segunda-feira, 18 de agosto de 2014

A História das Coisas



Assistam ao seguinte vídeo:

A História das Coisas

também disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw ou ainda emhttp://www2.videolog.tv/1002875

e assistam também

http://www.youtube.com/watch?v=8hiYP2E-VyM

Agora respondam:

1 A partir das imagens, posicione-se criticamente em relação a atual sociedade de consumo, destacando sua ação cotidiana nesse meio.


Responder até dia: 07/09/2014

363 comentários:

  1. A sociedade brasileira já começa a ter noções da preservação do meio ambiente, do consumo e descarte consciente, ainda faltam maiores empenhos de políticas públicas que atinjam todas as camadas sociais com esclarecimentos e coletas seletivas,contribuindo para a diminuição da poluição na natureza.
    RA: 47442- Denise Mendes- Madrugada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Philippe Pomier Layrargues, ele fala sobre o "cinismo da reciclagem" Fala-se muito sobre com a promoção de uma mudança comportamental sobre a forma de descarte do lixo domiciliar (coleta convencional x coleta seletiva) no que diz respeito a reflexão sobre a mudança dos valores culturais que sustentam o estilo de produção e consumo da sociedade nada é dito.
      moderna.

      1
      Agradeço a Fátima Portilho e a Rachel Zacarias pelos comentários realizados a propósito deste texto em uma

      Excluir
    2. Tudo que contribui para o bem da humanidade é destruído por ordens gananciosas e assim como eu nos tornamos consumistas, até mesmo sem querer. Além desse consumo tem o momento de descartar, onde também é a destruição, porque grande parte desse lixo não pode ser reciclado. Precisamos urgente de mudanças! RA: 48312 Adriana Martins da Silva Vespertino

      Excluir
    3. IVONETE SILVA RODRIGUES 47389- MADRUGADA
      O que faz a baderna toda é a falta da educação, uma que traga conhecimentos, que valoriza o próprio ser.. assim ele conscientizará que para ele viver ele precisa cuidar....

      Excluir
    4. Bom se você analisar fomos educados para ter e seremos reconhecidos e seremos alguém se participarmos deste sistema , a consciência que nos foi dada é que precisamos ter para viver e ser alguém valorizado na sociedade em que vivemos esta é a nossa realidade.
      Jusilaine Sousa Rodrigues RA 47820 Madrugada
      Jusilaine Sousa Rodrigues RA 47820 Madrugada
      Jusilaine

      Excluir
    5. O adulto consciente e responsável em passar realmente as futuras gerações os valores e oque realmente importa para ser feliz e que podemos sim sair dessa armadilha do consumo de futilidades só com pretexto de estar na moda.

      Edvaldo Fernandes Mendonça ra 47061

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    7. Realmente Denise, mas o governo brasileiro não demonstra interesse em resolver problemas básicos da população, muito menos em causas de sustentabilidade. Porque se precisarem ir pra Marte para sobreviver, eles irão e nós ficaremos. Até mesmo porque tudo gira em torno do capital, e quem consegue competir com o lucro da exploração dos recursos naturais? O dinheiro sempre fala mais alto, até o dia que perceberem que não dá pra comer ele. (Aline Rocha de Oliveira Dias R.A. 47008- Madrugada)

      Excluir
    8. Hoje fazemos parte de uma sociedade consumista e com o passar dos dias nos ficamos cada vez mais dependentes do consumo, nos transformando em pessoas dominadas e influenciadas a todo tempo pela mídia, nos tornando uma sociedade capitalista e dependente, desse consumo desesperado que só aumenta e nos prejudica cada dia mais , nos agravando em diversos fatores como na natureza, na saúde, entre outros.
      Nome: Elizabett Custodia Barbosa Coimbra/ RA: 55315

      Excluir
    9. Denise, você está certa mais para manter tudo isto é necessário mais divulgação e participação e a sociedade obter o mesmo objetivo que cuida com o meio ambiente. E manter a reciclagem..
      RA48178
      Maria José Silva

      Excluir
    10. Denise Ebom ter conciencia mantendo o ambiente limpo sem despediço de água é energias.
      RA 48178
      Maria José Silva

      Excluir
    11. Ivonete Para isto é necessáro divulgar mais nas palestras, escolas e desenvolver projetos explicar para sociedade os cuido o que acontecer com tanta destruição que afeta o mundo,e natureza acabando de tanto sofrimento.
      E nós Como ficamos? RA 48178
      Maria José Silva

      Excluir
    12. Espero que atráves des te vidéo opovo comece ter conciencia e´patticipar melhor da reciclagem, levar isto em concideração e consumir menos,e agora percebemos que tudo pode mudar.

      RA 48178
      Maria José Silva

      Excluir
    13. Todos comentários estão coerentes.Impossivel o povo continuar assim sem correr atrás do planeta precisamos educar melhor a ´população para isto e necessário divulgação.
      RA 48/178
      Maria José Silva

      Excluir
    14. Bem Maria esse e ponto central não devemos ser contra o consumo pois ele gera empregos e a economia,mas a questão principal e sobre a utilidade das coisas que se compra e sua real importancia não devemos privar as novas gerações das tecnologias desde que sirvam a nós e não o contrario.

      Edvaldo Fernandes Mendonça RA 47061 madrugada 5 semestre

      Excluir
  2. Pelo que eu observei do primeiro vídeo, é que nós como sujeito, precisamos contribuir com a valorização do nosso planeta, não matando o que nós resta de plantação, pois a natureza é tudo que nós resta.
    Nome: Angélica Aparecida do Nascimento, R.A: 47284

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agelica a sua colocação é ótima precisamos ser reeducados sobre ambiente por depois será tarde demais.Parabéns.

      RA 48178
      Maria José Silva

      Excluir
    2. Angelica concordo com você, nós como sujeitos devemos nos reeducar e começar a preservar mais nosso planeta. nice da cruz milanez RA:47157

      Excluir
    3. A sociedade está acordando com outras visão,porque a natureza e sábia e uma obra que ajuda o homem tirar sua sobrevivência mas ele é ignorante e fica com tudo,não respeita nem a si próprio.
      RA 48178

      Maria José Silva

      Excluir
  3. Na minha opinião, o que nós podemos fazer, é colaborar com a natureza, para que não haja tanta devastação. temos que ter mais responsabilidade em tudo que fazemos.
    Nome: Cleide dos santos Goldner, R.A:47154

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim , através da consciência podemos mudar essa devastação que acontece todos os dias e assim teremos responsabilidade com o futuro de nossos filhos e assim viver em um planeta com mais qualidade de vida .
      Renata Toledo Cortonezi RA 46946 - Madrugada.

      Excluir
    2. Com certeza somente a conscientização da população vamos mudar essa realidade cada um fazendo a sua parte teremos um futuro melhor para nossos filhos, porque se ficamos de braços cruzados nosso planeta será destruido ao pouco como está acontecendo hoje e não podemos ficar só olhando vamos buscar mudar está realidade fazer cada um a sua parte.
      Cristina da silva ferreira RA 39 504 pedagogia tarde

      Excluir
    3. Anônimo 01 de Agosto de 2014 14:34
      O ser humano gosta muito de gastar sem necessidade por valorizar bens que esses para mostrar as outras pessoas que pode devemos valorizar as coisas pequenas e pararmos de gastar com futilidade coisas sem necessidades pois assim se tivermos a consciência podemos ao menos dar um progresso embora ainda seja complexo para que todos tenham o mesmo pensamento Neli Dias Castro RA 47355

      Excluir
    4. Concordo, se cada um fazer sua parte com certeza teremos um planeta melhor e com menos devastação, o que precisamos e nós conscientizar com responsabilidades dos nossos atos e contribuir com a natureza.
      JANEIDE MARTINS DO NASCIMENTO RA: 42923 6º NOTURNO

      Excluir
    5. Neli. As coisas importantes são pouco valorizadas, concordo com você, as pessoas estão tornando-se cada dia mais individualista e esquece do que realmente importa perdendo-se em coisas superficiais,sem refletir em sua vivência neste planeta. Marlene A Silva. RA 47728

      Excluir
    6. Marlene tudo que você fala é verdade,acredito que as pessoas necessita fazer reflexão cuidar desta crueldade que vem acontecendo com a natureza é prejudicando a si mesmos,Então vamos concientizar para cuidar do mundo.
      RA 48178
      Maria José Silva
      Uniitalo
      Pedagogia 5°semestre

      Excluir
    7. Acredito que o mundo vai melhorar se as pessoas valorizar o meio ambiente isto se educando é fazer uma reflexão.Vamos socorrer o meio ambiente.

      RH 48178

      Maria josé Silva
      Pedagogia 5° semestre

      Excluir
    8. Isso seria ótimo se o governo se mobilizasse em conjunto com população em função da preservação do meio ambiente divulgando informações nas mídias de comunicação sobre a importância do consumo consciente já que é para o bem de todos. Mas o governo usa a mídia e o seu poder para nós controlar e coagir incentivando cada vez mais o consumo exagerado das coisas o que rende muito lucro pra ele então pra que se incomodar se ta bom para o lado dele né verdade. Marta amancio de souza 43209

      Excluir
  4. MARIA APARECIDA DE JESUS R.A 17081

    As mídias e as empresas nos induzem ao consumo desnecessário para nos moldarmos aos padrões sociais do momento, e não percebemos o impacto que este consumo desnecessário exerce sobre o meio ambiente. Precisamos atentar para para as nossas atitudes afim de diminuirmos esta situação tão agravante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, concordo a publicidade ela entra na nossa vida todos os dias, temos que desde de cedo estar atento com os nossos filhos para ensinar e mostrar como podemos evitar o exagero que é colocado com o consumo desnecessário e assim estar contribuindo para uma qualidade de vida melhor.
      Renata Toledo Cortonezi RA 46946 - Madrugada

      Excluir
    2. Concordo com sua opinião a respeito disto,pois estamos vivenciamos uma sociedade em que o consumo e a destruição do meio ambiente esta cada dia mais aumentando ,contudo devemos ensinar nossas crianças ou filhos a não serem escravos do consumismo e do capitalismo, onde o único intuito e vender cada vez mais e influenciar assim a população a possuir e pensar que é necessário ter aquele determinado objeto para ser feliz ou para ser aceito na sociedade em que vive,devemos passar para nossos filhos o pensamento que nem tudo que queremos ou possuímos e extremamente necessário nas nossas vidas,em que muitas vezes aquilo que pensamos que é útil para nós traz consequências para nosso planeta,prejudicando assim não só ele mas nós mesmo que viramos escravos deste pensamento a cada dia que passa,temos que rever esses pensamentos começando com a reeducação de nossos atos ou pensamentos.

