o racismo na verdade nunca deixou de existir contra essas pessoas , falta coragem para que possamos assumir que somos racistas sim , e muitas vezes até com alunos. Maria Lourenço do Nascimento Andrade - R.A 45858 - 6º Semestre - Noturno
ExcluirO video foi muito real e retratou o racismo com muita realidade, mas penso também que isso pode e deve ser mudado, afinal de contas vivemos num pais democrático pois sabemos que é através do conhecimento que podemos mudar.Maria Noturno Lourenço do Nascimento Andrade R.A 45858 6º - Semestre -
ResponderExcluirQuantas Marias não existe nesse mundo a fora, sofrendo tanto ou mais que essa, pois do mesmo jeito que tem o preconceituoso com relação a raça, cor, etnia, cultura, opção sexual, entre outros. A escola é o ponto de partida de pessoas preconceituosas pois na escola se prega a cultura burguesa, onde o negro não tem vez e pra classe dominante o negro não tem vez porque não se esforçou ou não trabalhou o suficiente. o que é uma mentira deslavada
ResponderExcluirBela reflexão o filme nos passa. A sensação é indescritível. Bom na minha concepção só consigo pensar da seguinte forma, todos nós nascemos e morremos, onde está a diferença nisso? E se as pessoas parassem e tentassem ao menos pensar na dor do outro, varias situações lamentáveis seriam evitadas. E infelizmente a escola reforça e muito todos os tipos de preconceitos.
ResponderExcluirSamara Teles do Nascimento RA: 48544
O preconceito já começa pela escola, pois é escolhida meninas para ser princesas,rainhas sempre com o mesmo padrão de beleza, as modelos ditas mais bonitas do mesmo jeito, na hora da entrevista pra trabalhar é selecionado minuciosamente a aparência, e sempre dando ênfase para homens ou mulheres de pele branca. O preconceito também é ordinário com as pessoas que tem o peso a mais, que fala diferente, por que é grande , outros porque é pequeno e se estende por muitos assuntos! Adriana Martins Da Silva 48312 tarde
ResponderExcluirhá sim preconceito no brasil, mas hoje é de maneira mais velada com frases pejorativas, exclusão nos direitos, desigualdade nas condições de vida, tudo muito mascarado que as vezes fica difícil de ser questionado ou reivindicados os direitos, de qualquer forma o vídeo é muito bom, nos coloca a refletir sobre como o outro se sente. Tania Santos RA 45810
ResponderExcluirO preconceito é real, o próprio negro não se aceita porque, se acha inferior, e com isso não quer estudar, não tem perspectiva de uma vida melhor de mudar essa triste realidade, eu penso que o preconceito é cultural, não podemos mudar o mundo, mas poderemos vencer o preconceito nos dedicando e nos valorizando quem tem argumento sabe sair da saia justa que a sociedade impõem, o racismo sempre vai existir o preconceito por tudo que é diferente, pobre, gordo, deficiente etc. Rosangela Maria Luiz De Andrade RA 52403
ResponderExcluirRacismo, pelo que observei as duas estavam se interagindo falando sobre o racismo, e que deixasse de reclamar e lutasse pelos seus próprios direitos e não se sentir incapaz, porque dentro da sociedade samos todos iguais, mais na realidade ainda existe preconceito entre as pessoas e a desigualdade. Mais as pessoas nem tetam refletir que a unica diferença é a cor da pele porque isso não quer dizer nada, mais o importante é o sentimento que o ser humano constrói dentro de si, porque o preconceito existe em todas as partes e precisamos lutar e acabar com tudo isso para que possa existir uma lei mais rigorosa.
ResponderExcluirAntônia das Dores F. Araújo Soares. RA:43639. Pedagogia. Noturno.
Preconceito vem aumentando no mundo principalmente dentro da escola portanto a sociedade tem que socializar e tirar está sujeira que prejudica o cidadão.
ResponderExcluirMaria José Silva
RA 48178
Maria concordo com você muitas vezes temos impressão que essa coisa de racismo é coisa do passado engano nosso existiu e vai sempre existir. Maria Lourenço do Nascimento Andrade - R.A 45858 - 6º Semestre - Noturno
ExcluirAcredito que o problema maior não esta na escola e sim em toda a sociedade, precisamos nós cidadãos para de acreditar que o problema esta só no outro, a solução é não ter mais divisões somos todos iguais seres humanos e ponto, o que diferencia o ser humano não é a cor de sua pele e sim seu carácter e sua moral, as crianças precisam conviver com as diferenças e aprender a respeitá-las desde de muito cedo. Tania Santos RA 45810
ExcluirO filme relata uma história sobre o preconceito onde os valores são trocados.
