terça-feira, 28 de outubro de 2014
Economia
Leiam as duas matérias
http://operamundi.uol.com.br/conteudo/reportagens/31831/Mapa+da+desigualdade+em+2013+07+da+populacao+detem+41+da+riqueza+mundial.shtml
http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/30857/penitenciarias+privadas+batem+recorde+de+lucro+com+politica+do+encarceramento+em+massa.shtml
Agora respondam:
Como o currículo da escola pode ser organizado a fim de combater os dados presentes nas reportagens?
(caso queira realizar o download das matérias em word, clique em: http://www.4shared.com/office/85ABZPjH/ECONOMIA.html? )
Responder até dia 09/11/14
Assinar:
Postar comentários (Atom)
As oportunidades de crescimento econômico, tendem a ter efeitos essencialmente concentradores, já que implicam utilização de tecnologias modernas associadas ao uso de mão de-obra qualificada, o que requer medidas compensatórias de modo a evitar aumento da desigualdade, bem como promover a redução da pobreza absoluta.
ResponderExcluirLuzineide souza dos santos
RA:46537
E isto mesmo Luzineide O povo tem que pensar na economia e manter o controle das distribuição de renda. portando avançar logo.Acabar como aumento dos imposto
ExcluirRA 48178
Maria José Silva
Concordo todos teriam que ter a oportunidade de crescimento econômico para uma melhor qualidade de vida a todos. Más os ricos não querem dividir só eles querem o poder.
ExcluirKarina Henrique do Nascimento RA 47341 5º semestre Pedagogia Madrugada
Concordo com você LUZINEIDE SOUSA as oportunidades tem que ser no geral ,igual para todos. jocilene luz Borges dos santos RA: 47756 MANHA
ExcluirConcordo, mas sabemos que é uma realidade distante de solucionar , e o quanto antes trabalhar em favor a igualdade e contra a desigualdade teremos mundialmente estatistificas que nos revelam que a transformação no desenvolvimento favorecendo a vida. É a solução contra toda essas diferenças,étnicas, cultural e social.
ExcluirGisele Gomes de Prince Souza RA 46817 5º semestre Madrugada
Concordo com você, pois todos deveríamos ter as mesmas oportunidades, mas infelizmente sabemos que isso é praticamente impossível, pelo o contrario acompanhamos todos os dias através dos meios de comunicação essa desigualdade crescer a cada dia. ROSELI DE JESUS RA: 46702 TARDE
ExcluirO currículo deve trabalhar a igualdade social e econômica, criando oportunidades de crescimento para todos independente de cor, raça, religião ou opção sexual.ROSELI DE JESUS RA: 46702 TARDE
ExcluirAlessandra E. Ferreira manhã 47010
ExcluirConcordo com você Roseli, acho que as oportunidades tem que ser iguais para todos tanto para o pobre quanto para o rico nada disso de só os ricos terem poder.
manhã 47010 Alessandra E. Ferreira
ExcluirNa minha opinião todos deveriam ter as mesmas oportunidade de crescimento econômico para melhor qualidade de vida.
eu concordo com Roseli deve aver sim oportunidade pra todos para o nosso cerscimento.... Rosângela Ferreira do Nascimento RA 47771 manha
Excluirconcordo com você Roseli o currículo tende a melhorar cada dia mais, para que possamos ter melhores oportunidades no mercado de trabalho.
ExcluirMaria Suely Dos Santos Da Silva R.A:47999
O currículo da escola deve ser organizado,para transmitir aos alunos,as diferenças sociais e que no mundo as riquezas estão mal distribuídas. As responsabilidades da escola é desenvolver nos alunos consciência crítica,formando cidadãos mais capacitados só assim haverá uma luta de classe capaz de derrubar essa cruel realidade. Rosangela Maria Luiz de Andrade RA 52403
ExcluirRealmente o currículo contribui para um desenvolvimento e de oportunidade de crescimento, dessa forma podemos acreditar em uma melhora na oportunidade no mercxado de trabalho e assim o crescimento econômico torna positivo para todos.
ExcluirRenata Toledo Cortonezi RA 46946 Madrugada 5º semestre.
Há uma diferença entre crescer e desenvolver. Além do crescimento econômico do Brasil, há uma mudança nas políticas nacionais e regionais no sentido de melhorar a qualidade de vida das pessoas.
ResponderExcluirLuzineide souza dos santos
RA:46537
Muito ainda precisa ser mudado para que haja uma boa política no país, e é necessário que as mudanças possam valorizar o ser humano e não o contrário.
ExcluirBeatriz Silva do Nascimento RA: 46704 Noturno
Essas diferenças elas realmente existem mas o ser humano sempre tentando achar um culpado e esquecendo de buscar o seu próprio crescimento .
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO currículo e um respeito apenas uma questão de poder.deveria ser uma construção social de conhecimento -Portando favorece quem tem dinheiro e auxiliar no lucro capitalista
ExcluirRA 48178
Maria José Silva
Concordo Plenamente, temos uma desigualdade extinta neste pais para ser ter igualdade vai ser preciso consciência e crescimento politico.
ExcluirKarina Prado Santos RA:45850 6º Noturno
Sim Luzineide Souza , enquanto existir essa desigualdade social não existira uma solução no problema que a maioria da população vem vivendo com a saúde , esse momento nós trás a refletir até quando a sociedade vai conceder com a falta de respeito que é encontrada na rede da saúde, enfim a sociedade precisa lutar pelos seus direitos.
ExcluirRenata Toledo Cortonezi RA 46946- Madrugada.
Realmente essa reflexão nos leva a pensar na sequência das citada no comentário da colega, uma coisa leva a outra, gerando grandes desigualdades em grande parte da população.
ExcluirGRACIANE DE OLIVEIRA SANTIAGO - RA 48511 - MADRUGADA
Concordo com a sua reflexão, pois devemos sempre levar as crianças a buscarem um conhecimento mais aprimorado para que futuramente essa criança seja critica e saiba debater sobre os assuntos q foram posto para ela.
ExcluirLUANA PALMEIRA SILVA RA: 46876 VESPERTINO
Eu concordo Luzineide, Hoje em dia as pessoas são valorizada pelo o que tem, não pelo o que é se fala tanto em desigualdade social mas na realidade não surgi efeito na prática. Margarida R. Dias Soares RA: 46887 vespertino
ExcluirEu concordo Luzineide, Hoje em dia as pessoas são valorizada pelo o que tem, não pelo o que é se fala tanto em desigualdade social mas na realidade não surgi efeito na prática. Margarida R. Dias Soares RA: 46887 vespertino
ExcluirA desigualdade está presente o tempo todo em nossa vidas, quem realmente
Excluiré beneficiado com economia,o povo ? o que foi investido ao longo dos anos?
é algo que é muito confuso, quando se trata da economia do país.Margarida R. Dias Soares RA: 46887 vespertino
Quando a penitencia lucra com cada preso, se percebe que ela ganha dinheiro sobre o fracasso do ser humano. Quando apenas 7% da população detém a riqueza mundial se nota que existe uma classe que cresce encima do fracasso de um classe inferior .
ResponderExcluirQuando se vive em locais onde o dinheiro é mais importante que qualquer outra coisa, e o lucro é visado mesmo que as custas de uma vida privada ou de extrema pobreza do outro se percebe que as prioridades mundiais se tornaram outra. A escola tem o papel fundamental de educar e ensinar o humano a ser um SER PENSANTE e ter a capacidade de se reconhecer como responsável por sua própria história. O currículo escolar deve ser trabalhado de forma que os alunos sem apropriem e aprendam, levando em consideração a sociedade em que ele está inserido, a sua cultura e os seus conhecimentos prévios, quando se tem estudo e se sabe pensar por conta própria, a aluno não se permite a entrar na sistema carcerário é muito menos se deixa ficar no nível de pobreza. Pode ser "meio utópico" dizer mas é a educação que faz com que as pessoas mudem e deixem de ser quem são, para se tornarem melhores em suas condições sociais e intelectuais.
Ana Cláudia Duarte RA45626 - 6º Sem. Noturno
Ana eu concordo com suas palavras o ser humano tem que pensar mais e não só em si próprio chega ser egoísta.
ExcluirLuzineide souza dos santos
RA:46537
Concordo, a escola realmente tem que educar, de ensinar a ser...e a pensar..Certas reportagens nos servem de alerta...sobre a desigualdade social,economica e as injustiças.. precisamos de uma mudança. EMILIA RONCO RA 35340 - 6° SEM. NOTURNO
ExcluirConcordo com você Ana Claudia por causa do dinheiro tem muitas vidas sendo destruídas um ser Humana que tenha um Minímo de conhecimento e capacidade de reflexão não vai cai no sistema carcerário, este lugar desumano onde não educa ninguém e sim acaba fracassando mais a vida desta pessoa onde a prioridade e somente em lucra em cima do fracasso social. Eu de verdade acredito que a educação tem condições de fazer diferença neste números precisamos mudar essa realidade.