      Rivana - RA: 48147- (Madrugada)

      Excluir
    3. Concordo com você, Maria Aparecida por isso temos que estar bem atentos porque tudo isso nos prejudica em vários aspectos físicos, sociais e emocionais.
      Vânia Rodrigues de Souza Ra 43387 ped6- noite

      Excluir
    4. Concordo com sua opinião, no momento a sociedade em si, encontra-se em um sistema capitalista onde o consumismo para ter um status, acaba sendo mais importante do que a preservação da vida humana e de todos os benefícios que a natureza nos oferece.
      ALCIENE RAMOS DOS SANTOS RA: 46075 - 6º NOTURNO

      Excluir
    5. Olá Maria,faço suas palavras as minhas,pois hoje nossa sociedade está no cilo vicioso do comprar e do ter, e não pensamos nas consequência e nem como "tal" produto foi para em nossas residências, precisamos sim, acorda para sair ou fazer a diferença deste ciclo de onde fazemos parte.

      NOME: Amanda Trindade Bitencourt RA: 43106 6º Semestre Noturno

      Excluir
    6. Oi Amanda o mundo está se acabando e nós figimos que está tudo bem,Podemos divulgar melhor o vidéo para o mundo despertar do prejuizo da nossa estupidei.Vamos salva a natureza diminuido desperdiço.

      RA48178
      Maria José Silva
      uniitalo
      Pedagogia 5°semestre

      Excluir
    7. Concordo, com a sua opinião onde vivemos em uma sociedade de consumo em que as pessoas do querem ter e esquecem de ser, ou seja, precisamos sair desde vicio para nos tornamos pessoas com consciência para vivemos em uma sociedade justa para todos.

      Nome: Fernanda Carolina Farias da Silva RA: 44377 Noturno

      Excluir
  5. A realidade do sistema tapa a visão de uma sociedade inconsciente, sega pelo consumo, escravos do capital. Procuro rever minhas necessidades diariamente, pois compreendo a utilidades do valor humano na preservação do planeta, mas se não limpar a mente a vida também ira pro lixo.
    Ivonete Silva Rodrigues RA 47389

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O consumismo é uma compulsão que leva o indivíduo a comprar de forma ilimitada e sem necessidade bens, mercadorias e/ou serviços. Ele se deixa influenciar excessivamente pela mídia, o que é comum em um sistema dominado pelas preocupações de ordem material, na qual os apelos do capitalismo calam fundo na mente humana.
      Luzineide souza dos santos
      RA:46537

      Excluir
    2. Bem colocado essa questão da influência da Mídia, pois é ela que nos "empurra" ideias consumistas, valorizações fúteis de coisas que as vezes não necessitamos mas acabamos consumindo para se "adequar" aos padrões de "necessidade" impostos por uma sociedade vazia!!!

      Excluir
    3. Concordo plenamente, pois somos todos influenciados pelo que vemos e não nos atentamos ao que esta por trás da mídia então se todos nós pensássemos um pouco mais compreenderíamos as verdadeiras coisas que são úteis para nossas vidas.

      Ana Paula de Barros Gonçalves de Sousa RA: 46938 Madrugada

      Excluir
    4. Mas pensamos e repensamos e sempre chegamos a conclusão que o melhor é ter, adquirir bens estar consumindo cada vez mais e não se preocupamos com tanta coisa que acontece no sistema
      Jusilaine Sousa Rodrigues RA 47820 Madrugada

      Excluir
    5. Esta é a intenção do sistema de manter o crescimento econômico e fazer com que as pessoas se conformem com a real situação de que sempre foi e sempre sera dessa forma não há possibilidade de mudança, pois mudar da trabalho e gera conflito, mas a ação coletiva de pessoas que refletem e pensam, e analisam a realidade hoje anseiam por mudanças que já começam a serem discutidas em prol de transformações que envolve a educação, politica, saúde, transporte, acredito que só vai mudar quando nós mudarmos o nosso pensamento e assumirmos a nossa posição como cidadão que luta por democracia.

      Fabiane Marques de Lima Vespertino RA: 46655

      Excluir
  6. Auristela Brito dos santos 48966 Ped 6º sem. noite
    Ao assistir o vídeo começou a me dar agonia, sensação de pavor me senti realmente nervosa! Primeiro começa com o desmatamento depois a manipulação do comércio sobre nós e também a destruição da saúde e do planeta com os materiais tóxicos. Gente!! se parar pra pensar o mundo é louco!! Somos marionetes e nem nos damos conta disto... Estou pasma!!

    ResponderExcluir
  7. Pelo que eu vejo, quando mais progresso existe em um país pior fica para a natureza, pois com esse progresso surgem mais poluição do ar das empresas, as águas dos rios contaminada é poluídas matando toda é qualquer vida que ali possa existir. Quando mais poder o homem quer, maior será o desequilíbrio da natureza.
    Sonia Maria da Gama, R.A: 47651.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A humanidade se esqueceu da natureza, e agora estamos começando a pagar por isso, a exemplo é a questão da água que julgo daqui uns anos ser o bem mais precioso, esses desequilíbrio muito bem colocado infelizmente já se iniciou agora a humanidade terá que correr atrás do pouca da natureza que nos resta para preservá-la a fim de garantir que nosso filhos e netos ainda consigam respirar ar puro!!!
      Elisangela Maria de Morais - Madrugada - RA: 10931

      Excluir
  8. Em nossa vida corrida, já nascermos com sentimentos de sermos consumidores, pois na nossa luta do dia-a-dia, sempre queremos crescer, pisar em cima das pessoas se orgulhando de gente que ganhar menos que nós, então devemos entender que nem sempre o dinheiro é a melhor coisa.
    Angélica Aparecida do Nascimento, R.A: 47284.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não concordo que precisamos ser egoístas para sermos alguém na vida e lutando com seus ideais que se consegue alcançar seus objetivos é viver num pais melhor.

      Maria Suely Dos Santos Silva Ra: 47999

      Excluir
  9. O cartão de credito é a criação mais incrível que nos foi dado, mas com ele,nos tornamos consumidores sem limites.comprando o que é necessário e o que não é também,ficando assim, endividado até o último fio de cabelo.Mas mesmo endividado continuamos comprando.Até onde chegaremos em?
    Sonia Maria da Gama R.A.47651

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você que foi uma criação incrível, porque muitas vezes precisamos de algo urgente como um remédio, por exemplo, e não temos o dinheiro com o cartão resolvemos, mas muitas vezes não precisamos tanto assim e acabamos comprando para satisfazer nosso desejo e se não houver controle vira uma bola de neve e as consequências são terríveis.
      Fátima Costa e Silva de Lima RA: 48297 madrugada

      Excluir
    2. O consumismo se torna uma compulsão como se fosse uma doença incontrolável que cega as pessoas a se sentirem compensadas e satisfeitas pelo simples ato de ter comprado.

      Fabiane Marques de Lima Vespertino RA: 46655

      Excluir
  10. Para mudar esse ritmo de produção e consumo no mundo, é preciso orientar as crianças desde cedo nas escolas na sociedade e cultura do cidadão, para que tenhamos futura geração ciente dos problemas que esse ciclo ''trabalhar ver e comprar" trás ao nosso planeta.

    Marilza Rodrigues Pereira RA: 47076
    EAD
    Pedagogia 5° semestre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marilza:
      Concordo que a educação sistematizada pode auxiliar na formação de uma nova geração com consciência crítica para o consumo politicamente correto.
      RA: 47442- Denise Mendes

      Excluir
    2. Pois realmente concordo com você mas hoje em dia a mídia também já induz a criança para o consumo, infelizmente esse consumismo é um ciclo vicioso.

      Mônica Santos Ferreira RA:41046 5o semestre

      Excluir
    3. Realmente Mônica, mas se começarmos orientar as crianças desde cedo, também sera preciso trabalhar com elas sobre a influencias que a mídia produz sobre os produtos divulgados.

      Marilza Rodrigues
      47076 pedagogia
      EAD madrugada

      Excluir
    4. O debate sobre consumo exagerado na sociedade em que vivemos deixa claro com o debate com os colegas, que todos nos estamos ciente que somos consumistas, mas mesmo assim muitos continua sendo consumistas e gerando um lixo eu ja não sabe onde descartar sem prejudicar o nosso planeta.
      Debatendo sobre o assunto ficou claro que alem de educar as novas gerações precisamos da ajuda da mídia para mudar essa realidade.
      Marilza Rodrigues Pereira
      EAD Madrugada
      5º semestre

      Excluir
  11. 1-Podemos organizar um debate em sala onde iremos questionar os alunos, a respeito do que eles entendem sobre meio ambiente, consumo e midia,perguntar a eles quais sao os seus bens de consumo como celelares,video games, computadores etc, e questionar quais eles gostariam de ter, apartir dai iniciar uma reflexao, sobre como a midia nos impulsiona a consumir sem necessidade, falar quais sao as principais influencias atraves de comerciais,novelas,musica,o funk ostentacao e o exemplo mais claro, de como as pessoas sao levadas a crer que seu valor esta diretamente ligado ao que se tem.
    Podemos levar videos que falem de preservacao ambiental, ressaltar a importancia da reciclagem e dos trabalhadores que lidam como ela, pois essas pessoas sao chamadas por nomes pejorativos, o que leva as criancas a ve-los com inferioridade e como consequencia nao entenderem quais sao as contribuicoes que aquele trabalho traz para a sociedade, acredito que se promovermos uma visita a uma cooperativa de reciclagem os alunos veram na pratica como e feito parte desse processo de reciclar, alem de trabalho em sala confeccao de cestos com as divisao de cores da reciclagem que poderam ser usados pelos proprios alunos, bom... tem muito a ser pensado e feito,mas acho que podemos comecar assim atraves de medidas simples.
    2-Minha contribuicao e minima diante do tamanho do problema,os unicos bons habitos que tenho sao- Nao jogo lixo em vias publicas,economizo agua,fico por anos com os mesmo aparelhos eletronicos, como celular e computador nao troco por modismo, somente se houver necessidade, portanto meu lixo eletronico e beeeemmm excasso.Nao jogo oleo na pia, eu armazeno em um recipiente e depois levo para lugares que reutilizam e reciclam como a igreja, ou dou para uma vizinha que faz sabao com ele.
    Cristiane Correia Da Silva Pedagogia, Manha, RA30792
    comentário redirecionado pela moderação

