Leiam o texto a seguir:
Opção 1- Texto em PDF
http://www.4shared.com/office/Fy1Xxcgr/a_gaiola_dos_generos.html
Opção 2- Texto on line
http://www.cartacapital.com.br/sociedade/a-era-do-pos-genero-2/
A identidade funciona como forma de vínculo de pertencimento. Na modernidade, esses vículos eram mais estáveis. Já a sociedade pós-moderna tem proporcionado novas formas identitárias, colocando em declínio as identidades tradicionais de classe, raça, etnia, sexualidade, gênero etc. Isso é decorrente da mediação da vida social pela globalização e seu mercado de estilos, lugares, imagens etc. e a difusão do consumismo, seja como realidade ou sonho, que produzem e nos confrontam com diferentes identidades. Hoje, as identidades se encontram com fronteiras menos definidas, voláteis, instáveis. As identidades tornaram-se fragmentadas, fluidas e provocam no indivíduo uma crise quanto aos seus modos de ser.
Diante do excerto acima e do texto "a gaiola dos gêneros", quais os possíveis impactos desse fenômeno em você e no exercício da docência?
Responder até dia 02/11/14
Precisamos entender que identidade sexual e identidade de gênero são coisas distintas, e cada individuo tem o direito de decidir qual sua identidade de gênero.Esse é um assunto coberto de preconceitos, que assumo ter que vencer os meus próprios, mas como futura profissional da educação tenho que saber que essas questões estão cada vez mais presentes no espaço escolar, que é um contexto multiculturalista, e devo atuar rompendo com práticas que aceitam apenas uma identidade como legítima.
ResponderExcluirLuzineide souza dos santos
RA:46537
relmente hoje precisamos alem de aceitar as diferenças dos outros compartilhar as nossas proprias diferenças com os demais, deixando de lado o preconceito que existe indeiferente de qual seja este preconceito, sexual, religioso,politico, entre outros.
ExcluirNome:Elizabett Custodia Barbosa Coimbra RA: 55315
hoje os professores devem preparar seus alunos, para conviver com esta nova sociedade que esta se transformando em nossa volta, todos temos o direito de escolha e seja esta qual for precisamos de ensinar nossos alunos que todos indiferente de suas escolhas nao deixam de ser seres humanos e devem ser respeitados da mesma maneira que os demais.
ExcluirNome: Elizabett Custodia Barbosa Coimbra RA:55315
Concordo com você Luzineide, como futuras educadoras temos que estar cientes que assuntos como esses poderão estar presentes em nossos cotidianos. Por isso temos que ser imparciais.
ExcluirRute de souza Calabria de Araujo
RA: 43843 Pedagogia 6º Semestre Noite.
Ser imparcial é de extrema importância, porque as crianças acabam sempre seguindo as opiniões das professora. E devemos saber que o respeito é primordial porque cada pessoa em si é unica e possui suas individualidades, e nem por isso são mais ou menos importantes, somos todos diferentes mas devemos ser tratados iguais com respeito.
ExcluirAna Cláudia Duarte RA 45626 6ºSem. Noturno
Concordo, pois temos que respeitar as pessoas como elas são e não como gostaríamos que fosse, e como docentes transmitir essa informação aos alunos, para que aprendam desde pequenos conviver e respeitar as diferenças.ROSELI DE JESUS - RA:46702 -TARDE
ExcluirNESSA MODERNIDADE, É MAS COMUM IDENTIDADE DE GÊNERO HÁ PRECONCEITO, SEMPRE HAVERÁ ASSIM, PORQUE QUE É DIFERENTE CAUSA ESTRANHEZA. MARGARIDA R. D. SOARES. RA: 46887 TARDE
ExcluirCONCORDO COM LUZIDENTE,VIVEMOS EM SOCIEDADE MULTICULTURAL,É ISSO NÃO ESTÁ SÓ PRESENTE NO ESPAÇO ESCOLA MAS NO NASSA VIDA,DEVEMOS RESPEITAR AS ESCOLHAS,O
ExcluirQUE DEVE SER TRATADO NA SALA DE AULA MESMO É O RESPEITO A INDIVIDUALIDADE DOS OUTROS. MARGARIDA R. D.SOARES RA:46887 TARDE
é verdade não podemos permitir que nossa opinião vire uma lei.é preciso permitir que o aluno viva suas experiências e tire suas próprias conclusões.
ExcluirRA :42794 aluna:Sandra Gomes Sousa Mota.
Concordo com você Elizabeth nos com pedagogo temos que começa essa mudança dentro da escola ensinando as crianças a ver as pessoas sem preconceitos. RA 47002 Elaine Maria
ExcluirConcordo com você Elizabeth,porém não só os professores,mas os pais,devem se preparar e preparar seus filhos para essa nova geração.
ExcluirAMANDA PEIXOTO;R.A:46807-MADRUGADA.
Concordo com você,existe muita descriminação em aspecto como professores precisamos informar pais e alunos a cerca do assunto relacionado com igualdade de gênero respeitando o direito de igualdade sem limitações Lindivalva Souza Santos RA 45673
Excluir
ExcluirOs conceitos de diversidade e sexualidade analisados juntamente com a construção de identidades tornam-se importantes instrumentos necessário para se compreender e discutir possíveis transformações na Educação.
ANGELA MARIA C. DA SILVA RA- 48216 VESPERTINO
o
Sabemos que a discriminação existe em toda parte seja nas relações sexuais, religiosas étnicas, politica, esportivas ou em instituições de ensino, como docente temos que informar tanto os alunos como os pais a cerca dos assuntos relacionados com a igualdade de gêneros desempenhando um papel de respeito, direito e de igualdade, sem limitações impostas por estereótipos.
ResponderExcluirLUZINEIDE SOUZA DOS SANTOS
RA:46537
Concordo com você Luzineide,como educadora nos cabe respeitar cada indivíduo independente do seu gênero.
ExcluirRute de Souza Calabria de Araujo
RA: 43843 pedagogia 6° Semestre Noite.
Concordo Luzineide. Em primeiro lugar temos que pensar e agir como seres humanos, que merecem respeito independente de suas escolhas.
ExcluirElisângela Martins Ramos do Nascimento. RA 47916 - tarde.
Concordo com Luzineide, a discriminação está em todos os lugares e devemos ensinar as crianças a respeitar as diferenças e explicar como é o mundo em que vivem.
ExcluirDenise Eugenia dos Santos Vieira RA 47320 Tarde 5° semestre
Considerando a liberdade de escolha e opinião em que como educadores precisamos refletir a diversidade que existe e fazer com que os alunos reflitam e respeitem a diversidade e o direito de expressão.
ExcluirFabiane Marques de Lima RA: 46655 Vespertino
precisamos perceber as diferenças que estão ao nosso redor e saber respeitar,ouvir e compartilhar as nossas indiferenças com a do outros.
ResponderExcluirLuzineide souza dos santos
RA:46537
Concordo em tudo pois todos sujeitos tem que conscientiza e respeitar o outro com suas diferença e o professor na sala de aula deve ouvir e saber informar os direitos e dever de cada aluno.
ExcluirRA 48178
Maria José Silva
O preconceito existe tanto na vida sexual com em toda parte temos que conscientizar a sociedade sobre o assunto relacionado a igualdade Todos tem que respeitar a identidade do outro sem preconceito e apagando o medo de respeitar seu semelhante
ExcluirRA 48178
Maria José Silva
A cada dia as pessoas vem nos surpreendendo na maneira de viver,isso e um grande reflexo da evolução do comportamento da nossa sociedade .Na minha opinião eu acredito que qualquer assunto que se fale de diferença sempre devera ser compreendida com processo de busca para saber lidar não como apontar o que e certo ou errado. Jocilene luz Borges dos santos RA:47756 MANHA.
ExcluirOs conceitos de diversidade e sexualidade analisados juntamente com a construção de identidades tornam-se importantes instrumentos necessário para se compreender e discutir possíveis transformações na Educação.Além disso é importante discutir não apenas o que é ensinado na escola, mas o modo como é ensinado e que sentidos os alunos dão ao que aprendem, problematizando as teorias que orientam o trabalho do profissional da educação e atentos para a linguagem,procurando perceber o racismo e a homofobia que ela muitas vezes carrega.
ResponderExcluirANGELA MARIA CORDEIRO DA SILVA RA- 48216 VESPERTINO
hoje precisamos identificar as diferenças existentes em nosso meio social, para que assim possamos tambem saber respeitar,ouvir as diferenças dos outros e alem dissso aprender a compartilhar as nossas proprias diferenças com os demais, deixando de lado o preconceito que existe ao nosso redor, em qualquer que seja o aspecto sexual, religioso,politico, entre outros.
ResponderExcluirNome:Elizabett Custodia Barbosa Coimbra RA: 55315
Elizabett infelizmente o ser humano não respeita as diferenças do outro e isso acontece sempre ao nosso redor, eu concordo com suas palavras.
Excluirluzineide souza dos santos
RA: 46537
jocilene luz Borges dos santos manha RA:47756 realmente Elizabett o ser humano precisa respeitar o proximo e respeitar a si mesmo .