ExcluirCristina da Silva Ferreira RA 39 504 vespertino
Concordo realmente o que você escreveu, este dinheiro seria mais util na saúde por exemplo.Vanda Sousa Lima 5 semestre noite 47843.
ExcluirFato! Ana Cláudia, precisamos sim melhorar a qualidades dos estudos, a prisão não é um remédio de melhoria, temos que apoiar, dar incentivo, para que o ser humano tenha qualidade, de viver, as vezes o que falta investimentos.Maria da Conceição da Silva RA:17865 5º SEMESTRE NORTURNO
ExcluirIsso ai Aninha!! que possamos formar alunos que lute pela sua cultura e que não desistem dela, e que cada um possa ser um ser pensante, para ser reunir com aquele que também querem acabar com a desigualdade no nosso País.
ExcluirNOME: Amanda Trindade Bitencourt da Silva RA: 43106 6º SEM. NOTURNO
Concordo, acreditar que um dia todos possamos nós tornar uma unica sociedade, com direito a cultura,com desenvolvimento vamos ter uma qualidade de vida,para nós e tamém para as proximas gerações.
ExcluirDessa forma tornar um país para todos, e acabar com a desigualdadeque encontramos atualmente.
Renata Toledo Cortonezi. RA 46946 - 5º Semestre - Madrugada.
De fato o que se tem é que as demandas dos pobres são atendidas por uma política de pão e circo onde o mínimo possível lhes é dado para manter a ordem enquanto que a elite continua a espoliar a população sem conseguir perceber que para o devido desenvolvimento industrial se faz necessário uma distribuição de renda bem mais equilibrada. Os políticos conseguem se sustentar no poder com o assistencialismo e os poderosos da iniciativa privada continua com os seus privilégios. Isso tudo é resultado de uma herança cultural pré-capitalista em que o empresariado vê prosperidade econômica como acúmulo de patrimônio e onde o sucesso apenas é alcançado quando se está conectado ao Estado de forma corruptora.
ResponderExcluirÉ um absurdo que no Brasil não haja impostos progressivos em que quem ganhe mais pague mais, uma questão de bom senso simplória.
Luzineide souza dos santos
RA:46537
Concordo com você o país está realmente sem controle os políticos não tem bom senso continua mentindo sobre a economia.Enganando os pobres fazendo promessa absurda.Continua os imposto alto são pobres. RA 48178
ExcluirMaria José Silva
Concordo com você Luzineide, cada dia mais e mais a elite está no poder, a classe menos favorecida não percebe essa manipulação, onde até mesmo nas escolas querendo ou não estão colaborando, quando prepara o aluno para o mercado de trabalho, não dando chances para o seguimento de seus estudos já que existem várias barreiras, e somente por incentivos da família, e alguns professores onde esses alunos irão perceber a necessidade de dar continuidade nos estudos, falando é claro do ensino na rede pública, pois a elite sempre terá um ensino diferenciado,sendo então preparados para vestibulares etc... graças a Deus que a passos de tartaruga está havendo mudanças, mas infelizmente sempre haverá quem manda e que obedece.
ExcluirDenise Mendes R.A 47442 Madrugada
Concordo com vc,Vivemos em uma sociedade onde uns tem, e outros não tem! Acredito que essa desigualdade social leva muitos sujeitos a terem comportamentos de violência. Exemplo o individuo vende droga para ter dinheiro e se manter, o outro usa a droga para esquecer da miséria que o cerca e assim se vai...
ExcluirPara mim a violência é o reflexo da desigualdade social !!!
DAISYMAR GOMES FERREIRA RA 44234 NOTURNO
Sim, Daisymar Gomes a desigualdade social , reflete no comportamento na violência, pois a falta de formação de carater , de oportunidade leva o individuo a buscar a droga , a bebida para esquecer dos problemas, sabemos que é uma ilusão qualquer tipo de envolvimento desse tipo , mas infelismente os jovens acabam, encontrando dentro da propria casa e assim aprendendo coisas erradas, fazendo uso de drogas ou bebidas achando que é o melhor caminho. assim gerando um comportamento totalmente errado e trazendo consequencias para si proprio. È muito triste mais infelismente é uma realidade que encontramos nas classes menos favorecidas.
ExcluirRenata Toledo Cortonezi RA 46946 - Madrugada 5º Semestre.
Para mudar o currículo escolar e necessário melhorar o sistema social e a distribuição de renda Para equilibra e economia precisa de muito mais
ResponderExcluirMaria José Silva
RA 48178
O sistema capitalista deverá mudar para poder melhorar a situação da sociedade e equilibrar a distribuição de renda,vale a pena dizer com toda politica econômica o desemprego continua ,portando o Currículo continua sendo um meio capitalista dentro da escola para melhorar precisa avançar para melhor.
ResponderExcluirRA 48178
Maria José Silva
O currículo da escola pode ser organizada através da conscientização da sociedade e melhorando a politica econômica e valorizando o aluno e professor porque e um absurdo o salario dos professor sendo que um pedreiro ganha mais sem usar o conhecimento teórico.
ResponderExcluirRA 48178
Maria José Silva
Mesmo com o equilibro capitalista .Vale apenas lembrar que o desemprego continua.E a sociedade continua pobre e crianças sem creche e escola.Os políticos estão cegos
ResponderExcluir48178
Maria José Silva
Maria suas palavras fala tudo em relação a sociedade, ainda tenho esperança dessa situação mudar.
ExcluirLuzineide souza dos santos
RA:46537
Maria eu estou de acordo com você,temos que realmente não perde a esperança vamos a luta para ter um pais bem equilibrado.Michele Rodrigues Da Silva Madrugada RA:47240
ExcluirA escola poderia oferecer conhecimento mas e lugar que acabar vendendo currículo e condicionando para ambição dando prioridade os mais favorecido e os menos favorecido fica para trás Os imposto continua subido e desemprego está aumentando.
ResponderExcluirRA 48178
Maria José Silva
Auristela Brito dos Santos RA:48966 ped 6º sem. noite
ResponderExcluirSe somos diferentes na cor dos olhos, cor da pele, escolha sexual por que não ser diferentes na classe social? Gente ! desde o principio dos tempos foi assim com a queda do homem ao surgir o pecado e as discriminações preconceitos sempre irão existir isso é um fato! Aprender a lidar com isso que é um mérito e cabe ao professor discutir fatos como as diferenças para amenizar o preconceito mas acabar isso nunca vai.
Concordo com você as escolas podem influenciar muito através de muitas conversas afinal estamos ali para aprender e desenvolver conforme raciocinamos,está longe de muito melhorar os pensamentos pequenos da humanidade,mas se cada um de nós nos incentivarmos já podemos ajudar e crescer um pouco a mentalidade Neli Dias RA 47355 Manha 14:31
ExcluirNós professores temos que fazer o melhor a cada dia, temos que preparar nossos alunos para que eles tenham condições de entrar em uma boa faculdade e conseguir um ótimo salário.O professor tem que inovar a cada dia com conteúdos atuais e não só preparar o aluno para trabalhar em fábrica ou comércio. Karina Henrique do Nascimento RA 47341 5º semestre Pedagogia Madrugada
ResponderExcluirCertas reportagens devem ficar ocultas? Ou devem servir de alertas? Lendo essas reportagens com situações nos EUA, percebemos uma desigualdade social, economica e na Educação. E o multiculturalismo? E o currículo? Para combater esses dados e as diferenças dependemos de uma mudança, começando na escola e no currículo, há necessidade de reflexão . EMILIA RONCO RA 35340 - 6° SEM. NOTURNO
ResponderExcluirPara o crescimento que esperamos será necessário um desenvolvimento passivo e progressista no estado.
ResponderExcluirKarina Prado Santos RA:45850 6º Noturno
Na minha opinião o currículo deve ser elaborado com uma serie de critérios que devem se concentrar na aprendizagem dos alunos, onde todos tenham as mesmas escolhas independente de sua posição social .jocilene luz Borges dos santos RA: 47756 manha
ResponderExcluirtodos tenham a mesma escolha? Se a escolha for a mesma para todos o currículo continuará sendo tradicional, a alienação se manterá e o "adestramento" fará parte do processo de ensino. Deve-se oferecer diferentes possibilidades de escolhas, todos devem ter AS MESMAS OPORTUNIDADES!!