    ResponderExcluir
  12. Cada dia mais a, a mídia entra em nossos lares afim de nos induzir ao consumo exagerado e desnecessário, apenas para mantermos estatus na sociedade. E isso nos faz esquecer do nosso bem maior que é o meio - ambiente, apesar da dificuldade eu acredito sim, que podemos mudar essa situação se nos conscientizarmos e consumirmos somente o que nos é necessário.
    . Roseli de jesus oliveira mattos RA: 46702

    ResponderExcluir
  13. Que o governo ,e a elite querem criar seres consumistas e capitalistas com o intuito de controlar seus pesamentos e opiniões,fazendo as pessoas pesem que para seu bem estar e felicidade,esta naquele determinado produto. as principais culpadas disto são as industrias que cada vez mais produzem produtos sem qualidade e principalmente de inutilidades,fazendo que as pessoas comprem e comprem pois aqueles determinado produtos não sevem mais,temos duas formas de colocar isso que seria,em primeiro lugar pela sua durabilidade outro pela sua atualização que seria como modelos ou funções, as mídias em si como televisões e redes sociais como "Facebook" entre outros provoca este vicio nas pessoas,fazendo que se desliguem por muito tempo e não percebem o mal que este vicio de comprar fazem as elas e ao meio ambiente que esta cada vez mais se desfazendo justamente pela fabricações de novos produtos,e com isso acabamos prejudicamos não só o planeta mas como nós mesmo que a cada dia mais viramos escravos desta forma de capitalismo explicito na sociedade.

    Rivana - Ra: 48147( madrugada)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com sua opinião, pois o pensamento consumista que a mídia cria nas pessoas, faz com que ao consumir sintam-se saciadas aí a tal sensação de felicidade que dura até a próxima promoção.
      Roseli de jesus oliveira Mattos RA: 46702

      Excluir
  14. O vídeo fala que os trabalhadores são os que mais sofrem e que a responsabilidade é do governo em olhara para o povo, como a reciclagem é muito importante mais isso não quer dizer que é o suficiente para resolver o problema da poluição. Mais nem todos tem a consciência que jogar lixos na rua ou em qualquer lugar prejudica o meio ambiente e samos nós mesmo os prejudicados, o vídeo relata uma história bem ampla e com muitas sugestões.
    Nome: Antônia das Dores Fernandes de Araújo Soares
    RA: 43639
    Curso: Pedagogia. Turma: Noturno.

    ResponderExcluir
  15. A sociedade atual não reflete antes de comprar,muitas vezes não está necessitando mas somos induzidos pelas propaganda a consumir ,tudo isso é estratégias dos governantes para movimentar a economia ,produzindo mercadorias com pouca resistência pra estarmos sempre comprando.eles não se preocupam com o meio ambiente faz campanha para população selecionar o lixo sendo que eles são os maiores poluentes da natureza.
    NOME: Noemia S. de Oliveira Andrade
    RA: 46957
    Profº: Mário
    5º semestre de pedagogia manhã

    ResponderExcluir
  16. Na minha opinião, e que devemos acordar para a realidade, não devemos esperar só dos nossos governantes, porque o que eles querem mesmo, e que as pessoas consumam cada vez mais, Precisamos mesmo e ter consciência e contribuir para termos um pais melhor.
    Nome: Karina P Mesquita RA: 46581
    Curso: Pedagogia 5º Semestre Manhã

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, pois devemos fazer nossa parte e não ficar esperando do outro, devemos nos conscientizar para tentar mudar essa realidade que nos ilude cada vez mais.
      Antonia Teixeira Costa RA: 44286 Manhã

      Excluir
  17. As pessoas deveriam ser educadas para compra só o que é necessário, apesar da mídia induzir o contrário. Precisamos nos defender buscando limite e consumo consciente a parti dai ajudamos a preservar a natureza e o meio ambiente o qual a gente vive. Ainda há esperença precisamos mudar o sistema acabando com o consumo exagerado, desmatamento, desperdicio, exploração etc. cada um fazendo a sua parte o planeta agradece.
    Cristina da silva Ferreira Ra 39 504 Tarde pedagogia

    ResponderExcluir
  18. Este vídeo é um alerta, retrata a realidade atual de como estamos acabando com nosso planeta, com o ser humano!! Retrata o sistema capitalismo e suas consequências: causando problemas sociais e ambientais. Atitudes e providências urgentes!!!! EMILIA RONCO RA 35340 PED. 6º SEM. NOTURNO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Auristela Brito dos Santos RA:48966 Ped. 6º sem. noite
      Sim com certeza é realmente uma alerta real da destruição do planeta e nossa saúde nos tornando marionetes sem consciência nas mãos do sistema capitalista. Meu Deus!! Isso terá um fim?

      Excluir
  19. Estamos vivendo em uma sociedade consumista, onde a mídia, a ambição, a competição e o cartão de crédito tornaram-se nosso dia-a-dia: Terrível!!! Estamos sempre comprando induzidos pelas estratégias do capitalismo!!! EMILIA RONCO -
    RA 35340 - PEDAG. 6º SEM. NOTURNO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra E. Ferreira 47010 manhã- pedagogia
      Olá, Emília na sua opinião o que vc acha sobre essas pessoas que não se controlam com cartão de crédito, teria alguma sugestão, para que isso não se tornasse um vicio?

      Excluir
  20. Alessandra E. Ferreira 47010 manhã pedagogia
    Vejo que como sujeitos precisamos contribuir para valorização do planeta cuidando da natureza, vejo também que a mídia nos induz ao consumo desnecessário para um padrão social, que nos sega pelo consumo para que sejamos iguais, na mesma altura, com os mesmos direitos.

    ResponderExcluir
  21. Esses dois vídeos retrata a verdadeira realidade da nossa sociedade consumista, que compra sem precisar, somente para acompanhar o mundo com suas novas tendências, e isto acaba nos levando a uma bola de neve onde temos que trabalhar bem mais para poder sustentar os nossos desejos de consumir. Com certeza a partir de agora irei policiar-me ainda mais a respeito de consumo.
    Elenice Ribeiro Pinto de Souza. RA 47251

    ResponderExcluir
  22. Não acredito que seja culpa do governo por nos tornados seres consumidores compulsivos, e sim culpa de nós mesmo por deixar ser influenciado e dominado em achar que bens materiais fazem a nossa felicidade. Aprendemos isso com nosso avós, pais, padrinhos e amigos que dizem ser amigos e somente reproduzimos, claro que a mídia tem muita influencia na mediação. Pensem comigo, se não consumimos, os fabricantes não fabricam tanto, se não fabricam não é necessário utilizarem tantos recursos naturais, e se não utilizarem tantos recursos naturais a natureza não será destruída.
    Nome: Dayane da Conceição RA: 47596 vespertino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oneida Santos RA:48659 vespertino2 de setembro de 2014 às 22:21

      Realmente concordo com você, as pessoas são influenciada pela mídia porque querem andar na moda, para parecerem com as celebridades. Não se preocupando com a nossa futura natureza. Oneida Santos RA:48659 vespertino

      Excluir
  23. O vídeo nos mostra da grande importância de preservar-mos a natureza, pois nem todos cidadães se dão conta de que poluindo a natuteza juntando toda poluição prejudica a nós mesmo e o meio ambiente.

    Mônica Santos Ferreira RA: 41046
    5o semestre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo pena que existem pessoas que ainda não pensam no nosso futuro nem tão pouco nas futuras crianças do nosso planeta, pois isso terá reflexo no futuro.Vanda Sousa Lima RA: 47843 5° Noturno.

      Excluir
    2. Desculpa Mônica, mas enquanto pensarmos assim, e não procurarmos conscientizar a nós mesma , nada vai mudar e só piorar a situação planetária, o certo é começar por todos nós consumistas das tecnologias avançadas.
      Ana Cleide Figueiredo Marinho RA 46989 ped. 5º vespertino

      Excluir
  24. O custo alto da tecnologia e o fortalecimento industrial causadores do enfraquecimento da saúde humana contaminados pelo lixo químico da produção industrial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alzenir com certeza. O povo cresceu e exigem qualidade de vida,porem precisa
      se educar par obter conhecimento para melhorar o meio ambiente.
      Se continuar consumista da tecnologista a situação do planeta vai piorar.
      RA 48178
      Maria josé silva
      Uniitalo
      5° semestre

      Excluir
  25. A sociedade está dominada pela mídia e pior copia e consume desordenadamente só por prazer.
    Alzenir C. Figueiredo RA 48260 5º semestre pedagogia vespertino

    ResponderExcluir
  26. A mídia manipula as pessoas a comprarem e consumir, elas estão tão viciadas ao consumismo que compram mesmo sem está necessitando, apenas por desejos de consumir.
    Ana Cleide Figueiredo Marinho RA 46989 Curso Pedagogia 5º semestre, Vespertino

    ResponderExcluir

  27. As mídias o tempo estão nos conduzindo ao mundo do consumismo, somos guiados por um sistema onde muitas das vezes se igualar ao outro nos faz sentir-se bem, por isso as vezes compramos sem necessidades e pagamos o que não podemos somente para ser bem visto na sociedade, em quanto agimos desta forma o planeta está sendo prejudicado e não nos damos conta deste problema.
    Antonia Teixeira Costa RA: 44286 Manhã

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é só a mídia que nos conduz ,mas o governo e o maior causador.