ResponderExcluirNa verdade acredito que o filme é uma ironia, onde os brancos de passam pelos negros, mostrando como seria e como é na vida real com os negros.
Os brancos são os negros e os negros os brancos, uma garota quer ser miss festa junina, porem por ser branca e estudar numa escola onde a maioria são negros e ricos, no entanto ela tem dificuldades devido ao tratamento e racismo que sofre, por que é branca e bolsista.
Sua melhor amiga é rica e negra, o pai dela diz que todos temos oportunidades iguais que o Brasil tem direitos pra todos, e a família da menina branca é pobre o pai dela diz que ela tem que manter os pés no chão por que nada é fácil devido a sua etnia.
No filme o que dar entender é que, e se fossem os brancos? E se os papeis fossem invertidos?
O fato é que o preconceito existe, e é contra os negros, e será uma luta muito grande para isso acabar.
Neste filme podemos indentificar o quanto aa pessoas sofrem por causa do preconceito racial, diante disto é preciso que tenahmos igualdade, aprendendo a aceitar e respeitar a opniao e o outro da forma como ele, hoje devemos nos mostrar um pouco mais sem preconceito ou descriminaçao, devemos mostrar que somos pessoas iguais que lutamos e buscamos um mesmo ideal, que buscamos uma melhoria para nosso país, e nao apenas deixarmos que o preconceito tome conta das nossas vidas, nos segando diante de tanta diferença e nos fazendo nos sentir melhor do que os outros, somos todos iguais no mundo e assim seria a maneira correta de conviver nele. ,
ResponderExcluirNome: Elizabett Custodia Barbosa Coimbra RA: 55315
A cada dia vemos que a desigualdade social cresce cada vez mais, e junto vem o preconceito.
ResponderExcluirAs pessoas são avaliadas pelo que tem: onde mora, a roupa que veste, etc.
Ivanete Gomes da Costa RA: 46783 madrugada
vivemos em uma sociedade preconceituosa, onde é proposto um certo padrão,as pessoas não é julgada pelo o seu caráter, e sim por sua cor de pele, sua sexualidade ou seu lugar de origem onde as pessoas não respeitam as diferenças e nem os sentimentos das outras e se comportam de formas egoístas.
ResponderExcluirEunice S Dias Martins RA 48206
concordo Eunice, todos nós que não correspondemos ao padrão ideológico burguês está condenado ao preconceito, seja ele qual for e nós reforçamos isso quando tentamos nos embranquecermos, "esticando" cabelo, usando determinadas marcas, então, vejo que todos querem ser uma pessoa idealizada pela cultura burguesa e que nós acatamos isso como ideologia de vida para sermos "iguais". Jidelma Abreu Rabelo noite RA 43052
ExcluirNeli Dias Castro RA 47355 08/10/2014 Vemos que o preconceito seja de como for ainda esta por acabar no mundo, as pessoas menosprezam de qualquer maneira de cor raça por trabalho em competição,é ridículo mas é a realidade no Brasil.Mas o que mais sofre sem dúvida mesmo é a raça negra.
ResponderExcluirA realidade é uma só, o preconceito ele vem de tudo e não só pela cor. Por isso que nós como futuros pedagogos temos que enfatizar dentro da escola, mostrando aos nossos alunos que somos todos iguais independente de cor. A escola precisa mencionar desde cedo nas crianças, para que esse tipo de descriminação não ocorra.
ResponderExcluirNome; Karina P. Mesquita RA: 46581
Curso: Pedagogia Manhã 5° Semestre
Bom preconceito todo mundo sente so que não vao assumir perante a sociedade.
ResponderExcluirConcordo plenamente com vc Ana perante a sociedade ninguém assumiria algum tipo de preconceito que aliás todos temos.
ExcluirPatrícia Assis de Souza Silva
RA 13232
Vespertino
Bom preconceito todo mundo sente so que não vao assumir perante a sociedade.