ExcluirMarmara M. G. Rolim/ RA: 47290/ 5º Semestre/ Noite
As oportunidades de crescimento econômico, tendem a ter efeitos essencialmente concentradores, já que implicam utilização de tecnologias modernas associadas ao uso de mão de-obra qualificada, o que requer medidas compensatórias de modo a evitar aumento da desigualdade, bem como promover a redução da pobreza absoluta. A desigualdade econômica reflete na desigualdade social e nas dificuldades de acesso aos serviços básicos de saúde.
ResponderExcluirGRACIANE DE OLIVEIRA SANTIAGO - RA 48511 - MADRUGADA
a escola tem o papel de trabalhar essas diferenças e problematizar para tentar amenizar essa situação. mas a desigualdade sempre existiu e vai continuar existindo pois a escola é apenas uma ferramenta que infelizmente reforça essas desigualdades e hoje a mídia reforça claramente que o que importa hoje é o ter e não o ser.RA: 42794 ALUNA: Sandra Gomes Sousa Mota 6º Semestre.
ResponderExcluirConcordo com você Sandra pois a classe dominante consegue dominar criando estratégias por causa do capitalismo que gera sem dó as desigualdades sociais, e nos ilude quando consegue nos convencer que o melhor jeito de viver é o deles. A classe dominante convence e a classe pobre consente, infelizmente.
ExcluirMaria Aparecida de Jesus RA. 17081 - Tarde
Na minha opinião o curriculo deve ser elaborado e voltado para a cabar com a desigualdade, e para garantir a melhoria do pais. JOCILENE LUZ BORGES DOS SANTOS RA:47756 MANHA
ResponderExcluirconcordo com você, pois apartir do momento que acabar as desigualdades com certeza mudará o curso da historia.
ExcluirElenice Ribeiro pinto de Souza RA 47251
O currículo escolar deve ser trabalhado com os alunos fazendo que se apropriem e aprendam, levando em consideração os seus conhecimentos prévios quando se tem estudo e aprende a refletir por conta própria,não se deixa influenciar de forma alguma e começa a perceber novas oportunidades para não ficar na pobreza,sempre irá em busca de novos conhecimentos e não permite ser humilhado ou tratado de forma diferente, pois terá a clareza que seus direitos e deveres que devem ser respeitados independente da sua classe social. No Brasil o poder econômico está em alta, houve uma pequena melhora nas politicas nacionais e regionais na visão de melhoria da qualidade de vida das pessoas de baixa renda.
ResponderExcluirDenise Mendes R.A 47442 Madrugada
nos como futuros professores devemos trabalhar com nossos aluno desde cedo sobre o currículo,para que no futuro eles tem uma noção dos conhecimento de mundo porem cada dia surgem coisas novas a ser debatida...
ExcluirEDNA C. S. SILVA RA 51281
Neli Dias Castro RA47355 Manha:No mundo em que vivemos, a pobreza e a desigualdade ganham dos povos der classes ricas,afinal o interesse da classe dominante sempre será a favor dos que tem beneficios para crescer,obviamente deixando a classe mais pobre mais abaixo. Vemos tambem que até mesmo os presos nas cadeias ajudam para a verba do presídio gerando lucros principalmente em paises estrangeiros os negros são desvalorizados ate mesmo presos a desigualdade de raças é de mais valia, isso é uma desvalorizaçao para com o ser humano. neli ra 47355 manha
ResponderExcluirMuitos pensam que o mundo não possui uma boa economia, porém há um grande giro de capital, mas este dinheiro além de mal administrado é investido desproporcionalmente, não há justiça na distribuição de rendas investimentos na população, o que resulta em muitos países pobres e populações miseráveis. Agora com essa questão de investimento e lucros por quantidade de presidiários nas penitenciárias é uma mostra de como o ser humano está sendo desvalorizado, pois preocupa-se em investir para que ele continue preso mas não se investe em uma forma de ele não chegar à ir para uma penitenciária. Infelizmente o mundo é muito desigual, e cada vez pensa-se mais em consumo e lucros do que no proprio ser humano.
ResponderExcluirBeatriz Silva do Nascimento RA: 46704 Noturno
No meu ponto de vista o currículo deveria ser elaborado onde viesse a favorecer a igualdade social onde promovesse suporte para educação de qualidade para todos. EDNA CRISTINA SOUSA SILVA RA:51281 MANHA 5 SEMESTRE
ResponderExcluirRealmente Edna concordo com você. Se esse currículo viesse a favorecer a igualdade social, a sociedade teria uma outra visão de mundo.
ExcluirNome: Karina Pinto de Mesquita RA: 46581
Curso: Pedagogia 5° Semestre Manhã
O índice da pobreza está muito elevado segundo o gráfico e isso reflete de forma palpável na educação, como diz a reportagem a maioria dos encarcerados não concluíram seus estudos, são pobres e negros, disputam espaço na sociedade sem chance alguma de igualdade social e tudo isso reflete no alto índice da criminalidade, falta de oportunidade e desigualdade caminhando no mesmo sentido, deve se trabalhar essa desigualdade para transformar esse contexto.
ResponderExcluirGisele Gomes de Prince Souza RA 46817 5º semestre Madrugada
Os politicos estão sempre falando em mudança mas como sempre isso nunca acontece,nossa politica ainda continua sendo da burguesia.Vanda Sousa Lima Ra 47843 Noite 5 semestre.
ResponderExcluirÉ verdade Vanda, falar em mudança todos falam, mas hora de colocar na prática um fica esperando pelo outro e acaba não fazem nada. Infelizmente essa é a nossa política onde a burguesia é mais favorecida.
ExcluirAntonia Teixeira Costa RA: 44286 Manhã
Concordo Vanda enquanto estivermos essa sociedade dividida em classes nao havera mudancas e a pobreza so aumentara ainda mais infelizmente....
ExcluirMonica Santos Ferreira RA 41046 Noite
Concordo Vanda, eles não permitem que a mudança acontece, pois não querem que a população saiba mais que o necessário. Mantendo assim o controle de tudo.
Excluirnome: Thalita Brito dos Santos ra: 47897 manhã
Concordo com você Vanda enquanto houver corruptos no poder que só favorecem a burguesia não haverá mudanças e a desigualdade social permanecerá.
ExcluirEliana Alves de Matos RA 46695 5º tarde
O currículo pode ser organizado a partir do momento em que ela deixar de formar mãos de obras e ensinar o aluno a ter conhecimentos de mundo, com a possibilidade de entrar nas Universidades, e motivar-lo nas lutas de classes para que todos tenham os mesmos direitos. Reconhecendo melhor as políticas de Estado que só beneficiam a elite, e não trabalha para a população. Quando todos lutarem pelos seus direitos, pode ser que acabe com esta desigualdade social e econômica de todo o País e do Mundo.
ResponderExcluirAlzenir Cândido de Figueiredo Ra 48260. 5º Ped. Vespertino
Concordo, pois um currículo pensado na formação de sujeitos com conhecimentos de mundo possibilitará a luta pelos direitos sociais e o combate as desigualdades existentes no mundo.
ExcluirAna Paula de Barros Gonçalves de Sousa RA: 46938 Madrugada.
Alzenir Cândido, concordo com você, pois realmente o interesse da elite é manter essa situação ou até piora-la, assim eles conseguem ter a manipulação das massas populares, e sem pensar de forma alguma na parte humana, pois eles não querem saber se o preso sairá da penitenciaria e se restabelecerá, pelo contrário eles querem que o mesmo saia pior, para sempre lucrarem.
ExcluirRute de Souza Calábria de Araújo RA: 43843
6° Semestre Noturno
Concordo com você Alzenir, realmente os direitos deveriam ser os mesmos, há injustiças até mesmo no mundo acadêmico. Mas os benefícios estão para a elite, causando tanta desigualdade e gerando situações horríveis como esta.
ExcluirRUTE DE SOUZA CALÁBRIA DE ARAÚJO
RA: 43843
PEDAGOGIA
6° SEMESTRE
NOTURNO
É Através da educação que poderá mudar essa triste realidade, Rute de souza , pessoas conscientes capazes preparados para lutar por uma condição melhor de vida e o estudos é capaz de formar esses cidadãos. Rosangela Maria Luiz de Andrade RA 52403
ExcluirUma sociedade cercado pelo capitalismo também é cercado pela desigualdade, os privilegiados sempre estão no domínio e acredito que a questão penitenciaria deveria ser tratada com mais seriedade, a violência é o reflexo das imperfeições dessa sociedade carente pela falta de respeito e comprometimento do Estado com os sujeitos, precisamos de medidas governamentais que adotem esse assunto com prioridade.
ResponderExcluirDAISYMAR GOMES FERREIRA RA 44234 NOTURNO
Reforço dizendo: que deveria partir de uma lei limitando a riqueza privada, e que todas as políticas publicas deveria ter esse regimentos de não acumular riqueza privada, porque todos os bens de capital são providas da natureza que são de todos... ai vem o currículo para contribuir para conscientizar essa distribuição.. seria igualdade de riqueza para todos...