      Karina P. Mesquita RA: 46581
      Curso: Pedagogia Manhã

      Excluir
  28. este vídeo retrata o modo como a sociedade está organizada. também mostra como este sistema nos indus ao consumismo desenfreado.aborda também o descaso com o nosso planeta que está cada vez mais sendo destruído pela ação humana.RA;42794 NOME:Sandra Gomes Sousa Mota

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com a mesma,pois vivemos numa sociedade de consumista,de competidores o tempo,com gastos exagerados ,muitas vezes só para seguir as tendencias.Amanda Peixoto RA;46807

      Excluir
  29. Somos o tempo todo bombardeados pela mídia que nos impõe maneiras de ser, guiando-nos ao consumismo para estar de acordo com o padrão da sociedade, tonando nos materialistas de forma que as pessoas são avaliadas e aceitas pelo que tem ou caso contrário são excluídas. E o planeta é quem sofre as consequências para dar conta dos desvarios da do ser humano.
    Fátima Costa e silva de Lima RA: 48297 madrugada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por esses fatores está cada vez mais difícil fugir desse sistema, se é que isso é possível, já que para fazer "parte" da sociedade devemos estar dentro dos padrões exigidos, padrões esses que distorcem nossas verdadeiras necessidades!!! Kayte Ap. Silva de Moura RA: 43865 Noturno

      Excluir
    2. Não só o planeta sofre, os próprios "outros" seres humanos sofrem com nossos desvarios consumistas. antes de pensarmos no planeta, pensemos na desigualdade social, na pobreza e na miséria que todo esse sistema desencadeia. Gabriela de Souza Pinto Fumes RA: 58821

      Excluir
  30. A sociedade atual infelizmente é influenciada pelos meios de comunicação de massa, poucos são os que tem consciência das consequências advindas deste processo de consumo. Acredito que por meio da conscientização desses fatos é que poderemos pensar em mudanças para o futuro da sociedade almejando assim melhorias na qualidade de vida de todos os cidadãos.

    Ana Paula de Barros Gonçalves de Sousa RA: 46938 Madrugada

    ResponderExcluir
  31. Os governantes do Brasil deveriam investir mais na reciclagem, pois muitas pessoas arriscam suas vidas, manuseando materiais nocivos a saúde. A mídia muitas vezes nos leva ao consumismo, vou pensar antes de comprar, se realmente preciso.
    Mary Correa Tintino RA: 47387 madrugada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Mary, o nosso governo não faz investimentos neste sentido, para melhorar o trabalho das pessoas que manuseiam esses materiais. A mídia só faz isso incentivar o consumismo... Vou pensar assim como vc na hora de comprar
      Graciene de Oliveira Santiago RA 48511 Madrugada

      Excluir
  32. Concordo com os videos apresentados atualmente vivemos em uma sociedade de consumo, onde o que importa mais é ostentar, compramos muitas vezes sem necessidade e esquecemos o valor real da felicidade, somos alienados pela mídia que cada vez mais induz ao consumo desenfreado, nós como sujeitos devemos pensar mais na natureza, por que sem ela não conseguimos sobrevir, e se conscientizar, começar a proteger mais nossos recursos naturais.
    Nice da Cruz Milanez RA:47157 PED 5º Semestre Manhã

    ResponderExcluir
  33. A mídia tem manipulado a sociedade ao consumo e tornaram causadores da destruição ao ambiente com lixos tóxicos e químicos causados pela industrialização dos bens de consumo para a população brasileira. Estamos sofrendo os efeitos desta causa.
    Ana Cleide Figueiredo Marinho RA 46989, Pedagogia 5º semestre vespertino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem manipula a sociedade são as corporações e os governos, a mídia é apenas uma ferramente extremamente eficaz para tal fim. Gabriela Fumes RA: 58821

      Excluir
    2. A sociedade esta mais preocupa em ter do que em ser.
      Daisymar Gomes Ferreira

      Excluir
    3. Concordo com o mesmo,pois as pessoas muitas vezes querem ser o que não são.Amanda Peixoto RA46807.

      Excluir
    4. Concordo e fico muito triste por ser essa a nossa realidade,pois o valor de mundo e de ser humano se resume apenas em quem tem mais e enxergado com outro olhar.........Amanda Juliana Pereira Serafim Freires RA :45058

      Excluir
  34. O consumo é saudável para sociedade, há geração de empregos, a máquina monetária gira. Porém não há uma conscientização em relação aos recursos naturais finitos que o planeta Terra nos proporciona. Por meio da mídia somos induzidos ao consumo exacerbado, pois algo que compramos hoje logo será um produto obsoleto e temos que substituir rapidamente. Principalmente onde os valores do "ser" são substituídos pelo "ter", você vale pelo o que tem não pelo que é. E dessa forma os valores dos seres humanos vão sendo substituídos pelo material, ao mesmo tempo em que gradativamente tudo vai aos poucos se acabando. Se continuarmos pensando e nos comportando sem se preocupar com o amanhã, então o que será de nós... Diga-se de passagem, já estamos sofrendo as consequências, com a água por exemplo. Será que as futuras gerações vão ter a oportunidade de desfrutar desse planeta? Fica a reflexão. Ana Lucia RA: 22879

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que sim Ana, desde que nós educadores façamos a nossa parte, com nossos alunos, familiares, amigos, facebook, que irão replicar para outros e outros...
      Já está havendo uma mobilização, olha nós aqui, o vídeo que assistimos, as postagens dos colegas, estamos no caminho!

      Excluir
  35. Quando vi as imagens lineares lembrei das aulas de ciências na escola. Como somos alienados, egoístas e consumistas. Estamos ligados no automático, faculdade, trabalho, família, casa. Nos meios de comunicação: "consuma e recicle", "consuma e não polua", "triste?consuma","feliz?consuma". Não vou deixar de consumir, mas agora vou consumir menos e com consciência!. Replicar e debater com outras pessoas que conheço.
    Simone de Jesus Bicudo Conde R.A.44111 5º Semestre-Madrugada

    ResponderExcluir
  36. Vivemos em uma sociedade de consumo onde o que importa é “ter” e não “ser”, .O capitalismo, baseado em inovações tecnológicas, em busca do lucro e no aumento de produção faz com o homem interfira profundamente no meio ambiente, pois tudo que o homem desenvolve vem da natureza, viver a vida na sociedade atual é viver para que a classe dos ricos vivam bem, ou seja, nós somos as formigas que trabalham para que a elite tenham mordomia.
    Daisymar Gomes Ferreira RA 44234 6º semestre noturno

    ResponderExcluir
  37. Será que realmente precisamos consumir tudo, precisamos aprender a questionar, eu preciso, eu vou utilizar, como vou pagar, depois comprar mas sabendo que tudo que consumimos diariamente devemos reciclar, os produtores deveriam pensar mas na sustentabilidade do nosso planeta. Vanda Sousa Lima RA:47843 5° Semestre Noturno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Vanda, más acho que os produtores não ligam para a sustentabilidade do nosso planeta tudo no papel é lindo, na prática tudo é bem diferente. Karina H. do Nascimento RA: 47341 madrugada 5º semestre

      Excluir
  38. No meu vê, o mundo, está consumindo mais, e com isso, trazendo algumas desvantagens ao nosso planeta, acumulando mais lixo, trazendo poluição e algumas doenças, como câncer e asma, não basta somente a reciclagem, precisamos fazer mais, pelo nosso bem está...vivemos em um mundo, que pensamos somente em gastar, para sentirmos bem. Maria da Conceição da Silva RA:17865 5º semestre.

    ResponderExcluir
  39. Os Brasileiros consumem exageradamente, sem pensar no futuro, esse exagero, não é bom, trazendo lixos, e com isso poluições, doenças, devemos, se conscientizar mais, os governantes principalmente, fazendo mais campanhas de conscientização, valorizando nosso país, e valorizando nossa amazônia, nosso planeta está muito desgastado, não adianta somente, tirar as empresas poluidora e sim, buscar meios para melhoria.

    Aluna: Maria da Conceição da Silva Ra: 17865 5º semestre noturno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma grande realidade do nosso país consumista, mas nós podemos mudar essa situação. Elenice Ribeiro Pinto de Souza RA 47251

      Excluir
  40. Na nossa sociedade atual a todos momento nos deparamos com vários anúncios de compras é nas novelas e filmes que para a pessoa ser feliz ela tem que compras produtos da moda. Temos que para com esse modelo porque estamos fazendo mal para o nosso planeta e a qualquer momento ele ira cobrar. Karina H. do Nascimento RA: 47341 Madrugada 5º semestre.

    ResponderExcluir
  41. A sociedade atual está sendo influenciada pelo o consumismo, levando a uma grande degradação. Fazemos inúmeras compras sem necessidade buscando atingir um padrão em que a sociedade impõe, dizendo que é o correto. E muitos de n´s não temos consciência disso e nos deixamos levar por esse consumismo.
    Graciane de Oliveira Santiago RA 48511 Madrugada

    ResponderExcluir
  42. Temos que ter consciência enquanto sujeito dessa sociedade medicre que nos transforma em coisas que geram e compram coisas. Estão tirando de nós a nossa capacidade de pensar, agir e principalmente sentir... transformando nos zumbis.
    VÂNIA RODRIGUES DE SOUZA RA43387 -PED6 NOITE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Houve um erro de digitação... porém a terminologia está correta, e a palavra em questão é MEDÍOCRE. Usei esse termo para evidenciar a nossa condição humana, que ora nos mantêm como zumbis totalmente e mecanicamente alienados ao sistema de sociedade na qual estamos inseridos, ora algozes da nossa própria sorte porque mesmo sendo uma peça chave nesta engrenagem não nos damos conta de todo o mal que fazemos ao nosso meio ambiente e consequentemente a nós mesmos!
      VÂNIA RODRIGUES DE SOUZA RA 43387 - PED6 NOITE

      Excluir
    2. O homem necessita se transformar em um individuo capaz de lutar pela liberdade. Vivemos em uma sociedade em que a classe dominante oprime, violenta e explora causando perturbação no individuo, individuo esse que não tem coragem de enfrentar esse opressor que estimula a reprodução da desigualdade. Mas hoje os docentes podem e devem ensinar os educandos a pensar, questionar e reconhecer a realidade que os rodeiam, para que assim sejam capazes de construir opiniões próprias. O educador deve acreditar no que faz, ou seja, as suas ações e seus atos serviram de modelos para os alunos e uma vez que se ensina refletir se faz necessário que ambos reflitam juntos e com isso as atitudes do docente estarão sendo uma prova viva daquilo que se transmite, pois a frente de um educador existe seres humanos que necessitam se conscientizar e se moldar.
      DAISYMAR GOMES FERREIRA RA 44234 6ºSEMESTRE DE PEDAGOGIA NOTURNO

      Excluir
  43. Tudo ao nosso redor,está nos conduzindo ao mundo do consumismo,muitas vezes compramos coisas que não precisamos,e sem poder só para nós sentirmos bem.Amanda Peixoto RA:46807

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo co a mesma.pois devemos gastar menos,comprando só o necessario.Rubania Gomes Souza RA 46596.