ResponderExcluirHoje em dia, existem muitas pessoas preconceituosas, do tipo de querer matar a outra pessoa. Como aquelas reportagens que passam na televisão, do marido ou esposa, matar o seu companheiro(a) ou até filho(a), mais mesmo assim não esta só dentro da televisão, esta dentro da nossa realidade, na escola, trabalhos, lares de familia, entre outro, de xingar, maltratar,uns aos outros de magros, palitos, gordos e obesos, devemos tentar repensar nos tipos de atitudes que nós debatemos e tentar-mos melhor o maximo, para que o nosso Brasil possa evoluir, por que se continua desse jeito, o Brasil só vai decrescer e não crescer.
ResponderExcluirAngélica Aparecida do Nascimento, R.A. 47284, Pedagogia- Vespertino.
Descordo totalmente das sensações demonstradas no vídeo, dificilmente quando o negro sofre algum tipo de preconceito ele fica se lamentando, chorando pelos cantos, divide suas angustias ou pede ajuda como a "Maria" demostrou. O negro quando sofre alguma injuria, vai atrás dos seus direitos mesmo não sabendo os direitos que tem legalmente, briga, bate, mata e morre para proteger a sua honra.
ResponderExcluirO branco tem que parar de achar que negro é bom só atrás das grades e o negro tem que parar de achar que tudo que se chama de preto está se referindo a ele.
Dayane da Conceição RA: 47596 Vespertino
A sensação é extremamente estranha, e causa revolta. Nesse sentido podemos entender que algumas pessoas que sofrem preconceito também são preconceituosas ou simplesmente não se aceitam. A pressão é muito grande. E infelizmente a escola reforça um pouco mais esse tipo de atitude e comportamento. É lamentável, mas o ser humano por muitas vezes adota um papel patético e fútil.
ResponderExcluirSamara Teles do Nascimento RA: 48544
O preconceito seja ele qual for, é uma ideia de se estabelecer um padrão, ou você se encaixa nele ou você sofre as consequências. Assim a sociedade caminha numa fôrma que todas as pessoas devem ser iguais. E somos constantemente avaliados e julgados. É revoltante essa reflexão mas infelizmente a realidade é dura e cruel. A sensação é extremamente estranha e causa medo. Até quando vamos deixar que o ter seja mais importante que o ser?
ResponderExcluirSamara Teles do Nascimento RA: 48544 manhã.
Só as ações de massa podem combater o determinismo estabelecido e estruturado pra manter o status quo, em que tratam com preconceito tão naturalizado que passa desapercebido, mas incutido no falar, pensar e agir das pessoas, e esta é ideia de todos não percebam e continuem com o pensamento linear.
ExcluirFabiane Marques de Lima RA: 46655 vespertino
Samara o sentimento que tenho é de puro desprezo por toda essa situação, até quando as pessoas vão continuar se achando superior as outras, sempre querendo ser melhor do que o outro é muito revoltante essa situação.
ExcluirElaine Cristina de Oliveira Fernandes Ra 45802 noturno
As sensações da personagem Maria no filme representa a mesma sensação que muitos negros ainda sentem como: o desprezo, a humilhação, a discriminação, e entre outros. O interessante desse filme foi justamente a ideia de nos colocarmos no lugar do outro e parar para pensar, que esse é ser humano como qualquer um de nós. E nós como professores temos que trabalhar esses valores de cada um independente das diferenças. Amanda Cunha Leal 47018 Madrugada
ResponderExcluirO filme me relatou que o preconceito tanto o racial quanto o de qualquer outro tipo está bem vivo na sociedade. Como educadores do futuro, temos que tentar combate-lo desde cedo com nossos alunos, fazendo com que eles se enxerguem de forma iguais como pessoas independentemente da cor ou raça. Josenilde de Paula Santos Reis RA: 48291 Madrugada
ResponderExcluirO vídeo é muito emocionante, mas relata a realidade na escola,o preconceito, a falta de respeito total.Precisamos ver a pessoas como seres humanos, sem rótulos o que vale mesmo é o caráter do indivíduo.
ResponderExcluirMaria Lucineide de Araujo
RA 46916
O filme nos leva a refletir,como um choque de realidade para juntos tentarmos mudar essa realidade e construir um novo cenário.
ResponderExcluirMaria Lucineide De Araujo
RA 46916
É triste vê , o preconceito tomar conta do mundo, somos todos iguais, a cor da pele não interfere a nada, o Brasil principalmente ocorre com mais frequencial, temos que lutar para mudar isso.MARIA DA CONCEIÇÃO DA SILVA RA:17865 NOTURNO 5º SEMESTRE.
ResponderExcluirConcordo com você Michele, a maior parte das pessoas negras saõ as que mais sofrem preconceito,nós como futuros pedagogos precisamos mudar esse quadro.