ExcluirIvonete Silva Rodrigues 47389 madrugada
É Daisymar, o reflexo de todo esse descaso por parte da classe dominante, é a violência crescente e desenfreada, onde os excluidos reagem como podem, porque não foram dadas condições sociais, emocionais, para que essa pessoas pudessem escolher um caminho melhor. Silvana M Luiz. RA 52336. Pedagogia Noturno
ExcluirÉ triste vê essa desigualdade, as escolas teriam um ponto forte, para não gerar criminalidade, mais parece que eles preferem a prisão ,como se isso, fosse dar exemplos bons, mais é o mundo que vivemos, onde gera mais prisão de negros, como se os brancos não fizesse algo errado, é preciso construir um mundo melhor, dando bons estudos as crianças, esses dois textos visam muito os brancos e os negros que sejam prejudicados,.Maria da Conceição da Silva RA:17865 5º SEMESTRE NOTURNO.
ResponderExcluirconcordo com você Vanda, esses políticos faz bastante promessa mais nunca faz nada, porque está sempre do lado das burguesia.Maria Aparecida Nunes RA:45022 Madrugada
ExcluirConcordo com você Maria da Conceição as escolas tem o poder de transformar, infelizmente as desigualdades sociais e o preconceito se começa justamente na escola, quando faz separação de alunos dentro da sala de aula.
ExcluirAlzenir Cândido de Figueiredo RA 48260 5º ped. Vesp.
A falta de conhecimento da população, juntamente com o comodismo, faz crescer a desigualdade, a escola seria o ponto inicial para tentarmos diminuir a desigualdade, porém a falta de conhecimento dos pais e pessoas na sociedade faz com que fiquemos na mesma.
ExcluirElaine Fornazier Santa Rita RA: 47502
Passará a ser organizada a parti do momento que preparar o aluno a ser um cidadão consciente, mostrando a luta de uma sociedade por direitos iguais onde há sempre uma classe dominante e uma outra que luta pela igualdade. Mostrar que uma forma de mudar é ser conhecedor dos seus direitos e deveres.
ResponderExcluirAna Cleide de Figueiredo Marinho RA 46989 5º Vespertino
Concordo com Alzenir, é preciso que todos lutem pelos seus direitos, para que haja igualdade social e econômica e essa mudança pode começar pelo currículo.
ResponderExcluirAna Cleide de Figueiredo Marinho RA 5º Vespertino
É necessário uma transformação radical na base do problema, esse sistema capitalista só favorece a elite, é preciso investimento na educação, o fato do maior índice de presos ser negros é devido a falta de oportunidades e a grande discriminação que ainda existe. Cirlene dos Santos Silva Farias RA: 47675 madrugada 5º semestre
ResponderExcluirONEIDA RA;48659
ExcluirConcordo com você precisa de transformação de igualdade na educação porque o sistema valoriza mais o ter do que o ser.
Estas informações demonstram o quanto sou ignorante em questões econômica e sua incidência social. "Só sei que nada sei". Essa das penitenciárias privadas eu nunca vi coisa igual. Os comentários do rapaz que defende o capitalismo e o pessoal meio comunista me levam a pensar : Cara estuda!
ResponderExcluirDouglas W. F. Pereira 39607
O currículo deveria ser pautado em uma conduta onde todos tivessem acesso a uma sociedade digna de respeito, onde todos adquirisse uma educação de qualidade, mas vivemos em um mundo onde os menos favorecidos são mal vistos, tanto por sua cor como como pela sua condição social, a classe dominante estar no patamar, no poder pensando apenas no seu bem estar, sem olhar para a classe trabalhadora.
ResponderExcluirAntonia Teixeira Costa RA:44286 Manhã
A MUITAS COISA QUE TEM QUE MUDA NESSE PAÍS, POIS ENQUANTO VIVEMOS NESTA DESENGUALDADE, o país vai sempre fica assim, vai ou não vai.Maria Aparecida Nunes RA 45022 MAdrugada
ResponderExcluirNo Currículo deve ter disciplinas e conteúdos que formem o cidadão para conhecer o regime político e econômico do país com objetivo de formar para a democracia e pensamento crítico visando mudar a cultura atual de um "capitalismo selvagem".
ResponderExcluirDouglas W. F. Pereira R.A. 39607
Concordo com você Douglas. Mas quando será que vamos ver essa transformação, porque quem está no poder "dar as cartas". Por isso que o docente não deve se limitar apenas a graduação, penso que é só o começo para dar mais estímulo para que a cada dia busquemos mais, só assim os futuros cidadão que vão vir de encontro a nós se tornem mais críticos e lute para mudar essa realidade. Ana Lucia Avelino P. Oliveira RA: 22879 (manhã)
ExcluirEnquanto não houver investimento na educação, a população jamais terá aceso á melhores condições, pois quem tem o controle da situação de forma alguma irá querer dividir e igualar as as condições econômicas. Afinal de contas todas melhorias econômicas e educacionais estão relacionadas e liberadas apenas com objetivo das necessidades de uma mão-de-obra mais qualificada. Em relação ao numero de negros presos é mais uma forma de dizer que a escravidão não acabou e o governo que tem por obrigação traçar projetos e investir no ser humano continua não se importando com a classe pobre e aqueles que não tem poder e oportunidades serão trancafiados e visto como pessoas erradas enquanto o governo jamais será cobrado pelo o que ele não fez. Priscila Ferreira 47840 manhã
ResponderExcluirConcordo com você Sandra enquanto a midia estiver ditando o q importa jamais teremos aceso ao que precisamos. Priscila Ferreira RA:478840 manhã
ResponderExcluirO currículo da escola pode ser organizada através da conscientização da sociedade e melhorando a politica econômica e valorizando o aluno e professor, deve ser trabalhado de forma que os alunos sem apropriem e aprendam, levando em consideração a sociedade em que ele está inserido, a sua cultura e os seus conhecimentos prévios, quando se tem estudo e se sabe pensar por conta própria, a aluno não se permite a entrar na sistema carcerário é muito menos se deixa ficar no nível de pobreza.
ResponderExcluirLUANA PALMEIRA SILVA RA:46876 VESPERTINO
É um absurdo o tamanho da desigualdade, mas o currículo não consegue amenizar tal situação , há um fator principal que são as políticas publicas que estivessem um poder limitado para o bem privado, então vem o currículo com a contribuição de conhecimento da divisão por igualdade, deixando todos perante um mesmo patamar... isso seria uma coerência da riqueza mundial.
ResponderExcluirIvonete Silva Rodrigues - 47389- madrugada
Para existir o crescimento a partir do desenvolvimento é necessário que façamos algo para melhorar não adianta apenas esperar que aconteça que caia do céu como chuva não é bem assim a sociedade esquece que para termos algo precisamos buscar compreender e interagir para transformar nosso modo de vida , já diz um velho ditado não existe Vitória sem Luta.
ResponderExcluirCharlene Pereira de carvalho Viana 47126 madrugada
Sabe Charlene concordo com você pois enquanto ficamos de braços cruzados esperando cair do céu porque não ir a luta para lutar pelos nossos direito.MICHELE RODRIGUES da SILVA. RA.47219. Madrugada
ExcluirNão acredito que o Estado possa organizar um currículo transformador, libertador.. ao menos que segundo Poulantzas seja por correlação de força, a classe trabalhadora se organize e lute para que o Estado incorpore na sua ossatura um currículo que possibilite a emancipação, parcialmente, pois a escola do sistema capitalista não alcança total emancipação, a escola pode ter níveis de emancipação ou dominação. A luta da classe trabalhadora é lutar por uma gestão democrática, com a participação de todos para a definição de um CURRÍCULO que não foque na formação de mãos de obras e sim que promova ao aluno conhecimentos do mundo, possibilitando o ingresso nas Universidades, motivação nas lutas de classes para que todos tenham os mesmos direitos e principalmente transformar a escola pública estatal em uma escola pública popular!!
ResponderExcluirMarmara M. G. Rolim/ RA: 47290/ 5º Semestre/ Noite
Eu não acho impossivel e sim lento mas um dia nós não mas nossos netos verão uma mudança 44096 Suzimeire
ExcluirMarmara se tivermos uma reforma educacional que só visa uma formação academica para subir de cargo então estaremos nos focando em uma sociedade capitalista e tudo irá continuar na mesma situação. Acredito que a melhor alternativa é transformar a educação dentro de sala, nós professores trasformando nossos alunos em cidadãos criticos que lutem pelos seus direitos visando uma sociedade mais socialista.