      Excluir
  44. Nossa sociedade vem se preocupando cada vez mais com o "ter" e não o "ser", na verdade, só "somos" se "temos", sem se importar em como isso destrói o meio ambiente, produzindo cada vez mais lixo. A crise atual da falta d'água nos chama atenção quanto à preservação, é um clamor do nosso Planeta, que se não mudarmos nossos hábitos, tudo o que é vivo deixará de existir!!! Kayte Ap. Silva de Moura RA: 43865 Noturno

    ResponderExcluir
  45. O vídeo nos deixa claro que somos vítimas, e afirmar que é falta de educação é culpar quem na verdade é vítima!! Pessoas habitam um lugar por anos e depois são obrigadas a deixar suas origens em busca de uma vida melhor. Claro que nada disso acontece, pois são explorados com condições de trabalho precárias e salários baixos. Será que um dia vamos valorizar o que realmente é essencial em nossas vidas? RA:48597 PED 5 SEMESTRE MANHÃ RAIMUNDA FERNANDES LIMA PEREIRA

    ResponderExcluir
  46. É notável que a doença do consumismo, tendo o capitalismo como sua principal causa, vem se agravando mais a cada dia que passa. Já faz parte da dinâmica do capitalismo as diversas crises econômicas, que promovem guerras, miséria, acentua as desigualdades sociais, consome a vida das pessoas, tornando-as máquinas de produção, contamina a alma com os desejos consumistas, com a falsa sensação de satisfação momentânea, fazendo corromper a ética, chegando a distanciar-nos do humanismo, em troca de podermos comprar nosso próximo Smartfone, dedicarmos nossa vida sempre na aquisição de um novo carro ou uma nova casa. Não temos como pensar em mudar a atual situação vivendo nesse mesmo sistema econômico, que já vem sendo questionado a dezenas de anos, mas ainda foi possivel uma consientização em massa na qubra desse sistema e a adção de outras formas de organização econômica e social. Acredito que nosso papel, como futuros educadores, vai no sentido de promover essa consientização. (Solange Pereira da Silva RA:47374)

    ResponderExcluir
  47. Somos dominados pela mídia, influenciados a todo momento em varias situações cotidianas podemos dizer que somos verdadeiros robôs cumprindo ordens. Não conseguimos ser autênticos porque temos sempre que reproduzir o outro. A sociedade capitalista nos seduz e nós nos deixamos seduzir. Como viver longe da mídia se ela faz parte da nossa vida? Diante de tanta influência a alternativa é conscientização. E isso depende de cada um de nós. Maria Aparecida RA: 47051 . Vespertino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a mídia é uma das principais influências na vida do ser humano, que esta presente em nossa forma de falar e pensar sem nos darmos conta do consumismo que acaba nos conduzindo e que faz parte de uma cultura que nos distancia da realidade que vivemos e que para nos sentirmos parte dela acabamos consumindo cada vez mais.

      Fabiane Marques de Lima Turno: vespertino RA: 46655

      Excluir
  48. O mercado de consumo que vemos esta cada vez mais induzindo o indivíduo a valorizar os bens materiais para que desta forma faça parte da atualidade e esteja conectado com o que se tem de moderno e assim gere lucro aos grandes empresários e poderosos.É necessário que a camada desfavorecida tome consciência de sua força devido ao fato de ser muitos indivíduos explorados seja por sua força de trabalho ou por sua condição social e busque transformações significativas em seu meio que possam promover mudanças no rumo dos interesses de um todo e não só de poucos. O pouco que cada um fizer para modificar a realidade de hoje pode não apresentar resultados elevados mas irá contribuir com a soma de outros tantos que querem um país que verdadeiramente oportuniza crescimento para ambas as classes sociais. ( Adriana Brito da Paixão Silva R.A 43846-Noturno)

    ResponderExcluir
  49. Realmente não paramos para analisar a história das coisas,e no nosso cotidiano a preocupação maior está em consumir, estar na moda, satisfazer com as novas tecnologias.Temos consciência que precisa mudar muita coisa na realidade que vivemos atualmente mas agimos de forma contrária,a publicidade a mídia nos torna dependentes deste processo, deste sistema em crise.Seria bom mesmo se esse sistema fosse transformado mas a maioria da pessoas se tornam acomodadas, a procura por adquirir algo que tanto quer faz com que não colocamos em prática esta preocupação de mudar o nosso dia- a -dia, prevalecendo a busca pela realização
    pessoal.
    Jusilaine Sousa Rodrigues RA 47820 Madrugada

    ResponderExcluir
  50. Infelizmente estamos nas mão do sistema, que sem alternativa de sobrevivência, seguimos o sistema, e muitos seguem por não terem o conhecimento do verdadeiro ciclo que é o sistema. E se muitas vezes, não entrarmos neste ciclo ficamos de fora da sociedade, então ficamos neste sistema do consumismo.
    NOME: Amanda Trindade Bitencourt da Silva RA: 43106 Noturno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enquanto pensarmos assim o sistema nos condicionará cada vez mais é necessário de fato se apropriar do conhecimento real das coisas para tirarmos o véu do rosto e transformar de fato a sociedade que desvaloriza o "ser" e valoriza o ter...o sistema só é eficaz quando todos pensam iguais e agem da mesma forma, ainda bem que ele está em crise é sinal que ainda temos chances de muda-lo
      Adriana Brito da Paixão Silva RA 43846 Pedagogia Noturno

      Excluir
  51. Anônimo 01 de Setembro de 2014
    O ser humano tem a consciência de que se deve evitar o consumo e de que a preservação ao meio ambiente é fundamental.Porém fazemos nossa parte mas muitos ainda não caíram na realidade de que se nós não preservarmos quem vai sofrer no futuro somos nós mesmos. Neli Dias Castro RA 47355

    ResponderExcluir
  52. Cada dia mais o mundo se transforma em um mundo de interesses materiais, se esquecendo que para ter é preciso cuidar.
    Michele Rodrigues da Silva RA: 47240 madrugada

    ResponderExcluir
  53. O vídeo nos mostra uma conscientização que nós deveríamos ter sobre o que consumimos, procurando saber quais os processos e modificações que os produtos passam para chegarem em nossas mãos,de que forma deveríamos contribuir para diminuir as transformações químicas.
    Janeide Martins do Nascimento, RA= 42923.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janeide martins concordo com seu comentário se todos compreendesse seria mais fácil viver no ambiente saudável.]
      Antônia das Dores RA:43639
      Noturno.

      Excluir
  54. De acordo com o vídeo, podemos perceber o quanto nós nos transformamos escravos do consumo.Somos dominados e influenciados todo o tempo pela mídia, temos sempre que reproduzir o outro.
    Maria Aparecida Nunes RA: 45022 madrugada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Maria Aparecida, não conseguimos nos desvincilhar desta ´prática do consumismo, porque mesmos que estejamos em alerta não adquirimos produtos de qualidade, porque tudo hoje em dia é feito com prazo de vida pré determinado para pouquíssimo tempo!!!
      VÂNIA RODRIGUES DE SOUZA RA 43387 - PED6 - NOTURNO.

      Excluir
    2. Concordo com você,pois a nossa identidade é o que compramos ou o que temos,o que sou como sujeito não vale mais nada. Onila Nogueira Miranda RA 42847

      Excluir
    3. infelizmente vivemos em um sistema que nos faz escravos, e a lei do consumo é que manda no país.

      Thalita Brito dos Santos ra: 47897 manhã

      Excluir
  55. No primeiro vídeo pude perceber e compreender que contribuo com a devastação, não só eu como o mundo todo, o importante não é saber como se fabrica, quantas árvores foram derrubadas e que cada vez mais o ar está sendo poluído, e sim o mais importante é saber como mudar tudo isso, como desprezar os eletrônicos da maneira correta, e já que esses aparelhos ideológicos do estado entraram nas nossas vidas vamos descartar com consciência.
    No segundo vídeo, a charge relata o que realmente acontece na nossa sociedade capitalista, quanto mais temos mais queremos e tem que ser da última geração, para não sermos excluídos do meio em que vivemos.
    Nome: Dayane da Conceição RA: 47596

    ResponderExcluir
  56. Fazemos parte de uma sociedade que valoriza mais o ter do que o ser reforçado pela mídia, se refletindo na forma de pensar e agir das pessoas sem que percebam a gravidade do consumismo que age de forma agravante na natureza, saúde, e educação gerados de produções e tecnologias que passam por nossas vidas tão rápido que nem percebemos os malefícios e desperdícios.
    A sociedade clama por socorro e pela luta coletiva !

    Fabiane Marques de Lima RA: 46655

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Fabiane, o tempo todo somos condicionados por alguém, saúde e educação deveria estar em primeiro lugar nas politicas públicas. mas o que temos e temos visto nas campanhas são promessas. Mary Correa Tintino RA:47387 madrugada.