ResponderExcluirMaria Lucineide De Araujo
RA 46916
No mundo sempre vai existir desengualdade, é com isso caminha juntos o preconceito de raça, cor , e religião é tudo isso vai a cada vez mais se tornando claro numa sociedade onde as pessoas são avaliadas pelo o que tem. Ivanete gomes RA:46783 madrugada.
ResponderExcluirConcordo com você,pois nos dias de hoje o maior dos preconceitos é a desigualdade social e junto com ela aparecem os mais variados tipos de preconceitos. Onila Nogueira de Miranda RA42847
ExcluirPelo que percebi no filme, o preconceito existe e não adianta fecharmos os olhos para essa realidade, e sim nos colocarmos no lugar da pessoa que passa por isso. Na minha opinião esse assunto tem que ser trabalhado com as crianças deste pequenas.
ResponderExcluirnome: Thalita Brito dos Santos ra: 47897 manhã
Acredito também Thalita ,que precisamos desde cedo conversar com as crianças sobre esse assunto , e é na escola que deve trabalhar em como respeitar as diferenças ,pois lá é um lugar de convivência de diversas culturas.
ExcluirMarlene Augusta da Silva. RA: 47728. Madrugada
O preconceito existe, mas não é só por parte das outras pessoas que não tem a mesma cor da pele ou classe social, muitas vezes o preconceito vem da própria pessoa, por conhecer a história de seu povo, assim, se inferiorizam achando ser incapaz de exercer um papel importante que só umas determinada classe social ou uma cor que é mantida como "ideal". Jidelma Abreu Rabelo RA: 43052 noite 6º
ResponderExcluirCometemos atitudes de preconceito sem reconhecer que somos preconceituosos porque se tornou uma prática que vem sido incutida desde do nascimento estabelecida pelo idealismo e a cultura e que acabam sendo como verdades absolutas ditas e seguidas por um modelo considerado único e padrão.
ExcluirFabiane Marques de Lima RA: 46655 vespertino
Infelizmente vivemos em um mundo que o racismo vai muito além da cor da pele. Devemos julgar não pela cor da pele ou pela posição, mas devemos olhar com os olhos do coração, independente do lugar onde estamos inseridos quando falamos de preconceito este está em qualquer lugar, seja branco ou seja preto todos estamos sujeitos a preconceitos.
ResponderExcluirMaria Aparecida Feitosa de Sousa Gomes. RA: 47051 Vespertino
Concordo,pois sempre ouvimos falar não, para o preconceito,mas infelismente é o que tema mais falado e o que mais acontece em meio a nossa sociedade,não somente na cor,mas em várias outras situações existe grandes preconceitos.
ExcluirAMANDA JULIANA PEREIRA SERAFIM FREIRES RA:45058
Concordo,pois sempre ouvimos falar não, para o preconceito,mas infelismente é o que tema mais falado e o que mais acontece em meio a nossa sociedade,não somente na cor,mas em várias outras situações existe grandes preconceitos.
ExcluirAMANDA JULIANA PEREIRA SERAFIM FREIRES RA:45058
Preconceito uma coisa que não devia existir nem racismo portanto não podia haver tanto absurdo que é discriminação em gerais mas com inclusão nas escolas mudou pouco.precisamos avançar mais este processo.
ResponderExcluirRA 48178
Maria José Silva
Olá... Maria eu concordo com suas palavras, ainda tem que ser mudando muita coisa nesse mundo o ser humano é cada dia mas desumano isso é muito triste é passando de pai para filho, as criança já tem muito preconceito uma com a outra.
ExcluirLuzineide souza dos santos
RA:46537
A desigualdade é uma marca da sociedade que esta dividida independente de cor, em que o preconceito esta incutido dentro das pessoas sem que percebam na sua fala e na sua atitude, pois cometem atos que condenam e excluem, mas estas não se percebem preconceituosas pois são induzidas pelo pensamento ideológico que permeia na sociedade determinados pela cultura. Incluir cotas,e leis de inclusão só camuflam a verdadeiro carácter do preconceito .