Excluirhoje é evidente que a discriminação encontrasse presente em todos as partes, e esta existe e sempre existira em qualquer relação que seja, politica, sexual, religiosa, e hoje os educadores deve alem de ter a ciencia da existencia dessa discriminação, esclarecer e informar para seus alunos, ensinando a eles a aprender a conviver com a diferença do colega, respeitando .
ResponderExcluirNome: Elizabett Custodia Barbosa Coimbra RA:55315
Concordo Elizabett, acima de tudo deve-se ser o objetivo da escola o processo ensino-aprendizagem. Gabriela de Souza Pinto Fumes. RA: 58821
ExcluirCONCORDO COM VOCÊ E SEI QUE CADA UM DE NÓS EDUCADORES QUE SOMOS, FAZENDO A NOSSA PARTE, COM CERTEZA TRAREMOS BONS EFEITOS PARA O NOSSO PAÍS.
ExcluirELENICE RIBEIRO PINTO DE SOUZA - RA 47251.
Concordo com você Elizabett Existe sim a discriminação em toda parte, mas a nós como educadoras devemos esclarecer esse assunto com os nossos alunos, deixando eles cientes que a diferença existe, e que devemos respeitar-la. Vânia Vicente da Silva Martins RA 44713
ExcluirA sociedade moderna tem tomado rumos completamente contraditórios ao que se refere a lei humana e aos valores e costumes que muitos de nós viemos. O nosso contexto social é preconceituoso ainda, como docente devo focar no que diz respeito a formação e desenvolvimento do indivíduo na sociedade, a opção de gênero e sexual não podem interferir na minha prática.
ResponderExcluirELISÂNGELA M. RAMOS DO NASCIMENTO. RA 47916 - TARDE.
Concordo plenamente com você se ficarmos o tempo todo avaliando ,social,gêneros,gosto sexual,podemos nos afastar do que nos propomos a fazer e assim justificaremos no senso comum o que realmente importa que cada aluno faça seu próprio conhecimento,critico,sendo parte desse mundo histórico.
ExcluirEDVALDO FERNANDES MENDONÇA RA 47061 MADRUGADA
Concordo com você Elisangela como docentes devemos focar na formação e desenvolvimento , pois o gênero sexual, religião ou raça não ira interferir na nossa pratica. Andreza Gonçalves de Oliveira RA 46618.
ExcluirConcordo Elisangela..A sociedade tem tomado rumos contrarios as leis, deixando para traz os valores e costumes trasidos de berços e familias,é estão cada veis mais megulhados em um mundo que chamam de moderno, mais nós como educadores temos que reipeitar a escolha de cada um independente de qualquer decisão ,cor raça sexo, religião etc. Ivanete G. da Costa RA;46783
ExcluirTradicionalmente falando se um individuo nasce com o sexo feminino é uma menina, mulher, tem que se comportar como tal e o mesmo pro masculino.
ResponderExcluirHoje as crianças tem muitas influencias que parte de todos os lugares, tem crianças e adultos que não sabem o que elas são realmente, por medo de se expressar , medo dos julgamentos e preconceito da sociedade essa que é muito cruel.
cada um escolhe o que quer ser, pra isso existe o livre arbítrio.
Azul é a cor dos meninos? rosa é a cor das menina s? quem disse isso?
Se deve muito pensar e conversar sobre isso, a sociedade deve ser repensada.
A escola deveria ser um lugar para acabar com essa falta de respeito passar uma visão critica das coisas, mas ela é a primeira que imprimi e critica o jeito e o modo de cada um.
Somos todos diferentes, igualdade deve ser repeitada e exercida por todos.
Joice Natalice Alves da Cruz
O NOSSO PAPEL É ORIENTAR CONFORME A CULTURA QUE ESTAR AI POSTA NA SOCIEDADE E ESPERAR O QUE VAI ACONTECER. 44096 SUZIMEIRE
ExcluirExcelente comentário, se pelo menos metade das pessoas que se formam para ser professores tivessem essa visão ou ao menos parecida com essa poderíamos fazer uma enorme diferença na vidas das crianças que irão passar por nós. GRACIANE DE OLIVEIRA SANTIAGO - RA 48511 - MADRUGADA
ExcluirConcordo com você quando fala sobre cores , mas acredito que quando Deus nos fez homem e mulher não era para existir as mudanças que hoje temos eu não tenho preconceito porém para mim se é mulher deveria sim ser uma mulher e se nasce homem também deveria ser homem não existir essa troca não sei explicar o porque acontece isso porque as pessoas fazem tais escolhas mas acredito que isso não foi o que Deus desejou quando criou homem e mulher só acho.... Charlene pereira de Carvalho Viana 47126 Madrugada
Excluirconcordo plenamente com você,Deus criou o homem para ser homem e a mulher para ser mulher, se fosse ao contrário não existiria tanto conflitos,por exemplo: a pessoa tem vontade de ser homem, porém tem corpo de mulher, acredito que não é nada fácil viver assim,entretanto eu
Excluirrespeito,porém não concordo...
ANGELA MARIA C. SILVA RA-48216
O impacto maior no meu ponto de vista é a atitude\equilíbrio que o decente ter e mostrar para os alunos que muitas vezes utilizam o docente como exemplo, digo desde a educação infantil até a universidade.
ResponderExcluirO docente para alcançar este equilíbrio nas suas atitudes devem entender como o processo acontecer, porque a sociedade mudou ou transformou?
Tatiana Viragh - RA 46745
Isso mesmo Tatiana, nossa docência será mais eficaz se atuarmos rompendo com práticas que valorizam, respeitam e que aceitam apenas uma identidade como legítima. Luzineide souza dos santos
ExcluirRA: 46537
Sim Tatiana, acredito que o exemplo vem da atitude do próprio individuo, devemos nos atentar com esse docente , não tenho duvida em relação que o processo da sociedade transformou assim ocorrendo uma liberdade maior de atitude e dessa forma a sociedade está alcançando o seu ponto de vista.
ExcluirRenata Toledo Cortonezi RA 46946. 5º Sementre Madrugada.
No meu ponto de vista temos sim que abordar todos assuntos com as crianças para não ter esse tipo de preconceito dentro da escola, por exemplo na aula de religião falar sobre todas as religiões não só uma da sexualidade abordar esse tema também dentro da sala de aula, os pais demostra tanto preconceito que as crianças acaba tendo também, futuros professores temos que mudar isso. Luana Clara Silva Damiano 40954 manha 5 semestre
ExcluirLucia de souza e silva RA: 47515 NOTURNO .A sociedade esta em constante mudança e transformação e temos que nos aprimorar a ela e nos adaptar ,se não seremos a próxima especie a entrar em extinção . Devemos respeitar a preferencia de cada um, cada ser procura viver de acordo como sente e,se esta certo ou não , não cabe a nos julgarmos.
ResponderExcluirOi Lucia, concordo com você como futuros educadores devemos tratar as diferenças, respeitando a particularidade de cada um.
ExcluirLuzineide Souza dos Santos
RA:46537
Concordo, e o importante na sociedade é respeitar para ser respeitado! O preconceito existe, mas cada pessoa tem o direito de decidir sobre sua vida. EMILIA RONCO RA 35340 - 6° SEM. NOTURNO - PED.
ExcluirConcordo Lucia as pessoas preferem julgar do que respeitar, e acredito que o importante é viver e ser feliz.
ExcluirDAISYMAR GOMES FERREIRA RA 44234 NOTURNO
Boa noite Lucia, acredito que a sociedade está se adaptando a uma nova forma de relacionamento e de abertura de preferencia sexual , pois a sociedade está em mudança constante e vivendo mais feliz , não vejo nenhum problema no momento que vivemos, mais não sei como será a nova geração que está chegando e como vão lindar com essa preferencia de sexualidade .
ExcluirRenata Toledo Cortonezi RA 46946 - 5º Semestre de pedagogia madrugada.
Acho que o sere humano está longe de respeitar outro tanto sexual e vários fatores que existe no nosso meio para ter essa finalidade precisamos muito.A identidade realmente e uma formar respeito de identificação está relacionada a tudo.
ResponderExcluirRA 48178
Maria José Silva
O RESPEITO TEM QUE COMEÇAR POR NÓS MESMO,SERÁ QUE ESTAMOS PREPARADO PARA MUDANÇA DE NÓS MESMO? FICA DIFÍCIL A MUDANÇA NOS OUTROS 44096 SUZMEIRE
ExcluirNão são só os considerados normais que não respeitam, esta situação está generalizada. Todos querem seus direitos, mais, não querem sem empáticos e se colocarem no lugar do outro. O negocio é cada um cuidar da sua vida e conviver em paz, há lugarzinho pra todo mundo, desde que não usurpe o direito do outro de viver como quer..
ExcluirMARIA DE ARIMATÉAS FERRAZ RA: 47185 MADRUGADA
Concordo plenamente com você Maria precisamos abordar o assunto na escola respeito pelo próximo, o respeito ´e uma transmissão adequada quando si tem por outra pessoa. Luana Clara Silva Damiano 40954 manha 5 semestre
ExcluirSabemos que existe muito preconceito em torno desse assunto, mas cada pessoa tem direito de decide o que acha melhor pra vida. Só nos cabe respeitar.