ExcluirVALÉRIA FREITAS RENZO FANTATO RA;39529 MADRUGADA
Eu concordo com você Suzimeire, do jeito que esta indo esse mundo acho meio dificil uma melhora mais realmente quem sabe os meus tatara netos.Vera Bernadino Madrugada RA.48219
ExcluirSe o currículo fosse organizado pensado em propor um aprendizado para as pessoas,para que elas fossem capaz de pensar, observar e analisar o que acontece ao seu redor e assim elas poderiam ver as injustiças, desigualdades e o preconceito que existe.Pois só através de uma educação de qualidade é que pode acabar com essa desigualdade social onde alguns tem muitos e outros não tem nada.
ResponderExcluirEunice S Dias Martins RA 48206
Concordo com você Eunice e digo que a escola tem uma ferramenta que auxilia nesta formação de consciência do indivíduo que é o conhecimento produzido com pesquisas teóricas e científicas que abrem um leque de aprendizado e expande o saber. Com uma grande mudança na produção e prática de currículo todos nós teríamos as mesmas condições culturais e econômicas de chegar no topo da pirâmide e desta maneira ela não teria mais divisões.
ExcluirAdriana Brito da Paixão Silva RA 43846 Pedagogia Noturno 6º semestre
Eunice, concordo parcialmente com você, acredito que a educação, direitos iguais pode ajudar e muito a desigualdade social, mais não é só isso não, o que acaba com a pobreza é dinheiro no bolso, por isso que uns tem muito e outros não tem nada, mas se o que não tem nada, não tem nem condições de estudar para ter como ele vai conseguir? O que deveria ter é politicas públicas, salários iguais para todos, etc porque só a educação não da conta.
ExcluirRosele Soares Magalhães Gonçalves RA: 43374
Eu também concordo com você Eunice o currículo deveria ser organizado em favor da aprendizagem das pessoas, porque ele é uma ferramenta fundamental para mudanças. Raquel F de Lemos Soares RA:43453 Pedagogia 6º Semestre Noturno.
ExcluirO currículo escolar deve propor experiências educativas que formem um tipo de sujeito crítico e pensante com conhecimentos dos seus direitos como cidadão e que tenha oportunidades de crescer como profissional e como pessoa.
ResponderExcluirAna Paula de Barros Gonçalves de Sousa RA: 46938 Madrugada.
Para ser organizado um currículo que venha colaborar com a igualdade social é necessário uma distribuição de renda igualitária para todos sem distinção de gênero ou raça.
ResponderExcluirElenice Ribeiro Pinto de Souza RA 47251.
A ideologia e os aparelhos ideológicos do estado, é o que forma essa situação, pois eles de uma maneira quase imperceptível manipulam um currículo oculto, fazendo assim as crianças não desenvolverem interesse na escola, gerando uma desigualdade que vai contribuir para dar continuidade do poder da burguesia. Como mostra a pesquisa, a maioria dos que não terminam os estudos, acabam entrando no mundo do crime, o que para eles significam lucro, pois assim eles conseguem manter a riqueza no mundo das penitenciárias, logo não é do interesse dos mesmos que essas pessoas estudem e tenha um futuro diferente.
ResponderExcluirRute de Souza Calábria de Araújo RA: 43843
Pedagogia 6° Semestre Noturno.
verdade colega,quanto menos sábios na nossa classe tiver ,será muito mais fácil a manipulação dos nossos Suzimeire 44096
Excluiracho que o curriculo deveria ser elaborado para a acabar com essa desigualdade social dar direitos iguais a todos frequentarem o mesmos ambientes sem distinguir as classes, sem privilegiar os da elite porque um lugar onde ha um ma administracao do dinheiro publico ha corrupcao e privilegiados....
ResponderExcluirMonica Santos Ferreira RA 41046 noite
tem quer ser um currículo que atenda as necessidades da classe trabalhadora, que fale da sua realidade,integrado com a vida do aluno, esse grande abismo social que vivemos no nosso país, é porque não interessa aos donos do poder que o povo sai dessa situação. Por isso a necessidade de instruir as pessoas para que entendam como é possível sair dessa letargia, e mudar sua vida para melhor. Silvana M.Luiz. RA 52336- PED NOTURNO
ResponderExcluirConcordo com você Silvana, devemos trabalhar todas essas teorias mas será que surgira algum incomodo? porque tudo isso é trabalhado em sala de aula mas não sai da sala. Tania Santos R.A.45810
ExcluirO currículo pode ser organizado de forma que traga conhecimento para o aluno. Sabendo quais são os seus direitos e que possam lutar por eles acabando com a desigualdade social.
ResponderExcluirEliana Alves de Matos RA 46695
Concordo com você, o currículo só fará sentido para o aluno quando for organizado de forma igual tando para o rico quanto para o pobre. Onila Nogueira de Miranda RA42847
ExcluirConcordo,pois uma coisa leva a outra gerando desigualdade em grande parte da população.
ExcluirAmanda Peixoto R.A 46807-Madrugada.
concordo Eliana, o currículo é organizado para a formação do trabalhador e não do cidadão que tem direitos e deveres, ou seja o currículo é feito para a força braçal e não para o pensar. Jidelma Abreu Rabelo RA: 43052 noite
Excluirhoje é claro a alta elevação do índice de pobreza, e isto reflete de forma notável na educação, pelo que podemos observar hoje a maioria dos encarcerados não chegaram a terminar seus estudos, são pessoas pobres, com menas condições financeiras, que acabam por disputar um espaços na sociedade, sem nenhuma possibilidade de igualdade entre os demais, sendo estas desigualdades refletidas constantemente na criminalidade existente ao nosso redor sendo talvez por falta de oportunidade,porem devemos trabalhar essa desigualdade existente em nossa escolas e no contexto escolar.
ResponderExcluirRA:55315 Nome: Elizabett Custodia Barbosa Coimbra
A escola e o currículo apesar de ter uma teoria linda para formar cidadãos, é negligente em seus desdobramentos para um tipo de população que participe deste currículo e se torne sujeitos de suas própria aprendizagem.
ResponderExcluirMaria Aparecida de Jesus RA17081 - Tarde
Concordo com a M. Aparecida, a escola tem mais teorias do que realmente poe em pratica para formar um cidadao consciente dos seus direitos e capacitados para ir busca- los. Benedita S .P. Camelo Fernandes RA:47423 pedagogia 5 tarde.
ExcluirA população só se libertará quando enxergarem que elas não são o que elas pensam que são. Precisamos lutar por uma única causa e mediar o ensino adequado para que essa geração entenda o seu papel na sociedade. Desta forma alcançaremos uma sociedade justa e igualitária para todos independente de classe social.
ResponderExcluirElisângela Martins Ramos do Nascimento. RA 47916. 5º semestre - Tarde
Verdade! Precisamos lutar por essa causa, porque só reclamar, não adianta de nada, eu sei que tem pessoas que tem mais oportunidades e outras não, mas não devemos olhar para isso e sim procurar informações, pedi ajudar e lutar pelos direitos iguais.
ExcluirRosele Soares Magalhães Gonçalves RA: 43374
Concordo se ficarmos só reclamando e continuar de braços cruzados, as condições de vida da classe trabalhadora não vai mudar, o conhecimento é uma das coisas que nos colocam no mesmo nível de informações. Mary Correa Tintino RA: 47387 madrugada
ExcluirConcordo com você Alzenir, por isso o nosso foco tem que estar contra o sistema e não contra os alunos, que precisam de nós para mediar o conhecimento libertador.
ResponderExcluirElisângela Martins Ramos do Nascimento. RA 47916 - 5º semestre - Tarde.
Concordo com você vanda os politicos só pensam o que é o melhor para eles.E nós vivemos assim.Só pensam em lucros poder,jamais na população tão carentes.Precisamos aprender a lutar pelos nossos direitos,seja ele qual for.
ResponderExcluirConcordo com você vanda os politicos só pensam o que é o melhor para eles.E nós vivemos assim.Só pensam em lucros poder,jamais na população tão carentes.Precisam aprender a lutar pelos nossos direitos,seja ele qual for.
ResponderExcluirViviane silva santos RA 47447 5° semestre noturno
Entendo, mas acredito que todos devem saber qual é o seu ideal, porque não podemos lembrar que em muitos casos a falta de informação pode levar qualquer um acreditar em algo que não é verdade.
ExcluirTatiana Viragh - 46745
A ideologia dos aparelhos ideológicos do estado cria um currículo oculto de uma maneira quase imperceptível, onde a formação dessas crianças é visando que elas não consigam compreender o conhecimento transmitido, logo elas não acompanham e acabam desanimando da escola. Conforme lido, as pessoas que não concluem o estudo, estão mais vulneráveis ao mundo do crime, com isso os donos das penitenciárias lucram absurdamente e consideram essa situação como ótima fonte de riqueza, não pensando nas vidas que iram se perder, na dor e no sofrimento causado com tudo isso.