      Excluir
  57. O filme nos relata claramente e me deixa chocada,pois somente assistindo é que posso entender o quanto estamos acomodados,confortáveis com a situação a qual estamos vivendo.Hoje estamos mais preocupados em está atualizados com a tecnologia,do que com a nossa saúde ou com o nosso meio ambiente.Amanda Juliana Pereira Serafim Freires RA:45058

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você Amanda. Hoje a nossa vida é focada na tecnologia, estamos acomodados nesse mundo. A comodidade que a tecnologia nos proporciona, não deixa que pensamos em nossas vidas, nossa saúde e na sociedade em que vivemos, apenas queremos ser aceitos nesse mundo doido da tecnologia. Gislene de Souza RA 42932 NOTURNO

      Excluir
  58. O filme nos relata claramente e me deixa chocada,pois somente assistindo é que posso entender o quanto estamos acomodados,confortáveis com a situação a qual estamos vivendo.Hoje estamos mais preocupados em está atualizados com a tecnologia,do que com a nossa saúde ou com o nosso meio ambiente.Amanda Juliana Pereira Serafim Freires RA:45058

    ResponderExcluir
  59. Muitas vezes consumimos sem necessidade,compramos algo que nem estamos precisando só para estar na midia.Rubania Gomes Souza RA 46596.

    ResponderExcluir
  60. Pude perceber que vivemos a base de um sistema que já nos foi imposto a muitos anos e que ate hj vivemos assim, onde a imagem é tudo, somos o que temos e nao somos o que somos. Vivemos em um mundo consumista, onde consumismos cada vez mais, hoje vivemos um tempo onde ouvimos falar claramente que podemos ficar sem água e quem liga para isso?quase ninguém, não acreditamos que isso poderá acontecer, mas que na realidade esta na hora de abrirmos os olhos e ver que isso esta cada vez mais perto e por sermos consumistas não podemos parar de consumir a água de maneira incorreta. Roberta Brandão Da Silva RA 47957

    ResponderExcluir
  61. Conclusão: Estamos nos matando, e já deram start à contagem regressiva. E a humanidade não faz tudo isso em santa inocência. Sabemos que o mundo vive em crise, que os recursos estão acabando, que a busca por mais recursos geram guerras e explorações, mas tudo continua simplesmente da mesma forma. Não é uma ONG aqui, outra ali, uma campanha ou outra que vão resolver. A crise da água que temos vivido deixa isso bem claro. O problema é que quando a população toda estiver afogada no lixo, o governo e os empresários darão um jeitinho para a própria sobrevivência. (Aline Rocha de Oliveira Dias - R.A. 47008 - Madrugada)

    ResponderExcluir
  62. O consumo desta nossa sociedade, prejudica cada vez mais o nosso planeta, o meio ambiente e as pessoas, que para sustentar-se acabam procurando as fábricas para trabalhar onde são expostas a produtos tóxicos prejudiciais a sua saúde. A economia capitalista é um saco sem fundo, que para atender as chamadas necessidades consumimos continuamente indo além daquilo que realmente temos, estamos em uma sociedade em que consumimos ou somos excluídos dela, os governos não preocupam-se com a vida humana e sim com os lucros.
    A sociedade em si, precisa conscientizar-se de que é necessário lutar por um governo que valorize a vida humana, e de todos os seres é coisas que são sacrificadas em torno da desta sociedade consumista. chega de viver consumindo coisas apenas por status, consuma apenas o necessário e lute por uma qualidade de vida melhor.
    ALCIENE RAMOS DOS SANTOS RA: 46075 - 6º - NOTURNO

    ResponderExcluir
  63. O vídeo nos mostra uma realidade, onde nós todos deveríamos saber todo o processo que os produtos que consumimos passam para poder chegar até nós. Em parte somos egoísta não apenas pelo status, mas sim por estar contribuindo de certa forma para a formação desta sociedade que só visa o lucro, e nos somos as vítimas querendo ou não.
    JANEIDE MARTINS DO NASCIMENTO RA:42923 - 6º - NOTURNO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale apenas mostra o vidéo para a sociedade..Precimos de apoio do governo para melhorar nossa saúde e acabar com degradação da natureza..
      Rh 48178
      Maria José Silva
      Uniitalo
      Pedagogia manhã

      Excluir
  64. O homem extrai da natureza o que ele precisa e não se preocupa com o planeta nem o que vai para o lixo.A matéria prima vai para a produção prejudicando os indivíduos com as toxinas que entra e sai das indústrias.Quando o produto chega ao mercado o que mais queremos é consumir e consumir pois nos identificamos com os produtos oferecidos ou seja eu sou o que consigo comprar.Vivemos em um ciclo,trabalho, propagandas e consumo. Nome;Onila Nogueira de Miranda RA42847

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito em você porque a natureza é obra de Deus, cuidar e respeitar a terra ,
      não espalhe lixo no caminho e feio,não invada as floresta,evite consumir demais,pense no próximo.O homem acaba com tudo do mundo.

      RA 48178
      Maria José Silva ---
      Pedagogia 5° semestre
      .

      Excluir
    2. Este é o momento ideal para refletir e conscientizar e olhar para o mundo é falar vou cuidar da natureza com carinho,evitar desperdiço,economizar água.não trazer alimentos estragados.
      RA 48178
      Maria José Silva
      Pedagogia---manhã

      Excluir
  65. Eu não acredito Dayane que tenha que ser de ultima geração o que vamos comprar pois somos obrigados pois por apenas um detalhe temos que jogar tudo fora e comprar um novo mesmo que nós não queiramos. Priscilla Ferreira de Almeida RA 47840 manhâ

    ResponderExcluir
  66. Eu não acredito Dayane que tenha que ser de ultima geração o que vamos comprar pois somos obrigados pois por apenas um detalhe temos que jogar tudo fora e comprar um novo mesmo que nós não queiramos. Priscilla Ferreira de Almeida RA 47840 manhâ

    ResponderExcluir
  67. Me sinto como se minha vida toda tivesse passado diante dos meus olhos sem eu poder fazer muita coisa, me sinto lesada pela mão invísivel e pelos dirigentes desse país capitalista, onde as leis nada mais são que um acumulo de palavras para a classe dominante e para defender o=s interesses da mesma. Fazendo com que para se satisfazerem impulsionam o consumo de forma demasiada, agindo de forma insana pois eles sabiam desde o princípio o que estavam a nos proporcionar, e mesmo assim continuam por midias, radios e etc.. destruindo a vida de muitas pessoas , pois cada vez mais as pessoas compram, compram , e compram pra esquecer a merda de vida que tem e de nada adianta pois continuam infelizes e estressadas pois trabalham cada vez mais para poder pagar essas compras. Acredito que só por meio da educação iremos mudar essa sociedade, hipócrita e de uma alienação ideológica e alienação economica. Priscilla Ferreira de Almeida Ra 47840 manhâ

    ResponderExcluir
  68. De acordo com o vídeo,tenho consciência de que o consumismo traz problemas graves para a humanidade, natureza, enfim para o planeta. O meio ambiente fica devastado com tantas destruições dos nossos recursos naturais.Nós só pensamos em ter status,para que possamos ser aceitos no meio que vivemos. Oneida Elias Rodrigues dos Santos RA:48659

    ResponderExcluir
  69. O sistema é tão perverso que induz as pessoas de tal forma, a viverem em um ciclo vicioso. Onde que a lei do consumo tem que ser prioridade não se importando assim com os recursos naturais que são utilizados.
    nome: Thalita Brito dos Santos ra: 47897
    Turma: manhã 5º semestre

    ResponderExcluir
  70. Temos que nos policiar no exagero que estão nos oferecendo a cada dia, as vezes não precisamos daquele produto mas só porque esta na modo eu tenho que comprar; quanto mais a sociedade consome mais eles fabricam e aumenta mais ainda a poluição no meio ambiente.
    Silvina Cardoso de oliveira lima RA: 43393 Pedagogia Noturno

    ResponderExcluir
  71. os desenhos as músicas mi chamou muito atenção, e compreendido que os grupos de amigas se reunia para fazer compras, com dinheiro e cartão de crédito porque e dessa forma que vivemos dentro da sociedade.
    Nome: Antônia das Dores Fernandes de Araújo Soares. RA:43639. Noturno.

    ResponderExcluir
  72. Vivemos em uma sociedade onde o consumo toma conta de nossas vidas. É incrível com as pessoas não pensam no próximo, na saúde, educação, passar mais tempo com a família, curtir os amigos. Tudo gira em torno das ofertas, promoções, cartões de créditos. Trabalhamos somente para alimentar o nosso consumo e se você não possui algo novo (lançamento) que apareceu na mídia muitas vezes é excluído.
    Nome: Willianne Pereira Barbosa de Souza RA: 44396
    6º semestre notruno

    ResponderExcluir
  73. Vivemos em uma sociedade onde o consumo toma conta de nossas vidas. É incrível como as pessoas não pensam no próximo, na saúde, educação, passar mais tempo com a família, curtir os amigos. Tudo gira em torno das ofertas, promoções, cartões de créditos. Trabalhamos somente para alimentar o nosso consumo e se você não possui algo novo (lançamento) que apareceu na mídia, muitas vezes é excluído.
    Nome: Willianne Pereira Barbosa de Souza RA: 44396
    6º semestre noturno

    ResponderExcluir
  74. Hoje fazemos parte de uma sociedade consumista e com o passar dos dias nos ficamos cada vez mais dependentes do consumo, nos transformando em pessoas dominadas e influenciadas a todo tempo pela mídia, nos tornando uma sociedade capitalista e dependente, desse consumo desesperado que só aumenta e nos prejudica cada dia mais , nos agravando em diversos fatores como na natureza, na saúde, entre outros.
    Nome: Elizabett Custodia Barbosa Coimbra/ RA: 55315

    ResponderExcluir
  75. Vamos pensar agora no meio ambiente.Segura a saúde,manter tudo limpo ser um povo civilizda e bom consumir menos.RA 48178
    Maria Jose dsilva

    ResponderExcluir
  76. Dayne eu concordo com tudo,mas eu acho que o povo estão cada dia sem noção do que está para vir.Tem muita coisa que devemos levar em consideração como por exemplo:Reciclgem que separar o objetos.
    RA48178
    Maria José Silva