ResponderExcluirRute de Souza Calabria de Araujo
RA: 43843 pedagogia. Noite 6° semestre
Isso mesmo Rute, não temos como tirá os preconceitos das pessoas, mais podemos, ajudar , tentando entende-las, e superar o que está vivendo no momento, pois em geral, as pessoas não aceitam os outros ser diferente.Maria da Conceição da Silva RA: 17865 5º SEMESTRE NOTURNO.
ExcluirConcordo, respeitar para ser respeitado, cada pessoa tem o direito de decidir sobre sua vida! EMILIA RONCO RA 35340 - PED. -6°SEM. NOTURNO
ExcluirConcordo o professor pode dar sua aula normal com um aluno em sala vestido de menina ou uma menina vestida de menino basta ele querer e respeitar o espaço do outro. Karina Henrique do Nascimento RA 47341 madrugada 5º semestre Pedagogia
ExcluirE verdade Rute de Souza cada ser tem seu jeito de ser , mas infelizmente quando se trata de identidade somos excluído da própria sociedade somos visto vistos com seres indispensáveis, mas não devemos baixar a nossa cabeça devemos erguer de cabeça erguida. jocilene luz Borges dos santos. RA:47756 MANHA 5 SEMESTRE
ExcluirConcordo com você Rute, a partir do momento em que a sociedade respeitar as diversidades e as escolhas dos outros e parar com rótulos, teremos menos preconceitos e menos violência com as pessoas que só querem ser feliz do modo delas serem.
ExcluirAlzenir Cândido de Figueiredo RA 48260 ped. 5º semestre Vespertino
Concordo plenamente, vamos nós deparar com varias situações como essas é preciso ter dialogo e respeitar as opiniões.
ExcluirKarina Prado Santos RA: 45850 6º Noturno
Apesar da sociedade está em constante mudança e transformaçaõ ainda é bastante preconceituosa.
ResponderExcluirMaria Lucineide De Araujo Rodrigues
RA 46916
Devemos buscar recursos e debates em sala, para conscientizar ajudar o aluno a lidar e respeitar as diferenças.
ResponderExcluirMaria Lucineide De Araujo Rodrigues
RA 46916
Concordo com voce Rute, todos nós temos o direito de seguir e decidi no que nos faz bem, em busca da felicidade, desde que naõ ofenda ninguém.
ResponderExcluirMaria Lucineide De Araujo Rodrigues
RA 46916
É impossível falar em poucas linhas todos os impactos que essa liberdade "infinita" da sexualidade (como disse uma das entrevistas) causa. Para o professor cabe a tarefa de incutir o respeito ao próximo, a tolerância e a boa convivência mesmo não concordando com tais práticas. O impacto maior veremos daqui há alguns anos, quando tudo será completamente permitido. Teremos então os direitos dos necrófilos, zoolóficos e pedófilos? A liberdade conhecida por liberdade hoje, nada mais é que uma prisão em que cada individuo acreditando ser livre, só sente-se livre quando diz-se mais livre que o outro. É uma busca interminável por uma sensação de liberdade que de fato nunca acontece. Gabriela de Souza Pinto Fumes RA: 58821
ResponderExcluirFalar sobre esse texto pra nós é fácil, difícil mesmo, são os país debater sobre está questão, pois a principio não aceitam de maneira alguma as atitudes do filho ser diferenciado, têm que ser estudado,trabalhado, e tratado psicologicamente, para poder intender a situação que está vivendo, preconceito existi sim, pois não estamos aptos á aceitar a diferença, que exite entre o ser humano, independente de quer, como pedagoga, temos que trata-los naturalmente e sem diferenças ,tentado conversar e entende-los.Maria da Conceição da Silva RA:17865 5º semestre Noturno.
ResponderExcluirAuristela Brito dos Santos RA 48966 6º ped noite
ResponderExcluirDe acordo com a bíblia lei de Deus é terminantemente proibido o relacionamento homossexual. Homem nasceu para mulher e a mulher nasceu para o homem. Mas Deus tb deixou o livre arbítrio para quem não quer segui-lo que faça sua escolha.
Não aceito mas respeito!!!
1Cor 6:9
Concordo com você Auristela, é fácil falar que não somos preconceituosos quando não existe casos em nossas famílias, o difícil é aceitar quando estamos vivendo a situação, e todos nós seres humanos somos preconceituosos sim só não admitimos, mas como diz você, respeito a decisão de cada.
ExcluirAline Oliveira dos Santos Pedagogia noturno RA- 36692
hoje quando se fala em inclusão, este tema também está incluso pois lidar com as diferentes identidades é o mesmo que está sendo proposto pelos parâmetros curriculares.''saber trabalhar é enfrentar a diversidade em todos os aspectos'' agora como eu vou lidar com isso dentro de sala eu não sei,muitas verdades você só vai descobrir quando vivenciar e eu ainda não tive essa experiência. RA 42794 ALUNA: Sandra Gomes Sousa Mota
ResponderExcluirFALAMOS EM PRECONCEITO MAS NÓS BRASILEIROS SOMO MUITO PRECONCEITUOSOS,TEMOS MUITA FACILIDADE DE ACEITAR NOS OUTRO MAS QUANDO ESTÁ EM NÓS FICA DIFÍCIL RA 44096 SUZIMEIRE
ResponderExcluirÉ mesmo Suzimeire, muitas das pessoas, gostam de criticar, pisar, e sempre deixa as pessoas para baixo. Mais quando acontecer com elas mesmas, elas não aceitam, criticam, e a pesar das situações, elas mesmas acabam desistindo, pois são seres fracas, que qualquer coisinhas, elas acabam caindo, e essas pessoas que sempre são humilhadas, são as mais fortes, que todas as vezes caindo, nunca desistir, e cada vez mais, ficam mais fortes.
ExcluirAngélica Aparecida do Nascimento. R.A: 47284, Vespertino.
É, verdade! diante de uma pesquisa feita 93% dos brasileiros diz que o preconceito existe sim! mas de fato só 3% assumem que é preconceituoso, a negação de aceitar o outro é de fato a negação de nos aceita que somos preconceituoso.
ExcluirIvonete Silva Rodrigues - 47389 madrugada
i
É uma realidade na sociedade, para alguns "normal", para outros não. Não cabe a nós julgarmos, o importante é ser feliz, e respeitar para ser respeitado! EMILIA RONCO - RA 35340 -6° SEM. NOTURNO
ResponderExcluirconcordo Emília temos que mostrar para nossos futuros respeitar todas as pessoas independente da religião, mostrar suas culturas e como cada uma trabalha essa religião. Márcia Bitencourt de oliveira 47226 manha 5 semestre
ExcluirESTE É UM DOS ASSUNTOS QUE TRÁS MUITAS POLÊMICAS, E DEBATES. NÓS COMO FUTUROS EDUCADORES TEMOS QUE TOMAR UMA POSTURA DE PAZ E EQUILÍBRIO ENTRE TODOS. O FUTURO ESTÁ NAS MÃOS DOS EDUCADORES.
ResponderExcluirELENICE RIBEIRO PINTO DE SOUZA- RA 47251
Concordo com você Elenice, o meio que convivemos esta cheio de preconceitos por diversos motivos e por isso o professor deve fazer a diferença, mostrar para todos que, com a educação devida as pessoas venha se respeitar e ver que as diferenças existem. Aline Ramos de Almeida, 53158
ExcluirTenho em mente que devemos respeitar as escolhas das pessoas, cada um tem o direito de satisfazer seus desejos como quer e muitas vezes as escolas e famílias não se preocupam em fazer um trabalho de conscientização até porque muitos docentes e familiares também são preconceituosos. Mas tenho feito muitas reflexões sob essas situações cotidianas e acredito que cabe a escola trabalhar para acabar com esses preconceitos.
ResponderExcluirDAISYMAR GOMES FERREIRA RA 44234 NOTURNO
Os temas abordados compreendem as questões da diversidade – étnico-raciais,
ResponderExcluirde gênero e diversidade sexual, geracionais, regionais e culturais, bem como os direitos
humanos e a educação ambiental. São analisados do ponto de vista da sustentabilidade
e da inclusão social por meio de uma educação que seja efetivamente para todos, de
qualidade e ao longo de toda a vida. RA;46753
É necessário se tornar mais flexível e ter uma mentalidade aberta para saber como lhe dar com todos, ao trabalharmos com as crianças elas estão em processo de desenvolvimento e formação, e podemos nos deparar com esses casos dentro e fora da sala de aula. É importante que como professor saibamos interpretar e não criar nenhum tipo de preconceito ou induzir os alunos a formar uma opinião, porque eles devem conhecer e formar sua própria opinião, conhecendo e sabendo quais são todos os lados, e saber respeitar as opções de cada ser, porque não devemos nomear, ou classificar as pessoas, cada um deve ser quem quer ser.