ResponderExcluirRUTE DE SOUZA CALÁBRIA DE ARAÚJO RA: 43843
PEDAGOGIA
6° SEMESTRE
NOTURNO
Concordo com você Rute, pois é a pura verdade. Nós futuros professores, precisamos mudar a educação melhor, de critica, argumenta, para as crianças não desanimar. E construir seus próprios caminhos.
ExcluirAngélica Aparecida do Nascimento. R.A;47284, vespertino.
Concordo, a maior parte dos problemas tradicionalmente enviados para a sala dele ( exclusão de sala de aula, furto, briga, bulhijig, mau uso dos espaços coletivos, cola em prova, plagio de trabalho, desrespeito ao professor) esta vinculado a esse '' conteúdos '' que são ensinado e aprendido de forma não explicitas nas relações interpessoais que se constrói na escola.
ExcluirJandira Oliveira dos Anjos
RA, 45528 manhã
Concordo com você mas muitas dessas pessoas que entram no crime é por falta de apoio da própria família ou muitas vezes condições financeiras,nem por isso podemos justificar que a ideologia afeta sim nos estudos das pessoas e acabam se perdendo no crime.
ExcluirALINE SILVA CUSTÓDIO RA: 46732
PEDAGOGIA
5º SEMESTRE
NOTURNO
Concordo com voce Rute que as crianças desistam de ir a escola por não compreender o conhecimento transmitido e não concluindo os estudos ficam vulneráveis ao mundo do crime os pobres e negros sofrem ainda mais os preconceitos dessa sociedade. Antonia Souza de Oliveira 47137 vespertino
ExcluirQuando os que tem explora o ser humano no trabalho, só os ricos que se lucram com dinheiro porque o importante pra eles é o dinheiro e não a qualidade das coisas, que existe dentro da realidade que é o sentimento do ser humano. Por isso se o pobre fica rico é capaz de enfrentar qualquer obstáculo, mais se o rico que fica pobre fica perdido e não sabe como enfrentar os obstáculos dentro da realidade. Mais o pobre quando entra em uma escola é fundamental para o conhecimento dele mais as vezes tudo é difícil na caminhada que eles tem que enfrentar, mais com tudo isso as portas vão se abrindo aos poucos e é assim mesmo que eles se enfrentam. O currículo escolar é importante para ajudar a educar, mais o responsável que é o educador tem que pensar, refletir, conhecer seus próprios alunos em tudo fora e dentro da sala de aula, para que ele possa se sentir melhor na sociedade.
ResponderExcluirAntônia das Dores F. Araújo Soares. RA:43639.Pedagogia.Noturno.
Concordo com suas palavras infelizmente o pobre é visto somente para mão de obra e aumentar a riquezas do rico. Por isso é na escola que devemos formar essas pessoas para que não a mercê da classe dominante.
ExcluirMarilza Rodrigues Pereira
EAD madrugada
RA 47076 pedagogia
5 semestre
Sobre esse assunto, não dar para discutir, pois infelizmente é a pura realidade. Mas nós professores precisamos dialoga com as nossas crianças, e tentarmos dar o nosso máximo, para poder evoluir o nosso Brasil.
ResponderExcluirAngélica Aparecida do Nascimento, R.A; 47284, vespertino
O currículo ele tem que ser mais amplo, ou seja, tem que ser elaborado de uma forma transparente em uma visão mais adequada, para que todos possam ter esse conhecimento de mundo. Visando uma estrategia dentro da sociedade, para ser trabalhado nas escolas.
ResponderExcluirNome: Karina Pinto de Mesquita RA: 46581
Curso: Pedagogia 5° Semestre Manhã
O currículo deve ser elaborado de forma a expandir oportunidades para todos que estão inseridos na escola de maneira a fazer com que os alunos possam refletir criticamente com relação a sua realidade social e querer transforma-lá. Para isto acontecer é necessário que os poderosos que estão no topo da pirâmide da sociedade dos mais favorecidos estabeleçam igualdade sociais para todos...e a escola tirar essa dualidade embutida no seu interior que empurram seus alunos um para o lado do "mandar" e o outro para o lado do "obedecer".
ResponderExcluirAdriana Brito da Paixão Silva RA 43846 Pedagogia Noturno.
A realidade é que existem duas classes sociais,uma que domina e outra que é dominada.A elite sempre detêm o poder fazendo valer a sua vontade enquanto que o proletário ajuda na mão de obra para o rico ficar cada vez mais rico. No âmbito escolar é importante que o professor despertem em seus alunos o interesse de lutarem por uma sociedade mais igualitária Onila Nogueira de Miranda RA42847.
ResponderExcluirO currículo deve ser pensado de modo que vise a diversidade, deve ver o aluno na sua singularidade de saberes, modos de vida, culturas, personalidade e meios de olhar o mundo. A escola não pode se omitir desse compromisso enquanto responsável por receber de modo acolhedor essa diversidade em sua unidade. Djanira Hypólito - 21469 - tarde
ResponderExcluirSerá que não queremos idealizar algo que está fora do nosso contexto? O currículo tem que ser um componente mais do que importante para nós todo nosso embasamento deve se pautado ali não com ilusões a educação deve ser o nosso foco não adiante querermos mudar o mundo quando não sabemos nem por onde começar.
ResponderExcluirElaine Cristina de Oliveira Fernandes RA 45802 5 semestre noturno
Sei que devemos trabalhar na orientação sobre a igualdade, mas não vejo como isso irá influenciar na economia, sinto como se nos professores fossemos como uma gota no oceano, a opressão já vem de décadas atrás, porem não devemos nos conformar .Tania Santos R.A. 45810
ResponderExcluirO currículo deve ser organizado de modo que não traga para dentro de sala de aula, o preconceito, a discriminação e a desigualdade, portanto o currículo é uma ferramenta poderosa e fundamental, para o desenvolvimento e andamento da escola, no entanto, é necessário que haja mais oportunidade para todos. Raquel F de Lemos Soares RA: 43453 Pedagogia 6º Semestre noturno.
ResponderExcluirPara combater a desigualdade econômica no país é preciso refletir o currículo escolar como instrumento de combate ao desequilíbrio social que prioriza uns e outros não, para superar as lacunas que existem a partir da educação em que é uma instituição pública, portanto esta à serviço da comunidade local, escolar, funcionários, professores, pais, alunos e gestores que podem partir do pressuposto de que a gestão democrática é um direito constituído na lei que nos da possibilidade de pensar e lutar por uma educação de qualidade para pensarmos a sociedade, para assim transformar-la em prol da equidade e do equilíbrio social e econômico.
ResponderExcluirFabiane Marques de Lima RA:46655 Vespertino
O currículo deve ter como objetivo acabar com a desigualdade social. Vivemos em uma sociedade que aliena e faz a população menos favorecida continue mantendo no poder a classe elitizada, o que pode ser justificativa da atual situação na qual nos encontramos.
ResponderExcluirAna Carolina Oliveira dos Santos
RA: 47948 - Noturno
Concordo com a Marmára, a educação deve ser igualitária, propondo as mesmas oportunidades.
ResponderExcluirAna Carolina Oliveira dos Santos
RA:47948 - Noturno
A escola precisa criar currículo mostrando a desigualdade econômica nos países para que desde a cedo tenha consciência do que vai enfrentar la fora. E trabalhar com as crianças que essa desigualdade e motivo da mão de obra que os países desenvolvidos requer para aumentar sua fortuna.
ResponderExcluirMarilza Rodrigues Pereira
EAD madrugada
RA 47076 pedagogia 5 semestre
Na sociedade que vivemos hoje nem todos pensam em ajudar o próximo e sim passar por cima das outras para ser melhor tanto na politica como em outras áreas,o currículo nos ensina a exercer e enfrentar melhor as condições de vida sobre a reflexão de coisas da realidade. Aline Silva Custódio RA:46732 5ºsemestre de Pedagogia noturno.
ResponderExcluirAcho que e uma situacao que nao depende so do curriculo escolar. Abrange varios fatores, como a politica e a sociedade querer lutar por uma igualdade social . Deixar de pensar so em si , com tanta ganancia , e ver tambem o coletivo. Criando oportunidades em duas partes importantes, educacao e economia. E nos professores temos que inovar cada dia dentro das nessescidades, trazendo a vida de fora para debater dentro da escola. Benedita S. P. Camelo Fernandes RA:47423 pedagogia 5 - tarde.
ResponderExcluirÉ necessário que o currículo,seja elaborado com uma serie de critérios que deve ser concentrar na aprendizagem do aluno.