    ResponderExcluir
  77. Nossa sociedade vem se tornando muito consumista com o passar dos dias, hoje somos influenciados a todo tempo pela mídia e acabamos por nos tornarmos reféns destes consumos, por meio de modos que se modificam praticamente todos os dias, e os produtos que são fabricados, que praticamente já vem para as mãos dos consumidores com pouco prazo de utilidade, nos tornamos dependentes sem levarmos em consideração os transtornos que tudo isso nos causará no futuro.
    Nome: Jeany Georgia Coimbra Santos/ RA 55138

    ResponderExcluir
  78. Nossa sociedade vem se tornando muito consumista com o passar dos dias, hoje somos influenciados a todo tempo pela mídia e acabamos por nos tornarmos reféns destes consumos, por meio de modos que se modificam praticamente todos os dias, e os produtos que são fabricados, que praticamente já vem para as mãos dos consumidores com pouco prazo de utilidade, nos tornamos dependentes sem levarmos em consideração os transtornos que tudo isso nos causará no futuro.
    Nome: Jeany Georgia Coimbra Santos/ RA 55138

    ResponderExcluir
  79. Nossa sociedade vem se tornando muito consumista com o passar dos dias, hoje somos influenciados a todo tempo pela mídia e acabamos por nos tornarmos reféns destes consumos, por meio de modos que se modificam praticamente todos os dias, e os produtos que são fabricados, que praticamente já vem para as mãos dos consumidores com pouco prazo de utilidade, nos tornamos dependentes sem levarmos em consideração os transtornos que tudo isso nos causará no futuro.
    Nome: Jeany Georgia Coimbra Santos/ RA 55138

    ResponderExcluir
  80. Vivemos num planeta em que somos conduzidos ha ser consumidores sem se dar conta de que estamos destruindo o nosso próprio planeta, que a evolução vem atraindo cada vez mais a população que o sistema controla, pode se fazer o que para reverter tanta destruição.

    Maria Suely Dos Santos Silva RA: 47999

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo isso acontece porque somos um modelo de sujeitos pensados e arquitetados pelo estado para receber o que eles nos dão sem fazer nenhum tipo de questionamento ou reflexão diante do que recebemos.
      Ana Veronica da Silva RA: 47568 Madrugada

      Excluir
  81. Hoje fazemos parte de uma sociedade consumista e com o passar dos dias nos ficamos cada vez mais dependentes do consumo, nos transformando em pessoas dominadas e influenciadas a todo tempo pela mídia, nos tornando uma sociedade capitalista e dependente, desse consumo desesperado que só aumenta e nos prejudica cada dia mais , nos agravando em diversos fatores como na natureza, na saúde, entre outros.
    Nome: Elizabett Custodia Barbosa Coimbra/ RA: 55315

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Elizabett concordo com vc,pois com o passar dos dias estamos nos tornando cada vez mais dependentes do consumo, sem levar em os danos que isso podera nos causar no futuro.
      Nome Jeany Georgia Coimbra Santos RA? 55318

      Excluir
  82. Quanto mais conhecimentos e tecnologia há no mundo, mais desumana a sociedade fica,ela usa todos os recursos, principalmente os naturais para beneficiá-la. Uma minoria sabe como usá-los muito bem, a maioria da população apóia acreditando que é para o bem de todos. Grande UTOPIA. O que existe de nessa sociedade capitalista?
    Marlene A Silva RA :47728

    ResponderExcluir
  83. o que puder perceber desse vídeo que somos educados a ser o produto do Estado, somos levados a consumir para aumentar a produção e assim a devastação da natureza e chegar aos recursos zero do planeta, as instituições são responsáveis por esse consumo exagerado, a mídia, a escola, a família, são umas da instituições que nos convence de que o que é belo ( a menina magra, com perfume da chamel e tênis da nike), o certo , o errado, na verdade somos colaboradores da economia burguesa.
    Joice Natalce Alves da Cruz R.A: 52926, vespertino, 5 semestre.

    ResponderExcluir
  84. Edna Cristina Sousa Silva RA: 51281 turma manha
    Todos nós em geral gostamos de fazer compras. sentimos merecedores dos presentes que nos damos. mas, quando estamos angustiados, insatisfeito ou nervosos muitas vezes saímos para fazer compras como uma espécie de desforra. As pessoas consumista entra no mesmo círculo vicioso e continua sempre insatisfeita. Isso acontece porque estar fugindo de um problema interior. Acaba consumindo objeto sem necessidade,com novas tecnologia os mercado sempre tem novidades para os grandes consumidores.

    ResponderExcluir
  85. Somos produto do Estado, educados para consumir o todo tempo, assim contribuir para economia e a devastação, hoje a única coisa que vemos é o que é belo, o certo, o errado, o novo, o velho, quem não estiver nos padrões que essa sociedade atual oferece, não é visto com bons olhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma realidade difícil de ser aceita a partir do momento em que nos conscientizamos que somos produtos estatais, e que temos padrões impostos pela mídia que consiste em nos manipular cada vez mais a sermos escravos desses padrões impostos e permanecermos nesse círculo vicioso. ( Fábia Bispo Cândido RA: 47227 Madrugada).

      Excluir
  86. A nossa sociedade é uma sociedade capitalista, mostra uma realidade que não é verdadeira, pois nos mostra que para sermos felizes temos que consumir cada vez mais ai é onde está o engano, pois muitas pessoas nunca estão satisfeita com o que tem, estão sempre querendo mais, a medida que avança tecnologia o desespero de consumir aumenta também, e com isso tem que trabalhar mais e o ser humano se torna escravo do sistema. Simone Rodrigues Novais RA : 46947

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos tempos dos nossos avós, as pessoas eram mais saudaveis no fisco e na mente por não haver tantas coisas industrializadas, e tanta pressão de ter coisas materiais para estarem na moda.Esta pressão que hoje sofremos pela classe dominadora cria em nós a idéia de que só seremos felizes se consumimos coisas que não são importantes para nós, mais é pressão é tanta que acreditamos no que eles querem.Infelizmente vivemos em uma era em que as pessoas são muito materialistas.Por este motivo não medem as consequencias de seus atos sobre o meio ambiente e sobre o nosso proximo.Edleny das Nupcias dos Santos RA: 46643

      Excluir
  87. A nossa sociedade é uma sociedade capitalista, mostra uma realidade que na verdade não é, está sempre nos levando a consumir cada vez mais, pois com o avanço da tecnologia as pessoas acabam querendo comprar cada vez mais, pensando que se tiver tal coisas vão ser mais felizes,ai é onde mora o engano. Simone Rodrigues Novais RA: 46947

    ResponderExcluir
  88. Os recursos naturais são desperdiçados e as pessoas não estão nem aí, não pagamos por aquilo que compramos, somos consumidores, compramos, compramos, sem nos importar de onde vem o produto, de que material é feito, qual processo ele passa até chegar em nossas mãos, qual danos causa ao meio ambiente, á saúde de quem o manuseia, enfim quanto mais novidades surgem, mais queremos consumir, não temos a consciência do desperdício. Eliana Alves de Matos RA 46695

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De acordo com o seu parecer, seria interessante pensar em uma educação voltada para uma conscientização de como está arquitetado esse sistema na sociedade para que futuramente essa realidade possa ser transformada.
      (Amanda Cunha Leal RA: 47018 Madrugada).

      Excluir
  89. Todos nós em geral gostamos de fazer compras . Sentimos merecedores dos presentes que que nos damos. Mas, quando estamos angustiados, insatisfeitos ou nervosos saíamos para fazer compras como uma espécie de desforra. As pessoas consumistas entra no mesmo circulo vicioso e continua sempre insatisfeito. Isso acontece porque estar fugindo de um problema do seu interior. Varias razões levam as pessoas a sentirem uma uma espécie de insatisfação crônica. como as grandes novidades que surgem nos mercado todos os dias as pessoas acabam que ,sendo consumidores...
    Edna Cristina Sousa Silva RA: 51281 turma: manhã

    ResponderExcluir
  90. O primeiro vídeo não fala apenas da questão do consumismo e da sustentabilidade, ele na verdade mostra toda a complexidade deste sistema capitalista em que estamos inseridos. É uma questão ramificada que envolve política e sociedade, além de natureza e felicidade. A História das coisas, nos mostra que governo e corporações tem nas mãos o poder de mudar os rumos da sociedade atual, porém, não querem. Quando nos incentivam a reutilizar, reciclar e comprar alimentos orgânicos (que são caríssimos e não cabem em qualquer bolso) na verdade estão jogando para nós uma responsabilidade que é deles. Governo e corporações estão muito bem escondidos em todo esse processo de degradação da natureza e do homem, e nós como boa massa de manobra que somos, continuamos a enxergar apenas os lados visíveis da questão. O segundo vídeo, entretanto, mostra nosso consumismo e futilidade frente a esse marketing e essa publicidade que ditam o que é bom, ruim, normal, anormal e aceito ou não aceito. Gabriela de Souza Pinto Fumes RA: 58821

    ResponderExcluir
  91. A História das coisas, nos mostra um sistema capitalista, onde a sociedade e cada vez mais influenciada pela mídia.
    Jocilene luz Borges dos Santos RA: 47756
    Curso: Pedagogia Manhã

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade hoje em dia nós somos grades consumista devido a influencia da mídia,todos os dia surgem um produto novo ,para se debater uma marca com a outra...
      Edna Cristina S. Silva Ra: 51281 manhã

      Excluir
  92. Eu penso igual a você a situação é como todos não estivessen entendendo o meio ambiente.Parece um filme de ficção.O homen não quer mais nada só pensa em destruir a propria vida sem pensar no semelhante e áte parece que na cabeça tem metade do cerebro.O vidéo mostra a realidade do momento.
    Ra 48178
    Maria josé Silva
    uniitalo
    pedagogia 5° s

    ResponderExcluir
  93. Nos tempos dos nossos avós, as pessoas eram mais saudaveis no fisco e na mente por não haver tantas coisas industrializadas, e tanta pressão de ter coisas materiais para estarem na moda.Esta pressão que hoje sofremos pela classe dominadora cria em nós a idéia de que só seremos felizes se consumimos coisas que não são importantes para nós, mais é pressão é tanta que acreditamos no que eles querem.Infelizmente vivemos em uma era em que as pessoas são muito materialistas.Por este motivo não medem as consequencias de seus atos sobre o meio ambiente e sobre o nosso proximo.Edleny das Nupcias dos Santos RA: 46643

    ResponderExcluir
  94. O que podemos ver diante dessas questões postas é de como somos frágeis e escravos do sistema capitalista que nos manipula a cada dia através da mídia, da comunicação de massa para sermos mais consumistas, nos mostrando assim que só somos aceitos na sociedade se aderirmos um padrão posto por eles. Mas se tudo isso foi pensado e feito pelo homem essa realidade pode ser revertida porque somos humanos e capazes de criar uma nova realidade diante desse sistema, (Amanda Cunha Leal RA: 47018) período: Madrugada

    ResponderExcluir
  95. Vivemos em uma sociedade violenta,exploradora,consumista é prejudicando seu semelhante.Estimulando a reprodução da desiguadade.Mas nós devemos pensar educar pessoas que sejam capaz em de construir conhecimentos para o futuro melhor.Preparado para salvar o planeta.A história das e interessante para realidade.
    RA 48178
    ]Maria José Silva
    Pedagogia 5° semestre
    Uniitalo

    ResponderExcluir
  96. O video fala no despederdiço da sociedade por isto o pobre consome mais para ter a ilusão do que pode chegar o caminho dos favorecidos.Toda sociedade tem que acordar enquanto é tempo.O planête perde socorro.
    RA 48178
    Maria José silva
    Uniitalo
    Pedagogia 5 s.