ResponderExcluirAna Cláudia Duarte RA 45626 6ºSem. Noturno
Duarte, concordo plenamente com sua opinião, devemos respeitar a todos não importa quem seja o importante é que estamos falando do ser humano, e nós que estamos chegando ao mercado de trabalho temos que fazer nossas diferenças para chegar uma igualdade melhor.
ExcluirAntônia das Dores F. de Araújo Soares. RA:43639. Pedagogia. Noturno.
O professor pode explicar sobre tudo e todas as opções sexuais em sala nada impede e não pode ter nenhum tipo de preconceito. Afinal cada um sabe o que é melhor em sua vida quando um homem se veste de mulher e gosta isto não está fazendo maldade com ninguém. Karina Henrique do Nascimento RA 47341 madrugada 5º semestre Pedagogia
ResponderExcluirDevemos acompanhar e respeitar a mudança da sociedade, e como profissional da educação não deixar que isso interfira no nosso dia-a-dia, pois a opção sexual ou de gênero é uma decisão que cabe somente a pessoa, e os demais deve apenas aceitar concordando ou não.Roseli de Jesus- RA:- 46702- tarde
ResponderExcluirConcordo com voce Rute, a sociedade precisa ser repensada,transformada,aprimorada,adaptada e devemos respeitar a preferencia de cada um,naõ temos o direito de julgar.
ResponderExcluirMaria Lucineide de Araujo Rodrigues
RA 46916
Na minha opiniaõ, nos como futuros educadores, naõ temos que ter pudor em discutir e esclarecer dúvidas do nosso cotidiano.
ResponderExcluirAbordar assuntos como preconceito é muito importante traz, para os alunos uma reflexaõ da realidade que vivemos.
Maria Lucineide de Araujo Rodrigues
RA 46916
Vivemos em um mundo que é influenciado pela cultura e a globalização em diferentes contextos sociais em que cada um tem a liberdade de lutar pelo sua verdade, mas que não muda, pois o sexo é definido por masculino e feminino e o conceito de anular o gênero é um conceito individual de quem não quer der comparado ou determinado por um tipo de gênero. A prática docente é feita pelo contato com gente que pensa e vive em realidades diferentes e que precisamos aprender ouvir o outro e construir a nossa própria opinião de forma crítica sem precisar concordar com a opinião do outro apenas respeitando o seu conceito.
ResponderExcluirFabiane Marques de Lima RA: 46655 Vespertino
O preconceito existe sempre, seja por conta daquele que se julga diferente e pensa ter o direito de viver como quer ou seja por parte daqueles que são considerados caretas/comuns. Procuro viver minha vida do meu jeito e sem incomodar meu semelhante, sendo assim, é essa postura que eu espero de qualquer pessoa, seja ela diferente ou careta, para mim não me importa. A única ressalva que faço, no entanto, é que ela se lembre que eu também tenho os meus direitos e que esses não devem ser violados. Noto que os cadeirantes, idosos, homossexuais, ou pessoas que tenham uma deficiência qualquer, sempre estão reclamando seus direitos, em contra partida, não reconhecem os direitos os outros. Isso me muitíssimo irritante!!! Todos têm direitos e deveres, então vamos conviver. Eu quero e ser feliz.
ResponderExcluirMARIA DE ARIMATÉAS FERRAZ RA: 47187 MADRUGADA
Nossa quanta diversidade encontramos no mundo ou em uma sociedade,mas toda vez que enquadra-se alguém voltamos ao mesmo conceito de classificar algo que se julga diferente ,como diria Paulo Freire'' um jeito da branquitude burguesa de nomear as coisas e pessoas'' quem ganha com isso? o que ganha? nós seres humano não somos unicelulares então porque fica difícil pra alguns aceitar,e qual a real necessidade de classificar?
ResponderExcluirEDVALDO FERNANDES MENDONÇA RA 47061 MADRUGADA.
A identidade masculina e feminina são apenas rótulo dados pela sociedade e tanto quanto aos gêneros do homossexual ou ao transsexual ou outros, o que importa é que a sociedade respeite as decisões de cada um.
ResponderExcluirAlzenir Cândido de Figueiredo RA 48260 ped. 5º semestre
É verdade Alzenir a sociedade precisa respeitar tudo a todos.
ExcluirSimone Felix dos Santos RA 45241
O respeito ao ser humano e a as suas opiniões não leva em conta a minha opinião e o que penso sobre este assunto, mas também não preciso concordar com a sua conduta sem precisar ter uma atitude preconceituosa, pois somos livres para fazer escolhas e lutar por elas.
ExcluirFabiane Marques de Lima RA: 46655 Vespertino
Hoje os professores devem se preparar e preparar seus alunos, para conviver com esta nova sociedade que esta se transformando em nossa volta, todos temos o direito de escolha e seja esta qual for, precisamos entender e ensinar nossos alunos que todos indiferente de suas escolhas são seres humanos e devem ser respeitados da mesma maneira.
ResponderExcluirGRACIANE DE OLIVEIRA SANTIAGO - RA 48511 - MADRUGADA
Não é fácil falar sobre o assunto pois existem pessoas que aceitam com maior facilidade e outras que já não aceitam, onde acontece os preconceitos pois fomos ensinados a pensar de forma padrão o que é certo e o que não é certo na sociedade em que vivemos se for diferente e não se enquadre no padrão é julgados, criticados portanto devemos respeitar. CHARLENE PEREIRA DE CARVALHO VIANA RA 47126, MADRUGADA
ResponderExcluirVivemos em uma sociedade, em que a escola reflete o que está acontecendo. Por isso é nela que se deve desempenhar um processo de convivência com afetividade e respeito ao próximo, pois é lá que estão diferentes crianças, com diversas origens e costumes, e como futuros professores é fundamental orientar e mediar conflitos e discussões que por acaso envolva o preconceito não só da sexualidade, mas racial, crença, regional entre outros.Andreza Gonçalves de Oliveira RA:46618
ResponderExcluirConcordo com você Andreza com certeza devemos trabalhar firme essas diferenças e o respeito ao próximo com as crianças porque o que se vê nos dias de hoje no ambiente escolar é muito triste em relação ao jeito de ser de cada um devido as diferenças trazidas de sua cultura. O ideal é fazer um trabalho de conscientização com a garotada e em mutos casos com alguns adultos.
ExcluirFÁTIMA COSTA E SILVA DE LIMA RA:48297 MADRUGADA
Concordo com você Ana Cláudia Duarte. É extremamente importante saber lidar com as mais diversificadas ocasiões e identidades, mesmo que não nos reconhecemos na maioria delas.
ResponderExcluirSamara Teles do Nascimento RA: 48544
Cada pessoa tem sua própria personalidade, suas preferencias, gostos e opiniões. E nos como educadores não devemos excluir e nem expor ninguém, pois a questão não está na aparência do individuo e sim no papel dele na escola, e como ele contribuirá com a sociedade em si. São temas extremamente complexos e que causa muita polemica, porém o julgamento não nos leva a nada, por muitas vezes só se gera mais e mais violência, então o importante mesmo é o bem estar de cada um.
ResponderExcluirSamara Teles do Nascimento RA: 48544
Realmente coda individuo possui sua própria identidade, por isso não podemos deixar que nossos alunos não saiba respeitar a identidade de seus colegas respeitando assim suas diferenças de opiniões, e não fazendo julgamento prévios a respeito de outro.Levando esse aluno a saber se posicionar na sociedade e ao meio que ele vive.Monica Batista de Jesus RA 46553 madrugada
ExcluirNeli Manha RA 47355: Concordo com você Samara fazer com que os alunos entendam e começarem a respeitar seus colegas e principalmente a forma como querem viver julgar não leva a nada e sim o repeito a todo ser humano
ExcluirConcordo plenamente com você Samara, todos nós somos diferentes, temos gostos, modos, pensamentos e etc, porem o mais importante é como essa pessoa será como cidadão, respeitando e convivendo bem com seu próximo. Aline Ramos de Almeida, 53158
Excluirverdade cada um de nos possuímos nossa personalidade,porem devemos respeitar a opinião de cada um. sabemos que na nossa sociedade a muita diferença .
ExcluirEDNA CRISTINA S.SILVA RA 51281 MANHA
Ao ler esta discussão, eu vejo que esta dentro da nossa estrutura de realidade, pois nós seres humanos, somos seres críticos, gostamos de pisar e maltratar aos outros. Mas não podemos ser assim, precisamos melhorar, é essa melhorar depende de nós mesmos. Nós professores, precisamos passar outra realidade para os nossos alunos, sobre discutir sobre ser críticos, que não é adequado, e tentarmos, rever várias avaliações sobre essas tema, mostrando exemplos, e diá logando, para eles entenderem e poderem ver a realidade diferente. Precisamos fazer a diferença.
ResponderExcluirAngélica Aparecida do Nascimento, R.A; 47284, Vespertino.
É isso mesmo Angelica o ser humano é o preconceito em pessoa não sabe respeitar o próxima e nem as diferenças pois somos todos iguais temos que mostrar para os nossos alunos que para vivermos em um mundo melhor temos que deixar o preconceito de lado.
ExcluirEunice Silvestre Dias Martins RA 48206
Exatamente, Angélica, como futuras professoras devemos orientar nossos alunos sobre nossa realidade e que devemos ser críticos, porém, com muito respeito.