ResponderExcluirFabiane Marques de Lima RA: 46655 Vespertino
Vivemos em um país onde o preconceito ainda é muito forte e muitas vezes este preconceito vem da própria pessoa por pensar que sua cor é menos favorecida que a outra,acabam se sentindo incapazes de exercer uma profissão de que gosta muito por causa deste preconceito. Onila Nogueira de Miranda RA 42847
ResponderExcluirAs sensações sentidas ao assistir o filme, é complexa ao ponto que a história emociona, também revela-nos uma realidade que infelizmente ainda acontece no mundo que é o preconceito. O mais importante nestes casos é deixar o racismo e o preconceito e lutar, persistir no objetivo não desanimar por mais insultado que seja mostrar que é capaz de supera-los, valorizemos a diferença racial deixando que a desigualdade seja um problema.
ResponderExcluirAlciene Ramos dos Santos 46075 Noturno 6º
É muito difícil lidar com o preconceito e ele ainda existe, e para que não houvesse deveria ser trabalhado com as crianças desde pequenas para que não crescessem com esse preconceito. Não importa a cor e sim o caráter que a pessoa tem .
ResponderExcluirEliana Alves de Matos RA 46695
O preconceito , juizo antecipado de mentes mal formadas, faz parte do domínio da crença por ter uma base irracional, não do conhecimento ou argumento ou no raciocínio.É uma ideia formada antecipadamente e que não tem fundamento sério.Por isso esse préconceito precisa ser pré-pensado...
ResponderExcluirIvonete Silva Rodrigues - 47389 madrugada
Sinto na pele o preconceito, implícito em tudo, não somente racial como social, moral, intelectual...Preconceito este onde todos têm na ponta da língua um discurso pronto, mas na verdade a distância entre esse discurso e a realidade é imensa. Será que mesmo sendo negra minha consciência e moralidade me livram do preconceito em relação ao outro? E o índio, o amarelo, o pobre, a criança que vai suja para escola, a menina que gosta de futebol, o deficiente físico e eu, que moro na favela ...Somos cada um de nós responsáveis por essa reprodução e muitas vezes o fato de estarmos na pele, permite uma ação camuflada e hipócrita de julgamento e descriminação. O que fazemos no dia a dia para que a igualdade se faça presente?
ResponderExcluirSinto na pele o preconceito, implícito em tudo, não somente racial como social, moral, intelectual...Preconceito este onde todos tem na ponta da língua um discurso pronto, mas na verdade a distância entre esse discurso e a realidade palpável é imensa. Será que mesmo sendo negra minha consciência e moralidade me livram do preconceito em relação ao outro? E o índio, o amarelo, o pobre, a criança que vai suja para escola, a menina que gosta de futebol, o deficiente físico e eu, que moro na favela ...Somos cada um de nós responsáveis por essa reprodução e muitas vezes o fato de estarmos na pele, permite uma ação camuflada e hipócrita de julgamento e descriminação. O que fazemos no dia a dia para que a igualdade se faça presente?
ResponderExcluirSimone Cristina da Silva RA: 47514 Madrugada 5º semestre
Este vídeo é uma relação direta sobre o racismo no Brasil, que muitas vezes é reforçado na escola por alunos, e até mesmo por professores de maneira velada. O que fazer para minimizar essa situação? E nos futuros pedagogos o que faremos em sala de aula? Envolvemo-nos ou reforçaremos esses preconceitos, é preciso nos posicionar.
ResponderExcluirMarlene Augusta da Silva. RA: 47728. Madrugada
O vídeo faz com que possamos refletir sobre a questão do racismo. E para uma melhor reflexão nesta questão é,se colocar no lugar do outro que sofre com este preconceito racista. E foi o que fez a menina branca do vídeo, ela sentiu na pele como é querer realizar um sonho e não poder, por ser negra. Todos aqueles que são racistas deveriam passar por esta experiencia.
ResponderExcluirSonia Maria da Gama RA 47651
O filme nos mostra o mundo em que estamos vivendo e que infelizmente compartilhamos disso tudo mesmo contra nossa vontade. Racismo é algo que não deveria existir de forma nenhuma , mas existem pessoas que fazem questão de demonstrar o "seu preconceito " não é justo com as outras pessoas seja por qualquer motivo. Elaine Cristina de Oliveira Fernandes ra 45802 noturno
ResponderExcluirO vídeo mostra um branco na pele de um negro,mostra como o negro é tratado hoje em dia e como ele vê a sociedade em sua volta.Mostra uma realidade invertida,diferente a qual estamos acostumados a ver,que é sempre o branco que manda e o negro obedece.E no vídeo mostra o negro mandando e o branco obedecendo,e a falta de respeito que um tem pelo o outro.MARIA NEIDE OLIVEIRA DORNELES RÁ:48306 MADRUGADA
ResponderExcluir