    ResponderExcluir
  97. É inquietante pensar nesse sistema capitalista opressor e destruidor que influencia com tanta força uma sociedade, um mundo, a tornar-se escravo desse consumismo de uma forma tão eficaz que levam as pessoas a adotarem um comportamento passivo à essa realidade tão obscura resiste a mudanças. Fábia Bispo Cândido RA: 47227 Madrugada.

    ResponderExcluir
  98. Vivemos em uma sociedade capitalista que nos impulsiona cada vez mais ao consumo sem pensarmos nas consequências e nos impactos que isso nos atribui.

    Ana Veronica da Silva RA: 47568 Madrugada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo plenamente somos manipulado pela nossa propria sociedade , ser cjoonsumidor ate mesmo da nossa propria alma . jocilene luz borges dos santos RA 47756 pedagogia 5 semestre manha

      Excluir
    2. É verdade Ana Veronica, essa sociedade que só pensa em ganhar cada vez mais. Agora cabe a nós como educadores tentar mostrar a realidade aos nossos alunos, fazendo com que eles mudem um pouquinho o futuro.

      Luana de Lima Silva - 43598 - 6º semestre - noturno.

      Excluir
  99. Com certeza absoluta, não precisamos de tantas coisas para viver. Cada ser humano tem mais coisas do que pode usar em uma vida. Penso que não somos exatamente vítimas do consumismo. Não credito, no entanto, que a grande maioria das pessoas consegue fazer essa leitura de mundo, a ponto de perceber que a comida que come e o vestuário que usa causará sua própria exterminação. Alem do que, existem os grandes empresários com suas indústrias e bancos trabalhando para que as pessoas consumam. Há ainda o jogo de interesses e as trocas de favores entre países. Tenho consciência que este problema me afeta diretamente, sei que preciso fazer a minha parte. Porem, é muito pouco o que uma única pessoa, que não tem os mecanismos de poder na mão pode fazer. Algo simples e que posso é trabalhar a minha própria consciência e a daqueles que estão ao meu entorno.

    Maria de Arimatéas Ferraz - RA: 47185 - Madrugada.

    ResponderExcluir
  100. O debate sobre consumo exagerado na sociedade em que vivemos deixa claro com o debate com os colegas, que todos nos estamos ciente que somos consumistas, mas mesmo assim muitos continua sendo consumistas e gerando um lixo eu ja não sabe onde descartar sem prejudicar o nosso planeta.
    Debatendo sobre o assunto ficou claro que alem de educar as novas gerações precisamos da ajuda da mídia para mudar essa realidade.
    Marilza Rodrigues Pereira
    EAD Madrugada
    5º semestre

    ResponderExcluir
  101. O vídeo mostra que o consumo excessivo traz problemas graves para a nossa sociedade e ao mundo em que vivemos. Mas não pensamos na consequências, somos levados pela mídia e assim deixamos a mídia tomar conta de nossas vidas, tudo que vemos queremos e tudo isso ocorre para que possamos ser aceitos no mundo que vivemos. Gislene de Souza RA 42932 PEDAGOGIA NOTURNO

    ResponderExcluir
  102. Nos vídeos apresentados se manifesta como uma sociedade capitalista, apresenta um fato que não apropriada, por isso que se exibimos a uma sociedade para consistir em venturosas contemos em consumir cada vez mais. Observando por outra direção assim como percebemos que estamos enganados, porquanto muitas pessoas jamais ficam agradadas com o seu consumo a tendência de gastar é tão amplo como o nível que avança tecnologia, ou seja, o desespero torna o ser humano um preso do sistema capitalista, além de idealizar e iludir pelas promoções e acumularem itens não apropriado para a suas vidas.
    Fernanda Carolina Farias da Silva RA 44377 Noite

    ResponderExcluir
  103. O homem acostuma comprar produtos industrial para casa,e acaba ficando doente porque este são produtos do lixo reaproveitados e contaminados.Pior de tudo e os trabalhadores que se contaminas a manusear este produtos e acaba morrendo.
    RA-48178
    Maria José Silva
    Pedagogia MANHÃ
    uNIITALO

    ResponderExcluir
  104. Não sejas pessoas que comprar produtos industrial,você pode produzindo toxina para seu corpo..porém as mãe que trabalham gestante nas empresas acaba contaminados seus bebês Porque o limentos que era para nutrir leva á morte.
    Ra 48178
    Maria José Silva
    Pedagogia 5° semestres

    ResponderExcluir
  105. Isso é uma realidade que esta acontecendo no mundo, tudo que consumimos sempre tem um propósito ou vai para reciclagem, ou para o meio ambiente. O consumo está em todo lugar, é ele e muito usado no Brasil e do outro lado do país e pouco usado esse consumo exagerado como e aqui nosso país.

    Lucia de Souza e Silva RA: 47515 Pedagogia Noite

    ResponderExcluir
  106. Todos os produtos, são extraídos da natureza, feito para produção até a venda, depois consumido e em seguida descartados de volta pra natureza.
    Vivemos numa comunidade consumista, onde só se pensa em consumir e ninguem se preocupa com a natureza que recebe tudo de volta de forma prejudicial.
    Ra 47241
    Angela maria pereira
    Pedagogia 5ºsemestre

    ResponderExcluir
  107. Vivemos em uma sociedade consumista e capitalista onde muita vezes compramos sem necessidade e por isso que vivemos em um país com auto índice de disperdício e por causa disso nos tornamos pessoas individualista. Eunice Silvestre Dias Martins RA 48206 Manhã

    ResponderExcluir
  108. A tecnologia nos levam a esse contexto de auto consumo, querer está atualizado nessas tecnologias atuais, como ter uma televisão,o celular, o computador da última geração, nos traz a esse consumismo, pois, fomos educados para essa realidade.
    A ferramenta principal para resolver essa situação criada pelo consumismo é a conscientização, mas quem fará? o governo não tem interesse nenhum diante dessa questão, a mídia vende esse consumo, cabe a nós nos conscientizar e ensinar aos nossos filhos e familiares sobre o consumo desnecessário .
    Gisele Gomes de Prince Souza RA: 46817

    ResponderExcluir
  109. Vivemos em uma sociedade que nos induz a ter sempre mais, vivendo num ciclo vicioso de comprar, acumular e jogar fora, contribuindo para o aumento de tóxicos no ar e a poluição no solo, ar, água e alteração no clima. Tudo isso nos leva a pensar se realmente vale a pena contribuir com tudo isso.

    Luana de Lima Silva - 43598 - 6º semestre - noturno.

    ResponderExcluir
  110. Acredito que temo que fazer uma reciclagem a começar por nós mesmos,sendo assim resolvido entre nós,será muito mais fácil passarmos esta conscientização para o nosso próximo que é a nossa sociedade. Unidos faremos uma sociedade mais justa e consciente. RA 44096 Suzimeire Braga Prado Rosa

    ResponderExcluir
  111. Enquanto tivermos um PAÍS onde predomina o capitalismo .e que as pessoas não se preocupa com a s consequências que virão acontecer no futuro,mas nós educadores temos um papel muito importante de conscientizarmos a este pequeninos para que nosso futuro seja melhor.O melhor nos conscientizarmos que nós educadores temos um papel muito importante para uma sociedade melhor. RA 44096 Suzimeire Braga Prado.

    ResponderExcluir
  112. vivemos em uma sociedade consumista, onde é valorizado pela maioria das pessoas o "ter" e não o "ser", onde fazemos compras e mais compras para se igualar a uma sociedade elitista, tendo a falsa impressão que se tivermos os mesmos produtos e usarmos as mesmas marcas seremos iguais.
    Para falar a verdade, eu contribuo muito com essa parte do consumismo o descarte inadequado, quando compro roupas que não uso, quando jogo coisas que não uso mais fora, e não penso que poderia ser de bom uso par outra pessoa. Agora que estou mais atenta com essas coisas, que estou começando a me reeducar como cidadã responsável pela reciclagem e etc... mas não vamos dizer aqui que sou de um todo consciente do mal que causamos a natureza...
    Jidelma Abreu rabelo RA: 43052 noite pedagogia 6º

    ResponderExcluir
  113. Concordo com você Marilza Rodrigues Pereira, o discurso é muito bonito quando falamos em reciclar, quando queremos ser racional no ponto de pensar na natureza nos prejuízos que causamos, mas na hora que a novela tal, da emissora tal, lança a sandália da fulana de tal, todo mudo quer usar, correm logo para uma loja divide em 12X, e não está nem um pouco preocupado com sustentabilidade, reciclagem entre outras coisas. Então, não sei a que pontos vamos chegar por que consciência mesmo de verdade ninguém tem....
    Jidelma Abreu Rabelo RA 43052 noite pedagogia

    ResponderExcluir