ResponderExcluirAmanda Peixoto R.A 46807-Madrugada.
Quando a escola valoriza um currículo para a mão de obra somente, isso é proposital para que sejamos reféns da ignorância, assim, não saberemos cobrar nem exercer nossa cidadania com precisão. Jidelma Abreu Rabelo RA: 43052 noite
ResponderExcluirNa minha opinião o sistema capitalista somente favorece ao rico, não permitindo que a população menos favorecida posso ver realmente o que acontece ao seu redor, na educação fica difícil trabalhar com o que realmente acontece pois a elite e os nossos governantes precisam ter o controle sobre as pessoas, criando somente a classe trabalhadora. Penso que um dia tudo isso posso mudar e nos realmente tomemos posse do que nos pertence, como uma educação igual para todos.
ResponderExcluirnome: Thalita Brito dos Santos ra: 47897 manhã
Concordo com tudo isto mas o mundo está virado para o capitalista e a vida sociais esquecida e a educação está parada os mais favorecida são ricos que aproveita da
ResponderExcluirsituação se todos penasse da educação mundo educar pessoas ficaria melhor RA 48173
Acredito se não tivesse separação de escola da elite e escola de pobre, fosse um passo para melhoria dessa desigualdade, pois o que se aprende em uma não se aprende na outra e com essa diferenciação é obvio que os alunos sairão uns para mandar, outros para obedecer. O ideal seria uma escola igualitária, sem distinção, todos tendo acesso ao mesmo conhecimento, vivência de mundo, etc.
ResponderExcluirRosele Soares Magalhães Gonçalves RA: 43374
não há uma separação das escolas e sim um currículo onde o que predomina é a cultura dominante por isso há essa grande diferenciação. RA:42794 ALUNA:Sandra Gomes Sousa Mota 6º semestre.
ExcluirO estado cria currículo oculto, o mundo está cheio de danos, enquanto os ricos só pensam em poder, lucros, riqueza. Os pobres dificilmente cursam uma boa faculdade onde circulam as elites pelos corredores das maiores universidades. O estado não toma conhecimento do que está acontecendo com a classe trabalhadora, que é a mais sofrida.
ResponderExcluirCleide dos Santos Goldner RA:47154
INFELIZMENTE NÃO DEVERIA SER ASSIM MAS NOSSOS REPRESENTANTES SÓ PENSAM NOS MAIS FAVORECIDO,MAS TEM MUDADO ALGUMA COISA,TÃO PEQUENA QUE AS VEZES NEM PERCEBEMOS,MAS VAMOS A LUTA
ResponderExcluirSUZIMEIRE BRAGA PRADO 44096
Quando aplicamos a nossa cidadania em busca de querer uma mudança de verdade, teremos uma educação de qualidade, as vezes falamos da mudança más nunca mudamos. Temos que fazer a nossa parte.
ExcluircLEIDE DOS sANTOS gOLDNER
RA:47154
Quando nós aplicarmos a nossa cidadania em uma busca de querer uma mudança de verdade,teremos uma educação de qualidade,as vezes falamos na mudança mas nós mesmo não mudamos para sermos exemplo. Suzimeire 44096
ResponderExcluirInfelizmente Suzimeire, a mudança não depende apenas de cidadania, e sim de politicas públicas que funcionem em favor das classes menos favorecidas e que foquem na adversidade curricular.
ExcluirANGELA MARIA C. SILVA RA:48216 TARDE
Acho que o curriculo pode se organizar de uma maneira clara e que todos possa entender, e com um critério mais abrangente , fazendo com que fique claro pra todos , precisamos lutar por uma unica causa e justa , para poder libertar a população.ROSÂNGELA FERREIRA DO NASCIMENTO RA 47771 MANHA
ResponderExcluirEmbora dizem que vivemos num país democrático, onde as pessoas tem direito é igualdade social, não é o que mostra os índices da economia, o dinheiro é mal distribuído, só quem consegue é a classe da burguesia, a menor parte da economia fica pros trabalhadores que não tem chance alguma de melhorar essa situação pois são educados para ser a mão de obra dos burgueses, como podem dizer que vivemos em democracia se a nossa economia não é dividida igualmente.
ResponderExcluirMaria Suely Dos Santos Da Silva R.A: 47999
É verdade Maria, as leis só funcionam na teoria porque na prática a coisa é bem diferente, o Estado passa que todos somos iguais e temos os mesmos direitos, mas sabemos que não é bem assim, vivemos num país onde poucos tem muito e a maioria não tem quase nada, e essa desigualdade está na educação, na saúde, etc.
ExcluirFÁTIMA COSTA E SILVA DE LIMA RA: 48297 MADRUGADA
Todos têm que luta por seus direitos, e essa desengualdade tem que acaba, e vamos luta para que temos o direito de ir e vir. MARIA APARECIDA NUNES RA:45022 Madrugada
ResponderExcluirÉ isso mesmo Maria Aparecida vamos a luta se cada un fizer a sua parte já será um grande começo! Rosangela Romeira Batista Gomes RA = 59948
ExcluirEu como ser humano estou dignadacom as coisa que vem acontecendo neste país, com essa desengualdade com damanho desprezo com as pessoa onde ninguém respeita ninguém. Como disse aquela canção onde o rico cada vez fica mais rico, e o pobre cada vez fica mais pobre, até quando isso. MICHELE RODRIGUES da SILVA RA:47219 Madrugada
ResponderExcluirONEIDA RA;48659
ResponderExcluirA desigualdade está presente em toda nossa sociedade e na educação não é diferente. O currículo não ameniza tal situação, pois os conteúdos e disciplinas tem que ser mais democrático.A classe dominante esta no patamar, os negros os menos favorecidos é mal visto
A desigualdade esta presente sim em todo lugar, mas é na escola que devemos lutar contra ela e esse currículo que só reforça essa diferença, queremos um ensino que emancipa as pessoas para que elas possam lutar por seus direitos sem se tornar o opressor da vez. Marta Amancio de Souza RA:43209
Excluirconcordo! por onde andamos damos de cara com essa desigualdade social que muitos preferem fingir que não existe. o trabalhador das classes mas abastarda não reconhece a que classe ele pertence e acaba reproduzindo a fala da classe dominante,reproduzindo assim um currículo que só favorece a classe a qual ele não pertence? Monica Batista de Jesus RA: 46553
ExcluirConcordo com você é revoltante a falta de respeito da sociedade de hoje tanto no preconceito como na educação muita das vezes a criança não aprende por ter esse sistema dominante de hoje. Aline Silva Custódio Ra: 46732 noturno.
ExcluirConcordo quando você menciona que a desigualdade esta também na educação, podemos ver que em algumas situação o próprio professor causa a desigualdade pois em um sua sala de aula ele faz excepção de alguns alunos, aquele que consegue acompanhar a matéria, aquele que vem limpinho infelizmente e o que é valorizado na sala de aula.
ExcluirJeany Georgia Coimbra Santos RA 55318
Em todo o mundo a desigualdade, e quanto menos conhecimento a população tem, maior a desigualdade neste país, o Estado querem pessoas pensando igual, e pensamos sem nem perceber, a população está acomodada e não percebem a manipulação pelo qual passamos.
ResponderExcluirElaine Fornazier Santa Rita RA: 47502
A diferença se faz na formação escolar , formando cidadões mais informados e criticos para combater está desigualdade, lutando de forma a não ser manipulado pelas estrategias de grandes empresas.
ResponderExcluirQuando um sujeito se impoim no que lhe é imposto e cobra seus direitos os líderes tem que seder desta forma as desigualdades tende a ser menor, como os presidentes de empresas tem uma % enorme de almento salarial e os trabalhadores em massa tem um almento ridiculo, se formarmos alunos mais criticos eles irão cobrar seus direitos e teremos mais igualdade social pois não teremos uma sociedade pacifica.
VALÉRIA FREITAS RENZO FANTATO RA:39529
A escola deveria pensar um currículo com varias formas de se combater a violência e a discriminação racial.
ResponderExcluirMaria Aparecida Feitosa de Sousa Gomes. RA: 47051. Vespertino
O currículo deve ser pensado para promover o ser humano de forma que ele possa agir na sociedade sabendo se posicionar de forma critica.
ResponderExcluirA escola deve elaborar o currículo de acorda com as necessidades locais com objetivo de transformar o sujeito para atuar na sociedade.