ExcluirRubania Gomes RA: 46596 madrugada
Angélica, concordo em parte, com a sua fala, mas quanto a seres críticos, penso criticidade de outra forma, mas entendo o que você quer dizer, quanto a maltratar, pisar, aí já são seres cruéis. E não deve ser assim.
ExcluirConcordo, devemos agir com naturalidade e humanidade. Gilenilda C. de Souza. RA 47860, vespertino.
Sabemos que durante nosso lecionamento vamos nós deparar com diversas discriminações é necessário muito dialogo em conjunto para que possamos formar alunos de opiniões concretas sem ofender o próximo.
ResponderExcluirKarina Prado Santos RA: 45850 6º Noturno
Concordo, Karina Prado, como estagiaria podemos perceber diversas situações, e isso nos dá exemplos do que devemos ou não fazer com nossos alunos.
ExcluirVera Lucia Bernardino RA: 48219 madugada
Concordo com você Karina, vamos mesmo nos deparar com diversas situações assim, cabe a nós nos prepararmos para tudo, e ter estratégias guardadas conosco para colocarmos em práticas em situações como essas.
ExcluirDaisy Ribeiro R.A 44226
Realmente Karina, precisamos formar alunos de opiniões concretas, para que no futuro diante de algum ato de descriminação, eles possam tomar uma atitude correta! Marcilene Rodrigues Soares RA: 47471 5º Semestre Pedagogia Madrugada
ExcluirA opção é de cada um, não podemos julgar e nem dizer o que é melhor para o outro devemos sim nos acostumar com as escolhas de cada um respeitando o direito de todos serem felizes da forma que escolherem. Como docente não podemos fazer distinção de pessoas pois não cabe a nos o julgamento. Devemos acolher a todos como seres humanos e de direitos iguais.
ResponderExcluirMaria Aparecida Feitosa de Sousa Gomes RA 47051 Vespertino
concordo com você Maria Aparecida Feitosa, A opcão das pessoas a gente não pode ficar interferindo, pois todo mundo tem o direito de escolher a sua sua sexualidade .
ExcluirMaria Aparecida Nunes RA: 45022 Madrugada
Somos o tempo todo avaliados e muitas vezes julgados também e nesse meio acontece muito isso, mas acho que não devemos perder nossa identidade devido a opiniões de terceiros e sim estar sempre fazendo uma auto análise para que possamos melhorar, pensando em exercer a docência da melhor forma possível até mesmo porque somos um espelho para os alunos e não podemos falar de uma forma e agir de outra. Eles captam isso facilmente e nos questiona. Por exemplo, porque fala que não pode, mas você faz.
ResponderExcluirFÁTIMA COSTA E SILVA DE LIMA RA:48297 MADRUGADA
Descordo de você, isso vai muito além de "espelhar" em um modelo de professor. O Laerte por exemplo, se você for ver a trajetória dos pais dele, tem como imaginar o "tipo" de escolas que frequentou, o estilo de vida que tinha e que tem. Ele é um dos quadrinistas mais conceituado e com várias premiações. Vestir-se com roupas masculinas ou femininas não determina a sexualidade.
ExcluirPodemos observar que,a sociedade nus inpuciona a mudanças frequentes de identidade.
ResponderExcluircomo docentes vamos nus depara com varias situação da realidade de nossos alunos, cabe a nos orientarmos esse aluno sobre sua identidade e a qual grupo ele pertence, dando a esse aluno a oportunidade de construir sua criticidade no processo de aprendizagem a respeito de sua identidade.E não se deixa levar pelo modismos do mercado consumidor.Monica Batista de Jesus RA 46553 madrugada
Concordo Monica Batista, devemos estar preparadas para lidar com determinadas situações e orientarmos nossos alunos de forma clara.
ExcluirMaria Aparecida Nunes RA: 45022 madrugada
Concordo Mônica, as crianças precisa entender sua própria identidade e respeitar a do colega. nos como educadores somos responsáveis em ensinar a eles construir sua identidade e respeitar do proximo.
ExcluirMarilza R Pereira
EAD Pedagogia
5º semestre Madrugada
O preconceito existe, fato, porém cabe a nós professores trabalhar em conjunto para quebrar com esse paradigmas. Estou estagiando com alunos de segundo ano e o aluno perguntou pra professora: tia, pode duas meninas se beijarem na boca? A professora simplesmente respondeu: pode sim, se ela gosta da fruta. Achei um absurdo, mas fiquei quieta pois a professora é bem rígida. Teve um outro caso que de certa forma eu a corrigi e ela falou que que quem era a professora era ela. Então só observo. Ana Paula Sales RA 46673 - Madrugada
ResponderExcluirNeli RA47355 Nossa se uma professora responde assim para os seus alunos imagine como ela os ensinará esta tudo perdido mesmo a gente esta aqui para debater a qualquer tipo de descriminação e a professora brincando de um jeito critico e nao social explicando para o aluno a causa da pergunta dele é lamentavel,mas ainda esta longe da gente se surpreender com as respostas do sere humano.Manhã
ExcluirConcordo com Ana Paula, cabe a professora abordar o assunto de forma mais clara e sem deboche, pois para uma criança o segundo ano a resposta da professora pode ser entendida de varias formas.
ExcluirMichele Rodrigues da Silva RA: 47240 madrugada
O professor ele tem que saber o melhor modo de explicar a criança coisas relacionadas a sexualidade, na qual devemos respeitar a escolha de cada um, mas muitos professores não estão preparados para tal tipo de pergunta.
ExcluirElaine Fornazier Santa Rita RA:47502
Sabemos,que a discriminação e o preconceito,exigem de um modo geral,religião,sexualidade,classe social etc.Cabe a nós como educadores,respeitar cada individuo,independente do seu gênero.
ResponderExcluirAMANDA PEIXOTO;R.A 46807-MADRUGADA.
Eu concordo, para ser um bom educador o seu dever de respeitar o individuo com ele é sem discriminação. Vanda Sousa Lima RA 47843 Noite
ExcluirConcordo com você Amanda, devemos deixar de lado o preconceito e a discriminação e respeitar o próximo.
ExcluirOneida RA;48659
concordo com você Amanda, hoje em dia não existe o certo e o errado, até por que não sabemos de todas as coisas, talvez o meu jeito de pensar, de vestir-me seja adequado para mim e não para o outro. E viva a liberdade da expressão desde que não afete o outro. Jidelma Abreu Rabelo RA: 43052 noite
ExcluirConcordo com você Amanda e compreendo que nós podemos auxiliar os nossos alunos na problematização destes assuntos. Criando situações de aprendizagem que permitam abrir espaço para que eles exponham suas ideias e que possam por meio de mediação desenvolver reflexões críticas propositivas quanto aos temas abordados e até mesmo relatados.
ExcluirAdriana Brito da Paixão Silva RA 43846 Pedagogia Noturno
Esse texto e essencial para ser abordado em sala de aula, e deve ser impactante a explicação. Temos que mostra para os alunos a importância de respeitar o próximo independente de sua escolha, infelizmente a realidade não é essa a própria sociedade descriminam é muito, e as crianças cresce e aprendem com eles esses preconceitos.
ResponderExcluirSimone Felix dos Santos RA 45241
Verdade Simone, e os professores encontram dificuldades em passar uma mensagem diferente, pois as crianças escutam esses falatórios preconceituosos no seio de suas familias, das pessoas que eles acreditam ser pessoas que só dizem verdade e não conseguem acreditar em seus professores. Angela Maria Pereira RA:47241
ExcluirConcordo parcialmente com você Simone, temos que levar diversos assuntos para a sala de aula, mas vale lembrar aos alunos que suas escolhas não serão fáceis ao ver da sociedade.
ExcluirDayane da Conceição RA 47596 vespertino
o preconceito nunca vai deixar de existir, por isso devemos esquecer as opiniões medíocres, e seguir em frente. Jidelma Abreu Rabelo RA: 43052 noite
ExcluirConcordo com você Simone como mediadora da educação,devemos visar em transformar nossos alunos em sujeitos críticos e pensantes,pra consiga tomar suas próprias decisões. maria Neide oliveira dorneles R.A 48306
ExcluirSimone concordo com sua linha de pensamento, realmente trata-sé de um assunto que deve ser discutido, porém não podemos acreditar que será tratado com naturalidade por todos. Podemos observar na sociedade pessoas que se declaram afavor, porém quando o caso é com a própria família demostram o que realmente são. Raimunda Fernandes Lima Pereira RA 48597 5 semestre manhã.