Maria Aparecida Feitosa de Sousa Gomes. RA: 47051. Vespertino
Penso que o currículo pode contribuir ao longo, muito longo prazo com todas essas atrocidades que acontece até os dias atuais. Quem sempre esteve no poder jamais ira criar condições para que essa realidade mude. Como podemos imaginar que em pleno século XXI nos deparemos com a comercialização de seres humanos, mesmo que indiretamente. A má distribuição de renda é outro fator que desencadeia não só essa situação, mas tantas outras. Ficamos abismados com essa realidade nos USA, mas temos também a nossa realidade que implicitamente seja tão nocivo quanto essa, inclusive com a distribuição de renda. Quando essa realidade vai mudar? Não sei. Mas não devemos desistir e levar para essas futuras gerações a conscientização de que algo deve ser feito e só nos "bancos" das escolas é que pode haver a mudança. Ana Lucia Avelino RA: 22879 (manhã)
ResponderExcluirAcredito que o ideal seria uma escola igualitária para todos tendo acesso ao mesmo conhecimento e vivência de mundo. Se não tivesse separação de escola, seria um passo para melhorar a desigualdade. Para combater essa desigualdade é preciso refletir sobre o currículo escolar como instrumento para combater esse desiquilíbrio social. Vânia Vicente da Silva Martins RA 44713
ResponderExcluiro currículo pode mudar essa diferença através da transmissão de cultura. A cultura dentro das escolas tem papel fundamental na formação do ser humano portanto acredito que a cultura deveria ser a mesmo presente no currículo tanto nas escolas públicas quanto na privada, para que diminua a desigualdade. Marta Amancio de Souza RA:43209
ResponderExcluirO currículo deve ser organizado de forma a instruir, orientar os alunos para que eles venham se tornar pessoas autonomas, reflexivas e críticas para buscar mudanças transformando essa triste realidade da desigualdade.
ResponderExcluirFÁTIMA COSTA E SILVA DE LIMA RA: 48297 MADRUGADA
A diferença estar na formação do cidadão, se esta formação for bem direcionada ou seja vai depender de que tipo de currículo que esse cidadão teve acesso, quando esse currículo e voltado a submissão este cidadão não vai saber si posicionar perante as adversidades que lhes for impostas dai a importância de forma cidadães críticos capazes de lutar pelo seus direitos.Mônica Batista de Jesus ra 46553 madrugada
ResponderExcluirO currículo tem que ser feito de maneira que todos consigam entende, mas na realidade sabemos que não é o que acontece, pois a classe dominante não esta nem um pouco interessado em formar pessoas pensantes e crítica não é interessante para eles.
ResponderExcluirSimone Rodrigues Novais RA 46947
Fabiane Marques de Lima, realmente o que você falou é a realidade o desequilíbrio social prioriza uns e outros não, e sempre a parte menos informada é a que sai perdendo em tudo.
ResponderExcluirSimone Rodrigues Novais RA 46947
Na minha visão, para mudar o currículo escolar é necessário melhorar o sistema social, devendo ser trabalhado com critérios visando a melhoria da aprendizagem, com intuito de se refletir com clareza os direitos e deveres da população.
ResponderExcluirMaria Lucineide De Araújo Rodrigues.
RA 46916
Acho que o currículo pode ser organizado com mais clareza, para que todos consigam entender, é importante que o currículo, seja elaborado com clareza e com a finalidade da melhoria do estudo.
ResponderExcluirMaria Lucineide De Araújo Rodrigues
RA 46916
A escola precisa criar um currículo mostrando e abordando a desigualdade econômica nos países, o currículo deve se visto, com a finalidade e objetivo de combater o problema econômico do pais, visando o equilíbrio e a igualdade social.
ResponderExcluirMaria Lucineide De Araújo Rodrigues.
RA 46916
O currículo deve ser elaborado e focado na igualdade social e econômica, criando oportunidades para todos sem distinção.
ResponderExcluirMaria Lucineide De Araújo Rodrigues.
RA 46916
A população está deixando com que a tecnologia interfere no seu cotidiano
ResponderExcluirfora a corrupção que vivemos hoje já não temos em quem confiar cada candidato fala sobre propostas mas nada sai do papel vejamos um exemplo igual os direitos das domésticas cade que sai do papel e difícil a realidade que vivemos hoje. Aline Silva Custódio Ra: 46732 5º pedagogia noturno.
Concordo com você Valeria, temos uma grande desigualdade no pais, para mudar esse quadro as pessoas precisam estar ciente de seus direitos, para reivindicar de forma pacifica buscando igualdade social.
ResponderExcluirMaria Lucineide De Araújo Rordigues
RA 46916
Concordo com você Maria Jose, os políticos precisam encarar e refletir sobre esse problema com mais consciência e dando a devida importância.
ResponderExcluirMaria Lucineide De Araújo Rodrigues.
RA 46916
É preciso pensar na ideia de formar um currículo para a adversidade cultural e não o currículo que a classe dominante impõem.
ResponderExcluirÂNGELA MARIA CORDEIRO DA SILVA RA- 48216 TARDE
A desigualdade social sempre existiu, pois para quem está no poder, numa condição mais favorável, não importa o que o outro está passando. Políticas compensatórias, uma melhora aqui outra ali, para calar a boca das pessoas, para os da classe inferior se contentar com pouco.
ResponderExcluirMaricelma Pessoa Pinto de Oliveira RA 47594 MANHÃ.
Concordo com você Valéria, como futuros pedagogos temos que formar cidadãos pensantes, mais informados, críticos e autônomos. Conhecer os seus direitos e deveres e poder cobrá-los as autoridades, não aceitando tudo que lhes é imposto.
ResponderExcluirMaricelma Pessoa Pinto de Oliveira RA 47594 MANHÃ.
A questão da desigualdade se faz predominantemente presente em nosso país, pois muitos não tem coragem de admitir que é racista porém muitos são, da mesma maneira se fala de um país igualitário mentira somos uma país de seleção só vence que tem, ou seja a elite. Na instituição de ensino não é diferente, posso dizer com certeza que em algumas vezes o próprio professor trás a desigualdade para dentro da sala de aula, quando ele faz escolas e classifica os alunos.
ResponderExcluirJeany Georgia Coimbra Santos RA 55318
A desigualdade social existe predominantemente, e nas escolas não é diferente, uma vez que o curriculo é organizado para atender a classe dominante e não atende os interesses dos trabalhadores.
ResponderExcluirAngela Maria Pereira RA47241 vespertino
Como ser humano é inadimissivel acreditar que "sejamos" capazes de tal absurdo! Mas como a profª Lizandra explicou em sua aula indiferente do curriculo da escola temos que lutar por instâncias participativas deliberativas onde possamos de alguma forma lutar por mudanças .Rosangela Romeira Batista Gomes RA = 59948
ResponderExcluirConcordo com você Valéria Freitas!Prescisamos deixar de abaixar a cabeça para tudo e ir a luta. Rosangela Romeira Batista Gomes RA = 59948
ResponderExcluirConcordo com você Valéria, quando nos tornamos mais instruídos e sabemos lutar pelos nossos direitos fica mais difícil de aceitarmos tudo o que querem nos impor.
ResponderExcluirMaria Aparecida Feitosa de Sousa Gomes RA: 47051 Vespertino
A desigualdade, a discriminação e o racismo está presente em todos os lugares, não precisamos ir muito longe para ver tais situações, é só sair nas ruas em que vivemos para ver como vive hoje no Brasil os nossos jovens.
ResponderExcluirMaria Aparecida Feitosa de Sousa Gomes RA:47051 Vespertino
Negro também é gente é ser humano sente dor,frio,fome,tem sentimentos iguais a qualquer outro ser que vive nesta sociedade doente contaminada pelas amarras da vida é preciso se libertar das correntes tirando as vendas dos olhos ,onde está o Amor?por que tanta desigualdade meu irmão.Antonia Souza de Oliveira 47137 vespertino
ResponderExcluirO nosso pais esta sempre com esse negocio de desigualdade , vamos melhora para ter um pais bem mais compreensivo , ajuda , colabora enfim fazer a nossa parte.Michele Rodrigues da Silva Madrugada RA 47240
ResponderExcluirNós como futuros professores, mesmo com um modelo de currículo, determinado pelo Estado, nós devemos buscar estratégia para tornar nossos alunos conscientes e críticos quanto ao modelo de currículo principalmente das escolas públicas. Essa pode ser uma forma de mudar a desigualdade social, e não reproduzir o modelo de currículo eliticista. Mary Correa Tintino RA: 47387 madrugada
ResponderExcluirAqui e onde o rico fica cada vez mais rico , e o pobre cada vez fica mais pobre. Aqui e o mundo da injustiça. Vera Bernadino RA:48219 Madrugada
ResponderExcluirO currículo deveria estar voltado para o conhecimento do aluno e não para a mão de obra, principalmente o currículo do 1° ao 9° ano. O ensino médio em si já fala que é médio.... Enfim.... Ana Paula Sales RA: 46673
ResponderExcluir