ExcluirUm assunto bastante polêmico, e bastante discutido pelos meios de comunicação nos últimos tempos. Acredito que a sociedade não se deu conta que uma pessoa não pode ser julgada boa ou ruim pelo seu género sexual. RA 48597 Raimunda Fernandes Lima Pereira 5 semestre manhã
ExcluirNeli Dias Castro RA 47355 Manhã: Vivemos em um mundo cheio de preconceito, de todas as maneiras possiveis que jamais deveria existir,mas existe.Embora todo ser humano tenha o direito de ser como quiser. Nós como futuros professores podemos exclarecer para as crianças de uma maneira fácil e clara para que eles entendam sem se assustar,afinal todos tem direito ao respeito e mostrando para eles que todos são iguais, independente da raça e da sexualidade, somos todos seres humanos. 03:44
ResponderExcluirO mundo está cheio de preconceitos e temos dificuldade em admitir que somos assim, porém não aceitamos o diferente e isso vai passando de geração em geração e consequente as crianças seguem esse modelo e nós como educadores devemos passar a mensagem de aceitarmos as pessoas como elas são e acima de tudo devemos respeita-la. Angela Maria Pereira RA:47241
ResponderExcluirO preconceito não tem classe ele ta no meio do rico, do pobre, do negro do branco enfim. A sociedade e assim ela mesmo gosta de julga as pessoas.
ResponderExcluirMaria Aparecida Nunes RA: 45022 Madrugada
temos que falar abertamente com os alunos sobre sexualidade, pois muita vezes eles são ignorantes nesse assunto, por não ter um diálogo em casa cabe ao professor essa função e ele tem de está preparado para esse realidade pois os alunos são extremamente curiosos e as também preconceituosos.
ResponderExcluirEunice Silvestre Dias Martins RA 48206
O preconceito começa em casa, devemos mostra para nossos alunos que é importante respeitar o próximo como a si mesmo, aceitar todos com eles realmente são.
ResponderExcluirVanda Sousa Lima RA 47843
Realizei a leitura desse texto e cheguei a uma conclusão, que estamos no caminho certo e assim precisamos discutir cada vez mais, para uma melhoria em nosso olhar na sociedade ao redor de cada ser humano. Principalmente ensinar as crianças, adolescentes e os demais como lhe dar com o preconceito, porque a razão de tudo isso é que samos todos iguais mais tendo nossas diferenças, é assim que aprendemos conviver com as pessoas no dia a dia com amor, respeito e dignidade, porque cada ser humano tem sua qualidade e seu modo de viver, é assim que devemos aceitar o outro dentro da realidade de hoje, levantar mais discussão em qualquer lugar para chegarmos a uma igualdade.
ResponderExcluirAntônia das Dores F. Araújo Soares. RA:43639. Pedagogia. Noturno.
Concordo com você Antônia, precisamos cada vez mais discutir sobre esse assunto para que as pessoas cada vez mais tomem consciência e passem a ter mais respeito e amor ao próximo.
ExcluirWillianne Pereira Barbosa de Souza RA: 44396 6º semestre noturno
A liberdade está muito presente no indivíduo, com facilidade de fazer as escolhas e decidir por elas mesmo, sem ser capazes de ter a responsabilidade de assumir as consequências das escolhas, a duvida de quem, queremos ser de verdade, nos torna tão exposto ao preconceito, que somos julgado e condenado ao tempo todo.
ResponderExcluirIvonete Silva Rodrigues - 47389 madrugada
concordo com você Inonete na sociedade que vivemos estamos sempre sendo julgado e condenados o tempo todo e muitos exposto ao preconceito só pensamos que temos direito de ser livre, mas liberdade mesmo não temos e somente um mito.
ExcluirCristina da silva Ferreira RA 39 504 vespertino
É um grande desafio para nós futuro professores, não é uma discursão fácil mas necessaria na escola. Temos a responsabilidade de esclarecer para nossos alunos que cada um tem o direito de fazer suas escolhas e nós devemos respeitar uns aos outros sem descriminação e se possivel fazer um discusão de conscientização e respeito ao próximo.
ExcluirCristina da Silva Ferreira RA 39 504 vespertino
Devemos respeitar o próximo independente de sua classe social, religião ou escolha sexual, pois temos livre arbítrio.
ResponderExcluirOneida RA;48659
Com o texto podemos trabalhar a importância do respeito com o próximo, independe temente de sua escolha, mostrar para as crianças que todos tem direito de escolha.
ResponderExcluirMaria Aparecida Nunes RA: 45022 madrugada
Realmente o preconceito existe, mas devemos estar sempre mostrando para as crianças que o respeito deve ser em primeiro lugar. Pois a sociedade tende a levar as pessoas a não pensarem por si mesmo.
ResponderExcluirMichele Rodrigues da Silva RA: 47240 madruga
A sociedade está em constante mudança e transformação e temos que nos aprimorar a ela e nos adaptar ,se não seremos a próxima espécie a entrar em extinção . Devemos respeitar a preferência de cada um, cada ser procura viver de acordo como sente e,se está certo ou não , não cabe a nos julgarmos, o que precisamos é respeitar o decisão de cada um.
ResponderExcluirAline Oliveira dos Santos Pedagogia noturno RA- 36692
De acordo com nossa sociedade, o preconceito vem crescendo a cada dia, pois muitas vezes deixamos nosso opinião de lado e seguimos o que pedem.
ResponderExcluirVera Lucia Bernardino RA: 48219 madrugada
Como docentes, esse texto trás a importância de como devemos acolher a todos independente de suas escolhas, pois todos somos iguais com direitos e deveres, a principio nosso dever é mostrar principalmente para as crianças que não podem ser preconceituosas.
ResponderExcluirRubania Gomes RA: 46596 madrugada
A decisão de escolher é de cada um, sabemos que tudo na vida tem um preço e muitas das vezes é muito alto. E se tratando da docência temos que ter muito cuidado ao abordarmos esse tema, pois qualquer palavra mal colocada pode gerar um problema muito grande.
ResponderExcluirSimone Rodrigues Novais RA 46947
Concordo com você Simone, todo cuidado é pouco principalmente ao se tratar de assunto que gera polemica na sociedade, o professor deve tomar cuidado sempre porque qualquer palavra dita no momento errado, pode se entendida de forma contrária,e com isso a situação se complica ainda mais, só saberemos como agir quando estivermos em sala e acontecer essa situação, para tentar resolver da melhor maneira possível.
ExcluirDenise Mendes R.A 47442 Madrugada
Sandra gomes Sousa, você disse uma verdade só saberemos de verdade quando tivermos em uma sala de aula, como enfrentar esta situação.
ResponderExcluirSimone Rodrigues Novais RA 46947
Temos que respeitar as escolhas e decisões de cada, abordando a importância de respeita o próximo, assim como suas decisões também serão respeitadas, acredito que esse e primeiro passo para compreender as escolhas de cada um. Mas ao falar em escolhas aparece o preconceito, portanto esse o tema que mas temos que trabalhar em sala de aula, de alguma forma iremos conscientizar a aceitar o outro como ele e.
ResponderExcluirLila Queiroz Leung RA; 47332 5° Semestre/ Manhã
É isso mesmo temos que trabalhar e muito a questão do respeito pois as salas de aulas estão cada vez mais mistas assim como nossa sociedade, devemos pensar no outro como ser humano e não ficar apontado o modo de vida do outro se gosta de homem ou mulher o modo de se vestir enfim vivemos em um país livre onde as pessoas tem direito de viver da maneira que se sinta bem. MARTA AMANCIO DE SOUZA RA:43209
ExcluirConcordo, o preconceito está em tudo desde a religião a sua classe social, também acredito que cabe sim, educadoras fazer uma conscientização do respeito ao próximo e suas escolhas para que podemos exercer a profissão livre de qualquer discriminação.
ResponderExcluirLila Queiroz Leung RA:47332 5° Semestre/ Manhã
a complexidade humana ultrapassa os conceitos de identidade valorizados na sociedade. Temos que esta abertos e flexiveis as diversidades presentes na nossa realidade. Comprometido com a formação do individuo, o docente tem que direcionar seu trabalho na construção da educaçãp libertadora de conceitos e igualitaria. ELIETE ALVES DA SILVA RA 52580 MADRUGADA.
ResponderExcluirCada pessoa deve ser vestir como achar melhor e está inserido no grupo que mais se identifica, não está escrito em lugar nenhum que homem não pode vestir saia, pois se fosse assim na Escócia os homens não vestiriam saia, a sociedade que rotula o ser humano mas não tem escrito em nenhum lugar como devemos nos vestir e nos comportarmos nem com quem nos relacionarmos.. Enfim, seja feita a vontade individual e não a vontade da população hipócrita. Jidelma Abreu Rabelo RA: 43052 noite
ResponderExcluirIdentidade sexual e identidade de gênero são diferentes, cada indivíduo tem o direito de decidir o quer, mesmo sabendo que esse assunto tem preconceito perante a sociedade. E sabendo que essa questão está cada vez mais presente na escola, eu como futura educadora pretendo romper com tais práticas que queiram aceitar apenas uma identidade como legítima. Vânia Vicente da Silva Martins RA 44713
ResponderExcluirO preconceito, a diversidade existem? Existem sim, cabe á nós educadores sabermos levar isso, e passar para toda sala, um ensino em que os alunos aprendam a respeitar um ao outro. Esse texto é ótimo para ser abordado em sala. É necessário tentarmos de todas as formas acabar com toda essa diversidade, preconceito entre outros.
ResponderExcluirDaisy Ribeiro R.A 44226
Verdade Daisy,é muito fácil falar até o momento que realmente passamos por um momento constrangedor,onde não sabemos como agir, temos que acabar com qualquer tipo de preconceito, mas é difícil, pois nossa sociedade está longe de entender essa necessidade, cada dia mais e mais o ser humano está se tornando menos tolerante.
ExcluirDenise Mendes R.A 47442 Madrugada
Na verdade acredito que o professor é apenas um um dos canais que leva o aluno a refletir. Como estudamos anteriormente, somos fruto dos discursos que acessamos.O professor deve sim fazer sua parte,mostrar que vivemos numa sociedade ampla de inúmeras diversidades e consequentemente infinitas possibilidades.Mas não podemos esquecer que o aluno acessa outras fontes e tem outras referencias e só a ele caberá uma decisão que podem ser definitiva ou mutável constantemente.Afinal ,a construção do eu é algo complexo. MARIA NEIDE DORNELES 48306 MADRUGADA
ResponderExcluirNeli Dias Castro RA47355 Manhã: A discriminaçao sempre existiu e está longe de acabar.Nós como professores podemos conversar com os alunos e pais,para a igualdade e principalmente com o respeito a todo ser humano independente da raça ou da sexualidade, afinal todos tem o direito de escolher como se quer viver..
ResponderExcluirConcordo com você mas para que isto aconteça é de suma importância que os professores estejam preparados para abordar o tema da sexualidade, ,construindo junto com os alunos a identidade. Onila Nogueira de Miranda RA 42847
ExcluirÈ desta forma mesmo Neli, os educadores devem ser vistos como mediadores de conflitos, quando o professor aborda estes temas em sala de aula ele esta contribuindo para diminuir a questão da descriminação fora do ambiente escolar.
ExcluirJeany Georgia Coimbra Santos RA 55318
O professor tem uma grande influência na vida dos educandos, em suas aulas ele consegue discutir sobre a discriminação e fazer com que seus alunos venham refletir sobre esta síndrome preconceituosa que toma algumas pessoas no mundo. E conscientizar que somos um mundo misto com indivíduos diferenciados e gêneros variados.
ExcluirJeany Georgia Coimbra Santos RA 55318
Muitas vezes não estamos de acordo com determinados assuntos, mas devemos respeitar os outros como são e entender que todos tem o livre arbítrio para fazer suas escolhas e sem contar que agindo assim não alimentamos o preconceito que está tão presente nos dias de hoje.
ResponderExcluirFÁTIMA COSTA E SILVA DE LIMA RA: 48297 MADRUGADA
Concordo com você Fátima, na verdade todos nós temos qualquer tipo de preconceito e devemos começar por nós mesmos acabando com nossos, falar é muito fácil, mas quando acontece ao nosso redor somente no momento saberemos como agir da melhor forma.
ExcluirBeatriz Lotério R.A 47975 Madrugada
Após ler o texto, pesquisei outras fontes para melhor compreensão sobre crossdresser. Deve ser trabalhado e deixar muito claro o que é. Que ao se vestir com roupas femininas não muda sua sexualidade ou opção sexual. Ao abordar esse assunto tem que ter a clareza de como se dá a "situação". O ser humano vive em constante mudança, algumas coisas vem do interior, da infância e perguntas que não tinham respostas e que agora é possível analisar e "definir".
ResponderExcluirO que posso dar de exemplo, foi o que me fez refletir uma situação: Em peças de teatro, festa junina e outros eventos, eu me sinto bem usando roupas masculinas e isso não me faz mudar a opção sexual, sempre gostei de camisas masculinas. Foi algo que me aproximou deste "modo de vestir".
Dalva Raquel Aniceto RA 46617
No momento que decido trabalhar com cidadão em primeiro lugar tenho que ter em mente que devo aceitar seus costumes, seus desejos, suas limitações, não cabe a mim interagir nas suas escolhas, muitos menos discrimina-los por suas diferenças, acredito sim que podemos trabalhar sem designar uma direção certa para meninos e meninas, e sim desenvolver neles a importância do respeito ao próximo e no decorrer cada um vai saber o caminho a prosseguir. Cada um tem o direito de escolher e todos tem o direito de aceitar...
ResponderExcluirJanaina Silva 47474
concordo em partes Simone pois este texto é polemico e pode ocasionar divergencias se não tiver uma boa base. Priscilla manhâ ra 47840
ResponderExcluirEu acho q as opiniões devem ser respeitadas, mas tambèm devemos respeitar e entender a opiniões das crianças q maioria das vezes não podem escolher e sim aceitar a decisão dos adultos que depois tentam fazer com que entendam que aquele modo de vida e decisão è normal. Educadores não esqueçam que vocês estão ajudando as crianças formarem opiniões, manhã 47840 Priscila Ferreira
ResponderExcluirEu penso que para termos uma sociedade mais tolerante e menos individualista temos que retirar esse pensamento do consumo e tentar ao menos conhecer e compreender seus costumes suas origens e as nossas também, pois sabendo a epistemologia das pessoas nos identificaremos e compreendemos de uma forma mais clara, pois apoiamos em quem nos identificamos e não a quem se opôe a nós infelizmente somos assim intolerantes por não conhecer as diferenças e colocamos todos nos seus potinhos, e rotulamos todos esses potinho como se não pudemos deixar um potinho sem rótulo pois ai não saberemos como agir e nem onde colocar esse potinho.
ResponderExcluirAlessandra E. Ferreira 47010 manhã
ResponderExcluirDevemos ser tratados com respeito, mesmo sendo diferentes um do outro e assim transmitir essas informações para os alunos para que eles aprendam a respeitar as diferenças.
Em uma sociedade onde ninguém pensa nos outros,onde não ha respeito pelos outros. Nos como pedagogo temos um papel importante na vida das criança s onde vamos formar cidadães que seja capaz de pensar. Por isso temos que ensina eles aceitar as pessoas como elas são, sem preconceito. RA:47002 Elaine Maria
ResponderExcluirConcordo plenamente com voce Simone,póis devemos orientar os alunos a respeitar qualquer pessoa desde da equipe de limpeza á direção.Já o preconceito seja ele qual for devemos trabalhar em equipe para que possamos quebrar esse rotulo.E sabermos ouvir nossos alunos.
ResponderExcluirViviane silva santos RA 47447
Concordo plenamente póis devemos orientar os alunos a respeitar qualquer pessoa desde da equipe de limpeza á direção.Já o preconceito seja ele qual for devemos trabalhar em equipe para que possamos quebrar esse rotulo.E sabermos ouvir nossos alunos.
ResponderExcluirViviane silva santos RA 47447
O texto que acabei de ler, e essencial para debater em sala de aula, o preconceito não e só de raças. sexualidade, classe social, mais também a religião, muitas pessoas quando descobre qual e a religião da amiga ou da pessoa que esta no grupo de amizade acaba isolando ela deixando de ser amiga por conta da religião, tenho uma prima que ela mesmo falo a religião dela um grupo de amigos na faculdade e eles si afastaram dela, isso e um horror ate mesmo na faculdade tem esses preconceitos!!! Isso tem que parar não pode continuar, nois professores temos que conversar mais com nossos alunos. Márcia Bitencourt de Oliveira ra: 47226 manha 5 semestre.
ResponderExcluirO preconceito sempre existiu e sempre irá existir, cabe ao professor orientar seus alunos que cada tem o direito de escolher aquilo que ele julgue melhor para sua vida, e que temos que respeitar isso.
ResponderExcluirElaine Fornazier Santa Rita RA: 47502
O preconceito existe, porém, precisamos como professores, utilizar de meios que possa explorar o tema RESPEITAR, pois sabemos que se o respeito a qualquer pessoa não existir, fica difícil conviver em sociedade. Devemos respeitar o sujeito independentemente qual seja seu gênero. Marcilene Rodrigues Soares RA:47471 Pedagogia Madrugada 5º Semestre
ResponderExcluirPercebo que este é um assunto cada vez mais falado e vivido por muitos, a primeira vez que ouvi sobre o assunto de escolha de gênero, um menino de pouca idade não estava satisfeito com seu sexo e por vez seus pais decidiram fazer a vontade do filho em ser tratada e vestida como uma menina, claro que foi muito impactante essa informação, afinal uma criança de três anos decidir algo tão profundo e com o consentimento dos pais é meio chocante.
ResponderExcluirPorem, na minha opinião cada um tem o direito de decidir o que é apropriado a sua vida, não sei se necessariamente sobre esse assunto uma criança tão nova já sabe escolher se vai ser homem, mulher ou nenhum dos dois, como o texto fala. Mas em nossa docência, independente das escolhas, cabe ao professor demostrar que as diferenças existem e o quanto o respeito é necessário. Aline Ramos de Almeida 53158
cada um de nos possuirmos nossas identidades, porem devemos respeitar cada uma ,sua forma de ser de agir principalmente as opiniões do outro. nos como futuros professores devemos trabalhar com nossos aluno a questão de respeito de um pelo outras as opiniões do colega que e de extrema importância um ouvir o outro.
ResponderExcluirdeparamos muito na nossa sociedade um maltratando o outro com falta de respeito,não tá nem ai para a vida do outro.
EDNA C. S.SILVA RA 51281 MANHA
A cada dia que passa nos deparamos com coisas ou pessoas diferentes, mas não podemos julgar ninguém pelo fato de querer ser diferente se essa pessoa se sente bem assim e é uma opção que ela escolheu, devemos respeitar e como professores devemos passar isso para os alunos, que cada um tenha sua opinião mas que não deve criticar ou julgar.
ResponderExcluirEliana Alves de Matos RA 46695
Acredito que o meu dever enquanto docente, é mediar esse tipo de situação. O preconceito existe por toda parte, e na sala de aula não seria diferente, o que que pode-se observar é que as os alunos já tem um pensamento formulado de acordo com seus pais, pois já presenciei meninos querendo fantasias de princesas e meninas querendo brincar de carrinho, ou até mesmo falas como: "Vou colocar o bebê para dormir, como o papai faz com minha irmanzinha" o que na verdade só o faz seguidor de algo que ele presencia, mas já tem um olhar diferenciado. Por isso devemos mediar, entender e respeitar as individualidades de nossos alunos.
ResponderExcluirAna Carolina Oliveira dos Santos RA:47948
Concordo com a Samara, somos seres humanos, e não acredito que temos o direito de julgar, mesmo porque se o preconceito começa no educador, o que será da educação?
ResponderExcluirAna Carolina Oliveira dos Santos RA: 47948
Diante da leitura do texto e do nosso contexto social verificamos que estes assuntos são pertinente e devem ser abrangentes na sala de aula pois estes alunos serão nossos educandos. Precisamos entende-los em suas necessidades, competências e habilidades enquanto sujeitos integrando-os na sociedade que mascara o seu preconceito e os oprime de forma que possam ser sejam capazes expor suas opiniões de maneira crítica e reflexiva.
ResponderExcluirAdriana Brito da Paixão Silva RA 43846 Pedagogia Noturno
Fazendo a leitura desse texto cheguei a uma conclusão que estamos no caminho certo e assim precisamos discutir cada vez mais para uma melhoria em nosso olhar ao redor de cada ser humano, e ensinar as crianças, adolescentes e os demais com esse preconceito, porque a razão de tudo isso somos todos iguais e temos nossas diferenças, é assim que apendemos conviver com as pessoas no dia a dia com amor, respeito e dignidade, porque cada ser humano tem sua qualidade e seu modo de viver, e é assim que devemos aceitar os outros dentro da ralidade de hoje.
ResponderExcluirAntônia das Dores F. Araújo Soares. RA:43639. Pedagogia.Noturno.
Falar sobre sexualidade nos dias de hoje, para muitos é natural, mas temos que saber que existem famílias que não aceita. Como pedagogos devemos mostrar a realidade do mundo aos alunos, que hoje as famílias são formadas não só por um homem e uma mulher e sim por pessoas que escolhe ter sua própria sexualidade.
ResponderExcluirMarilza R Pereira
EAD Pedagogia
5º semestre Madrugada
é triste relatar , mais o preconceitos sempre vai existir entre as pessoas, independente de qual classe social raça ou religião, mais cabe a nós como educadores, respeitar esses individuo, independente de suas escolhas, para assim construir uma sociedade democratica ..Ivanete g da costa RA:46783 madrugada
ResponderExcluirDevemos preparar nossos alunos, para conviver com a nova sociedade que se transforma o tempo todo, temos o direito de escolha e seja ela qual for precisamos ensinar aos alunos que todos indiferente de suas escolhas são seres humanos e devem ter seus direitos respeitados.
ResponderExcluirDenise Mendes R.A 47442 Madrugada
Realmente Denise concordo com você. Nós precisamos fazer a diferença para que aja uma transformação na sociedade para se conscientizar, e um respeitando o outro.
ExcluirNome: Karina Pinto de Mesquita RA: 46581
Curso: Pedagogia 5 ° Semestre Manhã
Em um mundo cheio de preconceito,devemos tomar atitudes diferentes,onde cada um possa fazer das suas decisões o que acha que é de melhor naquele momento,desde que não prejudique ninguém.
ResponderExcluirAMANDA JULIANA PEREIRA SERAFIM FREIRES RA:45058
Confesso que é bastante impactante lindar com essa situação afinal fomos criados no meio de determinações de gêneros, porem não podemos desconsiderar os gêneros indeterminados,de verdade não saberia como lidar com essa situação na sala de aula, mas buscaria banir todo tipo de preconceito fazendo valer o respeito sempre afinal somos todos seres humanos isso não se pode negar ou se tornar indefinido. MARTA AMANCIO DE SOUZA RA: 43209 NOTURNO
ResponderExcluirAuristela Brito dos Santos RA:48966 6º semestre pedagogia ( Noite)
ResponderExcluirO mundo infantil parece para mundos não saber o que fazem mas se bem orientadas elas agregam suas bagagens com conhecimentos externos. Os adultos são importantes para este novo conhecimento, comportamento e cidadania. Devemos ser exemplo e um ótimo exemplo pois as crianças são o futuro de uma nação!
Antigamente os professores não falavam sobre a sexualidade com seus alunos ignoravam esse tema.Nos dias atuais os docentes devem estar preparados para abordar o assunto dialogando em sala de aula,pois a sexualidade tornou importante na vida escolar e tendo como subsidio os PCNs para direcionar os professores. Onila nogueira de Miranda RA 42847
ResponderExcluirA discriminação vem infelizmente da cultura familiar, nós aprendemos a ter preconceito, isso é algo ensinado, mas nós como educadores devemos quebrar essa barreira ensinando nossas crianças que todos somos igual, todos viemos da mesma origem, somos uma mistura de raças e culturas diferentes, que se tivermos o conhecimento saberemos como respeitá-las para vivermos juntos em sociedade.
ResponderExcluirDenise Eugenia dos Santos Vieira RA 47320 5° semestre - tarde
Eu agiria de forma natural, afinal iguais é que não somos e não adianta impormos isso. O que posso fazer e faço em sala de aula e sempre deixa-los se perguntar sobre suas diferenças e repeita-las.R Lilian Moraes RA 47365 vespertino
ResponderExcluirSabemos que a discriminação existe em toda parte começando dentro das próprias casas e passando pela mídia. Devemos é ensinar as crianças, a lhe dar com o preconceito, porque cada ser humano tem sua qualidade, é assim que devemos aceitar o outro dentro da realidade de hoje, levantar mais discussão em qualquer lugar para chegarmos a uma igualdade, as crianças precisam entender sua própria identidade e respeitar a do próximo nós como futuros educadores somos também um dos responsáveis em ensinar as crianças a construir sua identidade e respeitar sempre a do próximo.
ResponderExcluirPatrícia Assis
RA 13232
Vespertino
De concordo com vc devemos é respeitar o próximo independentemente qual seja sua escolha ou seu gênero cada um tem o direito de escolher e todos o direito de aceitar.
ResponderExcluirPatrícia Assis
RA 13232
Vespertino
As crianças acabam sempre seguindo os professores, devemos saber que o respeito é primordial porque cada pessoa em si é unica e possui sua individualidade, nem por isso deixamos de ser mais ou menos importantes, somos todos diferentes mas devemos ser tratados iguais com respeito.
ResponderExcluirBeatriz Lotério R.A 47975 Madrugada
De acordo, pois, o professor acaba se tornando referência para seus alunos, por essa razão é preciso que ele se desprenda dos seus preconceitos e leve em consideração a construção da identidade de cada um. Fábia Bispo Cândido RA: 47227 madrugada
ExcluirCada vez mais a sociedade está em constante mudança, mas infelizmente o preconceito vem crescendo a cada dia. Por isso nós como futuros pedagogos precisamos orientar nossos alunos, para que eles tenham esse conhecimento. Portanto a escola precisa mostrar para eles a realidade, e buscar meios para uma educação melhor.
ResponderExcluirNome: Karina Pinto de Mesquita RA; 46581
Curso: Pedagogia 5° Semestre Manhã
Como gostaríamos de ser julgados diante das muitas transformações que o ser humano esta sujeito? É a partir deste julgamento que devemos nos posicionar para julgar, pois o nosso julgamento deve ser ponto de partida para nos avaliar também. Quanto a profissão docente devemos nos posicionar como profissionais que reconhecem os direitos de igualdade para todos previstos na lei. Julgar é fácil, difícil é se alto avaliar quando o julgamento é direcionado a nós mesmos.
ResponderExcluirMaria Aparecida Feitosa de Sousa Gomes RA: 47051 Vespertino
Os impactos sempre ocorrerão positivamente ou negativamente, por serem fenômenos diferentes, alheios ou não. Mas o que entra em jogo é o respeito ao ser humano, que não tem sexo, portanto,no exercício da docência deve-se tratar desses assuntos, sem demostrar discriminação a qualquer que seja a opção das pessoas.
ResponderExcluirGilenilda C. de Souza RA 47860 vespertino.
O impacto é reconhecer que esse é um assunto complexo e que requer uma reflexão e uma preparação maior para saber lidar com essas diferenças dentro da educação. Fábia Bispo Cândido RA: 47227 madrugada
ResponderExcluir